Qual turbina utilizar em um v8??
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se inverter esses coletores de escape (para ficar pra frente) e lancar 2 k16 num facilitaria sua vida?
é uma possibilidade sim…
mas 2 kkk16 não seriam pequenasó apesar do motor girar pouco, são 2,4l em cada lado....
ficaria perfeito.., montamos em natal 2 num omega 3.0 que gira 7.5k rpm e num ficou pequena nao…
acho que ficaria lindo no seu projeto...
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perguntas que deveriam ser feitas:
1- qto de potência tem este motor original ?
2- qto de potência vc deseja tirar ?
3- alimentação (pelo que ví é carburador) vc tem certeza de que tem cfm suficiente ?
duas k16 vc tira ai mais de 600cv (se o motor permitir obvio) pra chegar perto disso numa turbina só teria que ser pelo menos uma k27 com carcaça quente 1.00 … por outro lado equalizar duas turbinas é fogo...ainda mais se tiver diferença entre os lados (dimensioal de canos) e precisa de uma valvula tanto de alivio qto prioridade muito boa e de bom fluxo.
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perguntas que deveriam ser feitas:
1- qto de potência tem este motor original ?
2- qto de potência vc deseja tirar ?
3- alimentação (pelo que ví é carburador) vc tem certeza de que tem cfm suficiente ?
duas k16 vc tira ai mais de 600cv (se o motor permitir obvio) pra chegar perto disso numa turbina só teria que ser pelo menos uma k27 com carcaça quente 1.00 … por outro lado equalizar duas turbinas é fogo...ainda mais se tiver diferença entre os lados (dimensioal de canos) e precisa de uma valvula tanto de alivio qto prioridade muito boa e de bom fluxo.
esse motor original tem 198cv segundo o manual, apesar que desses 198 acho que uns 100 tão mais pra pôneis do que cavalos (hehehe), por isso quero turbinar…inclusive no manual do motor li que as bielas originais são forjadas, porém creio que mesmo assim não dá pra abusar muito delas:
desejo tirar o máximo de potência que conseguir com turbo(s), com segurança e sem mexer por dentro, penso em rodar com 1 a 1,5kg de pressão…
esse carburador da foto é um holley bijet 350cfm, estou com outro holley bijet também, porém de 500cfm, que pretendo montar com turbo, caso não seja suficiente aí é partir para um quadrijet mesmo...
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tb tenho o galaxie com este motor, tb sempre desconfiei desta cavalaria, mas acreditei que o carro é meio lerdo por conta do elevado peso.
será que se inverter os coletores de escape a saída fica pra frente? parece que li isso em algum lugar… daí dá pra colocar 2 turbimna menores, acredito que vai facilitar muito.
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tb tenho o galaxie com este motor, tb sempre desconfiei desta cavalaria, mas acreditei que o carro é meio lerdo por conta do elevado peso.
será que se inverter os coletores de escape a saída fica pra frente? parece que li isso em algum lugar… daí dá pra colocar 2 turbimna menores, acredito que vai facilitar muito.
dá pra inverter sim, como já comentara aí, aí a saída fica pra frente/para baixo, se usar os coletores do 272 (f100) as saídas tbm ficam pra frente, porém pra cima…
*inicialmente tinha pensado em aspirar esse motor, me arrependi de não ter já feito isso quando retifiquei, pensava em fazer um comando na sobe, aumentar a taxa (de uns 7,8:1 para uns 9:1), fazer ângulo nas válvulas, dutos e quadrijet, porém achei que desmontar um motor desse que não rodou nem 5.000km ainda é soda, então pensei em turbinar, além de que estava achando que com uns r$1.500 eu já comprava uma turbina grande, talvez uma .70, nova, mas estou vendo que estou por fora dos preços, hehehe
mas de qquer modo, acho que ficarei mais satisfeito com esse motor turbinado mesmo, alguns amigos não concordam, tenho um amigo, que fez uma preparação aspirada, em um 292, similar a essa que comentei acima, e gostou muito, além de que conseguiu uma média de 6km/l na estrada na gasolina...
tenho mais um motor desse aqui desmontado, talvez depois que turbine esse, eu monte um aspirado em casa, partindo desse 2o motor...
alguém tá por dentro dos preços das kkk27, .70 garret, hx 40, kk16, novasó *master power não quero nem saber... hehehe
s -
mesmo motor do galaxye ?..então este motor tem cerca de 130cv liquidos medidos de acordo com as normas atuais… mas qualquer alteração de carburação já dão uma pancada de cv a mais...
ouotra..as bielas aguentam até uns 500 e tralalá cv pelo que me lembro...mais que isso e baubau (posso estar enganado)... vai ai de 0,7bar que vc va ficar muito feliz com o troque gerado...
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torque este motor tem bastante, mas ele parece bem amarado em alta.
tb concordo com o over, com pouca alteração a potêcia vem… começando pelo carburador, ao andar vc percebe que falta alimentação.
k16 zerada é caro, agora eu não sei se compensa vc pesquisar na dnt pra ver o valor delas.
e um s.charger m45? acredito que dá pra acomodar sem necessidade de cortar capô, instala perto da região onde fica o compressor do a/c.
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esse motor vai girar quanto? esse motor tem uns 120cvs atuais.
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vale lembrar que esses motores de baixa eficiencia, com um tico de pressao ja vem um absurdo… duvido vc conseguir andar com ele com 1 ou 1.5bar... o turbo acaba com qualquer falha de projeto, vide os 4,100cc dos opalas/omegas... tem uma gtb/s2 turbo no youtube que anda com 0.6k de pressao e é um demonio... raspa todas as 3 primeiras marchas
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esse motor vai girar quanto? esse motor tem uns 120cvs atuais.
gira 4500 original, peloacurta faixa de rpm, as tubinas tem que ser pequenas mesmo.
tb acho nem nem vai precisar de tanta pressão.
acho a kkk16 melhor então pra ti.
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torque este motor tem bastante, mas ele parece bem amarado em alta.
tb concordo com o over, com pouca alteração a potêcia vem… começando pelo carburador, ao andar vc percebe que falta alimentação.
k16 zerada é caro, agora eu não sei se compensa vc pesquisar na dnt pra ver o valor delas.
e um s.charger m45? acredito que dá pra acomodar sem necessidade de cortar capô, instala perto da região onde fica o compressor do a/c.
cara se for porturba, pega uma k16 da hzl, sáo muito boas, não são novas duram de mais to com uma aqui rodei 60mil nela e nada de furmar, custa em média 950,00 conto e nunca vi ninguém reclamando deles
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torque este motor tem bastante, mas ele parece bem amarado em alta.
tb concordo com o over, com pouca alteração a potêcia vem… começando pelo carburador, ao andar vc percebe que falta alimentação.
k16 zerada é caro, agora eu não sei se compensa vc pesquisar na dnt pra ver o valor delas.
e um s.charger m45? acredito que dá pra acomodar sem necessidade de cortar capô, instala perto da região onde fica o compressor do a/c.
cara se for porturba, pega uma k16 da hzl, sáo muito boas, não são novas duram de mais to com uma aqui rodei 60mil nela e nada de furmar, custa em média 950,00 conto e nunca vi ninguém reclamando deles
num deu para editar traduzindo o que escrevi rsrsrs
cara, se for for usar duas turbas, pega uma k16 da hzl (fazem e recondicionam turbinas), saõ muito boa, embora não sejam novas duram de mais… to com uma aqui rodei 60mil nela e nada de fumar, custa em média 950,00 conto e nunca vi ninguém reclamando deles.. conversa com eles lá e veja o que eles acham do seu projeto.... o homero conhece demais isso e pode te dizer se vai ser uma boa idéia...
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vale lembrar que esses motores de baixa eficiencia, com um tico de pressao ja vem um absurdo… duvido vc conseguir andar com ele com 1 ou 1.5bar... o turbo acaba com qualquer falha de projeto, vide os 4,100cc dos opalas/omegas... tem uma gtb/s2 turbo no youtube que anda com 0.6k de pressao e é um demonio... raspa todas as 3 primeiras marchas
eu tinha uma amv (s2 mais moderna) com cambio de 5 marchas, cabeçote taxadinho com valvulas de chevrolet brasil (maiores) e 3e de opala… andava com 1bar e éra isso mesmo... primeira e segunda inteira levantando fumaça e os golzinhos com 2 kilão achando que iam andar junto... na hora que a traseira pegava tração parecia que os gol tinham 5 marchas pra trás hehehehe....
o 3e era totalmente insuficiente..mesmo todo trabalhado e coisa e tal de terceira pra frente tinha que acelerar gradual ou esvaziava a cuba mesmo com uma puta pressão no dosador e agulha maior que tinha...
acabei colocando um motor de silverado e comando de omega e vendi pra um amigo que turbinou... a diferença era absurda ele com 0,7bar tinha muito mais potencia e torque que eu com 1bar (mesmo com cabeçote feito e mais taxa).
portanto um conselho legal é pensar numa injeçãozinha...mesmo que seja fullgroup ou bancada...se bobear vc pega uma injeção destas de corsa antigo (que usa bicos de baixa) e monta pulsando 2 cilindros de cada bancada por vez... adapta a roda fônica lá na frente e pronto...
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vale lembrar que esses motores de baixa eficiencia, com um tico de pressao ja vem um absurdo… duvido vc conseguir andar com ele com 1 ou 1.5bar... o turbo acaba com qualquer falha de projeto, vide os 4,100cc dos opalas/omegas... tem uma gtb/s2 turbo no youtube que anda com 0.6k de pressao e é um demonio... raspa todas as 3 primeiras marchas
eu tinha uma amv (s2 mais moderna) com cambio de 5 marchas, cabeçote taxadinho com valvulas de chevrolet brasil (maiores) e 3e de opala… andava com 1bar e éra isso mesmo... primeira e segunda inteira levantando fumaça e os golzinhos com 2 kilão achando que iam andar junto... na hora que a traseira pegava tração parecia que os gol tinham 5 marchas pra trás hehehehe....
o 3e era totalmente insuficiente..mesmo todo trabalhado e coisa e tal de terceira pra frente tinha que acelerar gradual ou esvaziava a cuba mesmo com uma puta pressão no dosador e agulha maior que tinha...
acabei colocando um motor de silverado e comando de omega e vendi pra um amigo que turbinou... a diferença era absurda ele com 0,7bar tinha muito mais potencia e torque que eu com 1bar (mesmo com cabeçote feito e mais taxa).
portanto um conselho legal é pensar numa injeçãozinha...mesmo que seja fullgroup ou bancada...se bobear vc pega uma injeção destas de corsa antigo (que usa bicos de baixa) e monta pulsando 2 cilindros de cada bancada por vez... adapta a roda fônica lá na frente e pronto...
mais lost,
num digo que injecao num seria um otimo negocio…
mais hoje em dia temos solucoes que resolveria esse problema ai de cuba de 3e secando com baixissimo investimento... por exemplo: deixa o burra alimentando o minimo do turbo (com uma linha so pra ele), ex: 0.4 de turbo, e se vira com bicos extras, tanto na mufla, ou até mesmo furando o coletor... até mesmo um digipulse pulsando 2 bicos de monza branco na mufla talvez de conta do recado...
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vale lembrar que esses motores de baixa eficiencia, com um tico de pressao ja vem um absurdo… duvido vc conseguir andar com ele com 1 ou 1.5bar... o turbo acaba com qualquer falha de projeto, vide os 4,100cc dos opalas/omegas... tem uma gtb/s2 turbo no youtube que anda com 0.6k de pressao e é um demonio... raspa todas as 3 primeiras marchas
eu tinha uma amv (s2 mais moderna) com cambio de 5 marchas, cabeçote taxadinho com valvulas de chevrolet brasil (maiores) e 3e de opala… andava com 1bar e éra isso mesmo... primeira e segunda inteira levantando fumaça e os golzinhos com 2 kilão achando que iam andar junto... na hora que a traseira pegava tração parecia que os gol tinham 5 marchas pra trás hehehehe....
o 3e era totalmente insuficiente..mesmo todo trabalhado e coisa e tal de terceira pra frente tinha que acelerar gradual ou esvaziava a cuba mesmo com uma puta pressão no dosador e agulha maior que tinha...
acabei colocando um motor de silverado e comando de omega e vendi pra um amigo que turbinou... a diferença era absurda ele com 0,7bar tinha muito mais potencia e torque que eu com 1bar (mesmo com cabeçote feito e mais taxa).
portanto um conselho legal é pensar numa injeçãozinha...mesmo que seja fullgroup ou bancada...se bobear vc pega uma injeção destas de corsa antigo (que usa bicos de baixa) e monta pulsando 2 cilindros de cada bancada por vez... adapta a roda fônica lá na frente e pronto...
mais lost,
num digo que injecao num seria um otimo negocio…
mais hoje em dia temos solucoes que resolveria esse problema ai de cuba de 3e secando com baixissimo investimento... por exemplo: deixa o burra alimentando o minimo do turbo (com uma linha so pra ele), ex: 0.4 de turbo, e se vira com bicos extras, tanto na mufla, ou até mesmo furando o coletor... até mesmo um digipulse pulsando 2 bicos de monza branco na mufla talvez de conta do recado...
xi…. ta confindindo eu com o over? hehehehe
bom eu nao tinha falado nada, mas se querem uma dica, tem uma tal de fuelbox ai que é forte hein tem canais suficientes pra comandar 12 bicos (2 bancadas em um 6 cilindros) semi-sequencial ou em um v8 a primeira bancada semi e a segunda em 2 de 4 bicos, e ainda comanda a ignição até 12 bobinas em wasted-spark, ou seja, controla a ignicao do v8
sistema homologado pela fiat hein