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Qual o grau ideal de vela p/ carro turbo?

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    SergioEG
    escreveu em última edição por
    #17

    realmente, os vhc não redem nem 100 hp e usam vela 7. mas é um motorzinho de 1000 cc, não é ?

    raciocine assim: partindo do grau térmico do equipamento original, seja 5, 6, 7 …, aí vc esfria a vela seguindo a regra dos 75-100 hps. certo é a montadora geralmente faz testes de bancada para saber qual o grau térmico mais apropriado.

    por exemplo, eu tenho um golzinho gts 1991. não é turbo. é um 1950 aspiradinho. tem cabeçote feito com válvulas maiores e anda com 02 webers 40 no álcool. esse motor não entrega nem de longe 200 cv. a vela que eu uso é 6. e não precisa mais do que isso. a taxa é bem alta e a pressão de cilindro está acima dos 300 psi. não detona. não pré-ignita e a vela não tem sinais de superaquecimento.

    valeu ?

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    • B Offline
      B Offline
      brenokamikaze
      escreveu em última edição por
      #18

      particulamente pra carros turbo nao uso menos q 9,ate mesmo pq qndo monto nao sei o jeito q o cliente vai andar,se for daqueles q ande logos trecho pe pe embaicho,mesmo com mistura rica,vai dar problema,se usar 6 ou 7,tem q deichar a mistura muito rica,ai o exesso ira tirar o calor.

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      • E Offline
        E Offline
        Edu4rdoBR
        escreveu em última edição por
        #19

        uma bobina mais forte não influencia na escolha da vela também?

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        • * Offline
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #20

          a regra geral é a seguinte: a cada 75-100hp adicionados, 01 grau térmico + frio. assim se vc parte de um motor de 100 hp que usa uma vela 6, gasolina ou álcool, e joga a potência para até 200 hp, deverá usar uma vela 7.

          essa regra é lei ?

          como ficam as motos, onde em motores de baixa potência (4/5 cvs) se usa vela grau 6, ao passo que em alguns motores de 30 cvs usa-se grau 8, e em outros de ~130 cvs usa-se grau 9?

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Ricardo
            escreveu em última edição por
            #21

            essa regra é lei ?

            como ficam as motos, onde em motores de baixa potência (4/5 cvs) se usa vela grau 6, ao passo que em alguns motores de 30 cvs usa-se grau 8, e em outros de ~130 cvs usa-se grau 9?

            carol, pelo que eu entendi da explicação, a mudança do grau térmico tem a ver com o incremento de potência, e não com a potência original do motor…

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #22

              carol, pelo que eu entendi da explicação, a mudança do grau térmico tem a ver com o incremento de potência, e não com a potência original do motor…

              certo, sendo assim, deixo aqui mais uma pergunta:

              • num motor que tenha 4 cvs, e após a preparação ele passa para 18 cvs, como fica a escolha da vela?

              no meu tempo , usavam-se velas termométricas para fazer a escolha correta e segura do grau térmico das velas. não tinha essas coisas de regras fixas. motores são diferentes, alguns geram potência com menos esforço do que os outros.

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              • S Offline
                S Offline
                streit
                escreveu em última edição por
                #23

                o grau térmico da vela não tem nada a ver com a potência do motor.

                tudo vai depender da temperatura dentro da câmara. quanto mais alta, mais fria a vela, e vice-versa.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  que eu sabia, a vela nao tem quase nenhum poder de alterar a temp. na camara. mais quente ou mais frio tem a ver com controlar sua propria temperatura. motores que geram grandes potencias, também geram muito calor nas camaras quando operando em potencia maxima.

                  a vela deve ser quente o suficiente para não permitir a formação de depositos, mas também fria o suficiente para que sua temperatura não chegue ao ponto de gerar ignição no combustivel.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Milho
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    excelente tópico, to de olho

                    1 Resposta Última resposta
                    • N Offline
                      N Offline
                      nogueiraxr3
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      certo, sendo assim, deixo aqui mais uma pergunta:

                      • num motor que tenha 4 cvs, e após a preparação ele passa para 18 cvs, como fica a escolha da vela?

                      no meu tempo , usavam-se velas termométricas para fazer a escolha correta e segura do grau térmico das velas. não tinha essas coisas de regras fixas. motores são diferentes, alguns geram potência com menos esforço do que os outros.

                      tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        so conheço essas velas pra motores r/c. na verdade nem eh uma vela, eh um anel q vai preso entre a vela e o cabeçote…

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          Tshiii
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          to ligado desse anel, eu tenho ele, mas ele mede a temperatura ali de não sei o que, pq ele vai encostado diretamente na massa do cabeçote por uma face do anel, e na base da vela pela outra face.

                          sendo que são materiais diferentes, estão em temperaturas diferentes. consequentemente esse anel mede a temperatura de não sei o que…. rsrs

                          é bom pra efeito comparativo, por exemplo, vc muda o ponto, ou a mistura, e tem uma noção depois se ajudou ou não, etc... se eu vejo a temperatura subindo muito, dou uma molhada na mistura...

                          agora não vejo como relacionar essa temperatura diretamente com o grau da vela a usar. só se for comparando mesmo, com a vela que usava antes e a temperatura que apresentava...

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            Edu4rdoBR
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            retirado de um pdf aqui:

                            temperatura da vela de ignição

                            a vela de ignição no motor por faisca seja a gasolina, álcool ou glp, deve trabalhar numa faixa de temperatura entro 450º c a 850º c nas condições normais de uso. portanto a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance o temperatura de 450º c (temperatura de auto-limpeza), na ponta ignífera em baixa velocidade e não ultrapassar 850º c em velocidade máxima.

                            medição de temperatura

                            a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              nogueiraxr3
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              isso isso isso …....

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????

                                não tenho notícia a anos. tb, estou fora desse meio a mto tempo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  medição de temperatura

                                  a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.

                                  pouquíssima gente envolvida com preparação hoje em dia, conhece sobre certas coisas, como essa.

                                  infelizmente…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    quero uma vela dessas

                                    :ohoh:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • K Offline
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                                      #34

                                      bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
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                                        #35

                                        bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?

                                        vc tem 3 opções:

                                        1. ir testando, usando seu motor como cobaia

                                        2. http://www.preparados.com.br/index.phpos=&…st&p=745029

                                        3. escutar quem conheçe da coisa e sabe preparar motores.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          Ricardo
                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          será que não pode fazer como se faz em rc, usando aquele mesmo termômetro infravermelho - de rc mesmo, mirando no cabeçote próximo do alojamento da vela e medindo?

                                          1 Resposta Última resposta

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