[ajuda] ap 2.0 8v mi aspirado light
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meu motor saiu da caixa da vw faz 5.000km, dá até dó de taxar, e minha intenção é um caracol assim que resolver algumas pendências. ah sim, o motor era originalmente efi (gti le-jetronic), e o diâmetro dos dutos bateu perfeitamente com o coletor mi, tanto que não precisei nem fazer o casamento do coletor com o cabeçote, o que talvez mude é a região da garganta , antes da válvula.
os comparativos foram de 2a - 5a … eu sei que até 3a o px é igual ao pv, mas a 4a do px já tem um buraco - 0,91 ante ,97 do pv. ainda sim o torque do 2.0 empurra com gosto, mas não com muito ânimo. ainda mais q meu carro não está 100% acertado (over vai aparar as arestas daqui 3 semanas).
o 037.1, vc sabe a graduação dele é com bastante taxa q vc tem o carro realmente deve estar próximo dos 135 - 140cv, bem legal a receitinha, mas eu sou partidário do caramujo do capeta.
abraços
10:1 de taxa no alcool, porque tão pouco????
antes de trocar o pistão pelo do 2.0 mi alcool de 83 mm, andava com 11:1 de taxa na gasolina pura,nada de podiun ou aditivada e 11° de ponto, velas bp7es sem resistencia e comando 026 original (como amigo disse acima, torque em baixa e falta de potencia).
hoje ando com 14,3:1 de taxa, 9° de ponto, alcool, 037.1 tambem e injeção iaw 1avp original da gasolina, só troquei os bicos pelos iwp 043 vermelhos e regulador de pressão original do flex 3,5 bar. ando na frente de muitos carros com 135 cv, sem muito esforço. mas digo, para andar com essa taxa no dia a dia, é necessario uma ignição de alta potencia, uso a . racing (plus), senão tem que fechar muito o gap das velas, coisa de 0,6 mm para andar sem falhas. meu cambio é o original do gol 2.0 mi mesmo, pvb senão me engano.
pv,pv…..., px , é tudo igual da 1° até a 3°, portanto seu px ou um pv é a mesma coisa em arrancada, a não ser que sua transmissão seja a 3,8:1, senão é tudo igual. o unico cambio diferente a partir da 2° é o ps.
minha valvula de adimissão era de 38 mm, abri pra 40 e o duto de 33 para 35, enfim,ficou igual ao cabeçote dos efi antigos, sem risco de trincas.
tambem uso coletor mi, borboleta mi , tudo original do 2.0, e acho muito bom, só disse que a efi é melhor. não é porque eu tenho é que o meu é melhor, isso é fanatismo, coisa de corintiano.......rsrsrs.
quanto ao 1.9, se fosse uma maravilha a propria vw teria feito, e a unica vantagem que vejo nessa motorização é a possibilidade de destaxar o motor para turbinar, e como é sabido acredito por todos, dois motores iguais, de mesma cilindrada, com mesma pressão e combustivel,o destachado anda muito mais, só isso.
abraços
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meu motor saiu da caixa da vw faz 5.000km, dá até dó de taxar, e minha intenção é um caracol assim que resolver algumas pendências. ah sim, o motor era originalmente efi (gti le-jetronic), e o diâmetro dos dutos bateu perfeitamente com o coletor mi, tanto que não precisei nem fazer o casamento do coletor com o cabeçote, o que talvez mude é a região da garganta , antes da válvula.
os comparativos foram de 2a - 5a … eu sei que até 3a o px é igual ao pv, mas a 4a do px já tem um buraco - 0,91 ante ,97 do pv. ainda sim o torque do 2.0 empurra com gosto, mas não com muito ânimo. ainda mais q meu carro não está 100% acertado (over vai aparar as arestas daqui 3 semanas).
o 037.1, vc sabe a graduação dele é com bastante taxa q vc tem o carro realmente deve estar próximo dos 135 - 140cv, bem legal a receitinha, mas eu sou partidário do caramujo do capeta.
abraços
se sua idéia é trubinar, deixa como esta, e o cambio px é melhor que os pv em carros turbinados, melhor ainda é o ps.
ningeum sabe a graduação de nada, ja escutei um punhado de histórias a respeito disso.
ja usei em carros meus, varios comandos originais de fabrica, zba, 49h, 49g, 026, 026be, 027.7 e 037.1. o melhor de todos, que mais gostei foi o 49g a mais de 10 anos em um santana 2.0 carburado original a alcool, para tuchos hidraulicos, o 037.1 para mim é o que da mais elasticidade no motor, ele responde bem em qualquer rotação. o 027.7 é maravilhoso, porem se perde muito torque em baixa, vide o amigo relatando acima, e outra, esse comando era utilizado em um motor que originalmente trabalhava mais rico na mistura. o 027.7 é melhor nas injeções antigas, nos modernos mi tem que enrriquecer um pouco senão fica pior que o 026 original mesmo.
não sei se é lenda, mas um engenheiro da vw me disse uma vez que o 037.1 era assimetrico, com graduação maior no escape, coisa de 4° a mais de abertura, e isso faz com que se crie um vacuo na camara de combustão antes da abertura da valvula, e esse vacuo faz com que o ar pule mais rapido para a camara, não sei se é lenda, ja mandei uma mp para a carol usuaria aqui do forum uma vez,mas não obtive resposta. ele deve ter entre 256 a 262 original, pois instalei para teste um sans cans 268° simetrico e senti perda em baixa e ligeiro ganho em alta, nada siguinificativo ao ponto de investir r$ 300,00 nesse comando.
o canal é turbinar mesmo, ficar gastando rios em dinheiro em aspirado para ganhar 10 cavalos, é uma coisa pra quem realmente gosta da coisa.
abraços
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se sua idéia é trubinar, deixa como esta, e o cambio px é melhor que os pv em carros turbinados, melhor ainda é o ps.
ningeum sabe a graduação de nada, ja escutei um punhado de histórias a respeito disso.
ja usei em carros meus, varios comandos originais de fabrica, zba, 49h, 49g, 026, 026be, 027.7 e 037.1. o melhor de todos, que mais gostei foi o 49g a mais de 10 anos em um santana 2.0 carburado original a alcool, para tuchos hidraulicos, o 037.1 para mim é o que da mais elasticidade no motor, ele responde bem em qualquer rotação. o 027.7 é maravilhoso, porem se perde muito torque em baixa, vide o amigo relatando acima, e outra, esse comando era utilizado em um motor que originalmente trabalhava mais rico na mistura. o 027.7 é melhor nas injeções antigas, nos modernos mi tem que enrriquecer um pouco senão fica pior que o 026 original mesmo.
não sei se é lenda, mas um engenheiro da vw me disse uma vez que o 037.1 era assimetrico, com graduação maior no escape, coisa de 4° a mais de abertura, e isso faz com que se crie um vacuo na camara de combustão antes da abertura da valvula, e esse vacuo faz com que o ar pule mais rapido para a camara, não sei se é lenda, ja mandei uma mp para a carol usuaria aqui do forum uma vez,mas não obtive resposta. ele deve ter entre 256 a 262 original, pois instalei para teste um sans cans 268° simetrico e senti perda em baixa e ligeiro ganho em alta, nada siguinificativo ao ponto de investir r$ 300,00 nesse comando.
o canal é turbinar mesmo, ficar gastando rios em dinheiro em aspirado para ganhar 10 cavalos, é uma coisa pra quem realmente gosta da coisa.
abraços
vasco, sou terminantemente contrar usar o sistema de mp para assuntos referentes a mecânica e afins. usemos o forum aberto
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vasco, sou terminantemente contrar usar o sistema de mp para assuntos referentes a mecânica e afins. usemos o forum aberto
ok, então , como voce conhece bem do negocio, quantos graus tem os comandos de valvulas originais dos motores ap. hot campinas diz uma coisa, clube do gol outra, pointer então ja vi escrito que 027.7 é porque tem 277 graus, fazendo mensão ao pointer gti (fanatismo e tecnica nada).
026be , 027.7 e 037.1, quanto tem esses comandos de graduação de levante?????
procede essa informação do 037.1 se assimétrico original de fabrica????
sinceramente, não sei medir graduação, só levante, e tudo parece lenda, aqui neste forum pelo menos o pouco que li não se escrevem besteiras, se perguntam besteiras as vezes que são rapidamente esclarecidas. voce pode ajudar uma dúvida que acredito que é não só minha, mas de varios usuarios do forum????
grato
vasco soliani
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ok, então , como voce conhece bem do negocio, quantos graus tem os comandos de valvulas originais dos motores ap. hot campinas diz uma coisa, clube do gol outra, pointer então ja vi escrito que 027.7 é porque tem 277 graus, fazendo mensão ao pointer gti (fanatismo e tecnica nada).
026be , 027.7 e 037.1, quanto tem esses comandos de graduação de levante?????
procede essa informação do 037.1 se assimétrico original de fabrica????
sinceramente, não sei medir graduação, só levante, e tudo parece lenda, aqui neste forum pelo menos o pouco que li não se escrevem besteiras, se perguntam besteiras as vezes que são rapidamente esclarecidas. voce pode ajudar uma dúvida que acredito que é não só minha, mas de varios usuarios do forum????
grato
vasco soliani
se o 027.7 for clone para tuchos hyd do 049g, ele teria 264º de duração (o levante vc mesmo mede com um paquímetro, não lembro de cabeça se é mesmo 10.9mm) e não 277º.
não tenho oficina e nunca mechi com motores providos de cabeçotes com tuchos hyd. menos ainda coloquei motores na bancada com relógio comparador e disco graduado para medir esse monte de comandos, nem tenho intenções de fazer tal coisa. alem do que, comando original, pra mim, fica muito bom…em carro original sou diagramadora, e não preparadora. gosto de um pouco de mecânica, apenas isso.
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nuss… essa eu ri forte...
se o 027.7 é 277, então seguindo essa lógica, o 037.1 é 371 graus então????
027.7 , 037.1 e 026be são pedaços do part number da peça, no caso, do comando... nada a ver com a graduação.
pelo que me consta, 027.7 e 026be são idênticos em graduação, e são versões para cabeçotes hidráulicos do antigo 049g.
e tem mais hein. pelo que me consta, o part number certo é 027.2, e não 027.7...
tinha um post antigo aqui (acho que do ano passado, snme) com os dados desses comandos...
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procurando tudo se acha…
e eu me confundi tbm. tem os dois, 027.2 e 027.7.
gts - 049 g(yes)
tucho mecânico
permanência - 260/266
aferição - 220/226
lift - 10,3/10,8
cruzamento 44 graus
lc - 110
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027.2(yes)
tucho mecânico
permanência - 260/266
aferição - 220/226
lift - 10,3/10,8
cruzamento 44 graus
lc - 110
para o 49g só muda a chaveta em 2 graus...o resto é igual
gti - 027.7(yes)
tucho hidráulico
permanência - 254/254
aferição - 226/226 graus
lift - 11,15/11,15
cruzamento 46 graus
lc - 110
49h(irrrrrrc)
tucho mecânico
permanência - 254/254
aferição - 212/212
lift - 9,3/9,3
cruzamento - 42
lc - 110
zba(irrrrc)
tucho mecânico
permanência - 254/254
aferição - 212/212
lift - 9,3/9,3
cruzamento - 50
lc - 110
026(irrrrrrc)
tucho hidráulico
permanência - 250/250
aferição - 210/210
lift - 10,1/10,1
cruzamento - 50
lc - 110
026/be (yes)
tucho hidráulico
permanência - 254/254
aferição - 226/226 graus
lift - 11,15/11,15
cruzamento 46 graus
lc - 110
obs.: do 027.7 para o 026be é como do 49g para o 27.2...só muda chaveta.
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link para a discussão a respeito do assunto:
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oque ninguém falou é que colocar um coletor mi num gol quadrado deixa uma curva lazarenta antes da borboleta, ao passo que o efi se acomoda muito melhor porque a borboleta é mais a frente e deixa mais espaço para a curva.
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o meu resolvi isso fazendo pressurização toda de aluminio, e soldando um cano na borboleta.
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nuss… essa eu ri forte...
se o 027.7 é 277, então seguindo essa lógica, o 037.1 é 371 graus então????
027.7 , 037.1 e 026be são pedaços do part number da peça, no caso, do comando... nada a ver com a graduação.
pelo que me consta, 027.7 e 026be são idênticos em graduação, e são versões para cabeçotes hidráulicos do antigo 049g.
e tem mais hein. pelo que me consta, o part number certo é 027.2, e não 027.7...
tinha um post antigo aqui (acho que do ano passado, snme) com os dados desses comandos...
boa amigão, 027.7 = 277°, li isso no hotcampinas e se observar fiz mensão ao fanatismo do usuario que escreveu em relação ao pointer gti, nunca acreditei nisso, volto a dizer, fanatismo.
no resto foi um punhado de bla, bla,bla e não disse nada…......
o tópico antigo que fala sobre comandos então, era pior que o que esta em pauta hoje, comando de gol gti 8v é o 027.7, nunca ninguem naquela época abriu um cabeçote de gol gti.
a impressão que tenho é que a maioria usa um punhado de palavras gringas para falar de mecanica e se for trocar o oleo do carro não sabe nem onde solta o parafuso do carter.........
abraços
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e ai fabio, resolveu o problema do seu 2.0 mi ???
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também não sei o que levou a substituição dos coletores efi pelos mi pela vw(talvés seja por uma questão de padronização), mas como tenho um santana 2.0 96 posso dizer sem medo de errar. o comportamento dele é bem mais arisco que os 2.0 mi, em baixa, média e em alta também. se o coletor é melhor ou pior não sei, mas o resultado final fica melhor com o coletor efi.
outra coisa que posso falar, sobre o comando 27.7, pois instalei no santana. a perda do torque é muito pequena e somente abaixo dos 2000rpm e em alta a diferença é estúpida, mas marchas baixas se cochilar passa dos 7000 rpm (o motor não tem limitador). mas em contra partida perdi 0,5 km/l
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
irmao,
seja bem vindo.
mas tu quer mesmo ganhar 22 pocotos aspirados na gasolina ???
na teoria seria menos complicado fazer isso no alcool (taxa por volta das seus 13 ~ 14:1) + ignicao + comando (ai tem que ver, pq vc so cogitou comandos originais - sendo que o 037 é para torque e o 027 pra giro , se nao me falha a memoria) + escape.
eu nao acredito em filtro de ar que da pocotos magicos.
resumindo.
nas condicoes que voce impos, eu acho inviavel.
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ande com gasolina podium que so ai vc ganha uns 8cv hehehe, sério.
aspirar na gasolina, sei lá cara, mas minha opinião é contra isso. vai gastar uma grana boa pra pouca coisa.
turbina e seja feliz. use kit padaria, pouca pressão e um bom acerto que vc consegue manter sua ie original e no máximo uns bicos maiores e vc tira facil seus 50cv a mais com economia.
falo pq tenho aspirado, ja tive desde aspro light e agora asprozão, e a brincadeira sai cara. estou tendo real divertimento na fase asprozão (leia-se, cabeçote top, 4 borboletas e fueltech). pq na aspro light, era pouca coisa de diversão, minimas diferenças.
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fiz meu carro aspro na gasolina: 12.3:1 de taxa com comando 286º mas rodo exclusivamente na podium.
para usar taxas altas assim, é obrigatório usar comando alto ( 280+ ) para aliviar um pouco a compressão em baixos rpm.
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guilherme,
usar gasolina seria impeditivo para ganhar 22 cavalinhosó não precisa ser comando original, sitei aqueles porque achei que eram os aconselhaveis para o meu objetivo e serem hidraulicos. queria um carro com mais força acima de 4 mil giros.
zorlac,
acompanhei toda a sua saga em outro post… li do começo ao fim. rsrsrs. parabens por sua persistencia.
eu não quero turbo, ja tive carro turbinado e realmente é bastante divertido. minha intenção no momento não é me divertir muito, mas sim ter um carro mais gostoso para dirigir. eu acho o 2.0 mi original com torque excessivo em baixa. gostaria de um carro que desenvolva melhor (apenas melhor, nada forte) todas as faixas de giro.
skyper,
seu carro é mi é a injecao deu conta do 286? me disseram que a injecao original fica perdida com comando maiores que 272, pois estes comandos atrapalham na leitura do vacuo e ai a regulagem se torna um desafio geralmente perdido.
seu carro ficou com marcha lenta normal?
resumo: queria que este ap 2.0 mi, tivesse um comportamento parecido com um carro 16v. um pouco menos torque e mais força acima de 4 mil giros e ganhando giros relativamente bem até os 6.000rpm. por isto imaginei que 22 cavalos (aproximadamente) e um deslocamento da força para giros maiores (com comando + chip + 4x1) poderiam me atender mesmo andando a gasolina.
valeu pela ajuda.
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guilherme,
usar gasolina seria impeditivo para ganhar 22 cavalinhosó não precisa ser comando original, sitei aqueles porque achei que eram os aconselhaveis para o meu objetivo e serem hidraulicos. queria um carro com mais força acima de 4 mil giros.
zorlac,
acompanhei toda a sua saga em outro post… li do começo ao fim. rsrsrs. parabens por sua persistencia.
eu não quero turbo, ja tive carro turbinado e realmente é bastante divertido. minha intenção no momento não é me divertir muito, mas sim ter um carro mais gostoso para dirigir. eu acho o 2.0 mi original com torque excessivo em baixa. gostaria de um carro que desenvolva melhor (apenas melhor, nada forte) todas as faixas de giro.
skyper,
seu carro é mi é a injecao deu conta do 286? me disseram que a injecao original fica perdida com comando maiores que 272, pois estes comandos atrapalham na leitura do vacuo e ai a regulagem se torna um desafio geralmente perdido.
seu carro ficou com marcha lenta normal?
resumo: queria que este ap 2.0 mi, tivesse um comportamento parecido com um carro 16v. um pouco menos torque e mais força acima de 4 mil giros e ganhando giros relativamente bem até os 6.000rpm. por isto imaginei que 22 cavalos (aproximadamente) e um deslocamento da força para giros maiores (com comando + chip + 4x1) poderiam me atender mesmo andando a gasolina.
valeu pela ajuda.
meu carro é weber 40, com distribuidor mecanico de avanço a vacuo e centrifugo. não sei como a mi se dá com comandos altos, acho que pelomenos, se for gasolina e bastante taxado vai precisar de trabalho na curva de avanco de ponto, mas tb não adianta socar taxa lá emcima sem comando adequado, sem cabeçote adequado, vc não ganha nada, até perde pelo atraso q vai ser obrigado a ter na curva de ignição. a lenta é pipocada e um pouco acima do normal.
ps: o 2.0 16v, além de ser um motor que gosta de giro ( pelas bielas longas ), precisou de mais taxa e um cabeçote que fluxa mto mais que os 8v. só para ganhar os quase 22cv ( no caso do 16v, 27cv ). não é tão facil tirar potencia dum motor aspro.