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Parafuso arp para cabeçote gm

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  • B Offline
    B Offline
    blue label
    escreveu em última edição por
    #11

    sim, e isso mesmo,

    se pede 10 na tabela de torque do motor manda 10

    nada alem disso

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    • R Offline
      R Offline
      rbsmontemor
      escreveu em última edição por
      #12

      a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

      depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        blue label
        escreveu em última edição por
        #13

        pra ajudar ai

        209-6003 parafuso de biela

        209-5401 prisioneiro mancal

        209-2801 volante

        agora esses dois são minha duvida são pra cabeçote mas num sei qual e o correto

        209-4701 e 209-4301

        pra mim e o 4301 o mais correto

        os selantes são esses arp-100-9902 e 100-9903 e 100-9904

        mas eu acredito que voce pode substituir aqui por um loctite

        todos voce acha na summit racing

        a serie proseries e uma serie com mais qualidade

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          blue label
          escreveu em última edição por
          #14

          a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

          depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

          entuam, o que acredito e assim, voce usando um parafuso original, fica no limite com ele

          usando uma classe melhor voce aumenta o limite de resistencia, porem trabalha com mesmo torque

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            Blackout
            escreveu em última edição por
            #15

            quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

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            • R Offline
              R Offline
              Ricardo
              escreveu em última edição por
              #16

              vc tá considerando que o resto do sistema é suficientemente rígido a ponto de não sofrer deformação, o que não é verdade.

              como o adriano já citou logo acima, vc tem certeza que esse aperto acima do especificado não vai comprometer o cabeçote? lembre-se que ele é de alumínio hein…

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              • B Offline
                B Offline
                blue label
                escreveu em última edição por
                #17

                e isso mesmo

                não necessita usar mais que o indicado e sim um material que a curva de deformação dele alem da tensão de cisalhamento ser elevada, no caso do parafuso e maior e podendo aguentar mais carga sobre ele, e sem a necessidade de mais torque nele,

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                  o parafuso deforma para aumentar a rigidez. o aço por exemplo fica mais duro quando sofre deformação…este é o princípio do parafuso original. mas depois que sofre a deformação permanente, ele nao trabalha como uma mola...ele está lá rigido.

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    blue label
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    isso, se sair da zona elastica ja era, na zona plastica não volta mais,

                    por isso escolha de um material mais nobre , de um tratamento mais bem feito, etc…

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      rbsmontemor
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      mas entra na zona plastica. é assim que funcionam os parafusos originais.

                      quando voce aperta, ele deforma plasticamente aumentando a rigidez. por isso nunca devem ser reutilizados.

                      mas que eu saiba só os do 8v são assim. os do 16v não utilizam deste mecanismo, e por isso podem ser reutilizados…procede?

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        blue label
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        ai voce me pegou, ate proque eu nunca reutilizei os originais, sempre comprei novos

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          brunin
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                          vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            biriba
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            quote(blackout @ aug 17 2009, 11:18 am) quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                            vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                            revivendo o tópico.

                            preciso saber, até que ponto é necessário trocar os parafusos originais, e também se vale a pena.

                            pergunto isso porque estou com o bloco do motor fora do carro, e caso seja necessário, eu refaço as roscas do bloco para poder utilizar esses prisioneiros especiais, além da cabeça original do parafuso ser ribe que é muito chato de trabalhar. o parafuso original do meu carro snme é m12 passo 1mm

                            minha idéia é chegar em uns 300cv.

                            1 Resposta Última resposta

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