Qual a funçao de um coletor pulsativo ou bipulsativo.
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sleep nesse exemplo ai do monofluxo ao lado da saida pra turbina tem +1 flange do queé?
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vlw sleep
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muita gente acha q, por ter pegada mais cedo, o turbo pulsativo irá tb acabar mais cedo.
isso é lenda, confundem com as diferenças entre turbinas de proporções diferentes, onde uma menor tem mais pegada, e uma maior deixa o motor mais solto em alta.
no caso de turbo pulsativo isso não ocorre, pois o a/r da turbina é mantido mesmo tendo ela a divisão de fluxo entre os dutos de escape.
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entao a valvula de alivo que regula a preçao do turbo localisada ao lado da saida para a turbina no coletor so regula a preçao?
ou seja e aquele sopro continuo quando acelera o carro , ou seja aliviando na saida pra controlar a entrada ? ou nao pq ja vi valvulas de alivio antes do intercooler as bov . a funçao desta e diferente.
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valvula de alivio na pressurização é chamada de pop off , ja qdo é no escape, chama-se waste gate .
bov (blow off) é valvula de prioridade.
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gente to olhando algumas turbinas pra comprar por favor me expliquem porque as turbinas garret sao tao carasó logico podem ser melhores mas justifica tanto assim
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garrett são carasó vc ja viu os preços das holset e das kkk?
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bom foi mal entao to mais pe de tode que imaginava vi uma garrete de 6.200 aki
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bom foi mal entao to mais pe de tode que imaginava vi uma garrete de 6.200 aki
com certeza vc viu alguma rolamentada, importada, de valor elevado. e mesmo assim ainda está salgado o preço.
qual q vc encontrou? tem o link?
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http://www.draftracing.com.br/ caroline olha lá ao lado esquerdo em baixo a opçao turbinas eu sou de goiania e to olhando aki as turbinas aki em goiania e em brasilia olha essa ai pirei
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garrett gt/r…turbonetics & cia. são as mais caras no mundo todo. claro q existem outras tão caras qto, mas são para aqueles motores q ja tiraram tudo de tudo em relação a potência, e ai apelam pra esse tipo de turbocompressor.
é algo desnecessário pra muito carro top de pista. pra rua então, nem pense, pois não vale a pena.
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basicamente o pulsativo divide o coletor de escape em um 4x2… o que deixa o fluxo mais rapido fazendo a turbina entrar mais cedo, uns dizem que amarra em alta, mas nao tenho esperiencia com esse coletor entao nao sei.
o coletor monofluxo é um 4x1(junta as quatro saidas de gases de escape do cabeçote em uma só)
as caixas quentes das turbinas tambem são diferentes, no pulsativo ela é divida em 2, no monofluxo é uma entrada só. vou colocar umas imagens pra ilustrar e facilitar o entendimento
pulsativo
sei que estou desenterrando esse topico….mas melhor que abrir um novo só pra fazer uma pergunta. lá vai
no caso de uma turbina bipulsativa, alguem já pensou em bolar algo para fazer o todo fluxo dos gases sejam direcionados temporariamente para somente uma das camaras da tubina bipulsativa, pois ao meu ver isto iria reduzir bem o lag da turbina....assim que a turbina pegasse velocidade, a propria pressao acionaria uma valvula e faria o fluxo funcionar como o de costume, é uma boa idéia ou eu tô viajando?
abraços
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sei que estou desenterrando esse topico….mas melhor que abrir um novo só pra fazer uma pergunta. lá vai
no caso de uma turbina bipulsativa, alguem já pensou em bolar algo para fazer o todo fluxo dos gases sejam direcionados temporariamente para somente uma das camaras da tubina bipulsativa, pois ao meu ver isto iria reduzir bem o lag da turbina....assim que a turbina pegasse velocidade, a propria pressao acionaria uma valvula e faria o fluxo funcionar como o de costume, é uma boa idéia ou eu tô viajando?
abraços
acho faz algum sentido…
funcionaria como uma turbina de carcaça quente pequena em baixa e em alta liberaria a outra parte... dificil é botar isso em pratica
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acho faz algum sentido…
funcionaria como uma turbina de carcaça quente pequena em baixa e em alta liberaria a outra parte... dificil é botar isso em pratica
eu acredito que apenas dobraria a pressao mais nao teria diferença no volume de ar.. entao seria a mesma coisa nao teria torque na turbina pra empurrar as pás..e em alta seria a mesma coisa… abçs
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eu acredito que apenas dobraria a pressao mais nao teria diferença no volume de ar.. entao seria a mesma coisa nao teria torque na turbina pra empurrar as pás..e em alta seria a mesma coisa… abçs
isso é verdade, mas será que de inicio seria necessario volume de ar e não velocidade no fluxo de ar para obter o impulso na turbina??
minha ideia veio de uma analogia meio que besta, quando pegamos uma mangueira de jardim e a utilizamos para girar uma roda d´agua, quando se pressiona a ponta da mangueira (ou seja, diminui a area), a força que a água forneçe é maior e faz a roda d´agua girar mais rápido.
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se não me engano já existe esse sistema, e a honda q o utilizava num utilitario esporte alcançando bons niveis de potencia e torque bem linear (snme 240cv e + de 30kgfm de torque num motor 2.4). tem uma porta q desvia os gases para apenas um lado da turbina e que conforme o giro sobe vai liberando o outro lado, ou seja, teriamos um a/r variavel. li isso em alguma full power da vida.
outro sistema interessante é o de valvulas de palhetas, que a porsche utiliza em seus 911 de 2007 pra cá, que uma serie de palhetas na caixa quente faz com que os gases passem por uma area maior ou menor, temos uma caixa quente variavel em fluxo e volume. mas me lembro de um comentario dizendo q talvez não aguentasse as temperaturas de um queimador de metanol . eu acho besteira, pois a porsche (com a kkk) não lançaria um carro sem a absoluta certeza de que funciona, e bem por uns 10 anos de uso intenso. se fosse outras montadoras, e num certo país de 3º mundo onde bancos decepam dedos e que tambores quebram soltando rodas e matando familias, não acreditaria nesse sistema.
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se não me engano já existe esse sistema, e a honda q o utilizava num utilitario esporte alcançando bons niveis de potencia e torque bem linear (snme 240cv e + de 30kgfm de torque num motor 2.4). tem uma porta q desvia os gases para apenas um lado da turbina e que conforme o giro sobe vai liberando o outro lado, ou seja, teriamos um a/r variavel. li isso em alguma full power da vida.
outro sistema interessante é o de valvulas de palhetas, que a porsche utiliza em seus 911 de 2007 pra cá, que uma serie de palhetas na caixa quente faz com que os gases passem por uma area maior ou menor, temos uma caixa quente variavel em fluxo e volume. mas me lembro de um comentario dizendo q talvez não aguentasse as temperaturas de um queimador de metanol . eu acho besteira, pois a porsche (com a kkk) não lançaria um carro sem a absoluta certeza de que funciona, e bem por uns 10 anos de uso intenso. se fosse outras montadoras, e num certo país de 3º mundo onde bancos decepam dedos e que tambores quebram soltando rodas e matando familias, não acreditaria nesse sistema.
exato marv, a honda passou essa tecnologia pra a acura, que fabrica o rdx com tal tecnologia. ou seja, viajei numa idéia que já tiveram antes de mim
-variable flow turbocharger-
ith the variable flow turbo (vft), acura has devised a simple, yet elegant solution for reducing turbo lag. the result is the instant and steady power delivery of a much larger engine, while retaining the light weight and cruising efficiency of four cylinders.
at low rpm, a long valve smoothly narrows the incoming passage and speeds the exhaust flow, keeping the turbine spinning quickly, so there is plenty of turbo boost at low rpm.
as rpm rises, the valve opens, allowing the increased exhaust volume to flow freely through a second intake chamber, keeping turbo boost high.
the forced intake air is cooled through a top-mounted intercooler, making the air denser and allowing it to burn more powerfully.
fonte:http://www.acura.com/index.aspx?initpath=rdx
este é um video de má qualidade mostrando o sistema:
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eu uso coletor pulsativo e caixa quente monofluxo rsss