Qual o grau ideal de vela p/ carro turbo?
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carol, pelo que eu entendi da explicação, a mudança do grau térmico tem a ver com o incremento de potência, e não com a potência original do motor…
certo, sendo assim, deixo aqui mais uma pergunta:
- num motor que tenha 4 cvs, e após a preparação ele passa para 18 cvs, como fica a escolha da vela?
no meu tempo , usavam-se velas termométricas para fazer a escolha correta e segura do grau térmico das velas. não tinha essas coisas de regras fixas. motores são diferentes, alguns geram potência com menos esforço do que os outros.
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que eu sabia, a vela nao tem quase nenhum poder de alterar a temp. na camara. mais quente ou mais frio tem a ver com controlar sua propria temperatura. motores que geram grandes potencias, também geram muito calor nas camaras quando operando em potencia maxima.
a vela deve ser quente o suficiente para não permitir a formação de depositos, mas também fria o suficiente para que sua temperatura não chegue ao ponto de gerar ignição no combustivel.
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certo, sendo assim, deixo aqui mais uma pergunta:
- num motor que tenha 4 cvs, e após a preparação ele passa para 18 cvs, como fica a escolha da vela?
no meu tempo , usavam-se velas termométricas para fazer a escolha correta e segura do grau térmico das velas. não tinha essas coisas de regras fixas. motores são diferentes, alguns geram potência com menos esforço do que os outros.
tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????
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so conheço essas velas pra motores r/c. na verdade nem eh uma vela, eh um anel q vai preso entre a vela e o cabeçote…
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to ligado desse anel, eu tenho ele, mas ele mede a temperatura ali de não sei o que, pq ele vai encostado diretamente na massa do cabeçote por uma face do anel, e na base da vela pela outra face.
sendo que são materiais diferentes, estão em temperaturas diferentes. consequentemente esse anel mede a temperatura de não sei o que…. rsrs
é bom pra efeito comparativo, por exemplo, vc muda o ponto, ou a mistura, e tem uma noção depois se ajudou ou não, etc... se eu vejo a temperatura subindo muito, dou uma molhada na mistura...
agora não vejo como relacionar essa temperatura diretamente com o grau da vela a usar. só se for comparando mesmo, com a vela que usava antes e a temperatura que apresentava...
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retirado de um pdf aqui:
temperatura da vela de ignição
a vela de ignição no motor por faisca seja a gasolina, álcool ou glp, deve trabalhar numa faixa de temperatura entro 450º c a 850º c nas condições normais de uso. portanto a vela deve ser escolhida para cada tipo de motor de tal forma que alcance o temperatura de 450º c (temperatura de auto-limpeza), na ponta ignífera em baixa velocidade e não ultrapassar 850º c em velocidade máxima.
medição de temperatura
a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.
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isso isso isso …....
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tb concordo, mas onde encontrar essas velas termometricas?????
não tenho notícia a anos. tb, estou fora desse meio a mto tempo.
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medição de temperatura
a determinação da vela ideal para cada tipo de motor é feita com o uso da vela termométrica, baseada em termo-par alumel-chromel soldados na ponta do eletrodo central. dessa forma, determina-se a temperatura de uma vela em diferentes regimes de trabalho do motor.
pouquíssima gente envolvida com preparação hoje em dia, conhece sobre certas coisas, como essa.
infelizmente…
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quero uma vela dessas
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bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?
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bom, na prática e tudo lindo mas vem k, como vou saber a temperatura que minha câmera de combustão está trabalhando para ai sim podermos então escolher a melhor vela a ser usada?, e não ficarmos somente no recomendando ?
vc tem 3 opções:
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ir testando, usando seu motor como cobaia
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escutar quem conheçe da coisa e sabe preparar motores.
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acho dificil q aponte um valor confíável, ja q apesar de tudo, estaria distante do q róla la dentro das câmaras. alem do fato q precisaria parar o carro para fzr a medição, e nisso a temp seria mto mais baixa.
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bom…contribuindo um pouco, a regra de aumento de potencia e grau das velas esta disponivel em algum lugar do site internacional da ngk ou bosch pois eu mesmo ja li isso por la ha anos.
e sempre usei isso como regra no turbo adaptado.
no s4 com 270 hp original, gasolina usa grau 6. atualmente ( 2 anos ) uso com grau 8 iridium e tudo vai bem.
tem que levar em conta o uso do carro, pois velas muito frias tendem a sujar se o uso for calmo demais.
e a nao ser que o carro use alcool com taxa de alcool vale a pena ter vela muito fria. carro a alcool com taxa de gasolina nao precisa de vela tao fria, mantem a vela usada na gasolina.
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sim, olhe dentro das velas mais frias e notará q tem mais metal em volta da cerâmica. ja as velas mais quentes o metal fica la no fundo. esse é o diferencial entre as velas. as com mais metal tem mais contato com o cabeçote, e assim dissipam melhor o calor através dele, que conta com o sistema de refrigeração para o tal ato.