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Duratec turbo. alguem já fez ou já viu pronto?

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    quarteto
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    #136

    num motor desse, comparando 4 borboletas contra um plenum com uma borboletona só.

    o plenum perderia mto, ao ponto de nem ser o caso de usar ele?

    não, mas cai no problema da sintonia ser bem mais complicada do q as 4 borboletas

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      streit
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      #137

      não, mas cai no problema da sintonia ser bem mais complicada do q as 4 borboletas

      ao contrário, regular um plenum é mto mais tranquilo que as 4 tbi. desede que seja um plenum bem feito.

      mesma coisa em relação ao escape. 4x2x1 é uma configuração que acaba deixando o seu motor mais linear que usando um 4x1 direto.

      4x1 sim que priveligia os altos regimes de giro.

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      • T Offline
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        TuningBrasil
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        #138

        quarteto, larga os livros e vai pra oficina ;)

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #139

          regular um plenum é mto mais tranquilo que as 4 tbi. desede que seja um plenum bem feito.

          coisa rara de se ver: um plenum equalizado.

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          • S Offline
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            streit
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            #140

            coisa rara de se ver: um plenum equalizado.

            o problema é que no brasil praticamente tudo é raro de se ver.. ;)

            e não to falando só de preparação não… qualquer coisa bem feita é uma exceção à regra.

            depois não sabemos pq vivemos nesse atraso.

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            • Q Offline
              Q Offline
              quarteto
              escreveu em última edição por
              #141

              coisa rara de se ver: um plenum equalizado.

              fato…

              e eu volto a dizer...a complexidade de se acertar um coletor desse é bem maior do q as 4 borboletas individuais...é um item a mais que faz com que complique a sintonia do coletor em si com a faixa de operação do motor...tem que se estudar o comprimento e área de passagem dos dutos (assim como no coletor de itbs), volume do plenum, posição e diâmetro da borboleta, se o ar vai ser distribuido uniformemente, etc.

              fora a complexidade de construção de um bom coletor deste tipo...

              se for simplesmente pra fazer e instalar de qqer jeito, aí não importa estudo nem ensaio nem porra nenhuma...solda uns tubos, umas placas de metal, a flange nos dutos e pronto, tá feito

              isso tudo falando em motor aspro, é claro

              se fosse tão simples assim, essa aplicação pra motor aspro ia ser muito mais comum, já que um coletor com plenum se bem calculado, consegue gerar ganhos maiores que itbs na faixa de operação determinada

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              • T Offline
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                Tshiii
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                #142

                mas esse que deve ser bem feitinho né? http://www.focussport.com/cosworth-manifold.htm

                penso nele, pq num início de projeto, q vc ainda não esteja muito seguro de montar aspirado, dá pra ir pondo esse, e depois se com o tempo decidir turbo, fica mais fácil aproveitar…

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
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                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #143

                  quarteto, um plenum bem feito não é difícil de fazer e traz mtos benefícios na hora do acerto. pois ele amortece as ondas de pressão do escoamento, tornando o controle da coisa toda mais dócil.

                  porém, justamente por amortecer essas ondas, ele acaba rendendo menos que os dutos individuais, mas opera melhor numa faixa mais ampla de funcionamento, principalmente nos altos regimes de rotação.

                  utilizar dutos individuais requer muito mais cuidado para determinar o comprimento e posição dos dutos, além de tornar o acerto muito mais difícil em altos giros. realmente é coisa pra quem entende.

                  apenas lembrando que estamos discutindo a coisa toda no campo teórico, considerando produtos bem feitos e corretamente dimensionados. se for entrar na conta as barbaridades que vemos por ai, melhor esquecer.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #144

                    quarteto, um plenum bem feito não é difícil de fazer e traz mtos benefícios na hora do acerto. pois ele amortece as ondas de pressão do escoamento, tornando o controle da coisa toda mais dócil.

                    porém, justamente por amortecer essas ondas, ele acaba rendendo menos que os dutos individuais, mas opera melhor numa faixa mais ampla de funcionamento, principalmente nos altos regimes de rotação.

                    utilizar dutos individuais requer muito mais cuidado para determinar o comprimento e posição dos dutos, além de tornar o acerto muito mais difícil em altos giros. realmente é coisa pra quem entende.

                    apenas lembrando que estamos discutindo a coisa toda no campo teórico, considerando produtos bem feitos e corretamente dimensionados. se for entrar na conta as barbaridades que vemos por ai, melhor esquecer.

                    pois é, cara…

                    eu não tenho embasamento teórico quase nenhum sobre isso...apenas passei alguns aspectos práticos que o zezão explicou pra gente, em uma das idas lá...sintonizar um coletor desse é coisa de gente grande pelo menos o de dutos individuais fica fácil fazer uma alteração e testar

                    e esquece a tranqueirada q a gente costuma ver por aí nesses casos as leis da física são outras ;)

                    tshiii: cosworth é csoworth, né...coisa fina, top de linha

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #145

                      ah isso é, vc montar 4tbi e levar um monte de corneta de diferentes tamanhos pro dyno, com certeza rapidamente vai achar a que melhor se adapta ao seu gosto

                      o problema fica por conta de equalizá-las, principalmente em giros acima de 9, 10 mil rpm em diante.

                      plenum é uma vez só e acabou. por isso precisa de bastante noção na hora de fabricar um. mas geralmente os resultados ficam satisfatórios e o motor sob controle .

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
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                        Tio America
                        escreveu em última edição por
                        #146

                        engraçado, o motor do corsa gsi 1.6 16v que eu uso, é sériamente castrado em termos de admissão, e um pouco menos em escape. uma coisa que vende (e não é barato) para ele é um tal de mantzel power box , depois dela ja vi outras, porem é umm plenum quadrado horivel que parece ser fruto de uma fabricação das mais vagabundas, porem que no final da um resultado legal.. e aquilo teoria é uma coisa na pratica infelizmente nem sempre as coisas se confirmam.

                        fiz uma replica que pelo menos tinha um aspecto melhor para o meu carro deste plenum, com os comandos originais foi o que me rendeu os 157 hp s.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #147

                          pro corsa e tigra 1.6 16v, qualquer coisa é melhor que o plenum daquele coletor de admissão…pra saber disso não precisa ser um gênio....só de olhar pra peça vc consegue inferir facilmente que ela impõe uma forte restrição ao fluxo de ar...qualquer coisa que melhore aquilo já traz ganhos...

                          fora q essa peça feita aqui provavelmente foi copiada de algum fabricante inglês ou alemão

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
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                            Tio America
                            escreveu em última edição por
                            #148

                            esta peça que eu mostrei nas fotos é a alemã mantzel o fabricante, e custa caro para cacete…

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Magoo
                              escreveu em última edição por
                              #149

                              não sei se vc sabe mas o evandro lima esta vendendo as peças do focus zetec dele la no forumford. algumas peças da pra usar no duratec outras nao .tem comando, injeção, pistao, ou se preferir o motor com 600cv( comprovados ) por r$6000,00

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #150

                                nunca vi esse focus do evandro andando e já tá vendendo o motor…

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #151

                                  nunca vi esse focus do evandro andando e já tá vendendo o motor…

                                  já andou sim, e bem :hauhau:

                                  http://www.youtube.com/results?search_quer…_type=&aq=f

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #152

                                    já andou sim, e bem :hauhau:

                                    http://www.youtube.com/results?search_quer…_type=&aq=f

                                    esse video é de quando usava o motor antigo. dizem que o atual ficou beeemm mais forte.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      #153

                                      não to entendendo. um motor com 600 cv por 6 mil reais?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        #154

                                        tomei a liberdade de transcrever o anúncio do evandro no zetecclub pra quem se interessar num zetec preparado:

                                        a venda e mandem suas ofertas:

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                                        • coletor de escapamento em aço carbono, cromado, monolfuxo.....400,00

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                                        • pistões forjados 86mm pwt com anéis e pinos h13 1000hp.........500,00

                                        • bielas forjadas 1000hp pwt prontas p/ zetec.............................800,00

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                                        • intercooler baher p/ 700hp..........................600,00

                                        • valvula wastegate ancona............................300,00

                                        • fuetech f1i racepro + fire4s + sensores........1900,00

                                        • motor completo 600hp..............................6000,00 (bloco c/ cabeçote montado + turbo + intercooler + coletores. garanto a potencia.

                                        • cambio mtx75 sapinho de 1º a 5º helicoidal, com blocante e embreagem....2800,00

                                        • embreagem para 700hp.....................400,00

                                        • sistema de escapamento todo em 3 , com abafador giba....600,00

                                        • para-choque do 300ztr, exclusivo e unico no país.....800,00

                                        • estudo proposta para o pacote completo.

                                        por favor, ofertas via mp, e as dúvidas aqui mesmo.

                                        última modificação: nov 12, 2008, 11:19:21 por evandro lima

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                                        • S Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #155

                                          tá dado por 6000 esse motor. se eu tivesse um zetec, corria pra fazer um cdc no banco aeuhsauhaeu

                                          1 Resposta Última resposta

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