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Adiantar ponto de ignição

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
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    #10

    até qto seu distribuidor avança?

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    • P Offline
      P Offline
      pepsimanbr
      escreveu em última edição por
      #11

      até qto seu distribuidor avança?

      então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….

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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #12

        o que faria limitar a rotação é o ponto final, e não o inicial propriamente dito.

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        • S Offline
          S Offline
          smk. 0
          escreveu em última edição por
          #13

          é exatamente como a carol falou o que interfere mais na velocidade final a ponto de perder ou ganhar uns km/h, é o ponto final… o motor trabalhando mais rapido é necessario um aumento no ponto para aproveitar melhor a energia da queima, já que o pistao sobe mais rapido, mas a mistura teoricamente ainda mantem a a mesma velocidade de queima...

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          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #14

            então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….

            da pra ver até quanto adianta mesmo sem pistola com avanço, a não ser que o ponto final esteja acima da escala do volante…

            pra ver com essa pistola que ele tem, é mais ou menos da mesma forma que se mede em lenta, só ir acelerando o carro e vendo o numero que mostra no volante.

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            • D Offline
              D Offline
              Dr.147
              escreveu em última edição por
              #15

              aproveitando o assunto, queria debater uma questão:

              se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #16

                começa com tudo bem conservador… vc não vai precisar de tanto ponto em baixa, quase como um gasolina.

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
                  * Offline
                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  aproveitando o assunto, queria debater uma questão:

                  se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?

                  sim.

                  vc começaria dessa forma até encontrar o ajuste que mais lhe agrade.

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    Vasco Soliani
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    ae galera, acho q a maioria sabe que qto mais alto o ponto de ignição melhoram no rendimento, é claro que sem exageros a ponto de grilar o motor ou causar danos ao mesmo.

                    alguem saberia dizer quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de adiantar o ponto de ignição?

                    se voce adiantar o ponto de ignição, mais que o original, o motor vai ganhar mais torque em retomadas e giro baixo, até uns 3.500 rpm, ganha mais pegada .a desvantagem, é que na alta normalmente amarra um pouco, as vezes chegando ao ponto de grilar. seu motor com 8,5 de taxa e alcool realmente aguenta ponto bem adiantado.

                    eu já ouvi de tudo:

                    1. consome mais combustível

                    só consome mais combustivel se voce andar por exemplo, em um motor a gasolina com alcool, a simples conversão para alcool via vazão dos bicos, sem ajuste do ponto faz com que ele consuma muito mais que se voce adiantar o ponto. a maior quantidade de alcool faz com que a queima aconteça mais demorada, exigindo um tempo maior para a queima, por isso se adianta o ponto para que se queime em sua totalidade.

                    1. consome menos combustível

                    mesma situação relatada acima, com o ponto certo não terá problemas, ele vai ficar até economico. a diferença entre dois carros de mesmo motor, só como exemplo os ap carburados é de 8,5 pra gasolina e 12,3 pra alcool. para voce compensar a falta de taxa em motor a gasolina andando com alcool, a regra é de aproximadamente 6° a mais de avanço, ou seja, um motor alcool original, 9° de ponto inicial, um motor gasolina mesma coisa, um gasolina andando com alcool , 15° de ponto. isso é regra, e como toda regra existem excessões, a melhor forma e ajustar e encontrar o melhor ponto do seu motor, o que ele desenvolva mais desempenho sem griladas, e sempre medindo a mistura na alta.

                    1. adiantar muito o ponto perde velocidade final

                    sim, funciona de forma inversa a comando de valvulas, para ganhar em baixa, perde em alta. o que voce pode fazer se quizer andar com ponto adiantado e ter mais pegada em baixa, é enriquecer a mistura na alta, que faz com que a queima demore mais e reduza o esforço extra que o motor está sendo submetido, porem isso contamina oleo.

                    1. diminui a vida útil do motor

                    sim, como dito acima, cria um maior esforça nas brozinhas, pinos , pistão e vira, sem contar batidas de pino, que são pessimas para as canaletas do pistão.

                    1. etc.

                    afinal, o que é mito ou verdade ao adiantar o ponto?

                    obedecendo essa regra de 6° entre motores de combustiveis diferentes, não fica dificil voce trabalhar em cima do distribuidor. eu começaria arrumando uma pistola de ponto e ajustando ele em 18°, dai em diante é andando com o carro, em todas as situações, principalmente carga, 4° marcha na subida a 40 km/h e escutar se grila, caso aconteça, vai retornando de 1 e 1° até ficar bom, e mais importante seria medir a mistura principalmente na alta, as vezes achamos que é ponto, mas na verdade é a alimentação que não está dando conta do recado.

                    espero ter ajudado e grande abraço.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      pepsimanbr
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      valeu ae galera pelas explicações, foi muito exclarecedor e acho q deu pra esgotar o assunto.

                      vou fazer uns testes com o meu carro, tentar medir o consumo e a velocidade final e conforme for fazendo vou postando aqui as minhas impressões

                      abraços a todos

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Roberto Vilela
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        eu só aprendi a brincar com esse negócio de adiantar ponto qdo minha canaletas se foram…

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
                          N Offline
                          natanwebber
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          minha sava eh 1.6 gasolina

                          como faço pra regular o ponto dela

                          tenho noçao de como fazer

                          e tenho pistola com os graus

                          tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

                          ou seria esse o final?

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            magaiverzinho
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            a carol disse tudo ai, expert na parada hein? admiro muito uma mulher que entenda e goste de mecanica parabéns :hauhau: , o que acontece é que se voce coloca ponto inicial alto num carro a gasolina tranformado pro alcool, ele fica bom até um certo giro, mais a probabilidade de amarrar em alta e maior do que no original a alcool, devido ao distribuidor, pq ele vai extrapolar o ponto final, seria ideal limitar um pouco o ponto final, ou colocar um distribuidor do original a alcool que tem o avanço final menor, ai vc pode por um ponto inical mais alto que ele nao vai extrapolar o ponto na alta nao amarrando o motor, ja fiz isso na minha epoca de aspiradinho :fama: e alcool nem grila muito com ponto adiantado, é tão engraçado que vc consegue dar um ponto tao alto nele sem grilar, que se depois voce por gasolina , com meio acelerador é o suficiente para fazer uma bateção de pino danada.

                            faltou alcool no meu uma vez na rua(coisa de pobre mesmo) fui no posto com a famosa garrafa pet de 2 litros eu ja andava com uma na mala uaiehuaeihaeuiaheaeh (q faze de perrengue) e so tinha gasolina no posto, foi ela mesmo, comprei fui andando com aquela linda garrafa pet com gasolina e escondendo a cara pra ninguem me ver ehehhe, até eu chegar no outro posto pra por alcool, dava dó de acelerar e ouvir aquela bateção de pino , claro que a nossa gasosa batizada com octanagem zero ajudou né :d

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              magaiverzinho
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              minha sava eh 1.6 gasolina

                              como faço pra regular o ponto dela

                              tenho noçao de como fazer

                              e tenho pistola com os graus

                              tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

                              ou seria esse o final?

                              seu carro so acerta o ponto inicial, o resto e por conta do modulo de injeção em conjunto com knock sensor sensor de batida de pino que permite avançar e atrazar em vista do melhor beneficio.

                              se o seu carro for mi e seu modulo for o 1avb (sem codigo de chave) voce liga ele deixar ele aquecer na marcha lenta depois de quente voce retira o short plug, como ele ainda retirado desligue o motor e espere 10 segundos , com o short plug ainda fora ligue o motor novamente e seu ponto ja esta travado e voce pode mexer nele pra acertar o ponto inicial, se o seu carro for mi com modulo 1avp (tem codigo na chave) e so retirar o short plug q ele ja trava o ponto na hora

                              1 Resposta Última resposta
                              • 1 Offline
                                1 Offline
                                16volts
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                eu penso que o avanço é a parte mais delicada do acerto. combustível vai lá, fica de olho na sonda e voi la

                                em um motor completamente diferente de um original, como por exemplo com um comando muuito bravo etc, o negócio tem que partir do zero, sem referencial algum… e mais nem sempre é de menos. mais ponto deixa o motor muito mais áspero e piora bastante a dirigibilidade, desde cabeçadinhas até cabeçadonas...

                                no meu carro eu prefiro andar com menos ponto, mesmo que nisso acabe perdendo um pouco de torque/potência, a forçar bronzinas, canaletas etc e ganhando em dirigibilidade.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  magaiverzinho
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  16volts isso ai depende de como o condutor quer seu carro né, tem gente que quer ver o carro andar, e nem se encomoda com um comando bravo perdendo a lenta e o consumo lá nas cucuia, o cara quer ver andar … eu por exemplo nao suportaria ter q parar em um sinal cheio de carro do lado olhando pro meu carro tocando akele heave metal a 1500 rpm pq meu carro nao tem lenta devido a um comando bravo, nego pensa q eh carro velho desregulado ... mais vai de cada um ... tem gente q axa o maximo a lenta do carro com 1.500 rpm, meu pai pensaria q eu to com afogar puxado iuhaeuiaeheauiheaiueahaeiuhea :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
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                                    EDPACHITO
                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    :p :coisatriste: não consigo acertar meu ponto com lampada comum (só tenho essa), meu xr3 1.8 não tem as malditas marcações de grau no volante (deve ser o volante original), só uma marca fote de talhadeira que acredito ser o ot .

                                    a não ser que exista um outro tipo de marcação, algum macete.

                                    me dá uma força aí pessoal

                                    abraços

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #27

                                      nas polias da frente do motor tambem deve ter marcação….

                                      outro jeito de saber o ot do motor é tirando a vela do primeiro cilindro e com uma chave de fenda girar o motor até a chave subir o maximo

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                                      • T Offline
                                        T Offline
                                        Tiodoca
                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        nas polias da frente do motor tambem deve ter marcação….

                                        outro jeito de saber o ot do motor é tirando a vela do primeiro cilindro e com uma chave de fenda girar o motor até a chave subir o maximo

                                        não esquecendo de verificar a posição dos cames =)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
                                          J Offline
                                          João Paulo Leal
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.

                                          ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.

                                          no meu caso, o meu tem 8,5:1 de taxa e rodando no álcool, aspirado, e está com 18º inicial e sem limite, é muito adiantado ao ponto de pedir uma mistura mais rica e afeta a velocidade final? o motor é novo, ou seja, bem vedado…

                                          eu pesquisei em tudo e descobri que ponto de carro gasolina tem de 9º, 12º e 15º, ou seja, não dá pra mim saber se 18º é muito ou pouco....

                                          vou fazer um teste no meu carro e ver os resultado e depois posto aqui.

                                          meu santana ta com pistao 82.5 mm a gasolina mas esta rodando no alcool.

                                          nao sei bem que taxa que ta mas pistoes a alcool o grau fica em torno de 11 a 12° eu axo…

                                          estou andando com 18° de avanço e o carro ta andando bem.....vamos ver como vai fikar depois de colocar a turbina....

                                          to pensando em usar 1 kg no maximo visto que as bielas sao originais e so os pistoes sao forjados....

                                          bom axo que e isso

                                          caso alguem tenha uma dica de como eu posso deixar meu quadradao afinado eu agradeço

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