Fotos do meu projeto
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comecei a montar esse projeto a um bom tempo atrás. primeiramente era para ser um aspirado leve, porém o turbo esteve sempre no sangue e a mudança de um projeto para outro foi inevitável.
o carro em questão é um citroen xsara modelo vts. ele original vem com um motor 4 cilindros que rende 167 cavalos. motor de nome xu10j4rs. já é algo divertido dirigir, mesmo origonal possui um bom conjunto, curva bem, tem potência, motor elástico, peso relativamente baixo para um carro com teto solar ( 1.190 kg ), mas eu queria mais ehhee.
fui comprando as peças aos poucos, sempre tentando achar as melhores soluções.
está em fase final, terminando escapamento e logo depois só faltará o acerto.
primeiro trabalhei para deixar o motor pronto para receber o kit caracol. abrimos o motor, e fizemos uma geral. com aumento de diâmetro dos cilindros para caber os novos pistões. também deixamos o cabeçote zero, este ainda tem seu interior com fluxo original, porém está mais baixo que o original o que irá trazer mais taxa. a taxa no original é de 10,8:1.
aqui a foto dos pistões, bielas e os 4 bicos ford racing do nosso amigo godoness.
abaixo a sonda wideband para fazer a leitura / log da mistura.
aqui nossa querida válvula. a blow off será a hks, porém não tenho fotos dela.
aqui o intercooler.
esta foi uma das partes com maior dor de cabeça. para essa parte eu só tenho a agradecer o pessoal do fórum psamaníacos que me ajudaram bastante. o coletor de escape. mas como tudo que dá trabalho no final a satisfação é melhor, vai abaixo o resultado
aqui o carro já com o intercooler no lugar e o coletor de escape também. ainda tinha muita coisa elétrica para ser retirada e a turbina que está nele era apenas para medir tamanho. esse foi outro problema, na hora de colocar a turbina correta, tivemos que mecher um pouco mais no cofre pois ela era um pouco maior que essa aí. mas já dá uma boa idéia de como vai ficar o cofre do motor.
aqui a turbina que está no carro atualmente.
é uma holset hx40 na carcaça fria rotor 54 eixo 60 e carcaça quente da hx30 .84
no momento não tenho mais fotos.
a pressurização já está no lugar, e o escapamento já está quase 100%.
tanto a pressurização quanto escape e coletor de escape de inox.
para alimentação foi montado um catch tank no porta mala de 10 litros e duas bombas chupam e cospem comsbustível para os bicos. dentro do tanque original uma bomba flex para encher o catch tank.
a parte de injeção fica quase toda por conta da fueltech. racepro 1fi, spark pro4, fire pro, etc etc.
um ponto fraco do carro é o câmbio que não vai suportar todo o torque, então ele é o limitador do projeto até vir mais $ para colocar algo mais parrudo heheh.
bem meu carro está aí em cima sintam-se a vontade para perguntar q q coisa, o q estiver no meu alcance aqui eu respondo ehhehe.
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um ponto fraco do carro é o câmbio que não vai suportar todo o torque, então ele é o limitador do projeto até vir mais $ para colocar algo mais parrudo heheh.
até 400 cvs e 40 de torque ele aguenta na boa.
acima disso vc vai precisar do cambio do xantia turbo ou evasion/806 turbo.
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pois é, to sabendo.
enquanto o câmbio original aguenar deixa aguentar…
mas o projeto é trocar o câmbio mais para frente e empurrar mais ar para dentro do motor
até 400 cvs e 40 de torque ele aguenta na boa.
acima disso vc vai precisar do cambio do xantia turbo ou evasion/806 turbo.
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vai sair um motor digno do seu nick.
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obra de arte. da prazer ver o sonho de amigos serem realizados de forma tão bem feita
parabéns cara
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voltei agora e tirei umas fotos do escape.
so falta soldar a sonda nele e colocar ele no carro.
o escape é todo em 3 polegadas, inclusive o abafador.
animal….................... só pensaria em usar a nova injeção da fueel tec (acho modelo 400) ou uma melhorzinha que num seja para pé trancado.... como a fuel box do lost (que num é melhrozinhas mas muitooooooooooo melhor)... o resto tá tudo muito legal, só fiquei intrigado pelo comprimento do canos do coletor de escape, num vai prejudicar a pegada da turbina?
de resto parabens.
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eu ia falar, mas preferi deixar alguém falar primeiro
mega ou fuelbox…esse carro merece coisa melhor que ft rsrsrs..
ft400? não faz nem sequencial....estamos em 2010, lançamento e os caras preferem deixar com carinha de ipod do que implementar coisas que as injeções originais de 10 anos atras ja tinham...
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eu ia falar, mas preferi deixar alguém falar primeiro
mega ou fuelbox…esse carro merece coisa melhor que ft rsrsrs..
ft400? não faz nem sequencial....estamos em 2010, lançamento e os caras preferem deixar com carinha de ipod do que implementar coisas que as injeções originais de 10 anos atras ja tinham...
esqueci de falar na mega squirt ii, com certeza seria muito melhor que a cocotec. quanto ao novo modelo da fuel tec não ser sequencial, nem é por isso que a acho ruim, até porque ser sequencial não é grande vantagem assim, mas prefiro ver o manual do novo modelo e ver como ela se calibra com wid band…. vou aguardar antes de falar.... mas que já to com certo preconceito com ela isso to hehehe...... hehehe
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nossa vai ser bom o carrinho ein …
qual vai ser a finalidade dele. rua, 402, track days ou estradas...
ja penso em fazer alguma coisa nos freio e suspemção...
parabens
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a principio eu quis um carro que seja confiável. nada próximo do limite a não ser o câmbio que ainda não tenho condições de mecher.
tendo este carro confiável, em segundo plano seria brincar em provas de arrancada. o objetivo inicial é de fazer os 201 metros do mega space ( pista próxima de belo horizonte em menos de 9 segundos. para isso ainda faltam suspensão e pneus também
mas o melhor é conseguir fazer esse tempo e poder algum dia na semana pegar o mesmo carro e ir trabalhar…
upgrade de freios eu ví várioas opções, muitas delas eu li através das experiências que o gaúcho teve com o vts dele.
mas meu carro não será para trackday, então não pretendo mudar completamente os freios.