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Parafuso arp para cabeçote gm

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  • R Offline
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    rbsmontemor
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    #5

    tem pra vender no ebay para o c20xe…nao lembro se tem para o c20xev (supondo que não são os mesmos)

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    • B Offline
      B Offline
      Blackout
      escreveu em última edição por
      #6

      valew, pelo menos tem em 1 lugar, nao esperava tudo isso, o que vcs acham de usar parafuso alem 12.9 com 10 kgfm de torque e junta de metal do vectra flex, segundo a tabela que postaram aqui os parafusos 12.9 aguentam 12 kgfm de torque

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      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
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        #7

        snme o ricardo postou sobre uns parafusos tellep. e se me lembro bem, ele falou que o caca usa eles…

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        • B Offline
          B Offline
          brunin
          escreveu em última edição por
          #8

          valew, pelo menos tem em 1 lugar, nao esperava tudo isso, o que vcs acham de usar parafuso alem 12.9 com 10 kgfm de torque e junta de metal do vectra flex, segundo a tabela que postaram aqui os parafusos 12.9 aguentam 12 kgfm de torque

          o torque vai depender de qual rosca vc é o parafuso, ex:

          m12x1,75p classe 12.9 aperto de 15kgm

          m20x2,5p classe 12.9 aperto de 69kgm

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          • B Offline
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            blue label
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            #9

            o torque vai depender da tabela de torque e aonde voce vai usar isso

            a gm ja tem tabela de torque, segue as especificações

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            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #10

              ja me provaram que não adianta usar mais torque que o nescessário, pois deforma o cabeçote…

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              • B Offline
                B Offline
                blue label
                escreveu em última edição por
                #11

                sim, e isso mesmo,

                se pede 10 na tabela de torque do motor manda 10

                nada alem disso

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                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

                  depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    blue label
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    pra ajudar ai

                    209-6003 parafuso de biela

                    209-5401 prisioneiro mancal

                    209-2801 volante

                    agora esses dois são minha duvida são pra cabeçote mas num sei qual e o correto

                    209-4701 e 209-4301

                    pra mim e o 4301 o mais correto

                    os selantes são esses arp-100-9902 e 100-9903 e 100-9904

                    mas eu acredito que voce pode substituir aqui por um loctite

                    todos voce acha na summit racing

                    a serie proseries e uma serie com mais qualidade

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      blue label
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      a questão é o torque de aperto aplicado no parafuso.

                      depende da classe de resistência do parafuso, do tipo de rosca e do diametro do mesmo. ele não está em dúvida em quanto apertar o parafuso, mas sim se o parafuso suporta o aperto necessário.

                      entuam, o que acredito e assim, voce usando um parafuso original, fica no limite com ele

                      usando uma classe melhor voce aumenta o limite de resistencia, porem trabalha com mesmo torque

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #15

                        quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

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                        • R Offline
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                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          vc tá considerando que o resto do sistema é suficientemente rígido a ponto de não sofrer deformação, o que não é verdade.

                          como o adriano já citou logo acima, vc tem certeza que esse aperto acima do especificado não vai comprometer o cabeçote? lembre-se que ele é de alumínio hein…

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            blue label
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            e isso mesmo

                            não necessita usar mais que o indicado e sim um material que a curva de deformação dele alem da tensão de cisalhamento ser elevada, no caso do parafuso e maior e podendo aguentar mais carga sobre ele, e sem a necessidade de mais torque nele,

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              rbsmontemor
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                              o parafuso deforma para aumentar a rigidez. o aço por exemplo fica mais duro quando sofre deformação…este é o princípio do parafuso original. mas depois que sofre a deformação permanente, ele nao trabalha como uma mola...ele está lá rigido.

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                blue label
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                isso, se sair da zona elastica ja era, na zona plastica não volta mais,

                                por isso escolha de um material mais nobre , de um tratamento mais bem feito, etc…

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  rbsmontemor
                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  mas entra na zona plastica. é assim que funcionam os parafusos originais.

                                  quando voce aperta, ele deforma plasticamente aumentando a rigidez. por isso nunca devem ser reutilizados.

                                  mas que eu saiba só os do 8v são assim. os do 16v não utilizam deste mecanismo, e por isso podem ser reutilizados…procede?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #21

                                    ai voce me pegou, ate proque eu nunca reutilizei os originais, sempre comprei novos

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #22

                                      quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                                      vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
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                                        #23

                                        quote(blackout @ aug 17 2009, 11:18 am) quero dar 2 kg a mais de toruqe que o original, e como o original eh elastico acredito que ele possa ceder quando vem muita pressao de turbo,assim vaza compressao pra galeria de agua e estoura a mangueira do radiacor, nao lembro se eh 7 ou 8 o torque original, quero dar 2 a mais de torque, a rosca do meu parafuso eh 7/16 unf, nao eh metrica, da mais ou menos 11 mm, um m10 aguenta 12 de torque segundo a tabela que postaram.

                                        vc sabe qual o grau (classe) do 7/16 unf original de fabrica?

                                        revivendo o tópico.

                                        preciso saber, até que ponto é necessário trocar os parafusos originais, e também se vale a pena.

                                        pergunto isso porque estou com o bloco do motor fora do carro, e caso seja necessário, eu refaço as roscas do bloco para poder utilizar esses prisioneiros especiais, além da cabeça original do parafuso ser ribe que é muito chato de trabalhar. o parafuso original do meu carro snme é m12 passo 1mm

                                        minha idéia é chegar em uns 300cv.

                                        1 Resposta Última resposta

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