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Gti 16v turbo

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    F Offline
    Fabio Dela Marta
    escreveu em última edição por
    #107

    pessoal, o que o gaucho está falando faz sentido sim não é regra, mas dependendo da configuração da turbina e motor, se voce tiver um downpipe de 2.5pol e o resto em 3 pol, você ajudará a turbina acordar mais cedo. sabe o porque? porque quando se aumenta o diâmentro, diminui-se a velocidade dos gases em seu fluxo… se dependendo do caso, voce utilizar 2.5 no downpipe, naquela parte ali voce está acelerando o fluxo de gases em relação a um downpipe de 3 polegadas e isso pode fazer a turbina despertar mais cedo sim é fato isso tem explicação teórica

    por que voces acham que é recomendado utilizar a entrada e saída do intercooler com diâmetro diferentesó normalmente o de saída é 1/2 pol maior, pois ai voce desacelera o fluxo dos gases, favorecendo o tempo de troca de calor, aumentando sua eficiência...

    entenderam? resumindo: a velocidade do fluxo num tubo é inversa ao seu diâmetro... quanto mais aumenta o diâmetro, menor velocidade do fluxo você terá

    quer mais um exemplo? faça 2 coletores de escape de cano, um com 38mm de diametro e outro com 45 mm. ambos utilizará a mesma turbina. veja qual turbina terá pegada mais rápida será no coletor de menor diâmetro...

    tudo vai depender do que a pessoa quer, se ela quer favorecer lá em altíssimos rpm, ou se quer pegada, vai depender do setup geral da mecânica...

    espero ter ajudado....

    abraço

    1 Resposta Última resposta
    • * Offline
      * Offline
      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #108

      ee laaaaiá, isso não se aplica à turbo-compressores.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fluff
        escreveu em última edição por
        #109

        sei que a galera não curte um texto em ingles mas…

        downstream of the turbine (aka the turboback exhaust), you want the least backpressure possible. no ifs, ands, or buts. stick a hoover on the tailpipe if you can. the general rule of larger is better (to the point of diminishing returns) of turboback exhausts is valid.

        http://www.tercelreference.com/tercel_info/turbo_exhaust_theory/turbo_exhaust_theory.html

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #110

          pessoal, o que o gaucho está falando faz sentido sim não é regra, mas dependendo da configuração da turbina e motor, se voce tiver um downpipe de 2.5pol e o resto em 3 pol, você ajudará a turbina acordar mais cedo. sabe o porque? porque quando se aumenta o diâmentro, diminui-se a velocidade dos gases em seu fluxo… se dependendo do caso, voce utilizar 2.5 no downpipe, naquela parte ali voce está acelerando o fluxo de gases em relação a um downpipe de 3 polegadas e isso pode fazer a turbina despertar mais cedo sim é fato isso tem explicação teórica

          por que voces acham que é recomendado utilizar a entrada e saída do intercooler com diâmetro diferentesó normalmente o de saída é 1/2 pol maior, pois ai voce desacelera o fluxo dos gases, favorecendo o tempo de troca de calor, aumentando sua eficiência...

          entenderam? resumindo: a velocidade do fluxo num tubo é inversa ao seu diâmetro... quanto mais aumenta o diâmetro, menor velocidade do fluxo você terá

          quer mais um exemplo? faça 2 coletores de escape de cano, um com 38mm de diametro e outro com 45 mm. ambos utilizará a mesma turbina. veja qual turbina terá pegada mais rápida será no coletor de menor diâmetro...

          tudo vai depender do que a pessoa quer, se ela quer favorecer lá em altíssimos rpm, ou se quer pegada, vai depender do setup geral da mecânica...

          espero ter ajudado....

          abraço

          não se esqueça de algumas coias:

          • os gases no escape estão trocando calor com o ambiente, e que isso altera o volume deles no caminho

          • há uma turbina no meio do caminho, que por si só é um restritor à passagem desses gases

          • os gases no escape, pelo menos nessa etapa inicial no coletor e turbina, ainda se expandem um pouco devido ao final da queima deles (a queima não ocorre completamente dentro do cilindro)

          • quanto maior a diferença de pressão entre antes e depois do turbo, maior vai ser a velocidade com que os gases do escape vão escoar

          isso que vc relatou serve bem pra aplicar em carburadores, onde o efeito venturi (depressão em um ponto causado por uma restrição) é importante para a formação e homogeneização da mistura ar/comb

          pra experimentar isso é fácil…..basta assoprar em um canudo de toddynho e um canudo de milk shake de ovomaltine do bobs...não é difícil de imaginar por qual deles o volume de ar assoprado vai fluir melhor

          1 Resposta Última resposta
          • Z Offline
            Z Offline
            Zé chedid
            escreveu em última edição por
            #111

            não se esqueça de algumas coias:

            • os gases no escape estão trocando calor com o ambiente, e que isso altera o volume deles no caminho

            • há uma turbina no meio do caminho, que por si só é um restritor à passagem desses gases

            • os gases no escape, pelo menos nessa etapa inicial no coletor e turbina, ainda se expandem um pouco devido ao final da queima deles (a queima não ocorre completamente dentro do cilindro)

            • quanto maior a diferença de pressão entre antes e depois do turbo, maior vai ser a velocidade com que os gases do escape vão escoar

            isso que vc relatou serve bem pra aplicar em carburadores, onde o efeito venturi (depressão em um ponto causado por uma restrição) é importante para a formação e homogeneização da mistura ar/comb

            pra experimentar isso é fácil…..basta assoprar em um canudo de toddynho e um canudo de milk shake de ovomaltine do bobs...não é difícil de imaginar por qual deles o volume de ar assoprado vai fluir melhor

            excelente explicação

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Dela Marta
              escreveu em última edição por
              #112

              vocês não entenderam o ponto que mensionei

              não estou falando em potência total estou falando sobre rotação de pegada da turbina se você dá um caminho preferencial bem definido, quando utilizado um downpipe de 2,5 e o resto em 3 , a velocidade do fluxo no downpipe, que é bem após a turbina é acelerada fazendo o eixo girar mais rápido com facilidade obviamente que é até certo ponto e depois disso, dependendo do setup da mecânica, o downpipe de 2,5 vai prejudicar… é simples de entender isso....

              obviamente que para potência total, melhor fosse se deixasse somente um toquinho de cano ....

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #113

                nao vai fabio pq pro eixo rodar mais rapido tem que ter menos restricao e isso so com o downpipe maior pra ter mais area de vazao dos gases.

                voce ter uma maior velocidade no downpipe nao significa que seu eixo vai pegar mais rapido…

                lembre que um downpipe menor, assim como uma caixa quente pequena, gera maior backpressure, o que nao ajuda em nada o turbo.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  AVILA GTS
                  escreveu em última edição por
                  #114

                  o vts do japa cravou 393 cvs nos 7.000 rpms

                  dino da multi

                  esse carro tinha filtro de admissão em 2,5 e escape todo em 2,5

                  motor original , sem ic e somente regulado no hpi

                  olha o vídeo

                  http://www.youtube.c…h?v=dhq6dvnt5yq

                  tem outros vídeos dele aí.

                  mais gaucho será que se colocasse um escape 3 ainda não vinha mais coisa, com a mesma pressão??

                  qual o tamanho do eixo que voces usam e que tipo de carcaça quente?

                  as vezes voce não ve tanta diferença de 3 pra 2.5 dependendo da carcaça e eixo.

                  mas melhora de 3 pra 2.5… talvez o dele esteja com um acerto melhor ou o conjunto tenha casado mais.

                  por mais que os carros de voces dois sejam iguais, um vai render diferente do outro por acerto, por um detalhezinho no cabeçote que veio diferente e o dele rende mais, etc. não existe carro 100% igual.

                  considerar que o escape menor está rendendo mais é um chute bem fora. é turbo, não aspro...

                  medidasa/r air

                  inlet air

                  outlet ind

                  wheel exd

                  wheeltrim bla/r inlet disch.

                  outletturbine

                  housing exd

                  wheel ind

                  wheeltrim bl.72101.766.065.099.0437ndt34bolt/m10divided68.874.08610 esta é a turbina que uso, sendo que usava com carcaça quente .84, achei muito ruim e diminui para .70 melhorou bastante a pegada.

                  não ficou melhor…............só comentei q a turbina dele pega + cedo q a minha

                  é isso q o ávila tá reclamando (turbina pegando lá em cima nos 5000 giros)

                  pedí p ele testar c 2,5 somente..........ele deve ter vários escapes desse por lá de algum amigo

                  gaucho minha turbina pega com 2800/3000, com 2500 já troca de mapa (aspro para turbo) mais sem muita eficiencia, com 5000 é pressão máxima que vai ate o corte, acredito que se restringir para 2,5 deve ficar ruim em giro mais alto e provalvelmete aumente o backpressure

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    AVILA GTS
                    escreveu em última edição por
                    #115

                    desconfigurou o que escrevi da turbina

                    exd wheel = 68.8

                    ind wheel = 74.0

                    trim = 86

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      miozao
                      escreveu em última edição por
                      #116

                      pessoal, o que o gaucho está falando faz sentido sim não é regra, mas dependendo da configuração da turbina e motor, se voce tiver um downpipe de 2.5pol e o resto em 3 pol, você ajudará a turbina acordar mais cedo. sabe o porque? porque quando se aumenta o diâmentro, diminui-se a velocidade dos gases em seu fluxo… se dependendo do caso, voce utilizar 2.5 no downpipe, naquela parte ali voce está acelerando o fluxo de gases em relação a um downpipe de 3 polegadas e isso pode fazer a turbina despertar mais cedo sim é fato isso tem explicação teórica

                      por que voces acham que é recomendado utilizar a entrada e saída do intercooler com diâmetro diferentesó normalmente o de saída é 1/2 pol maior, pois ai voce desacelera o fluxo dos gases, favorecendo o tempo de troca de calor, aumentando sua eficiência...

                      entenderam? resumindo: a velocidade do fluxo num tubo é inversa ao seu diâmetro... quanto mais aumenta o diâmetro, menor velocidade do fluxo você terá

                      quer mais um exemplo? faça 2 coletores de escape de cano, um com 38mm de diametro e outro com 45 mm. ambos utilizará a mesma turbina. veja qual turbina terá pegada mais rápida será no coletor de menor diâmetro...

                      tudo vai depender do que a pessoa quer, se ela quer favorecer lá em altíssimos rpm, ou se quer pegada, vai depender do setup geral da mecânica...

                      espero ter ajudado....

                      abraço

                      tá errado fabio.

                      depois da turbina, quanto menos restrição tiver, melhor. como gostam de usar os carros de pista de exemplo, já viu algum força livre com escape? são uns toquinhos de alguns centimetros, saindo pela lataria.

                      essa teoria que voce aplicou no escape, é a que funciona para a carcaça quente, e o eixo… se tiver um eixo menor, os gases tem que passar tudo por um buraco pequeno... fazendo o rotor girar muito mais rapido, pra dar conta do recado... por isso turbina menor acorda mais cedo.

                      depois da turbina? quanto mais livre, melhor, sempre.

                      o melhor escape pra turbo é sem escape.

                      o exemplo que deu dos coletores, tambem é inválido, pq entre o cabeçote e a turbina, tem pressão positiva, e muita, dependendo do tamanho da turbina, 2x (ou mais) mais pressao que na pressurização. ou seja, como esta pressurizado, nao da diferença se é de 20mm ou se é de 40mm (claro, sempre respeitando os limites do motor, nao vai botar um canudinho no coletor que ele vai estrangular o cabeçote).

                      então, como ja foi bastante discutido aqui no forum:

                      aspirado, se colocar escape enorme, perde

                      turbo, quem faz o back pressure é a turbina, entao ela estando bem dimensionada, o melhor escape que irá existir, é sem nada.

                      1 Resposta Última resposta

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