Blocante de engrenagens serve p pista/circuito ?
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usando o google
http://www.nekarth.com.br/portugues/reposicao.asp
mas não diz o tipo.
vou mandar email perguntando se tem para f1 da gm.
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enquanto aguardo o email…
no google groups, eu achei esse texto, na comunidade dodge v8, escrito pelo juliano kowalski barata.
estou colocando todos os créditos (nome da pessoa e de onde eu retirei), por não conhecer a pessoa e saber como é chato copiar texto e não colocar crédito, porém o texto é bem interessante. foto no final.
fala pessoal, é meio longo o assunto que vou escrever abaixo, mas pode ser a
luz para muitos dodgeiros desesperados atrás de dana por causa do
autoblocante. como o assunto talvez interesse também aos donos de opala,
anexei a mensagem à respectiva lista.
eu tenho um amigo que é piloto de maverick (corre em interlagos, a foto em
anexo é minha) e é patrocinado pela kaiser, uma fábrica que está com um
sistema diferente e patenteado, de bloqueio do diferencial.
o sistema lembra um detroit truetrac, tanto pela aparência externa como
princípio básico de funcionamento (ex: sensitivo pela velocidade das rodas,
e não por torque), mas opera por através de vários roletes dentro de dois
cubos (um para cada ponta de eixo) estriados; ao invés de engrenagens ou
discos.
até o momento vou ficar devendo detalhes esmiuçados de como funciona
tecnicamente o dispositivo, porque só tive a oportunidade de bater um papo
meio rápido com o pessoal da fábrica quando fui visitá-los com esse amigo.
de qualquer forma, anexei uma visão explodida do sistema.
o que eu posso dizer, na prática, é o sistema bloqueia 100% (ou 50-50 para
cada roda de tração) quando o carro está em linha reta ou quando a
velocidade entre as rodas de tração é igual. eu senti que há uma certa
tolerância de diferença de velocidade entre as rodas, onde ele continua
50-50; garantindo uma arrancada muito forte em termos de tração. quando
começamos a entrar numa curva, o sistema desbloqueia (por princípio
mecânico, nada automatizado) o diferencial e as rodas conseguem operar em
velocidades diferentes; garantindo o comportamento dinâmico que não temos em
um diferencial autoblocante normal, muito menos de um soldado.
nas saídas de curva e/ou quando a velocidade entre as rodas é quase igual,
o kaiser volta a blocar 100%, e você consegue sair muito forte.
num diferencial autoblocante comum, sempre temos a sensação de que o carro
está sendo empurrado para fora nas entradas de curva, justamente porque
ele libera o bloqueio nas curvas até um certo limite, e daí temos aquela
força gerada pela velocidade superior (relativa às trajetórias descritas) da
roda interna em relação à externa.
uma das dúvidas que eu tinha na prática, era sobre a suavidade do momento
da liberação ou bloqueio das rodas. elas foram sanadas quando andei com esse
amigo piloto de maverick, na chuva. dá para sentir quando ele bloqueia ou
desbloqueia, mas não há trancos de qualquer espécie. vou tentar explicar
como dá pra sentir o sistema funcionando:
você sente ele desblocando na entrada da curva, porque você simplesmente
consegue fazer a tomada sem a sensação de que o carro está sendo empurrado
pela roda de dentro. e você sente ele blocando na saída da curva porque a
roda interna volta a empurrar com força. parece até banal, mas é bem assim
mesmo. a tração que dá para se obter nas saídas de curva é covardia.
alguns pitacos:
- resistência: o sistema têm sido utilizado em competições como off-road e
rock crawling (muito torque, relações reduzidíssimas), além de estar
equipado em um maverick de corridas. sem quebras nem manutenção. e por não
funcionar por discos como a maior parte dos autoblocantes, ele não perde
eficácia do bloqueio. alguns engenheiros mecânicos que estiveram por lá
gostaram da qualidade de usinagem das peças.
- resistência ii: penso que o ultimate test de resistência seria pegar um
carro de arrancada muito potente, com slicks e vht, e mandar brasa. como nos
blocantes normais (dos que eu vi) a tendência é dos semi-eixos irem para o
espaço antes, eu meio que duvido que o sistema não dê conta do recado.
- dá pra fazer zerinhos, burnouts, borrachadas de esquina? e se eu fizer uma
curva errada (entrando forte demais)? ainda não sei. vou fazer uma matéria
bandida, digo, interessante com o david, o piloto do maverick. o kaiser
também está instalado no carro de rua dele, mas por falta de tempo e excesso
de $ investido nas corridas, ele ainda não teve tempo nem espaço para
realizar os testes. quando o fizermos, será publicado no meu site, ou quem
sabe até lá, numa revista. será em breve.
-por quê estou fazendo essa propaganda? bom, os donos de dodge como eu estão
sempre com uma mão na frente e outra atrás quando o assunto são rodas e
autoblocantes (graças à simca e aos braseixos). depois, porque o sistema *de
fato* funciona muito bem e foi testado durante uma temporada inteira em
interlagos. eu não estou vendendo o sistema, nem tenho qualquer participação
nas vendas disso; apesar de estar acompanhando tudo por interesse próprio.
- vale a pena usar o c-clip eliminator kitá depois que eu peguei as
travinhas em c nas mãos, eu acho que seria bastante interessante comprar o
eliminator sim. custa uns 135 dólares, os da strange e da moser.
- disponibilidade: para dodge dana já foi entregue um sistema. para dodge
braseixos, eu mesmo mandei o meu miolo do diferencial, verificaram que era
possível a fabricação após tirarem as medidas, e eles começarão a
produzir em janeiro. testes serão feitos para o sistema de omega incluindo
os ex-stock cars também, na mesma época.
- e o opala? eu não sei, mas os interessados podem responder. a caixa de
satélites é igual? as medidas das peças do miolo são iguais ou ao menos
parecidasó se forem parecidas com as do dodge, então certamente a fabricação
será possível. e com a quantidade de opalas que temos fabricados, creio
que a empresa terá interesse em produzí-lo em série.
basicamente é isso o que eu tenho a dizer por enquanto. só reiterando, isso
aqui não é papo de polishop nem 1406, nada de picaretagem. eu vi, andei,
visitei, e estou divulgando a novidade para vocês. tendo novidades do
brinquedo, sejam boas ou ruins, vou atualizando para os interessados.
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o loko animal, deve funcionar perfeitamente bem
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pietro, esse sistema é praticamente o mesmo que se usa nos diferenciais reguláveis de carros de r/c =p
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detalhe q na antiga pista de r/c daqui, dava pra escutar claramente os pneus cantando nas saidas das curvas, dependendo da regulagem dos diferenciais. muito show
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a turbo anhanguera vende os kaiser por r$2.400,00
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http://www.youtube.com/watch?v=x-oierxm8-s
segue um video mostrando, como falei é caro, mais parece ser muito bom. para meu carro fica em 2200,00
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gaucho já tentou ver os blocantes kaiser 100%? , são caros mais me parecem bem eficientes, estou pesquisando para colocar no meu.
também to atras de info sobre esse blocante pro ap, o povo da ta não responde meus emails. godão ta correndo atras tb e nao acha.
o que achei de infos deles é relacionada a jeeps, galera que faz trilha, e nesse meio a kaiser é bem conceituada, e cara.
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bertolotti de pastilha.
**eu penso na quebra, porque pode ocorrer. o bertolotti de pastilhas ao quebrar ele desarma, o que lhe permite virar o volante tranquilamente.
os modelos torsen ao quebrar ele mantém blocado, esse é o perigo, pelo menos tração dianteira.**
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não consegui entender como o bertoloti funciona…
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eu penso na quebra, porque pode ocorrer. o bertolotti de pastilhas ao quebrar ele desarma, o que lhe permite virar o volante tranquilamente.
os modelos torsen ao quebrar ele mantém blocado, esse é o perigo, pelo menos tração dianteira
o torsen do sapinho vai q vai … tem carro aqui com 600hp em cima dos a048 andando na rua e tá aguentando... e vou te dizer, é outro mundo em relação ao de pastilha viu... o carro anda bizarramente reto
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o torsen do sapinho vai q vai … tem carro aqui com 600hp em cima dos a048 andando na rua e tá aguentando... e vou te dizer, é outro mundo em relação ao de pastilha viu... o carro anda bizarramente reto
faz curva?
usando o torsen do sapinho?
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faz curva?
usando o torsen do sapinho?
normal de tudo fazer curva …
manobrar, etc...
o foda eh o preco, nao eh nada barato..
se eu te falar q eh x ou y vou tar mentindo, mas era bem mais q 2 mil.
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mas prefiro aí gastar seus 2500,00 num blocante desses do que tem que trocar um desses lixo de porca de 200,00 que tem por aí que duram 4 puxadas.
certo que pro cambio ficar perfeito tem que ter tudo forjado : 1a a 5a, blocante, coroa e pinhão.
aí parte para as homocinéticas e bolachões de câmbio que vão quebrar… hahahahaha carro preparado acima dos 400cv é uma merda