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Enchimento de cilindros motor turbo

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
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    #111

    só mais uma observação
    realmente a potência dos f1 baixou quando limitaram a pressão e aumentaram a taxa, mas vale lembrar que o combustível era limitado a 150 l por corrida e antes não havia limite.

    a carol citou q os f1 da época dos turbos usavam baixíssima taxa e pressões de até 5,5 kg.

    mas são motores q não podem quebrar em 2 horas de corrida de pé colado direto…as equipes pobres usavam esse mesmo motor em outras corridas.

    arrancada dura no máximo 14 segundos........motores top de arrancada não aguentam 3 voltas num autódromo.

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    • V Offline
      V Offline
      Violator
      escreveu em última edição por
      #112

      eita, baita tópico hein pessoal, aprendi demais
      tão de parabens todos aqueles que postaram suas experiencias/conhecimento.

      ah, até meu 1.0t anda mais que akele video que o andré postou

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      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #113

        exato lost… como eu havia te dito a muito tempo atrás ainda na fase de projeto da tua injeção (num vo falar lostronic porque me falaram que vc num gosta ...sorry pela brincadeira anntes ), a bosch qdo incorporou o sistema de ajuste por sonda lambda fez o algoritmo baseado apenas nisso...

        um resumo simplificado ao extremo do que as centrais com sonda narrow fazem:

        se ta acima de 450mv => soma um no contador de eventos, qdo o contador chega a 128 (ou 256 depende da injeção) ela tem certeza de que a mistura está rica, e abaixa o tempo de injeção naquela rotação em um passo, zera o contador e reinicia.

        as mais modernas (geralmente com sonda planar) tem a adaptação de longo e curto prazo, uma mais definitiva que acaba formando uma contra-curva que sempre é usada pra corrigir mapeamento, e uma que age mais rapidamente, porém tem menor liberdade de influir no valor do tempo de injeção

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          DuKa
          escreveu em última edição por
          #114

          snme na epoca de tudokida na turbina de f1, a honda dominou as corridas, e pelo que pesquisei na net, os motores tinham mais taxa e utilizavam menos pressao….

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fluff
            escreveu em última edição por
            #115

            mais taxa = qto de taxa?

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #116

              exato lost… como eu havia te dito a muito tempo atrás ainda na fase de projeto da tua injeção (num vo falar lostronic porque me falaram que vc num gosta ...sorry pela brincadeira anntes ), a bosch qdo incorporou o sistema de ajuste por sonda lambda fez o algoritmo baseado apenas nisso...

              um resumo simplificado ao extremo do que as centrais com sonda narrow fazem:

              se ta acima de 450mv => soma um no contador de eventos, qdo o contador chega a 128 (ou 256 depende da injeção) ela tem certeza de que a mistura está rica, e abaixa o tempo de injeção naquela rotação em um passo, zera o contador e reinicia.

              as mais modernas (geralmente com sonda planar) tem a adaptação de longo e curto prazo, uma mais definitiva que acaba formando uma contra-curva que sempre é usada pra corrigir mapeamento, e uma que age mais rapidamente, porém tem menor liberdade de influir no valor do tempo de injeção

              quem falou que eu nao gosto hein? vou pegar esse pigmeu anao miseravel… se bem que agora o ele ta ficando bombadinho... hehehehe

              eu indico sonda wide pra acertar pq facilita muito. mas ja teve quem reclamou falando só acerta essa merda com sonda wide é? que bosta hehehehe... tem de tudo né...

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #117

                qto às taxas mais baixas, sabe qto era a taxa dos f1 na época dos motores 1.5 turbo de 1500cvsó entre 5 e 6:1. sabe qto de pressão usavam? até 5,5 bar.
                com o passar dos anos, a entidade gestora da f1 foi limitando a pressão, então as equipes foram aumentado a taxa…e o resto vc (acho eu) ja sabe: as potências foram desabando.

                achei dados e algumas fotos





                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #118

                  mais taxa = qto de taxa?

                  9,4:1 e dominou a f1 p 3 anos consecutivos (numa temporada de 16 corridas ela ganhou 15)

                  http://www.gurneyflap.com/hondav6turbo.html

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #119

                    porsche turbo de corrida …..750 hps e 9,5:1 de taxa

                    http://www.gurneyflap.com/porsche956part1.html

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fluff
                      escreveu em última edição por
                      #120

                      9,4:1 e dominou a f1 p 3 anos consecutivos (numa temporada de 16 corridas ela ganhou 15)

                      http://www.gurneyflap.com/hondav6turbo.html

                      pra mim ainda é taxa aceitavel pra jogar pressao pra cima.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #121

                        acontece que a fia foi jogando as taxas de compressão mínimas pra cima de forma que não havia mais possibilidade de se usar grandes pressões de turbo em regime de corrida . snme em 88 , já eram 8,5 o mínimo de taxa com 3,2 bar de pressão máxima . aí a solução realmente foi compensar na taxa .

                        e a melhor virtude desses honda eram a durabilidade , não era o motor mais potente da categoria .

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #122

                          quem falou que eu nao gosto hein? vou pegar esse pigmeu anao miseravel… se bem que agora o ele ta ficando bombadinho... hehehehe

                          eu indico sonda wide pra acertar pq facilita muito. mas ja teve quem reclamou falando só acerta essa merda com sonda wide é? que bosta hehehehe... tem de tudo né...

                          uahuahau foi o própêo mesmo…

                          tbm... mais do que faciliar...te da certezas...

                          com narrow é assim...se tá perto de 850mv vc só tem certeza de que saiu de fator lambda 1... pode ser 0,86 ou 0,95 vc nunca vai saber...

                          e sempre vai ter gente que acha algum tipo de defeito em tudo o que se faz hehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Steve McQueen
                            escreveu em última edição por
                            #123

                            acontece que a fia foi jogando as taxas de compressão mínimas pra cima de forma que não havia mais possibilidade de se usar grandes pressões de turbo em regime de corrida . snme em 88 , já eram 8,5 o mínimo de taxa com 3,2 bar de pressão máxima . aí a solução realmente foi compensar na taxa .
                            e a melhor virtude desses honda eram a durabilidade , não era o motor mais potente da categoria .

                            mas aí a pressão máxima era estipulada pelo regulamento, não em função da taxa de compressão.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #124

                              mas aí a pressão máxima era estipulada pelo regulamento, não em função da taxa de compressão.

                              sim , a pressão máxima era diminuída como uma forma de forçar os engenheiros a usar uma taxa de compressão mais alta e a potencia maxima ser diminuída para mais segurança . em todos os motores já passava de 8:1 e na maioria era maior até que isso .

                              com o nível de desenvolvimento que a coisa tava tendo sabe-se lá onde iam parar .

                              e eu acho que em 88 já era menos de 3 bar a pressão máxima estipulada por regulamento . em treino e em corrida .

                              só isso já prova a relação entre as duas coisas … é só pegar uma tabela ao longo dos anos e analisar (to com preguiça de pesquisar agora) .

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fiasa Power
                                escreveu em última edição por
                                #125

                                o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fiasa Power
                                  escreveu em última edição por
                                  #126

                                  lembrando que a taxa de compressão era livre .

                                  me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #127

                                    lembrando que a taxa de compressão era livre .

                                    me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

                                    é pq engenheiro de f1 só quer saber de motor que não rende, não tem torque, jogava gasolina fora pelo escape, etc

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #128

                                      o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .

                                      lembrando que a taxa de compressão era livre .

                                      me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

                                      o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…

                                      se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...

                                      a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...

                                      teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

                                      o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #129

                                        teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar… só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

                                        esqueci de comentar… qual o intuito de se gastar dinheiro destaxando se num for usar pressão mais alta ?... ou seja vc só destaxa se for pra fazer um projeto, se naum usa a máxima pressão que a taxa permite...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          Gaucho
                                          escreveu em última edição por
                                          #130

                                          o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão…

                                          • q explicado.

                                          99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)

                                          uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.

                                          0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.

                                          nos destaxados nem sempre.

                                          1 Resposta Última resposta

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