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Aliviar peso do volante do motor

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    miozao
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    #83

    ta, isso tudo, essas mesmas contas eu ja havia encontrado na net, qdo saiu essa materia na fullpower, mais ninguem entendeu meu ponto de vista:

    um conjunto movel todo que pesa uns 100 kg (ou mais), tirando 5 kg, como que pode dar essa diferença toda?

    acelerando desengatado, com um volante mais leve, com certeza deve subir mais rapido o giro… pq nao tem mais nada pendurado ali (do resto da transmissao pra tras), entao os 5 kg equivalem a mais que alguns poucos % do peso total...

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    • D Offline
      D Offline
      displatec
      escreveu em última edição por
      #84

      ta, isso tudo, essas mesmas contas eu ja havia encontrado na net, qdo saiu essa materia na fullpower, mais ninguem entendeu meu ponto de vista:

      um conjunto movel todo que pesa uns 100 kg (ou mais), tirando 5 kg, como que pode dar essa diferença toda?

      acelerando desengatado, com um volante mais leve, com certeza deve subir mais rapido o giro… pq nao tem mais nada pendurado ali (do resto da transmissao pra tras), entao os 5 kg equivalem a mais que alguns poucos % do peso total...

      bom dia,

      tudo isso é fisico, o peso na realidade é obtido através daquelas equações, como o peso do volante é um fator multiplicante e não divisor ele aumenta muito o valor. como o volante motor é um item muito especial e muito bem calculado no carro.

      quando o motor esta nos momentos onde não existem forçar efetivas, apenas parasitas (momento onde não á explosão) o carro tira a força para continuar do peso do volante motor. como o carro é turbinado ao tirar o peso do volante não se percebe tanto a perda de torque e se ganha em giro, claro até um limite. qualquer dúvida estamos a disposição.

      atenciosamente,

      equipe displatec.

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      • W Offline
        W Offline
        WEST
        escreveu em última edição por
        #85

        ta, isso tudo, essas mesmas contas eu ja havia encontrado na net, qdo saiu essa materia na fullpower, mais ninguem entendeu meu ponto de vista:

        um conjunto movel todo que pesa uns 100 kg (ou mais), tirando 5 kg, como que pode dar essa diferença toda?

        acelerando desengatado, com um volante mais leve, com certeza deve subir mais rapido o giro… pq nao tem mais nada pendurado ali (do resto da transmissao pra tras), entao os 5 kg equivalem a mais que alguns poucos % do peso total...

        é o seguinte, além do movimento retilíneo do carro como um todo, essas massas do virabrequim e do volante estão em rotação, e absorvem energia para aumentar a velocidade de rotação.

        essa energia cinética rotacional, quando convertida para energia cinética do movimento retilíneo, faz com que uns poucos quilinhos de massa rotativa tenham equivalência a retirar muitos quilos de massa não rotativa.

        neste site tem uma explicação bem simples, quem não souber inglês use seu tradutor preferido:

        http://www.pumaracing.co.uk/flywheel.htm

        []s

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        • P Offline
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          pepsimanbr
          escreveu em última edição por
          #86

          tem um amigo meu que comprou as solex c40 de mim, ele preparou o cabeçote 2.0 com mais taxa e abriu os dutos, motor 1.8, bomba elétrica, comando samcams de 310º, coletor 4x1 etc…

          no entanto, o preparador falou pra não mexer no volante, pra deixar ele original pq o carro iria lixar muito os pneus pq as solex dão muito torque e iria andar bem melhor....

          esse mesmo preparador montou um outro motor 2.0 com praticamente a mesma preparação do 1.8 do meu amigo, com as solex e tudo, a única diferença é o volante que o dono do carro insistiu em aliviar e acabou aliviando, mesmo com o aviso do preparador falando que iria perder do 1.8...

          resultado: o 2.0 perdeu todas pro 1.8

          sendo assim, eu acredito que aliviar o volante depende muito do tipo de preparação que está fazendo, p.ex. curva de torque do motor... e não adianta querer usar um volante da expessura de uma pizza achando que o carro vai andar mais...

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          • * Offline
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #87

            ap 2.0 lixa tudo mesmo, com ou sem volante aliviado. o torque vem mto mais cedo devido ao maior curso do vb.

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            • I Offline
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              Inssurection
              escreveu em última edição por
              #88

              nem me fale carol.

              ja tive 1.9 aspirado e agora estou com o 2.1 aspirado. ( mesmo diametro de pistao mudando apenas o vira de 1.8 pra 2.0)

              a diferenca de torque e algo brutal. usando as solex mesmo era meter o pe e saia lixando. dia de chuva, asfalto molhado e o carro alto, lixava 1,2,3,4 sem fazer forca. chegava a ser engracado.

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                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #89

                nem da vontade de sair na chuva. lixa sem querer, só relando o pé.

                1 Resposta Última resposta
                • I Offline
                  I Offline
                  Inssurection
                  escreveu em última edição por
                  #90

                  fato

                  e olha que o meu n eh turbo

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    pepsimanbr
                    escreveu em última edição por
                    #91

                    nem me fale carol.

                    ja tive 1.9 aspirado e agora estou com o 2.1 aspirado. ( mesmo diametro de pistao mudando apenas o vira de 1.8 pra 2.0)

                    a diferenca de torque e algo brutal. usando as solex mesmo era meter o pe e saia lixando. dia de chuva, asfalto molhado e o carro alto, lixava 1,2,3,4 sem fazer forca. chegava a ser engracado.

                    nem da vontade de sair na chuva. lixa sem querer, só relando o pé.

                    como meu carro está aspirado agora (original), um dia vou montar um motor 2.1 tbm, carro turbo aqui na minha cidade é soda de andar, muito buraco e as avenidas estão cheio de cops, nem dá pra curtir o turbo direito… um aspiradin bem feito tbm eh tesão de andar... e com certeza vou colocar um volante aliviado só pra ver como é que é o giro subir mais solto.

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #92

                      volante + vb aliviados, e todo o conjunto móvel balanceado.

                      ai vc vai ver o giro subir solto . e se for num aspirado com taxa alta (15:1)… :amor:

                      imagino o passat do ricardo :ohoh:

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        G u s t a v o
                        escreveu em última edição por
                        #93

                        eu to com um carro assim, volante aliviado + polias de comandos e de virabrequim, virabrequim preparado aliviado, bielas leves tb, rodas em alumínio pra andar na cidade com quase 14 de taxa. em pouco tempo vou saber como vai funcionar e os problemas que serão sentidos no carro.

                        1 Resposta Última resposta
                        • I Offline
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                          Ivan
                          escreveu em última edição por
                          #94

                          < –quoteo(post=782160:date=sep 24 2009, 10:57 am:name=ronin)-->quote(ronin @ sep 24 2009, 10:57 am) <{post_snapback}>< --quotec-->na prática não funciona bem assim, fizemos esse teste em um focus sedan trocando o volante original (9,8kg) por um de alumínio (3,8kg), no teste de arrancada contra outro carro de parâmetro o ganho foi muito pequeno, retomada idem.< --quoteend-->< --quoteeend-->

                          comparar 2 carros iguais é complicado

                          de repente 1 deles já andava + q o outro.......... mesmo sendo 100% originais.

                          vou trocar o volante e postarei aqui minhas opniões/impressões.

                          quais foram suas opniões/impressões?

                          1 Resposta Última resposta
                          • I Offline
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                            Ivan
                            escreveu em última edição por
                            #95

                            nada???????????????

                            1 Resposta Última resposta
                            • I Offline
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                              Ivan
                              escreveu em última edição por
                              #96

                              trazendo de volta para primeira página.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                G L O C K
                                escreveu em última edição por
                                #97

                                e ai gaucho como ficou o carro ?

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #98

                                  e ai gaucho como ficou o carro ?

                                  fiz duas coisas no meu carro (encurtei a caixa e aliviei o volante)….....assim não posso quantificar o q deu + onda

                                  mas o carro em alta tá muito forte.

                                  1 Resposta Última resposta

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