Vectra gtx turbo com problema
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fala galera
seguinte sou de bh e em novembro do ano passado resolvi turbinar meu vectra gtx 09/10 e desde então tenho tido muita dor de cabeça. na verdade a montagem foi bem feita mas o acerto do carro nunca aconteceu de forma satisfatória. o carro trabalha com 0.7kg e foi montado com uma turbina apl 525 intercooler spa coletor spa, foram mantidos os bicos originais e o dosador foi trocado por um do fox 4.2kg. a alimentação suplementar é feita atraves de um bico da siemmes 83 lb multi e monitorado por um modulo fueltech. optou-se por aliviar pressao da turbina na parte fria uma vez q a valvua usada no coletor para tal finalidade ficaria muito proximo aos cabos.
bom, basicamente é isso, até ai tudo bem se naum fosse o seguinte problema: o carro naum passa de 5200 rpm em hipotese alguma….é como se a borboleta fechasse e a mistura ficasse muito rica... uso clamper no map, mas talvez naum esteja acertando a faixa de regulagem .
será q alguem sabe de algum caso semelhante??? preciso muito de ajuda
desde ja agradeço a atenção.
obrigado.
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fala galera
seguinte sou de bh e em novembro do ano passado resolvi turbinar meu vectra gtx 09/10 e desde então tenho tido muita dor de cabeça. na verdade a montagem foi bem feita mas o acerto do carro nunca aconteceu de forma satisfatória. o carro trabalha com 0.7kg e foi montado com uma turbina apl 525 intercooler spa coletor spa, foram mantidos os bicos originais e o dosador foi trocado por um do fox 4.2kg. a alimentação suplementar é feita atraves de um bico da siemmes 83 lb multi e monitorado por um modulo fueltech. optou-se por aliviar pressao da turbina na parte fria uma vez q a valvua usada no coletor para tal finalidade ficaria muito proximo aos cabos.
bom, basicamente é isso, até ai tudo bem se naum fosse o seguinte problema: o carro naum passa de 5200 rpm em hipotese alguma….é como se a borboleta fechasse e a mistura ficasse muito rica... uso clamper no map, mas talvez naum esteja acertando a faixa de regulagem .
será q alguem sabe de algum caso semelhante??? preciso muito de ajuda
desde ja agradeço a atenção.
obrigado.
cara se seu carro usa borboleta eletrônica e for um carro flex, pelo pouco que sei, parece que ele fecha a borboleta em duas situações: voltagem do map ou/e superior ao definido pela central; 2º mistura muito rica ou muito pobre.
1º vc tem que ter certeza se o carro fecha a borboleta, isso é fácil descobrir, basta vc andar com um scaner monitorando a posição de borboleta e ver o que acontece quando dá a falha;
2º´sendo a borboleta o problema, desligue a pressurização e ande com carro aspirado (como s enão tive turbina), ai meça a voltagem máxima do map ou/e maf (que se dá quando vc dá 100% de carga no carro), só cuidado que a turbina não gosta de andar muito assim sem ter contra pressão (sem estar ligada na pressurização), por isso faça um teste rápido e por pouco tempo. sabendo a voltagem máxima do map ou/e maf com ele aspirado, vc sabe que clamper não pode deixar voltagem subir acima do que vc leu, ai vc mede e vê em que voltagem ele congela.
3º não sendo o problema, olha a mistura, provávelmente ele tá engordando muito ai ele fecha a borboleta; solução, recalibrar a fase turbo
4º não sendo a borboleta, pode ser que o carro esteja ficando gordo de mais e isso esteja matando o carro, sem que a borboleta feche, ai só tirar o combusta nestas condições.
se quiser me manda uma mp que passo por tel como fazer estes testes. meu msn é [email protected]
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pra começar o assunto, tem hallmetter? como fica a leitura nas 5200 rpm???
não passa de 5200 rpm em 5ª marcha ou em 1ª??? tudo é muito relativo…
tem r$600,00 para investir numa sonda wide-band para conseguir um acerto quase perfeito????
eu sempre falo para galera, sonda wid band num é luxo, é necessidade. acerto feito só em dino rolo num presta para o dia dia….. mas quando falo isso só me xingammmmmmmmmmmm.
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o que se tem que entender é que as me trabalham por metas, no gtx 2010 - me7.9.9 eu nunca nem vi o arquivo (precisa fazer via bootloader o queeu num faço por num ter equipamento)..mas baseando no que vi das me7.9.6 dos astra flex a meta de combustivel (lamfa) é de fstor lambda 0,95…se chegar a este valor e continaur enriquecendo ela vai diminuir o tempo de injeção nos pbicos primários.
pior ainda, ao usar um doador com mais pressão vc diminiu mais ainda o tempo de injeção porque a central descobre que a mistura esta acima do fator desejado na tal curva lamfa e trata de empobrecer.
dentre as muitas coisas que essas centrais fazem uma é monitrar o map, caso ele ultrapasse o valor máximo d pressão atmosférica ele realmente fecha a borboleta, mas não parece ser o caso pois o fechamento é do tipo quase total (o motor fica em uns 1.500rpm em marcha lenta apenas)...ai no caso meu palpite é que a mistura não está correta, mas isso vc pode observar com um multimentro (ou se qusier ser realmente preciso com uma wideband)
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o que se tem que entender é que as me trabalham por metas, no gtx 2010 - me7.9.9 eu nunca nem vi o arquivo (precisa fazer via bootloader o queeu num faço por num ter equipamento)..mas baseando no que vi das me7.9.6 dos astra flex a meta de combustivel (lamfa) é de fstor lambda 0,95…se chegar a este valor e continaur enriquecendo ela vai diminuir o tempo de injeção nos pbicos primários.
pior ainda, ao usar um doador com mais pressão vc diminiu mais ainda o tempo de injeção porque a central descobre que a mistura esta acima do fator desejado na tal curva lamfa e trata de empobrecer.
dentre as muitas coisas que essas centrais fazem uma é monitrar o map, caso ele ultrapasse o valor máximo d pressão atmosférica ele realmente fecha a borboleta, mas não parece ser o caso pois o fechamento é do tipo quase total (o motor fica em uns 1.500rpm em marcha lenta apenas)...ai no caso meu palpite é que a mistura não está correta, mas isso vc pode observar com um multimentro (ou se qusier ser realmente preciso com uma wideband)
fruta hehehe
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pra começar o assunto, tem hallmetter? como fica a leitura nas 5200 rpm???
não passa de 5200 rpm em 5ª marcha ou em 1ª??? tudo é muito relativo…
tem r$600,00 para investir numa sonda wide-band para conseguir um acerto quase perfeito????
hj descobrimos o problema na concessionária, a central esta com pau e naum faz a leitura correta das sondas…..as duas ficam congelas em 468 mv, dae foi trocada a central e foi só alegria....todos os parametros normais e tudo mais...
só pra ilustrar o carro tem wide band fueltech
obrigado pela ajuda.
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hj descobrimos o problema na concessionária, a central esta com pau e naum faz a leitura correta das sondas…..as duas ficam congelas em 468 mv, dae foi trocada a central e foi só alegria....todos os parametros normais e tudo mais...
só pra ilustrar o carro tem wide band fueltech
obrigado pela ajuda.
poxa que legal, conseguiu a troca na garantia?
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amigo estou com um problema semelhante ,mas o carro ainda esta aspirado original sem nada instalado um vectra gtx 2007/8 pois fui fazer a leitura de sonda e nao passa de 0.84mv e ja troquei sonda auemntei pressao da linha de combustivel pra ver e mesmo assim nao passa ,sera que é central esse pau?
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amigo estou com um problema semelhante ,mas o carro ainda esta aspirado original sem nada instalado um vectra gtx 2007/8 pois fui fazer a leitura de sonda e nao passa de 0.84mv e ja troquei sonda auemntei pressao da linha de combustivel pra ver e mesmo assim nao passa ,sera que é central esse pau?
tá normal.
a sonda em condições normais fica ciclando. ela fica variando constantemente entre ~0 a ~0,8v com uma frequência de 1 a 3 hz.
quando em cut-off ela zera.
quando em wot ela trava em ~0,8v +-0,1v.
a central original não lê a tensão da sonda. ela se baseia somente na frequência pra fazer a correção em closed loop e manter o carro em lamba=1.
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o que se tem que entender é que as me trabalham por metas, no gtx 2010 - me7.9.9 eu nunca nem vi o arquivo (precisa fazer via bootloader o queeu num faço por num ter equipamento)..mas baseando no que vi das me7.9.6 dos astra flex a meta de combustivel (lamfa) é de fstor lambda 0,95…se chegar a este valor e continaur enriquecendo ela vai diminuir o tempo de injeção nos pbicos primários.
pior ainda, ao usar um doador com mais pressão vc diminiu mais ainda o tempo de injeção porque a central descobre que a mistura esta acima do fator desejado na tal curva lamfa e trata de empobrecer.
dentre as muitas coisas que essas centrais fazem uma é monitrar o map, caso ele ultrapasse o valor máximo d pressão atmosférica ele realmente fecha a borboleta, mas não parece ser o caso pois o fechamento é do tipo quase total (o motor fica em uns 1.500rpm em marcha lenta apenas)...ai no caso meu palpite é que a mistura não está correta, mas isso vc pode observar com um multimentro (ou se qusier ser realmente preciso com uma wideband)
cara to tendo polema num astra flex turbo borboleta eletronica.. e o seguinte ta com 0.5 na fase aspirada ta td ok quando começa a vim preção acontece justamente oq vc falo a injeção começa a tira combse com isso a mistura fica poble.. com a pressurização desligada a mistura fica ok.. pressurizo fica assim.. a borboleta ñ esta fechando somente esse lance mesmo tenho q colocar um clamper? sabe qual especifico?
abçs: jonathan
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cara to tendo polema num astra flex turbo borboleta eletronica.. e o seguinte ta com 0.5 na fase aspirada ta td ok quando começa a vim preção acontece justamente oq vc falo a injeção começa a tira combse com isso a mistura fica poble.. com a pressurização desligada a mistura fica ok.. pressurizo fica assim.. a borboleta ñ esta fechando somente esse lance mesmo tenho q colocar um clamper? sabe qual especifico?
abçs: jonathan
não clamper não resolve isso… precisa mudar a meta de afr (curva lamfa) na injeção...