Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Parafuso arp para cabeçote gm

Parafuso arp para cabeçote gm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
23 Posts 8 Posters 5.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • B Offline
    B Offline
    blue label
    escreveu em última edição por
    #4

    fala ou com o lupa saveirola aqui do forum

    ou com o gusporti no vectra clube

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      rbsmontemor
      escreveu em última edição por
      #5

      tem pra vender no ebay para o c20xe…nao lembro se tem para o c20xev (supondo que não são os mesmos)

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        Blackout
        escreveu em última edição por
        #6

        valew, pelo menos tem em 1 lugar, nao esperava tudo isso, o que vcs acham de usar parafuso alem 12.9 com 10 kgfm de torque e junta de metal do vectra flex, segundo a tabela que postaram aqui os parafusos 12.9 aguentam 12 kgfm de torque

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #7

          snme o ricardo postou sobre uns parafusos tellep. e se me lembro bem, ele falou que o caca usa eles…

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            brunin
            escreveu em última edição por
            #8

            valew, pelo menos tem em 1 lugar, nao esperava tudo isso, o que vcs acham de usar parafuso alem 12.9 com 10 kgfm de torque e junta de metal do vectra flex, segundo a tabela que postaram aqui os parafusos 12.9 aguentam 12 kgfm de torque

            o torque vai depender de qual rosca vc é o parafuso, ex:

            m12x1,75p classe 12.9 aperto de 15kgm

            m20x2,5p classe 12.9 aperto de 69kgm

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              blue label
              escreveu em última edição por
              #9

              o torque vai depender da tabela de torque e aonde voce vai usar isso

              a gm ja tem tabela de torque, segue as especificações

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #10

                ja me provaram que não adianta usar mais torque que o nescessário, pois deforma o cabeçote…

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  blue label
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  sim, e isso mesmo,

                  se pede 10 na tabela de torque do motor manda 10

                  nada alem disso

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    rbsmontemor
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

                    depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      blue label
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      pra ajudar ai

                      209-6003 parafuso de biela

                      209-5401 prisioneiro mancal

                      209-2801 volante

                      agora esses dois são minha duvida são pra cabeçote mas num sei qual e o correto

                      209-4701 e 209-4301

                      pra mim e o 4301 o mais correto

                      os selantes são esses arp-100-9902 e 100-9903 e 100-9904

                      mas eu acredito que voce pode substituir aqui por um loctite

                      todos voce acha na summit racing

                      a serie proseries e uma serie com mais qualidade

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        blue label
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

                        depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

                        entuam, o que acredito e assim, voce usando um parafuso original, fica no limite com ele

                        usando uma classe melhor voce aumenta o limite de resistencia, porem trabalha com mesmo torque

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          Blackout
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            Ricardo
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            vc tá considerando que o resto do sistema é suficientemente rígido a ponto de não sofrer deformação, o que não é verdade.

                            como o adriano já citou logo acima, vc tem certeza que esse aperto acima do especificado não vai comprometer o cabeçote? lembre-se que ele é de alumínio hein…

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              blue label
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              e isso mesmo

                              não necessita usar mais que o indicado e sim um material que a curva de deformação dele alem da tensão de cisalhamento ser elevada, no caso do parafuso e maior e podendo aguentar mais carga sobre ele, e sem a necessidade de mais torque nele,

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                rbsmontemor
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                                o parafuso deforma para aumentar a rigidez. o aço por exemplo fica mais duro quando sofre deformação…este é o princípio do parafuso original. mas depois que sofre a deformação permanente, ele nao trabalha como uma mola...ele está lá rigido.

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  blue label
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  isso, se sair da zona elastica ja era, na zona plastica não volta mais,

                                  por isso escolha de um material mais nobre , de um tratamento mais bem feito, etc…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    rbsmontemor
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    mas entra na zona plastica. é assim que funcionam os parafusos originais.

                                    quando voce aperta, ele deforma plasticamente aumentando a rigidez. por isso nunca devem ser reutilizados.

                                    mas que eu saiba só os do 8v são assim. os do 16v não utilizam deste mecanismo, e por isso podem ser reutilizados…procede?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
                                      B Offline
                                      blue label
                                      escreveu em última edição por
                                      #21

                                      ai voce me pegou, ate proque eu nunca reutilizei os originais, sempre comprei novos

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
                                        B Offline
                                        brunin
                                        escreveu em última edição por
                                        #22

                                        quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                                        vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
                                          B Offline
                                          biriba
                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          quote(blackout @ aug 17 2009, 11:18 am) quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                                          vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                                          revivendo o tópico.

                                          preciso saber, até que ponto é necessário trocar os parafusos originais, e também se vale a pena.

                                          pergunto isso porque estou com o bloco do motor fora do carro, e caso seja necessário, eu refaço as roscas do bloco para poder utilizar esses prisioneiros especiais, além da cabeça original do parafuso ser ribe que é muito chato de trabalhar. o parafuso original do meu carro snme é m12 passo 1mm

                                          minha idéia é chegar em uns 300cv.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários