Bomba - fia investiga renault
-
-
é agora que tiram esse fdp da f1.
e pensar que essas coisas sempre aconteceram, a diferença é que hoje fica muito mais fácil de descobrir.
amém
-
tenho pena do massa
nelsinho tira o titulo dele e o rubinho taca uma mola na cabeça dele.
ta bem servido de brasileiros ajundando.
por que o nelsinho tira o título dele?
-
era só o que faltava… culpar o nelsinho pela perda do título do massa.
a culpa foi da ferrari e .
e as coisas estão andando... agora é oficial, o santander irá patrocinar a ferrari. e o alonso?? essa eu quero ver.
bruno senna tb é patrocinado pelo santander…
-
bruno senna tb é patrocinado pelo santander…
**então vai ter de procurar outro patrocinador, porque não vejo razão patrocinar 2 equipes.
concorda?**
-
integra do depoimento do nelson ângelo a fia
confira a íntegra:
eu, nelson ângelo piquet, nascido em 25 de julho de 1985, em heidelberg, na alemanha… direi o seguinte:
1. salvo prova em contrário, os fatos e declarações contidas neste depoimento são baseadas em fatos e assuntos de meu conhecimento. creio que tais fatos e declarações contidos neste depoimento são verdadeiros e corretos. sempre que quaisquer fatos ou declarações não estiverem dentro de meu próprio conhecimento, eles serão verdadeiros ao melhor de meu conhecimento e crença e, se este for o caso, indico a fonte deste conhecimento e desta crença.
2. faço esta declaração voluntariamente para a fia, a fim de permitir que a fia exerça suas funções de supervisão e regulamentação no que diz respeito ao campeonato mundial de f-1.
3. estou ciente de que existe um acordo entre todos os participantes do campeonato mundial de f-1 e todos os titulares tem sua super licença para assegurar a justiça e a legitimidade do campeonato, e estou ciente de quais graves consequências podem se seguir caso eu forneça à fia qualquer informação falsa ou enganosa.
4. entendo que a minha declaração completa foi gravada em fita de áudio e que uma transcrição completa da minha gravação de áudio será disponibilizada para mim e para a fia. o presente documento constitui um resumo dos principais pontos abordados durante minha declaração verbal.
5. gostaria de trazer os seguintes fatos ao conhecimento da fia.
6. durante o gp de cingapura de f-1, realizado em 28 de setembro de 2008 e válido pelo campeonato mundial de f-1 de 2008, fui convidado pelo sr. flavio briatore, que é tanto meu manager quanto diretor da equipe ing renault f-1 team, e pelo sr. pat symonds, diretor técnico da mesma equipe, a bater deliberadamente meu carro, a fim de influenciar positivamente o desempenho do ing renault f-1 team no evento em questão. concordei com esta proposta e conduzi meu carro para acertar o muro, provocando um acidente entre as voltas 13 e 14 da corrida.
7. a proposta de provocar deliberadamente um acidente me foi feita pouco antes da corrida, quando fui convocado pelo sr. briatore e pelo sr. symonds no escritório do sr. briatore. o sr. symonds, na presença do sr. briatore, me perguntou se eu estaria disposto a sacrificar minha corrida pela equipe por um carro de segurança . todo piloto de f-1 sabe que o safety car entra na pista quando há um acidente que a bloqueia ou joga detritos, ou quando há um carro parado onde é difícil resgatá-lo, como foi o caso, aqui.
8. no momento desta conversa, eu estava em um estado mental e emocional muito frágil. este estado de espírito foi provocado pelo estresse intenso devido ao fato de que o sr. briatore se recusou a informar-me da existência ou não da renovação de meu contrato de piloto para o próximo ano (2009), como habitualmente ocorre no meio da temporada (por volta de julho ou agosto). em vez disso, o sr. briatore repetidamente pediu-me para assinar uma opção , o que significava que eu não estava autorizado a negociar com outras equipes no mesmo período. ele repetidamente me colocou sob pressão para prolongar a opção que eu tinha assinado, e iria me chamar regularmente em seu escritório para discutir esta renovação, mesmo em dia de corrida _um momento que deveria ser apenas para concentração e relaxamento antes da prova. este esforço foi acentuado pelo fato de que, durante o gp de cingapura, eu tinha me classificado em 16º no grid, então eu estava muito inseguro sobre o meu futuro na equipe renault. quando me pediram para bater o carro e provocar a entrada do safety car a fim de ajudar a equipe, eu aceitei porque esperava que pudesse melhorar minha posição dentro da equipe neste momento crítico da temporada. em nenhum momento fui informado por qualquer pessoa que, ao concordar em provocar um incidente, eu teria garantido a renovação de meu contrato ou qualquer outra vantagem. no entanto, no contexto, pensei que seria útil para alcançar este objetivo. por isso, concordei em provocar o incidente.
-
9. após a reunião com o sr. briatore e o sr. symonds, o sr. symonds me puxou para um canto tranquilo e, usando um mapa, apontou-me para a curva exata da pista onde eu deveria bater. esta curva foi escolhida porque aquele local específico da pista não possui guindastes que permitiriam que um carro danificado pudesse ser rapidamente removido da pista, nem possui entradas laterais, o que permitiria que um fiscal de pista pudesse empurrar rapidamente o carro para fora dela. assim, considerou-se que um acidente nesta posição específica seria quase certo de provocar uma obstrução da pista e que, portanto, seria necessária a implantação do safety car a fim de permitir que a pista fosse limpa e para assegurar a continuidade da corrida.
10. o sr. symonds também me disse em que volta, exatamente, eu deveria provocar o incidente, de modo a poder disponibilizar ao meu companheiro de equipe, o sr. fernando alonso, uma boa estratégia, já que ele faria seu reabastecimento pouco antes da entrada do safety car , durante a 12ª volta. a chave para esta estratégia reside no fato de que o conhecimento de que o carro de segurança entraria na pista entre as voltas 13 e 14 permitiu que a equipe fizesse no carro do sr. alonso uma estratégia agressiva de combustível, suficiente para chegar a 12 voltas, mas não muito mais. isso permitiria que o sr. alonso ultrapassasse o máximo de carros possível, sabendo que os carros teriam dificuldade em recuperar o tempo perdido depois do pit stop devido à implantação posterior do safety car . esta estratégia foi bem sucedida e o sr. alonso venceu o gp de cingapura de f-1 de 2008.
11. durante estas discussões, não foi feita qualquer menção de quaisquer preocupações no que diz respeito à segurança desta estratégia, quer para mim, para os espectadores ou para os outros pilotos. o único comentário feito neste contexto foi realizado pelo sr. pat symonds, que me alertou para ter cuidado , dizendo que eu não deveria me ferir. 12. eu, intencionalmente, causei o acidente, deixando o carro sair lateralmente pouco antes da curva. a fim de me certificar que eu provocaria o acidente durante a volta certa, perguntei para a minha equipe por diversas vezes, através do rádio, para confirmar o número da volta, algo que eu não faria normalmente. não fiquei ferido durante o acidente, nem ninguém.
13. após as discussões com o sr. briatore e o sr. symonds, citados acima, a estratégia do acidente nunca foi discutida novamente com qualquer um deles. o sr. briatore discretamente disse obrigado após o final da corrida, sem falar mais nada. não sei se alguém tinha conhecimento desta estratégia no início da corrida.
14. após a corrida, informei ao sr. felipe vargas, um amigo e conselheiro da família, o fato de que o acidente tinha sido deliberado. o sr. vargas ainda informou meu pai, o sr. nelson piquet, algum tempo depois.
15. depois da corrida, vários jornalistas fizeram perguntas sobre o acidente e me questionaram se eu havia feito de propósito, porque sentiram que eu era suspeito .
16. na minha própria equipe, o engenheiro do meu carro questionou a natureza do incidente, porque ele achou incomum, e eu respondi que eu tinha perdido o controle do carro. eu acredito que um engenheiro inteligente notaria que os dados de telemetria do carro indicam que o acidente foi causado de propósito, já que continuei acelerando, enquanto que o normal seria frear o mais rapidamente possível.
declaração de verdade
eu acredito e juro que os fatos citados nesta declaração são verdadeiros.
a afirmação foi feita na sede da fia em paris, em 30 de julho de 2009, na presença do sr. alan donnelly (presidente dos comissários da fia), martin smith e sr. jacob marsh (investigadores da empresa quest, mantidos pela fia para ajudar na investigação). as notas foram tomadas pela sra. dondnique costesec (sidley austin llp).
assinado:
nelson piquet jr.
fonte: tazio
-
truco que é essa a declaracao…
-
ah tah..
agora vi no site que foi feito em ingles…
achei sem nexo a declaracao ser em portugues...
-
o piquezinho só volta a correr … na stock pagou andou ou se o pai dele comprar uma equipe na f1/f2/f3....
quem é doido de patrocinar um piloto com essa formação ....
**esse tipo de maracutaia sempre rolou na f1, só que desta vez ocorreu a delação.
enquanto isso o alonso (que tb tá nesse bolo) e o hamilton continuam correndo e sendo patrocinados.**
-
**esse tipo de maracutaia sempre rolou na f1, só que desta vez ocorreu a delação.
enquanto isso o alonso (que tb tá nesse bolo) e o hamilton continuam correndo e sendo patrocinados.**
é, mas nenhum deles vendeu a alma ao diabo .
até hj, todo mundo havia batido pra ser campeão ou sacanear um desafeto.
alonso, hamilton e demais ali podem ser tão sujos quanto ele, mas tem personalidade. por isso dos patrocínios e apoio de suas equipes.
nelson jr. foi bundão.
-
xiiiiiiiiiii lembro do nelson pai correndo como diz o velho ditado ta o pai,ta o filho.
-
talvez aconteca com o velhote o mesmo que aconteceu sr dennis…
em que teve que sair dos padocks e trabalhar por tras da f1...
-
**em 1980 o alan jones jogou o carro de piquet pai no muro provocando um efeito dominó que atingiu vários carros para ficar com um campeonato e não uma corrida. atitude bem mais canalha que a do nelsinho.
em 1989 o prost atingiu o senna para garantir o campeonato e ainda contou com a ajuda do balestre para impedir a que a recuperação na pista do senna valesse. atitude bem mais canalha que a do nelsinho.
em 1990, mesmo que em tom de vingança, o senna atinge prost numa largada aonde poderia ter causado um acidente de proporções mais drásticas que a do nelsinho, e isso valendo um campeonato. atitude bem mais canalha que a do nelsinho.
em 1994, o michael schumacher, bate o carro no do damon hill, provocando um acidente para garantir um campeonato. atitude bem mais canalha que a do nelsinho. e tentou repetir sem sucesso contra o villeneuve.
em 2008, um bi-campeão do mundo frustrado porque não consegui classificar bem o carro durante um treino, exige que seu comparsa e cúmplice briatore pressione um estreante a bater o carro, e para que isso dê certo ele larga, ao contrário do que mandava o bom senso, com o tanque vazio, o que só daria certo na hipótese muito pouco provável de um acidente na volta em que seu parceiro bate. muita coincidência? só para quem está cega pelos pompons. o que aconteceu foi uma atitude bem mais canalha que a do nelsinho.
nelsinho não é santinho e acho que ele errou feio, mas os comentários crucificando o nelsinho e estendendo o comentário sobre a participação fantasiosa do nelsão no episódio são de uma sordidez e maldade que me mostram principalmente uma coisa. se o mundo da f-1 está sujo, também o está a mente de muitos que o acompanham.**
-
problema é que brasileiro ama pisar e tripudiar em cima de um ¨compatriota¨, ainda mais se o cara tem dinheiro, se a familia ajudou ele a crescer(qual familia tendo $$$ nao o faria?)etc.
é aquele papo de filhinho de papai pra ca, mimado pro outro e o mesmo bla bla bla que se le sempre, como se fosse um crime hediondo o cara ter tido uma boa vida.
entao, o nelsinho vai ser visto no país da pior forma possivel ,para o deleite dos brasileiros( e das viuvas) que vao ironizar ele e o nelsao, como eu disse, é genético de nosso povo isso.
provavelmente ele vai acabar correndo na f1 ainda, é muito cedo para se queimar a carreira de alguem que mesmo tendo equipamento inferior, cansou de botar o hamilton no bolso.
ele tomou a decisao errada ao aceitar participar da armaçao da renault, mas qualquer piloto em inicio de carreira, pressionado como ele estava faria igual, ou pior.