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Enchimento de cilindros motor turbo

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  • W Offline
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    wagnerls
    escreveu em última edição por
    #32

    esse topico ta descambando pro mesmo lado do outro topico que a carol citou….

    a eterna guerra dos taxados x destaxados

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    • P Offline
      P Offline
      Pix
      escreveu em última edição por
      #33

      esse topico ta descambando pro mesmo lado do outro topico que a carol citou….

      a eterna guerra dos taxados x destaxados

      pelo menos sai menos briga que o torque x potência.

      1 Resposta Última resposta
      • N Offline
        N Offline
        Niex
        escreveu em última edição por
        #34

        tava fazendo uma procura no google sobre o assunto e um um user de uma forum ai, disse que motores de f1 já tiveram taxas de 45 ~ 50/1 procede ???

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        • * Offline
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #35

          limites e respeito não são p serem quebrados ?

          rl e velocidade linear, aqui no pp dão risada p isso

          sim, geralmente quebra mesmo…as canaletas hehehehe

          motores ruins r/l tem como se contornar os sintomas (fazendo alívo e balanceamento no vb), mas resistência mecânica só se contorna com materiais mais resistentes.
          esses 25:1 são valores referenciais em motores ap com pistões hipereutéticos, extremamente resistentes e difíceis de serem encontrados. se colocar pressão dessa forma (equivalente em 25:1 de din tx) por exemplo num motor gm 2.0 (monza kadett) ou num fiat fire, eles quebram de não sobrar nada. vai pistão e biela pro espaço com bem menos carga do q isso. existem pistões h para linha gm, snme vinham nos calibra, ai sim aguentam mais paulada q o os originais.

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #36

            vc conhece outros motores sem ser ap ?

            tem motor 4 cil (original c turbina pindurada) q rende + de 400 cvs c 1kg ou menos

            gaucho, o principal motivo de seu motor render com pressão baixa não é a taxa, mas sim o absurdo fluxo do seu cabeçote…

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Dela Marta
              escreveu em última edição por
              #37

              estou perto dos 22 de taxa dinamica e por enquanto nao deu nada…

              ap totalflex 1.6 (10,5:1 de taxa estatica) com 1.1kg e as vezes picos de no maximo 1.2kg.

              os pistoes sao os originais da marca ks . uma pena que nao esta vindo mais metal leve.

              vamos ver até onde vai isso...

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Pellegrino
                escreveu em última edição por
                #38

                carol, eu lembro que uma vez vc colocou esses cálculos no clubepaliotuning, vc me autoriza à achar lá e colocá-los aqui?

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
                  * Offline
                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  sim, rlx.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SantosAutoParts Banido
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    e no caso do meu motor por exemplo carol?
                    é 2.0 std com pistoes gasolina - carburado

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pellegrino
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      sim, rlx.

                      ok, depois eu procuro lá

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        ANDER*SOM
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        e no caso do meu motor por exemplo carol?
                        é 2.0 std com pistoes gasolina - carburado

                        esse ja tem uma formula pronta em um topico aki no pp taxa x pressao

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          qual é a definição de cilindrada de um motor ?

                          o qto de ar ele deslocaria teoricamente, para 100% de eficiencia de bombeamento… ou seja o volume do cilindro que percorre o topo do pistão do pms ao pmi e pronto, ao abaixar ele puxa o volume de ar (considerando perfeito para esta definição) e ponto final.

                          na vida real não é o que acontece, num motor aspirado ele rende menos, mas juntando-se diversos efeitos vc consegue através da técnica de bombeamento fazer o rendimento até ser ligeiramente superior a 100%... ou usando-se superalimentação (turbo, blower) consegue-se enfiar valvua abaixo maiors quantidades de ar que as que seriam admitidas mesmo em condições especiais.

                          o rendimento de admissão varia com a rotação por isso o motor tem uma curva de torque, que varia com a quantidade de ar que o cilindro acaba por receber, para se ter uma curva de torque linear (eficiencia linear) precisa-se mudar a pressão de turbo por rotação... é po que fazem os motores turbo modernos com gerenciamento eletrônico de pressão.

                          a taxa de compressão é o resultado entre o volume admitido teórico e o volume final teórico (desconsiderando-se o timing das valvulas de admissão e escape).

                          para melhor entender o mecanismo (já que por exemplo as valvulas de admissão se abrem antes do pms, o volume teorico pode ser maior ou menos que o da pratica devido a superalimentação ou efeito de bombeamento) usa-se modelos de contorno, um destes deve ser o que a carol usa... mas modelos de contorno sempre fazem considerações mais ou menos verdadeiras...

                          a grande verdade é que empiricamente a gente sabe que pra cada aumento de taxa percentual, apenas metade sobe de eficiência, desta forma se vc tem um motor de 10:1 e taxa ele para 12:1...tem 20% de aumento de taxa, porém o aumento de potencia será da ordem de apenas 10%

                          da mesma forma...se você usa 0,7bar de pressão tem uma sobrelevação no nivel do mar de 1,7
                          ...se subir em 50% a pressão e usar 1,05bar vai ter uma sobrelevação de apenas 2,05, ou seja o ganho de potência será da ordem de 2,05/1,7 = 20,6%

                          ou seja vc aumenta 50% o stress termomecãnico para ganhar no máximo 20,6% de potência.

                          assim o que se pode concluir é que:

                          um motor 1,6 litros, taxa de 12:1 com 0,7bar em comparação a um mesmo motor com 8:1 e 1,5bar

                          rendimento devido a taxa : 12/8 = 1,5... o taxado deve render 25% a mais
                          rendimento devido a superalimentação: considerando-se nivel do mar, etc etc
                          (1,5+1)/(0,7+1) = 1,47

                          motor 1: 1,6 x 1,25 x 1 = 2,00 (o motor se comportaria como se tivesse 2,0 litros e a mesma taxa de 8:1 do outro motor0

                          motor 2: 1,6 x 1 x 1,47 = 2,352

                          dividindo-se motor2 por motor 1 teremos que este ultimo teria cerca de 17,6% a mais de rendimento (leia potência).

                          digamos que um tenha 250cv... o outro teria cerca de 300cv, é uma boa diferença de performance, mas para o dobro de pressão, onde certamente o risco de quebra será o dobro do motor 1 mesmo sendo bem mais taxado.

                          porém é bom frisar que... o motor 1 tem mais torque antes da turbina encher, se for a mesma turbina ele tem pegada muito mais rapida que o motor 2,e certamente é mais economico (principalmente de carga baixa, mas de carga alta tbm o será)

                          quem quer andar na frente, opta pelo motor 2, quem quer um motor confiável, economico e com boa reposta ao acelerador pode considerar o motor 1.

                          apenas para curiosidade, a fabrica usa o motor 2 com a pressão do motor 1 para garantir a máxima confiabilidade mesmo sob uso abusivo e baixa manutenção, de forma a naum ter problemas com garantia.

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            acabei dando o <enter>antes de mais algumas considerações…

                            ponto, até certo momento o ponto pode compensar diferenças entre taxas, um motor com 10:1 pode render como um de digamos 11:1 de taxa apenas aumentando o ponto e deixando a alimentação perfeita para esta nova condição.

                            porém num motor turbo isso se torna um problema, qto mais pressão vc tem maior é a chance de detonação por aquecer o ar de admissão, se vc usa um intercooler isso é mais contornável, se naum usa precisa realmente diminuir o ponto o que vai diminuir o rendimento teorico (mas que na pratica seria impossivel ja que o motor se destruiria em algum tempo de uso).

                            assim aqueles 17,6% calculados lá em cima do moor 2 poderia ser até menor dependendo de qto precisa usar a menos de ponto sobre o motor 1.

                            para comparação...

                            o motor 1 com 12:1 de taxa usando 0,7bar renderia em potência o semelhante a um motor com 8:1 de taxa e usando cerca de 1,15bar

                            calculando-se

                            2,15 / 1,7 = 1,265

                            1,6 x 1,25 x 1/ 1,6 x 1 x 1,265 = 0,988 ~1,00

                            ou seja um motor com 0,7bar e 12:1 de taxa rende em potencia algo parecido se tiver 8:1 de taxa e 1,15bar de pressão... mas ainda com melhor consumo e pegada da turbina.</enter>

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              ou seja um motor com 0,7bar e 12:1 de taxa rende em potencia algo parecido se tiver 8:1 de taxa e 1,15bar de pressão… mas ainda com melhor consumo e pegada da turbina.

                              nota 10 a explicação….......compartilho da mesma opinião.

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #46

                                nota 10 a explicação….......compartilho da mesma opinião.

                                2

                                1 Resposta Última resposta
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #47

                                  acabei dando o <enter>antes de mais algumas considerações…

                                  ponto, até certo momento o ponto pode compensar diferenças entre taxas, um motor com 10:1 pode render como um de digamos 11:1 de taxa apenas aumentando o ponto e deixando a alimentação perfeita para esta nova condição.

                                  porém num motor turbo isso se torna um problema, qto mais pressão vc tem maior é a chance de detonação por aquecer o ar de admissão, se vc usa um intercooler isso é mais contornável, se naum usa precisa realmente diminuir o ponto o que vai diminuir o rendimento teorico (mas que na pratica seria impossivel ja que o motor se destruiria em algum tempo de uso).

                                  assim aqueles 17,6% calculados lá em cima do moor 2 poderia ser até menor dependendo de qto precisa usar a menos de ponto sobre o motor 1.

                                  para comparação...

                                  o motor 1 com 12:1 de taxa usando 0,7bar renderia em potência o semelhante a um motor com 8:1 de taxa e usando cerca de 1,15bar

                                  calculando-se

                                  2,15 / 1,7 = 1,265

                                  1,6 x 1,25 x 1/ 1,6 x 1 x 1,265 = 0,988 ~1,00

                                  ou seja um motor com 0,7bar e 12:1 de taxa rende em potencia algo parecido se tiver 8:1 de taxa e 1,15bar de pressão... mas ainda com melhor consumo e pegada da turbina.</enter>

                                  parecido não é igual.
                                  mais pegada vem com taxa mais baixa.
                                  e se for para rodar com 0,7 de pressão, é melhor deixar com taxa alta mesmo, nem vale a pena abrir o motor.
                                  agora, se a ideia for um rendimento realmente agressivo, não tem jeito, taxa baixa e mais pressão é a solução. até rimou hauhauhauhauhua

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #48

                                    carol, eu lembro que uma vez vc colocou esses cálculos no clubepaliotuning, vc me autoriza à achar lá e colocá-los aqui?

                                    por favor

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #49

                                      vc conhece outros motores sem ser ap ?

                                      tem motor 4 cil (original c turbina pindurada) q rende + de 400 cvs c 1kg ou menos

                                      aham … conheço sim .. ja tive motor a ar turbo, 6 cilindros aspirado, andei em 6 cilindros turbo.

                                      todos estes motores que se destacam com rendimento absurdo e pouca pressão, coincidentemente tem um cabeçote absurdo. motor c20xe, 1.6 honda vtec e por ai vai ...

                                      você ainda vai me dizer que o motivo do desempenho destes motores é taxa?

                                      e tem mais ... milagres não existem ... motor 4 cilindros com 0.nada de pressão e para lá dos 300 e tantos cvó você acredita? eu não ...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Z Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #50

                                        depois que eu destaxei meu motor e coloquei uma turbina do tamanho certo, seguindo as dicas do pessoal do pp, mudou totalmente meu carro, foi a melhor época de turbo que tive, daqui pra frente, pensou em turbo, pensa em destaxado e turbinão e ponto.

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                                          escreveu em última edição por
                                          #51

                                          depois que eu destaxei meu motor e coloquei uma turbina do tamanho certo, seguindo as dicas do pessoal do pp, mudou totalmente meu carro, foi a melhor época de turbo que tive, daqui pra frente, pensou em turbo, pensa em destaxado e turbinão e ponto.

                                          pois é. deixamos aqui nossos relatos e nem assim uns e outros se convencem.
                                          até o dia que cruzarem com um carro semelhante, porém com a config q aconselhamos, e ai nem conseguir verem a cor do tal carro…
                                          talvez quem sabe ai eles acreditem

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