Adiantar ponto de ignição
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é exatamente como a carol falou o que interfere mais na velocidade final a ponto de perder ou ganhar uns km/h, é o ponto final… o motor trabalhando mais rapido é necessario um aumento no ponto para aproveitar melhor a energia da queima, já que o pistao sobe mais rapido, mas a mistura teoricamente ainda mantem a a mesma velocidade de queima...
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então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….
da pra ver até quanto adianta mesmo sem pistola com avanço, a não ser que o ponto final esteja acima da escala do volante…
pra ver com essa pistola que ele tem, é mais ou menos da mesma forma que se mede em lenta, só ir acelerando o carro e vendo o numero que mostra no volante.
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aproveitando o assunto, queria debater uma questão:
se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?
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começa com tudo bem conservador… vc não vai precisar de tanto ponto em baixa, quase como um gasolina.
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aproveitando o assunto, queria debater uma questão:
se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?
sim.
vc começaria dessa forma até encontrar o ajuste que mais lhe agrade.
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ae galera, acho q a maioria sabe que qto mais alto o ponto de ignição melhoram no rendimento, é claro que sem exageros a ponto de grilar o motor ou causar danos ao mesmo.
alguem saberia dizer quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de adiantar o ponto de ignição?
se voce adiantar o ponto de ignição, mais que o original, o motor vai ganhar mais torque em retomadas e giro baixo, até uns 3.500 rpm, ganha mais pegada .a desvantagem, é que na alta normalmente amarra um pouco, as vezes chegando ao ponto de grilar. seu motor com 8,5 de taxa e alcool realmente aguenta ponto bem adiantado.
eu já ouvi de tudo:
- consome mais combustível
só consome mais combustivel se voce andar por exemplo, em um motor a gasolina com alcool, a simples conversão para alcool via vazão dos bicos, sem ajuste do ponto faz com que ele consuma muito mais que se voce adiantar o ponto. a maior quantidade de alcool faz com que a queima aconteça mais demorada, exigindo um tempo maior para a queima, por isso se adianta o ponto para que se queime em sua totalidade.
- consome menos combustível
mesma situação relatada acima, com o ponto certo não terá problemas, ele vai ficar até economico. a diferença entre dois carros de mesmo motor, só como exemplo os ap carburados é de 8,5 pra gasolina e 12,3 pra alcool. para voce compensar a falta de taxa em motor a gasolina andando com alcool, a regra é de aproximadamente 6° a mais de avanço, ou seja, um motor alcool original, 9° de ponto inicial, um motor gasolina mesma coisa, um gasolina andando com alcool , 15° de ponto. isso é regra, e como toda regra existem excessões, a melhor forma e ajustar e encontrar o melhor ponto do seu motor, o que ele desenvolva mais desempenho sem griladas, e sempre medindo a mistura na alta.
- adiantar muito o ponto perde velocidade final
sim, funciona de forma inversa a comando de valvulas, para ganhar em baixa, perde em alta. o que voce pode fazer se quizer andar com ponto adiantado e ter mais pegada em baixa, é enriquecer a mistura na alta, que faz com que a queima demore mais e reduza o esforço extra que o motor está sendo submetido, porem isso contamina oleo.
- diminui a vida útil do motor
sim, como dito acima, cria um maior esforça nas brozinhas, pinos , pistão e vira, sem contar batidas de pino, que são pessimas para as canaletas do pistão.
- etc.
afinal, o que é mito ou verdade ao adiantar o ponto?
obedecendo essa regra de 6° entre motores de combustiveis diferentes, não fica dificil voce trabalhar em cima do distribuidor. eu começaria arrumando uma pistola de ponto e ajustando ele em 18°, dai em diante é andando com o carro, em todas as situações, principalmente carga, 4° marcha na subida a 40 km/h e escutar se grila, caso aconteça, vai retornando de 1 e 1° até ficar bom, e mais importante seria medir a mistura principalmente na alta, as vezes achamos que é ponto, mas na verdade é a alimentação que não está dando conta do recado.
espero ter ajudado e grande abraço.
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valeu ae galera pelas explicações, foi muito exclarecedor e acho q deu pra esgotar o assunto.
vou fazer uns testes com o meu carro, tentar medir o consumo e a velocidade final e conforme for fazendo vou postando aqui as minhas impressões
abraços a todos
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eu só aprendi a brincar com esse negócio de adiantar ponto qdo minha canaletas se foram…
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minha sava eh 1.6 gasolina
como faço pra regular o ponto dela
tenho noçao de como fazer
e tenho pistola com os graus
tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial
ou seria esse o final?
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a carol disse tudo ai, expert na parada hein? admiro muito uma mulher que entenda e goste de mecanica parabéns , o que acontece é que se voce coloca ponto inicial alto num carro a gasolina tranformado pro alcool, ele fica bom até um certo giro, mais a probabilidade de amarrar em alta e maior do que no original a alcool, devido ao distribuidor, pq ele vai extrapolar o ponto final, seria ideal limitar um pouco o ponto final, ou colocar um distribuidor do original a alcool que tem o avanço final menor, ai vc pode por um ponto inical mais alto que ele nao vai extrapolar o ponto na alta nao amarrando o motor, ja fiz isso na minha epoca de aspiradinho e alcool nem grila muito com ponto adiantado, é tão engraçado que vc consegue dar um ponto tao alto nele sem grilar, que se depois voce por gasolina , com meio acelerador é o suficiente para fazer uma bateção de pino danada.
faltou alcool no meu uma vez na rua(coisa de pobre mesmo) fui no posto com a famosa garrafa pet de 2 litros eu ja andava com uma na mala uaiehuaeihaeuiaheaeh (q faze de perrengue) e so tinha gasolina no posto, foi ela mesmo, comprei fui andando com aquela linda garrafa pet com gasolina e escondendo a cara pra ninguem me ver ehehhe, até eu chegar no outro posto pra por alcool, dava dó de acelerar e ouvir aquela bateção de pino , claro que a nossa gasosa batizada com octanagem zero ajudou né
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minha sava eh 1.6 gasolina
como faço pra regular o ponto dela
tenho noçao de como fazer
e tenho pistola com os graus
tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial
ou seria esse o final?
seu carro so acerta o ponto inicial, o resto e por conta do modulo de injeção em conjunto com knock sensor sensor de batida de pino que permite avançar e atrazar em vista do melhor beneficio.
se o seu carro for mi e seu modulo for o 1avb (sem codigo de chave) voce liga ele deixar ele aquecer na marcha lenta depois de quente voce retira o short plug, como ele ainda retirado desligue o motor e espere 10 segundos , com o short plug ainda fora ligue o motor novamente e seu ponto ja esta travado e voce pode mexer nele pra acertar o ponto inicial, se o seu carro for mi com modulo 1avp (tem codigo na chave) e so retirar o short plug q ele ja trava o ponto na hora
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eu penso que o avanço é a parte mais delicada do acerto. combustível vai lá, fica de olho na sonda e voi la
em um motor completamente diferente de um original, como por exemplo com um comando muuito bravo etc, o negócio tem que partir do zero, sem referencial algum… e mais nem sempre é de menos. mais ponto deixa o motor muito mais áspero e piora bastante a dirigibilidade, desde cabeçadinhas até cabeçadonas...
no meu carro eu prefiro andar com menos ponto, mesmo que nisso acabe perdendo um pouco de torque/potência, a forçar bronzinas, canaletas etc e ganhando em dirigibilidade.
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16volts isso ai depende de como o condutor quer seu carro né, tem gente que quer ver o carro andar, e nem se encomoda com um comando bravo perdendo a lenta e o consumo lá nas cucuia, o cara quer ver andar … eu por exemplo nao suportaria ter q parar em um sinal cheio de carro do lado olhando pro meu carro tocando akele heave metal a 1500 rpm pq meu carro nao tem lenta devido a um comando bravo, nego pensa q eh carro velho desregulado ... mais vai de cada um ... tem gente q axa o maximo a lenta do carro com 1.500 rpm, meu pai pensaria q eu to com afogar puxado iuhaeuiaeheauiheaiueahaeiuhea
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não consigo acertar meu ponto com lampada comum (só tenho essa), meu xr3 1.8 não tem as malditas marcações de grau no volante (deve ser o volante original), só uma marca fote de talhadeira que acredito ser o ot .
a não ser que exista um outro tipo de marcação, algum macete.
me dá uma força aí pessoal
abraços
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perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.
ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.
no meu caso, o meu tem 8,5:1 de taxa e rodando no álcool, aspirado, e está com 18º inicial e sem limite, é muito adiantado ao ponto de pedir uma mistura mais rica e afeta a velocidade final? o motor é novo, ou seja, bem vedado…
eu pesquisei em tudo e descobri que ponto de carro gasolina tem de 9º, 12º e 15º, ou seja, não dá pra mim saber se 18º é muito ou pouco....
vou fazer um teste no meu carro e ver os resultado e depois posto aqui.
meu santana ta com pistao 82.5 mm a gasolina mas esta rodando no alcool.
nao sei bem que taxa que ta mas pistoes a alcool o grau fica em torno de 11 a 12° eu axo…
estou andando com 18° de avanço e o carro ta andando bem.....vamos ver como vai fikar depois de colocar a turbina....
to pensando em usar 1 kg no maximo visto que as bielas sao originais e so os pistoes sao forjados....
bom axo que e isso
caso alguem tenha uma dica de como eu posso deixar meu quadradao afinado eu agradeço
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@pepsimanbr essas marcas sao 15 12 e 9 graus
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Fala pessoal, blz! Tenho um gol quadrado motor ap 1.8 alcool, sobre a parte de vida útil do motor.. fiz ele completo há 2 anos e poucos meses atrás, pistão, bronzinas.. tudo metal level original, e infelizmente agora começou a rajar quando liga bem pouco e depois para.. to indo atras pra descobrir as coisas, o mecânico disse que talvez uma delas é o fato do ponto está a 15º, o ideal original é 9º né, então devo estar rodando a 15º já deve fazer uns 8 meses ou mais.. é triste! :/
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Mateus cansei de andar ( na época ) com meu 1.8A com 18 de ponto até mais que isso, uma época eu regulava de ouvido no máximo que dava antes de começar a grilar. Quando desmontei para turbinar, os pistões estavam cheios de marcas de batida de pino, mas as bronzinas estavam OK. Duvido que foi isso que danificou seu motor.
Ele está rajando ou batendo saia de pistão? Porque normalmente saia de pistão bate quando frio depois para quando o motor aquece e os pistões dilatam, ao contrario de rajado, que é folga na bronzina e piora quando o motor aquece e o óleo afina.