[ajuda] ap 2.0 8v mi aspirado light
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ok, então , como voce conhece bem do negocio, quantos graus tem os comandos de valvulas originais dos motores ap. hot campinas diz uma coisa, clube do gol outra, pointer então ja vi escrito que 027.7 é porque tem 277 graus, fazendo mensão ao pointer gti (fanatismo e tecnica nada).
026be , 027.7 e 037.1, quanto tem esses comandos de graduação de levante?????
procede essa informação do 037.1 se assimétrico original de fabrica????
sinceramente, não sei medir graduação, só levante, e tudo parece lenda, aqui neste forum pelo menos o pouco que li não se escrevem besteiras, se perguntam besteiras as vezes que são rapidamente esclarecidas. voce pode ajudar uma dúvida que acredito que é não só minha, mas de varios usuarios do forum????
grato
vasco soliani
se o 027.7 for clone para tuchos hyd do 049g, ele teria 264º de duração (o levante vc mesmo mede com um paquímetro, não lembro de cabeça se é mesmo 10.9mm) e não 277º.
não tenho oficina e nunca mechi com motores providos de cabeçotes com tuchos hyd. menos ainda coloquei motores na bancada com relógio comparador e disco graduado para medir esse monte de comandos, nem tenho intenções de fazer tal coisa. alem do que, comando original, pra mim, fica muito bom…em carro original sou diagramadora, e não preparadora. gosto de um pouco de mecânica, apenas isso.
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nuss… essa eu ri forte...
se o 027.7 é 277, então seguindo essa lógica, o 037.1 é 371 graus então????
027.7 , 037.1 e 026be são pedaços do part number da peça, no caso, do comando... nada a ver com a graduação.
pelo que me consta, 027.7 e 026be são idênticos em graduação, e são versões para cabeçotes hidráulicos do antigo 049g.
e tem mais hein. pelo que me consta, o part number certo é 027.2, e não 027.7...
tinha um post antigo aqui (acho que do ano passado, snme) com os dados desses comandos...
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procurando tudo se acha…
e eu me confundi tbm. tem os dois, 027.2 e 027.7.
gts - 049 g(yes)
tucho mecânico
permanência - 260/266
aferição - 220/226
lift - 10,3/10,8
cruzamento 44 graus
lc - 110
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027.2(yes)
tucho mecânico
permanência - 260/266
aferição - 220/226
lift - 10,3/10,8
cruzamento 44 graus
lc - 110
para o 49g só muda a chaveta em 2 graus...o resto é igual
gti - 027.7(yes)
tucho hidráulico
permanência - 254/254
aferição - 226/226 graus
lift - 11,15/11,15
cruzamento 46 graus
lc - 110
49h(irrrrrrc)
tucho mecânico
permanência - 254/254
aferição - 212/212
lift - 9,3/9,3
cruzamento - 42
lc - 110
zba(irrrrc)
tucho mecânico
permanência - 254/254
aferição - 212/212
lift - 9,3/9,3
cruzamento - 50
lc - 110
026(irrrrrrc)
tucho hidráulico
permanência - 250/250
aferição - 210/210
lift - 10,1/10,1
cruzamento - 50
lc - 110
026/be (yes)
tucho hidráulico
permanência - 254/254
aferição - 226/226 graus
lift - 11,15/11,15
cruzamento 46 graus
lc - 110
obs.: do 027.7 para o 026be é como do 49g para o 27.2...só muda chaveta.
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link para a discussão a respeito do assunto:
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oque ninguém falou é que colocar um coletor mi num gol quadrado deixa uma curva lazarenta antes da borboleta, ao passo que o efi se acomoda muito melhor porque a borboleta é mais a frente e deixa mais espaço para a curva.
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o meu resolvi isso fazendo pressurização toda de aluminio, e soldando um cano na borboleta.
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nuss… essa eu ri forte...
se o 027.7 é 277, então seguindo essa lógica, o 037.1 é 371 graus então????
027.7 , 037.1 e 026be são pedaços do part number da peça, no caso, do comando... nada a ver com a graduação.
pelo que me consta, 027.7 e 026be são idênticos em graduação, e são versões para cabeçotes hidráulicos do antigo 049g.
e tem mais hein. pelo que me consta, o part number certo é 027.2, e não 027.7...
tinha um post antigo aqui (acho que do ano passado, snme) com os dados desses comandos...
boa amigão, 027.7 = 277°, li isso no hotcampinas e se observar fiz mensão ao fanatismo do usuario que escreveu em relação ao pointer gti, nunca acreditei nisso, volto a dizer, fanatismo.
no resto foi um punhado de bla, bla,bla e não disse nada…......
o tópico antigo que fala sobre comandos então, era pior que o que esta em pauta hoje, comando de gol gti 8v é o 027.7, nunca ninguem naquela época abriu um cabeçote de gol gti.
a impressão que tenho é que a maioria usa um punhado de palavras gringas para falar de mecanica e se for trocar o oleo do carro não sabe nem onde solta o parafuso do carter.........
abraços
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e ai fabio, resolveu o problema do seu 2.0 mi ???
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também não sei o que levou a substituição dos coletores efi pelos mi pela vw(talvés seja por uma questão de padronização), mas como tenho um santana 2.0 96 posso dizer sem medo de errar. o comportamento dele é bem mais arisco que os 2.0 mi, em baixa, média e em alta também. se o coletor é melhor ou pior não sei, mas o resultado final fica melhor com o coletor efi.
outra coisa que posso falar, sobre o comando 27.7, pois instalei no santana. a perda do torque é muito pequena e somente abaixo dos 2000rpm e em alta a diferença é estúpida, mas marchas baixas se cochilar passa dos 7000 rpm (o motor não tem limitador). mas em contra partida perdi 0,5 km/l
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
irmao,
seja bem vindo.
mas tu quer mesmo ganhar 22 pocotos aspirados na gasolina ???
na teoria seria menos complicado fazer isso no alcool (taxa por volta das seus 13 ~ 14:1) + ignicao + comando (ai tem que ver, pq vc so cogitou comandos originais - sendo que o 037 é para torque e o 027 pra giro , se nao me falha a memoria) + escape.
eu nao acredito em filtro de ar que da pocotos magicos.
resumindo.
nas condicoes que voce impos, eu acho inviavel.
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ande com gasolina podium que so ai vc ganha uns 8cv hehehe, sério.
aspirar na gasolina, sei lá cara, mas minha opinião é contra isso. vai gastar uma grana boa pra pouca coisa.
turbina e seja feliz. use kit padaria, pouca pressão e um bom acerto que vc consegue manter sua ie original e no máximo uns bicos maiores e vc tira facil seus 50cv a mais com economia.
falo pq tenho aspirado, ja tive desde aspro light e agora asprozão, e a brincadeira sai cara. estou tendo real divertimento na fase asprozão (leia-se, cabeçote top, 4 borboletas e fueltech). pq na aspro light, era pouca coisa de diversão, minimas diferenças.
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fiz meu carro aspro na gasolina: 12.3:1 de taxa com comando 286º mas rodo exclusivamente na podium.
para usar taxas altas assim, é obrigatório usar comando alto ( 280+ ) para aliviar um pouco a compressão em baixos rpm.
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guilherme,
usar gasolina seria impeditivo para ganhar 22 cavalinhosó não precisa ser comando original, sitei aqueles porque achei que eram os aconselhaveis para o meu objetivo e serem hidraulicos. queria um carro com mais força acima de 4 mil giros.
zorlac,
acompanhei toda a sua saga em outro post… li do começo ao fim. rsrsrs. parabens por sua persistencia.
eu não quero turbo, ja tive carro turbinado e realmente é bastante divertido. minha intenção no momento não é me divertir muito, mas sim ter um carro mais gostoso para dirigir. eu acho o 2.0 mi original com torque excessivo em baixa. gostaria de um carro que desenvolva melhor (apenas melhor, nada forte) todas as faixas de giro.
skyper,
seu carro é mi é a injecao deu conta do 286? me disseram que a injecao original fica perdida com comando maiores que 272, pois estes comandos atrapalham na leitura do vacuo e ai a regulagem se torna um desafio geralmente perdido.
seu carro ficou com marcha lenta normal?
resumo: queria que este ap 2.0 mi, tivesse um comportamento parecido com um carro 16v. um pouco menos torque e mais força acima de 4 mil giros e ganhando giros relativamente bem até os 6.000rpm. por isto imaginei que 22 cavalos (aproximadamente) e um deslocamento da força para giros maiores (com comando + chip + 4x1) poderiam me atender mesmo andando a gasolina.
valeu pela ajuda.
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guilherme,
usar gasolina seria impeditivo para ganhar 22 cavalinhosó não precisa ser comando original, sitei aqueles porque achei que eram os aconselhaveis para o meu objetivo e serem hidraulicos. queria um carro com mais força acima de 4 mil giros.
zorlac,
acompanhei toda a sua saga em outro post… li do começo ao fim. rsrsrs. parabens por sua persistencia.
eu não quero turbo, ja tive carro turbinado e realmente é bastante divertido. minha intenção no momento não é me divertir muito, mas sim ter um carro mais gostoso para dirigir. eu acho o 2.0 mi original com torque excessivo em baixa. gostaria de um carro que desenvolva melhor (apenas melhor, nada forte) todas as faixas de giro.
skyper,
seu carro é mi é a injecao deu conta do 286? me disseram que a injecao original fica perdida com comando maiores que 272, pois estes comandos atrapalham na leitura do vacuo e ai a regulagem se torna um desafio geralmente perdido.
seu carro ficou com marcha lenta normal?
resumo: queria que este ap 2.0 mi, tivesse um comportamento parecido com um carro 16v. um pouco menos torque e mais força acima de 4 mil giros e ganhando giros relativamente bem até os 6.000rpm. por isto imaginei que 22 cavalos (aproximadamente) e um deslocamento da força para giros maiores (com comando + chip + 4x1) poderiam me atender mesmo andando a gasolina.
valeu pela ajuda.
meu carro é weber 40, com distribuidor mecanico de avanço a vacuo e centrifugo. não sei como a mi se dá com comandos altos, acho que pelomenos, se for gasolina e bastante taxado vai precisar de trabalho na curva de avanco de ponto, mas tb não adianta socar taxa lá emcima sem comando adequado, sem cabeçote adequado, vc não ganha nada, até perde pelo atraso q vai ser obrigado a ter na curva de ignição. a lenta é pipocada e um pouco acima do normal.
ps: o 2.0 16v, além de ser um motor que gosta de giro ( pelas bielas longas ), precisou de mais taxa e um cabeçote que fluxa mto mais que os 8v. só para ganhar os quase 22cv ( no caso do 16v, 27cv ). não é tão facil tirar potencia dum motor aspro.
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
meu carro é um pouco parecido com o seu , só o porta malas é menor…rsrs...
quando voce for mecher em um motor, voce tem algumas escolhas a fazer e alguns parametros a seguir...
o motor ap 2.0 mais potente já feito original de fabrica foi o dos gti 89/93 le jetronic na gasolina , e a alcool foi o 2.0 efi 94/96 dos pointer gti. os comando eram o 026g na gasolina, e o 027.7 no alcool, ambos raros de achar...
um meio termo muito bom é o 037.1. 026 é comando padronizado de ap mi desde 1.6 até 2.0, provavelmente esse é o seu original, e seu motor morre a partir dos 5.000 rpm, certo??
pelo que voce quer, não tem muito o que fazer, é taxa, como referencia, 1 mm no seu cabeçote, vai pra mais ou menos 11:1, uma boa ignição e um bom comando de valvulas, se optar por comandos paralelos, não use acima de 270°, levante maior que 11 mm , pois nessas condições pode pipocar um pouco em baixa com injeção mi. indeco e sobe (de jundiaí) tem esses comando pra vender na base de r$ 250,00 á r$ 350,00.
o único impeditivo do seu projeto é a gasolina, pois no alcool ando com 14,3:1 de taxa, comando 037.1, ignição cm plus e injeção totalmente original 1avp do 2.0 mi gasolina.
abraços e seja bem vindo.
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skyper,
realmente com uma weber fica mais facil. rsrsrs. imaginei que ganhar 22 cavalos nao seria tao dificil. logicamente que tenho noção da dificuldade, nao sou tao leito, mas dividindo 22 cvs em alguns detalhes achei que fosse possivel.
vasco,
como é o seu carro? tipo, o giro vai bem até 6 mil? (o orignal é foda… depois de 5 mil ele se arrasta e isso que perde um pouco o tesao pelo carro). ele baixa 200 relativamente facil? o torque foi mais pra cima? num hipotetico peguinha entre seu carro e um gti 16v, voce acha q fica muito pra tras?
eu realmente nao imaginava que a gasolina atrapalhava tanto para ganhar potencia. vamos ignorar a gasolina entao, pode ser alcool mesmo. (eu queria gasolina pq eu uso pouquissimo o carro e aqui em jundiai costuma fazer frio meio chato.. toda noite.. e ae como ando pouco, ia manter gasolina mesmo)
umas semanas atras eu liguei na funari para conversar sobre isso, o cara disse que seria possivel se aproximar de um gti (uns 150 cavalos) com: pequena equalizacao no cabeçote + taxa + comando 027 + 4x1 + filtro + chip e injecao original (andando alcool).
voces acham possivel?
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vasco,
como é o seu carro? (exelente) tipo, o giro vai bem até 6 mil? vai até o corte 6500, e muito forte (o orignal é foda… depois de 5 mil ele se arrasta e isso que perde um pouco o tesao pelo carro). realmente ele amarra, é seu comando que é pra torque em baixa. ele baixa 200 relativamente facil? o maximo que andei com ele foi 200 km, queria um carro rapido e não com velocidade final, se pegar o manual da parati 2.0 mi a 5° é mais longa o torque foi mais pra cima? sim, o comando original mede a 2750 e potencia a 5200, com o 037.1 voce desloca o torque pra 3.300 e a potencia pra 5.500. num hipotetico peguinha entre seu carro e um gti 16v, voce acha q fica muito pra trasó anda mais no 0-100 com certeza, desde que o gti 16v seja original.
um gti 16v faz 0-100 em 8,8 seg.
um gti 8v alcool faz os mesmo 0-100 em 8,9
ambos originais.
com mais taxa voce faz percursos rapidos e aceleraçoes mais rapido que um gti 16v só com taxa e comando.
eu realmente nao imaginava que a gasolina atrapalhava tanto para ganhar potencia. vamos ignorar a gasolina entao, pode ser alcool mesmo. (eu queria gasolina pq eu uso pouquissimo o carro e aqui em jundiai costuma fazer frio meio chato.. toda noite.. e ae como ando pouco, ia manter gasolina mesmo) não fica ruim, só limita a taxa de compressão, com 11:1 de taxa a pressão na camara não chega a 200 psi, com alcool e 14:1 para das 270 psi, e o que manda é pressão, quanto mais, mais forte a explosão.
umas semanas atras eu liguei na funari para conversar sobre isso, o cara disse que seria possivel se aproximar de um gti (uns 150 cavalos) com: pequena equalizacao no cabeçote + taxa + comando 027 + 4x1 + filtro + chip e injecao original (andando alcool). não mecheria em chip, muito menos escape e filtro, o ganho é minimo e normalmente fica ruim. o coletor de escape da parati tem dois tubos de 2 até embaixo, não precisa mais que isso.
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skyper,
realmente com uma weber fica mais facil. rsrsrs. imaginei que ganhar 22 cavalos nao seria tao dificil. logicamente que tenho noção da dificuldade, nao sou tao leito, mas dividindo 22 cvs em alguns detalhes achei que fosse possivel.
vasco,
como é o seu carro? tipo, o giro vai bem até 6 mil? (o orignal é foda… depois de 5 mil ele se arrasta e isso que perde um pouco o tesao pelo carro). ele baixa 200 relativamente facil? o torque foi mais pra cima? num hipotetico peguinha entre seu carro e um gti 16v, voce acha q fica muito pra tras?
eu realmente nao imaginava que a gasolina atrapalhava tanto para ganhar potencia. vamos ignorar a gasolina entao, pode ser alcool mesmo. (eu queria gasolina pq eu uso pouquissimo o carro e aqui em jundiai costuma fazer frio meio chato.. toda noite.. e ae como ando pouco, ia manter gasolina mesmo)
umas semanas atras eu liguei na funari para conversar sobre isso, o cara disse que seria possivel se aproximar de um gti (uns 150 cavalos) com: pequena equalizacao no cabeçote + taxa + comando 027 + 4x1 + filtro + chip e injecao original (andando alcool).
voces acham possivel?
sim é possivel, lembro bem que nos ap de marcas os caras tiravam proximo disso sem grandes alterações, por causa do regulamento, era mais remapeamento da ie, pistão reto pra e rodava no alcool, comando 027.
mas pra isso e mantendo gasolina, so com podium mesmo.
mas tente o seguinte, comece pelo comando 027, sem mexer em cabeçote, coloque um coletor 4x1 bom (indicaria da german, mas o pessoal da oficina está tendo problemas nos ultimos coletores dos caras, está literalmente uma merda). nisso já da uma melhoradinha, se possível use uma ignição mais forte, ajuda e muito.
se não ficar satisfeito, ai ai não tem como, é mexer no cabeçote, taxar e usar alcool.