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Dimensionamento de tbi

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • A Offline
    A Offline
    an.guimaraes
    escreveu em última edição por
    #1

    e aí pessoal. tudo blz?

    seguinte, depois de muito vai e vem, resolvi turbinar meu omega 2.2.

    já tenho praticamente tudo (falta coletor de admissão que será para 8 bicos e coletor de escape), esse terá que ser feito sob medida por causa do tamanho da turbina.

    acontece que estou para comprar um tps mas estou em dúvida do tamanho. 65 mm? 70 mm? 75 mm? (vou importar, portanto a marca ou loja nao importa)

    como posso dimensionar o tpsó existe algum cálculo?

    ajudem por favor

    :bravo:

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      streit
      escreveu em última edição por
      #2

      você não quis dizer tbi?

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        an.guimaraes
        escreveu em última edição por
        #3

        você não quis dizer tbi?

        :bravo: :ninja: :hauhau:

        desculpe, isso mesmo

        :aaf:

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          an.guimaraes
          escreveu em última edição por
          #4

          como é que edita o título nesse formato novo???????????? nao acho de jeito nenhum… :bravo:

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #5

            o cálculo é manter o original… se mudar o corpo e errar nas contas vai detonar a fase aspro deste motor... que no omega é bem mortinha por sinal...

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              an.guimaraes
              escreveu em última edição por
              #6

              o cálculo é manter o original… se mudar o corpo e errar nas contas vai detonar a fase aspro deste motor... que no omega é bem mortinha por sinal...

              se eu falar bobagem alguem por favor me corrija.

              minha turbina é uma master power (.70 .63) que tem boca de 3,5 polegadas se nao me engnano. a tubulação até o intercooler terá essa medida 3,5 e após o intercooler que por sinal é enorme, tera saída até o tbi de 2,5 ou 3, já que o ar estará mais frio e portanto mais denso. o tbi do omega é de 52mm. não faria sentido eu ter uma tubulação de praticamente 3 e um gargalo de 2 na entrada da admissão.

              minha dúvida é se devo respeitar a saída do intercooler que será de aproximadamente 3 e usar portanto um tbi de 75mm por exemplo, lembrando que a admissão é de 8 bicos (4 astra flex e 4 ford racing). acredito que o tbi original nao conseguiria suprir ar para tal.

              ajuda aí pessoal

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                gti-xxe
                escreveu em última edição por
                #7

                se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,

                nem sempe maior é melhor ok

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  cara, mecânica dos fluídos não é tão simples assim…

                  só pq a pressurização é de 10 não quer dizer que a borboleta deva ser tb...

                  o diâmetro da borboleta influência direto no comportamento do motor... vc pode colocar uma borboleta de 3 para acompanhar a pressurização, e com isso pode acabar tomando arrastão de celtinha 1.0 com 1 kg...

                  se fosse seguir esse seu raciocinio, vc teria que ter uma válvula de admissão de 3 não é??? heheheheheheheheheehehe

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    an.guimaraes
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    se ao me engano a saida da rubina nao é tao grande assim, vej ao dametro interno da saida da tubina e outra nao adianta faser tubulação grande ateh o intercooler e depis diminuir a logica é a contrario vc vai com dametro pequenoateo intercooler e depois aumeta, mas vc mantendo a tbi original vc vai manter a fase aspirda e depois a fase turbo com pressao o ar viganhar velocidade ao passa pela tbi original renend melhor,

                    nem sempe maior é melhor ok

                    você tem razão, o diâmetro interno da boca da turbina é de 68mm ou 2 e 5/8.

                    vou fazer o seguinte. vou fazer a admissão semana que vem e fazer um teste em dinamômetro com a borboleta original que é 2 e 1/16 e depois com uma de 65mm e ver no que dá…

                    depois que fizer posto os gráficos para acompanharmos

                    valeu d+

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gti-xxe
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      nao esqueça de nos heheh

                      quero ver o grafico

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        será bem interessante mesmo esse comparativo em dina…

                        eu apostaria numa curva de potência mais linear com o corpo original. com o corpo de 65 vai dar um pico de potência em rotação mais alta, prejudicando o torque... talvez não chegue a render 2 cv a mais....

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          blue label
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi

                          faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1

                          dutos de 1 3/4

                          uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            an.guimaraes
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            pensando bem rapido e sem calculo so por base no que ja vi

                            faria um plenum com 4 polegada, borboleta do omega 4.1

                            dutos de 1 3/4

                            uns 150 de comprimento fora, uns 35-40 de comprimento dentro para os airhorn, e um raio de 7mm para eles

                            acertou quase tudo…

                            corpo de borboleta omega 4.1 (68mm)

                            to fazendo com plenum de 4 , dutos com diametro interno de 40mm (preciso arredondar os dutos internos do cabeçote porque são ovais)...

                            38 de comprimento.

                            serão 4 bicos de astra flex (47-51cc) mais 4 ford racing 160 lbs

                            2 flautas aeromotive

                            o cabeçote já tem trabalho de fluxo e está taxado...

                            fuel tech e apetrechos na mao...

                            parte de baixo já está na mão

                            bielas ercoli para 750cv

                            pistoes ross

                            faltam anéis... nao resolvido ainda

                            por enquanto só isso definido.

                            falta pouco...

                            1 Resposta Última resposta

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