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Adiantar ponto de ignição

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Adriano Sushi
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    #5

    não adianta jogar o ponto muito pra cima, cada faixa de rotação/carga, precisa de uma quantidade certa de ponto/mistura pra gerar o que vc falou.

    1 - consome mais combustivel, se tiver com ponto bem alto, pois tem que engordar a mistura pra não ter pre ignição(batida de pino)

    2 - pode gerar menor consumo, pois vai dar mais torque, ou simplismente vai gerar melhor consumo do que um ponto atrasado.

    3 - pode perder sim, por em alta não adianta muito ponto, se colocar demais, pode amarrar o motor e gerar menos velocidade final. mas por outro lado, com mais ponto o giro pode subir mais rápido o que leva a uma aceleração melhor. tem que ter como mexer na curva toda, ou escolher um meio termo.

    4 - so diminui a vida se tiver errado ou muito agressivo, tem gente que fala que ponto demais força as brozinas de biela.

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      * Caroline Stella *
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      #6

      isso.

      tudo o que aumenta a pressão nas câmaras força mais as bronzinas.

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      • P Offline
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        pepsimanbr
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        #7

        muito interessante

        se as fábricas deixam numa margem segura, essa margem é baixa ou alta? eu falo isso pq tem muitos motores ap (aspirados) em que o ponto inicial original é 9º e deixam o dobro (18º) adiantado…. desse jeito já estaria dando perda de final, aumento de consumo ou ainda estaria de boa?

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          * Caroline Stella *
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          #8

          perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.

          ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.

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          • P Offline
            P Offline
            pepsimanbr
            escreveu em última edição por
            #9

            perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.

            ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.

            no meu caso, o meu tem 8,5:1 de taxa e rodando no álcool, aspirado, e está com 18º inicial e sem limite, é muito adiantado ao ponto de pedir uma mistura mais rica e afeta a velocidade final? o motor é novo, ou seja, bem vedado…

            eu pesquisei em tudo e descobri que ponto de carro gasolina tem de 9º, 12º e 15º, ou seja, não dá pra mim saber se 18º é muito ou pouco....

            vou fazer um teste no meu carro e ver os resultado e depois posto aqui.

            D 1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #10

              até qto seu distribuidor avança?

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              • P Offline
                P Offline
                pepsimanbr
                escreveu em última edição por
                #11

                até qto seu distribuidor avança?

                então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  o que faria limitar a rotação é o ponto final, e não o inicial propriamente dito.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    smk. 0
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    é exatamente como a carol falou o que interfere mais na velocidade final a ponto de perder ou ganhar uns km/h, é o ponto final… o motor trabalhando mais rapido é necessario um aumento no ponto para aproveitar melhor a energia da queima, já que o pistao sobe mais rapido, mas a mistura teoricamente ainda mantem a a mesma velocidade de queima...

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….

                      da pra ver até quanto adianta mesmo sem pistola com avanço, a não ser que o ponto final esteja acima da escala do volante…

                      pra ver com essa pistola que ele tem, é mais ou menos da mesma forma que se mede em lenta, só ir acelerando o carro e vendo o numero que mostra no volante.

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        Dr.147
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        aproveitando o assunto, queria debater uma questão:

                        se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Adriano Sushi
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          começa com tudo bem conservador… vc não vai precisar de tanto ponto em baixa, quase como um gasolina.

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            aproveitando o assunto, queria debater uma questão:

                            se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?

                            sim.

                            vc começaria dessa forma até encontrar o ajuste que mais lhe agrade.

                            1 Resposta Última resposta
                            • V Offline
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                              Vasco Soliani
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              ae galera, acho q a maioria sabe que qto mais alto o ponto de ignição melhoram no rendimento, é claro que sem exageros a ponto de grilar o motor ou causar danos ao mesmo.

                              alguem saberia dizer quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de adiantar o ponto de ignição?

                              se voce adiantar o ponto de ignição, mais que o original, o motor vai ganhar mais torque em retomadas e giro baixo, até uns 3.500 rpm, ganha mais pegada .a desvantagem, é que na alta normalmente amarra um pouco, as vezes chegando ao ponto de grilar. seu motor com 8,5 de taxa e alcool realmente aguenta ponto bem adiantado.

                              eu já ouvi de tudo:

                              1. consome mais combustível

                              só consome mais combustivel se voce andar por exemplo, em um motor a gasolina com alcool, a simples conversão para alcool via vazão dos bicos, sem ajuste do ponto faz com que ele consuma muito mais que se voce adiantar o ponto. a maior quantidade de alcool faz com que a queima aconteça mais demorada, exigindo um tempo maior para a queima, por isso se adianta o ponto para que se queime em sua totalidade.

                              1. consome menos combustível

                              mesma situação relatada acima, com o ponto certo não terá problemas, ele vai ficar até economico. a diferença entre dois carros de mesmo motor, só como exemplo os ap carburados é de 8,5 pra gasolina e 12,3 pra alcool. para voce compensar a falta de taxa em motor a gasolina andando com alcool, a regra é de aproximadamente 6° a mais de avanço, ou seja, um motor alcool original, 9° de ponto inicial, um motor gasolina mesma coisa, um gasolina andando com alcool , 15° de ponto. isso é regra, e como toda regra existem excessões, a melhor forma e ajustar e encontrar o melhor ponto do seu motor, o que ele desenvolva mais desempenho sem griladas, e sempre medindo a mistura na alta.

                              1. adiantar muito o ponto perde velocidade final

                              sim, funciona de forma inversa a comando de valvulas, para ganhar em baixa, perde em alta. o que voce pode fazer se quizer andar com ponto adiantado e ter mais pegada em baixa, é enriquecer a mistura na alta, que faz com que a queima demore mais e reduza o esforço extra que o motor está sendo submetido, porem isso contamina oleo.

                              1. diminui a vida útil do motor

                              sim, como dito acima, cria um maior esforça nas brozinhas, pinos , pistão e vira, sem contar batidas de pino, que são pessimas para as canaletas do pistão.

                              1. etc.

                              afinal, o que é mito ou verdade ao adiantar o ponto?

                              obedecendo essa regra de 6° entre motores de combustiveis diferentes, não fica dificil voce trabalhar em cima do distribuidor. eu começaria arrumando uma pistola de ponto e ajustando ele em 18°, dai em diante é andando com o carro, em todas as situações, principalmente carga, 4° marcha na subida a 40 km/h e escutar se grila, caso aconteça, vai retornando de 1 e 1° até ficar bom, e mais importante seria medir a mistura principalmente na alta, as vezes achamos que é ponto, mas na verdade é a alimentação que não está dando conta do recado.

                              espero ter ajudado e grande abraço.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                pepsimanbr
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                valeu ae galera pelas explicações, foi muito exclarecedor e acho q deu pra esgotar o assunto.

                                vou fazer uns testes com o meu carro, tentar medir o consumo e a velocidade final e conforme for fazendo vou postando aqui as minhas impressões

                                abraços a todos

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  Roberto Vilela
                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  eu só aprendi a brincar com esse negócio de adiantar ponto qdo minha canaletas se foram…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • N Offline
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                                    natanwebber
                                    escreveu em última edição por
                                    #21

                                    minha sava eh 1.6 gasolina

                                    como faço pra regular o ponto dela

                                    tenho noçao de como fazer

                                    e tenho pistola com os graus

                                    tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

                                    ou seria esse o final?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      magaiverzinho
                                      escreveu em última edição por
                                      #22

                                      a carol disse tudo ai, expert na parada hein? admiro muito uma mulher que entenda e goste de mecanica parabéns :hauhau: , o que acontece é que se voce coloca ponto inicial alto num carro a gasolina tranformado pro alcool, ele fica bom até um certo giro, mais a probabilidade de amarrar em alta e maior do que no original a alcool, devido ao distribuidor, pq ele vai extrapolar o ponto final, seria ideal limitar um pouco o ponto final, ou colocar um distribuidor do original a alcool que tem o avanço final menor, ai vc pode por um ponto inical mais alto que ele nao vai extrapolar o ponto na alta nao amarrando o motor, ja fiz isso na minha epoca de aspiradinho :fama: e alcool nem grila muito com ponto adiantado, é tão engraçado que vc consegue dar um ponto tao alto nele sem grilar, que se depois voce por gasolina , com meio acelerador é o suficiente para fazer uma bateção de pino danada.

                                      faltou alcool no meu uma vez na rua(coisa de pobre mesmo) fui no posto com a famosa garrafa pet de 2 litros eu ja andava com uma na mala uaiehuaeihaeuiaheaeh (q faze de perrengue) e so tinha gasolina no posto, foi ela mesmo, comprei fui andando com aquela linda garrafa pet com gasolina e escondendo a cara pra ninguem me ver ehehhe, até eu chegar no outro posto pra por alcool, dava dó de acelerar e ouvir aquela bateção de pino , claro que a nossa gasosa batizada com octanagem zero ajudou né :d

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                                      • M Offline
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                                        magaiverzinho
                                        escreveu em última edição por
                                        #23

                                        minha sava eh 1.6 gasolina

                                        como faço pra regular o ponto dela

                                        tenho noçao de como fazer

                                        e tenho pistola com os graus

                                        tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial

                                        ou seria esse o final?

                                        seu carro so acerta o ponto inicial, o resto e por conta do modulo de injeção em conjunto com knock sensor sensor de batida de pino que permite avançar e atrazar em vista do melhor beneficio.

                                        se o seu carro for mi e seu modulo for o 1avb (sem codigo de chave) voce liga ele deixar ele aquecer na marcha lenta depois de quente voce retira o short plug, como ele ainda retirado desligue o motor e espere 10 segundos , com o short plug ainda fora ligue o motor novamente e seu ponto ja esta travado e voce pode mexer nele pra acertar o ponto inicial, se o seu carro for mi com modulo 1avp (tem codigo na chave) e so retirar o short plug q ele ja trava o ponto na hora

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                                          16volts
                                          escreveu em última edição por
                                          #24

                                          eu penso que o avanço é a parte mais delicada do acerto. combustível vai lá, fica de olho na sonda e voi la

                                          em um motor completamente diferente de um original, como por exemplo com um comando muuito bravo etc, o negócio tem que partir do zero, sem referencial algum… e mais nem sempre é de menos. mais ponto deixa o motor muito mais áspero e piora bastante a dirigibilidade, desde cabeçadinhas até cabeçadonas...

                                          no meu carro eu prefiro andar com menos ponto, mesmo que nisso acabe perdendo um pouco de torque/potência, a forçar bronzinas, canaletas etc e ganhando em dirigibilidade.

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