Bomba - fia investiga renault
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pode ser verdade, como pode ser mentira.
mas nada muda o fato que o nelsinho é mau piloto.
e tem outra. que tipo de gente se sujeitaria a bater de propósito? colocar a vida em risco dessa forma? tem que ser muito burro ou muito ganancioso.
só espero mesmo que o alonso vá pra ferrari e de oportunidade ao di grassi. esse sim é um brasileiro que eu boto fé
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**eu acho que todos se sujeitam como alonso e hamilton com roubo de informações, rubinho ao abrir as pernas pro michael schu., nelsinho ao bater em benefício do companheiro, só estando lá e sabendo direito do que está escrito em seu contrato (pois é, ninguém nunca viu e nem verá um desses na mídia) sabe o que é seguir ordens, sejam elas quais forem manda quem pode, obedece quem tem juízo .
o grojean é tão bom que só fica na frente do luca badoer ou do alguersuari, isso foi acerto de contas e esse ano é tanta especulação que se bobear o alonso saia ainda esse ano da renault, o fisichela vá pra ferrari até o fim do ano, o lucas di grassi suba pra piloto e outra na force índia, tamanha putaria que é esse circo.
só sei que nelson piquet não faria o que está fazendo sem ter um baralho na manga, e na minha opinião o nelsinho é bom sim, ganhou praticamente todas as categorias por onde passou e foi páreo duro com várias revelações que estão hoje na fórmula 1, inclusive lucas di grassi, bruno senna, hamilton…**
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**eu acho que todos se sujeitam como alonso e hamilton com roubo de informações, rubinho ao abrir as pernas pro michael schu., nelsinho ao bater em benefício do companheiro, só estando lá e sabendo direito do que está escrito em seu contrato (pois é, ninguém nunca viu e nem verá um desses na mídia) sabe o que é seguir ordens, sejam elas quais forem manda quem pode, obedece quem tem juízo .
o grojean é tão bom que só fica na frente do luca badoer ou do alguersuari, isso foi acerto de contas e esse ano é tanta especulação que se bobear o alonso saia ainda esse ano da renault, o fisichela vá pra ferrari até o fim do ano, o lucas di grassi suba pra piloto e outra na force índia, tamanha putaria que é esse circo.
só sei que nelson piquet não faria o que está fazendo sem ter um baralho na manga, e na minha opinião o nelsinho é bom sim, ganhou praticamente todas as categorias por onde passou e foi páreo duro com várias revelações que estão hoje na fórmula 1, inclusive lucas di grassi, bruno senna, hamilton…**
**terminando
sinceramente eu não creio nessa fábula, creio que armaram mesmo pro flávio briatore e dessa vez acho que ele vai provar do próprio veneno. sacaneou com o pai como piloto e com o filho, arrumou briga com quem não devia, pode até futuramente não dar em nada mas já piorou mais ainda a imagem do briatore, já é culpado antes que se prove o contrário, só acredito do briatore continuar lá se ele for um irmão torto do berlusconi.**
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jakka, deixe eu te perguntar uma coisa, vc é amigo dos piquet ou só fã mesmo?
que o briatore é um canalha todos já sabem. que ele pode mandar alguém bater só pra ganhar uma corrida, eu não duvido. agora, alguem obedecer essa ordem, ai é complicado…
além do mais, conspirações, puxadas de tapete, essas coisas, existem em todos os lugares. no mundo corporativo estamos cercados por cobras querendo nosso sangue. na f1 esse problema é elevado a enésima potência. por isso, o cara precisa de bons empresários, jogo de cintura e pilotar muito.
é por isso que um cara intragável como o alonso permanece lá até hj, desejado pro várias equipes. pq é capaz de fazer uma carroça como a renault andar na frente. ele é um grande diferencial.
se isso for verdade, o que eu tinha de respeito pelo nelsinho vai cair definitivamente por terra. um piloto sozinho, novato, alegar que foi induzido a isso, eu até engulo. agora um cara que nasceu e cresceu nesse meio, tem um pai tri-campeão, se sujeitar a isso? para tudo...
se o piquet tivesse feito essa denúncia na época, o briatore estaria em maus lençois. mas agora, estão tão sujos quanto ele.
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jakka, deixe eu te perguntar uma coisa, vc é amigo dos piquet ou só fã mesmo?
**conheço todos mas longe de ser amigo. amigo mesmo dos primos pois é difícil manter contato com alguém do outro lado do mundo e do piquet pai mesmo, conhecia desde a dna. escrotilde que faleceu a pouco tempo.
porém a minha opinião nada tem a ver com isso e sim que ele foi altamente prejudicado ao estar do lado do alonso desde o início, basta ter bom senso pra saber disso e que o piquet nunca teve um carro sequer próximo do alonso, nem semelhante eles eram. lucas de grassi ou grosjean vão fazer o mesmo papel porque nunca o alonso vai permitir igualdade com ele dentro da equipe e pode ter certeza disso ano que vem com o massa na ferrari caso ele tb vá.**
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só espero mesmo que o alonso vá pra ferrari e de oportunidade ao di grassi.
sinceramente, o alonso tá pulando fora porque já sabe que vai dar merda das grandes tb, pra uma montadora que já pensa em sair da f1, um escandalo desse é uma ótima oportunidade de pular fora.
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é agora que tiram esse fdp da f1.
e pensar que essas coisas sempre aconteceram, a diferença é que hoje fica muito mais fácil de descobrir.
amém
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tenho pena do massa
nelsinho tira o titulo dele e o rubinho taca uma mola na cabeça dele.
ta bem servido de brasileiros ajundando.
por que o nelsinho tira o título dele?
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era só o que faltava… culpar o nelsinho pela perda do título do massa.
a culpa foi da ferrari e .
e as coisas estão andando... agora é oficial, o santander irá patrocinar a ferrari. e o alonso?? essa eu quero ver.
bruno senna tb é patrocinado pelo santander…
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bruno senna tb é patrocinado pelo santander…
**então vai ter de procurar outro patrocinador, porque não vejo razão patrocinar 2 equipes.
concorda?**
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integra do depoimento do nelson ângelo a fia
confira a íntegra:
eu, nelson ângelo piquet, nascido em 25 de julho de 1985, em heidelberg, na alemanha… direi o seguinte:
1. salvo prova em contrário, os fatos e declarações contidas neste depoimento são baseadas em fatos e assuntos de meu conhecimento. creio que tais fatos e declarações contidos neste depoimento são verdadeiros e corretos. sempre que quaisquer fatos ou declarações não estiverem dentro de meu próprio conhecimento, eles serão verdadeiros ao melhor de meu conhecimento e crença e, se este for o caso, indico a fonte deste conhecimento e desta crença.
2. faço esta declaração voluntariamente para a fia, a fim de permitir que a fia exerça suas funções de supervisão e regulamentação no que diz respeito ao campeonato mundial de f-1.
3. estou ciente de que existe um acordo entre todos os participantes do campeonato mundial de f-1 e todos os titulares tem sua super licença para assegurar a justiça e a legitimidade do campeonato, e estou ciente de quais graves consequências podem se seguir caso eu forneça à fia qualquer informação falsa ou enganosa.
4. entendo que a minha declaração completa foi gravada em fita de áudio e que uma transcrição completa da minha gravação de áudio será disponibilizada para mim e para a fia. o presente documento constitui um resumo dos principais pontos abordados durante minha declaração verbal.
5. gostaria de trazer os seguintes fatos ao conhecimento da fia.
6. durante o gp de cingapura de f-1, realizado em 28 de setembro de 2008 e válido pelo campeonato mundial de f-1 de 2008, fui convidado pelo sr. flavio briatore, que é tanto meu manager quanto diretor da equipe ing renault f-1 team, e pelo sr. pat symonds, diretor técnico da mesma equipe, a bater deliberadamente meu carro, a fim de influenciar positivamente o desempenho do ing renault f-1 team no evento em questão. concordei com esta proposta e conduzi meu carro para acertar o muro, provocando um acidente entre as voltas 13 e 14 da corrida.
7. a proposta de provocar deliberadamente um acidente me foi feita pouco antes da corrida, quando fui convocado pelo sr. briatore e pelo sr. symonds no escritório do sr. briatore. o sr. symonds, na presença do sr. briatore, me perguntou se eu estaria disposto a sacrificar minha corrida pela equipe por um carro de segurança . todo piloto de f-1 sabe que o safety car entra na pista quando há um acidente que a bloqueia ou joga detritos, ou quando há um carro parado onde é difícil resgatá-lo, como foi o caso, aqui.
8. no momento desta conversa, eu estava em um estado mental e emocional muito frágil. este estado de espírito foi provocado pelo estresse intenso devido ao fato de que o sr. briatore se recusou a informar-me da existência ou não da renovação de meu contrato de piloto para o próximo ano (2009), como habitualmente ocorre no meio da temporada (por volta de julho ou agosto). em vez disso, o sr. briatore repetidamente pediu-me para assinar uma opção , o que significava que eu não estava autorizado a negociar com outras equipes no mesmo período. ele repetidamente me colocou sob pressão para prolongar a opção que eu tinha assinado, e iria me chamar regularmente em seu escritório para discutir esta renovação, mesmo em dia de corrida _um momento que deveria ser apenas para concentração e relaxamento antes da prova. este esforço foi acentuado pelo fato de que, durante o gp de cingapura, eu tinha me classificado em 16º no grid, então eu estava muito inseguro sobre o meu futuro na equipe renault. quando me pediram para bater o carro e provocar a entrada do safety car a fim de ajudar a equipe, eu aceitei porque esperava que pudesse melhorar minha posição dentro da equipe neste momento crítico da temporada. em nenhum momento fui informado por qualquer pessoa que, ao concordar em provocar um incidente, eu teria garantido a renovação de meu contrato ou qualquer outra vantagem. no entanto, no contexto, pensei que seria útil para alcançar este objetivo. por isso, concordei em provocar o incidente.
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9. após a reunião com o sr. briatore e o sr. symonds, o sr. symonds me puxou para um canto tranquilo e, usando um mapa, apontou-me para a curva exata da pista onde eu deveria bater. esta curva foi escolhida porque aquele local específico da pista não possui guindastes que permitiriam que um carro danificado pudesse ser rapidamente removido da pista, nem possui entradas laterais, o que permitiria que um fiscal de pista pudesse empurrar rapidamente o carro para fora dela. assim, considerou-se que um acidente nesta posição específica seria quase certo de provocar uma obstrução da pista e que, portanto, seria necessária a implantação do safety car a fim de permitir que a pista fosse limpa e para assegurar a continuidade da corrida.
10. o sr. symonds também me disse em que volta, exatamente, eu deveria provocar o incidente, de modo a poder disponibilizar ao meu companheiro de equipe, o sr. fernando alonso, uma boa estratégia, já que ele faria seu reabastecimento pouco antes da entrada do safety car , durante a 12ª volta. a chave para esta estratégia reside no fato de que o conhecimento de que o carro de segurança entraria na pista entre as voltas 13 e 14 permitiu que a equipe fizesse no carro do sr. alonso uma estratégia agressiva de combustível, suficiente para chegar a 12 voltas, mas não muito mais. isso permitiria que o sr. alonso ultrapassasse o máximo de carros possível, sabendo que os carros teriam dificuldade em recuperar o tempo perdido depois do pit stop devido à implantação posterior do safety car . esta estratégia foi bem sucedida e o sr. alonso venceu o gp de cingapura de f-1 de 2008.
11. durante estas discussões, não foi feita qualquer menção de quaisquer preocupações no que diz respeito à segurança desta estratégia, quer para mim, para os espectadores ou para os outros pilotos. o único comentário feito neste contexto foi realizado pelo sr. pat symonds, que me alertou para ter cuidado , dizendo que eu não deveria me ferir. 12. eu, intencionalmente, causei o acidente, deixando o carro sair lateralmente pouco antes da curva. a fim de me certificar que eu provocaria o acidente durante a volta certa, perguntei para a minha equipe por diversas vezes, através do rádio, para confirmar o número da volta, algo que eu não faria normalmente. não fiquei ferido durante o acidente, nem ninguém.
13. após as discussões com o sr. briatore e o sr. symonds, citados acima, a estratégia do acidente nunca foi discutida novamente com qualquer um deles. o sr. briatore discretamente disse obrigado após o final da corrida, sem falar mais nada. não sei se alguém tinha conhecimento desta estratégia no início da corrida.
14. após a corrida, informei ao sr. felipe vargas, um amigo e conselheiro da família, o fato de que o acidente tinha sido deliberado. o sr. vargas ainda informou meu pai, o sr. nelson piquet, algum tempo depois.
15. depois da corrida, vários jornalistas fizeram perguntas sobre o acidente e me questionaram se eu havia feito de propósito, porque sentiram que eu era suspeito .
16. na minha própria equipe, o engenheiro do meu carro questionou a natureza do incidente, porque ele achou incomum, e eu respondi que eu tinha perdido o controle do carro. eu acredito que um engenheiro inteligente notaria que os dados de telemetria do carro indicam que o acidente foi causado de propósito, já que continuei acelerando, enquanto que o normal seria frear o mais rapidamente possível.
declaração de verdade
eu acredito e juro que os fatos citados nesta declaração são verdadeiros.
a afirmação foi feita na sede da fia em paris, em 30 de julho de 2009, na presença do sr. alan donnelly (presidente dos comissários da fia), martin smith e sr. jacob marsh (investigadores da empresa quest, mantidos pela fia para ajudar na investigação). as notas foram tomadas pela sra. dondnique costesec (sidley austin llp).
assinado:
nelson piquet jr.
fonte: tazio
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truco que é essa a declaracao…