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Aliviar peso do volante do motor

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    WEST
    escreveu em última edição por
    #85

    ta, isso tudo, essas mesmas contas eu ja havia encontrado na net, qdo saiu essa materia na fullpower, mais ninguem entendeu meu ponto de vista:

    um conjunto movel todo que pesa uns 100 kg (ou mais), tirando 5 kg, como que pode dar essa diferença toda?

    acelerando desengatado, com um volante mais leve, com certeza deve subir mais rapido o giro… pq nao tem mais nada pendurado ali (do resto da transmissao pra tras), entao os 5 kg equivalem a mais que alguns poucos % do peso total...

    é o seguinte, além do movimento retilíneo do carro como um todo, essas massas do virabrequim e do volante estão em rotação, e absorvem energia para aumentar a velocidade de rotação.

    essa energia cinética rotacional, quando convertida para energia cinética do movimento retilíneo, faz com que uns poucos quilinhos de massa rotativa tenham equivalência a retirar muitos quilos de massa não rotativa.

    neste site tem uma explicação bem simples, quem não souber inglês use seu tradutor preferido:

    http://www.pumaracing.co.uk/flywheel.htm

    []s

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      pepsimanbr
      escreveu em última edição por
      #86

      tem um amigo meu que comprou as solex c40 de mim, ele preparou o cabeçote 2.0 com mais taxa e abriu os dutos, motor 1.8, bomba elétrica, comando samcams de 310º, coletor 4x1 etc…

      no entanto, o preparador falou pra não mexer no volante, pra deixar ele original pq o carro iria lixar muito os pneus pq as solex dão muito torque e iria andar bem melhor....

      esse mesmo preparador montou um outro motor 2.0 com praticamente a mesma preparação do 1.8 do meu amigo, com as solex e tudo, a única diferença é o volante que o dono do carro insistiu em aliviar e acabou aliviando, mesmo com o aviso do preparador falando que iria perder do 1.8...

      resultado: o 2.0 perdeu todas pro 1.8

      sendo assim, eu acredito que aliviar o volante depende muito do tipo de preparação que está fazendo, p.ex. curva de torque do motor... e não adianta querer usar um volante da expessura de uma pizza achando que o carro vai andar mais...

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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #87

        ap 2.0 lixa tudo mesmo, com ou sem volante aliviado. o torque vem mto mais cedo devido ao maior curso do vb.

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          Inssurection
          escreveu em última edição por
          #88

          nem me fale carol.

          ja tive 1.9 aspirado e agora estou com o 2.1 aspirado. ( mesmo diametro de pistao mudando apenas o vira de 1.8 pra 2.0)

          a diferenca de torque e algo brutal. usando as solex mesmo era meter o pe e saia lixando. dia de chuva, asfalto molhado e o carro alto, lixava 1,2,3,4 sem fazer forca. chegava a ser engracado.

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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #89

            nem da vontade de sair na chuva. lixa sem querer, só relando o pé.

            1 Resposta Última resposta
            • I Offline
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              Inssurection
              escreveu em última edição por
              #90

              fato

              e olha que o meu n eh turbo

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              • P Offline
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                pepsimanbr
                escreveu em última edição por
                #91

                nem me fale carol.

                ja tive 1.9 aspirado e agora estou com o 2.1 aspirado. ( mesmo diametro de pistao mudando apenas o vira de 1.8 pra 2.0)

                a diferenca de torque e algo brutal. usando as solex mesmo era meter o pe e saia lixando. dia de chuva, asfalto molhado e o carro alto, lixava 1,2,3,4 sem fazer forca. chegava a ser engracado.

                nem da vontade de sair na chuva. lixa sem querer, só relando o pé.

                como meu carro está aspirado agora (original), um dia vou montar um motor 2.1 tbm, carro turbo aqui na minha cidade é soda de andar, muito buraco e as avenidas estão cheio de cops, nem dá pra curtir o turbo direito… um aspiradin bem feito tbm eh tesão de andar... e com certeza vou colocar um volante aliviado só pra ver como é que é o giro subir mais solto.

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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #92

                  volante + vb aliviados, e todo o conjunto móvel balanceado.

                  ai vc vai ver o giro subir solto . e se for num aspirado com taxa alta (15:1)… :amor:

                  imagino o passat do ricardo :ohoh:

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                  • G Offline
                    G Offline
                    G u s t a v o
                    escreveu em última edição por
                    #93

                    eu to com um carro assim, volante aliviado + polias de comandos e de virabrequim, virabrequim preparado aliviado, bielas leves tb, rodas em alumínio pra andar na cidade com quase 14 de taxa. em pouco tempo vou saber como vai funcionar e os problemas que serão sentidos no carro.

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                      Ivan
                      escreveu em última edição por
                      #94

                      < –quoteo(post=782160:date=sep 24 2009, 10:57 am:name=ronin)-->quote(ronin @ sep 24 2009, 10:57 am) <{post_snapback}>< --quotec-->na prática não funciona bem assim, fizemos esse teste em um focus sedan trocando o volante original (9,8kg) por um de alumínio (3,8kg), no teste de arrancada contra outro carro de parâmetro o ganho foi muito pequeno, retomada idem.< --quoteend-->< --quoteeend-->

                      comparar 2 carros iguais é complicado

                      de repente 1 deles já andava + q o outro.......... mesmo sendo 100% originais.

                      vou trocar o volante e postarei aqui minhas opniões/impressões.

                      quais foram suas opniões/impressões?

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                        Ivan
                        escreveu em última edição por
                        #95

                        nada???????????????

                        1 Resposta Última resposta
                        • I Offline
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                          Ivan
                          escreveu em última edição por
                          #96

                          trazendo de volta para primeira página.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #97

                            e ai gaucho como ficou o carro ?

                            1 Resposta Última resposta
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #98

                              e ai gaucho como ficou o carro ?

                              fiz duas coisas no meu carro (encurtei a caixa e aliviei o volante)….....assim não posso quantificar o q deu + onda

                              mas o carro em alta tá muito forte.

                              1 Resposta Última resposta

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