Conselhos para acertar ap aspirado
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então, até a marcha lenta tá alta, na casa dos 1400rpm com motor quente ou frio. certeza que isso é acerto, porque antes, com padrao ft ela ficava na casa dos 1000rpm.
e pra sair e rodar deboa, velocidade de cruzeiro ta dando muito excesso, sonda ta dando 0.72 pra baixo e até - - de tanto excesso.
amanha ja irei dar uma diminuida os valores ms dos bicos pra ver como fica.
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então, até a marcha lenta tá alta, na casa dos 1400rpm com motor quente ou frio. certeza que isso é acerto, porque antes, com padrao ft ela ficava na casa dos 1000rpm.
e pra sair e rodar deboa, velocidade de cruzeiro ta dando muito excesso, sonda ta dando 0.72 pra baixo e até - - de tanto excesso.
amanha ja irei dar uma diminuida os valores ms dos bicos pra ver como fica.
ja considerou usar um segundo mapa (a fueltech permite), comecando com o acerto padrao e depois ir corrigindo com a tua wideband ?
pq lenta de 1400 rpm com 4 borboletas e 0.72 de lambda é muita coisa errada…
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puxa…agora fiquei triste... uso 5 deles no meu marea...e pra deixar a marcha lenta boa eu uso pouquissimo tempo de injeção ..mas funciona bem... muito bem alias...
vi o golzinho montado sim... ta show...
com dependendo do comando ele só lima com mais carga... mas se tiver muito rico realmente vem do jeito que vc falou... 4 borboletas ajudam a melhorar...mas se o comando tiver muito cruzamento só fica bom depois de um certo giro e com carga mais alta... por isso tem que usar alpha-n (que alias tem esse defeito de num ser o melhor dos mundos em meia carga... ams fica bem aceitável num motor com pouco comando a ponto de poder ser usado em carro de fabrica - tipo monoponto por exemplo).
pode colocar bem mais ponto... a ft tem uma caracteristica... só funciona bem com mais ponto que o carro original... se usar o mesmo num vai... acho que da pra enfiar uns 30° de avanço ai (só tem que tmar cuidado pra ver se num acontece detonação)
pelo que conversei com o klaus ele é muito conservador pra evitar quebras (devido claro ao fato dele mexer com caro de pista, onde pra pensar em ganhar tem que ter certeza de chegar) acho até legal isso... agora vc mesmo vai indo mais pro limite...
devo voltar pra ai daki um ou dois meses... ai quero ver o golzinho ja acertado hein
aproveitando... tem algum site pra baixar o manual dos bicos ?
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over, se é que te ajuda…
http://www.racetroni…62_brochure.pdf
tanto faz a versão short como a long , as características são as mesmas (já tive dos dois).
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então, até a marcha lenta tá alta, na casa dos 1400rpm com motor quente ou frio. certeza que isso é acerto, porque antes, com padrao ft ela ficava na casa dos 1000rpm.
e pra sair e rodar deboa, velocidade de cruzeiro ta dando muito excesso, sonda ta dando 0.72 pra baixo e até - - de tanto excesso.
amanha ja irei dar uma diminuida os valores ms dos bicos pra ver como fica.
ja considerou usar um segundo mapa (a fueltech permite), comecando com o acerto padrao e depois ir corrigindo com a tua wideband ?
pq lenta de 1400 rpm com 4 borboletas e 0.72 de lambda é muita coisa errada…
isso a ft permite 3 mapas, vou deixar o primeiro quieto e ir montando o 2º numa boa, e postando os resultados e pedindo ajuda hehehe.
puxa…agora fiquei triste... uso 5 deles no meu marea...e pra deixar a marcha lenta boa eu uso pouquissimo tempo de injeção ..mas funciona bem... muito bem alias...
vi o golzinho montado sim... ta show...
com dependendo do comando ele só lima com mais carga... mas se tiver muito rico realmente vem do jeito que vc falou... 4 borboletas ajudam a melhorar...mas se o comando tiver muito cruzamento só fica bom depois de um certo giro e com carga mais alta... por isso tem que usar alpha-n (que alias tem esse defeito de num ser o melhor dos mundos em meia carga... ams fica bem aceitável num motor com pouco comando a ponto de poder ser usado em carro de fabrica - tipo monoponto por exemplo).
pode colocar bem mais ponto... a ft tem uma caracteristica... só funciona bem com mais ponto que o carro original... se usar o mesmo num vai... acho que da pra enfiar uns 30° de avanço ai (só tem que tmar cuidado pra ver se num acontece detonação)
pelo que conversei com o klaus ele é muito conservador pra evitar quebras (devido claro ao fato dele mexer com caro de pista, onde pra pensar em ganhar tem que ter certeza de chegar) acho até legal isso... agora vc mesmo vai indo mais pro limite...
devo voltar pra ai daki um ou dois meses... ai quero ver o golzinho ja acertado hein
aproveitando... tem algum site pra baixar o manual dos bicos ?
então, apesar do comando bravo, as 4 borboletas amenizam essa trupicada, o problema mesmo ta no excesso em baixa carga, e claro a lenta que ta alta.
realmente o klauss é muito conservador, mas do jeito que tá não tem posto que seguro o consumo, 2,5km/l, medi agora. fica inviável o uso. se fizesse uns 6km/l andando de boa, fica otimo ja. vejo colega com 1 weber e comando na casa dos 330º, turbo, e consegue rodar em baixa carga liso liso. com a ie teria que ser melhor.
a alta ta amarrando, e a sonda fica entre rica e o ideal, dando variada de 0,75 a 0,95 com pe embaixo 100% tps aberto. isso nao ta estranho? teria que firmar numa faixa e manter, correto? e naod ar essa variação grande.
over, se é que te ajuda…
http://www.racetroni…62_brochure.pdf
tanto faz a versão short como a long , as características são as mesmas (já tive dos dois).
esse ai o manual
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cara, só esta faltando conhecimento para deixar esse seu carro liso, é tudo acerto da fueltech.
como o over falou, a ft so vai bem com muito ponto, pode começar com 20 e enfiar 30° em alta, estica esse mapa de ponto até 30° em 3000 rpm e coloca até o corte.
se ta muito gordo em baixa vai no mapa de alimentação por tps e abaixa o ti nas condições que ele esta gordo.
o ti em marcha lenta tbm deve estar muito alto, pode abaixar ele tbm.
dá uma olhada na abertura das borboletas, podem estar muito abertas, quanto de abertura de tps em lenta a fueltech está mostrando?
acertar um carro com a ft é muito simples, coisa de 30 minutos vc acerta o carro do zero e deixa liso se souber o que está fazendo.
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cara, só esta faltando conhecimento para deixar esse seu carro liso, é tudo acerto da fueltech.
como o over falou, a ft so vai bem com muito ponto, pode começar com 20 e enfiar 30° em alta, estica esse mapa de ponto até 30° em 3000 rpm e coloca até o corte.
se ta muito gordo em baixa vai no mapa de alimentação por tps e abaixa o ti nas condições que ele esta gordo.
o ti em marcha lenta tbm deve estar muito alto, pode abaixar ele tbm.
dá uma olhada na abertura das borboletas, podem estar muito abertas, quanto de abertura de tps em lenta a fueltech está mostrando?
acertar um carro com a ft é muito simples, coisa de 30 minutos vc acerta o carro do zero e deixa liso se souber o que está fazendo.
vamos, lá, ti que vc diz é o tempo de injeção?
então posso colocar até 2500rpm 20º de ponto e de 3000rpm ate 7000rpm 30º? é isso. claro que vou subindo aos poucos ate chegar nesse valor e olhando na sonda.
na lenta o tps azusa 0% de abertura da borboleta, pensei que as borboletas não estivessmem fechando corretamente, fui na meia lua do acelerador e forcei o fechamento, nao senti folga e nao diminuiu a rotação.
fui nele agorinha relatar essa semana de uso e falar do sensor de ar que nao ta funcionando. ele explicou que eu posso diminuir o a % pela injeção rapida e corrigir pelo mapa principal. fizemos isso e o carro ja deu uma melhorada.
lenta ta entre 0,86 a 1,05 e acelerando ele começa a marcar 0.72 e sobe até 0.85, mas ainda ta um pouco gordo e amarrado. amanha brinco mais nisso.
pelo o que vi, mexi e ele me mostrou, nao é bicho de 7 cabeças nao, é questão de futricar e ir olhando na sonda.
po… mas e o preparador? e a garantia do serviço? e o acerto? eu voltava la e exigia alguma coisa.
calma calma não criemo canico hehe, em nenhum momento ele negou em acertar e ir corrigindo a ft, pelo contrario, hoje quando fui lá relatar o que ocorreu nessa semana quando peguei o carro, ele na hora falou que u poderia mexer no mapa e me mostrou como mexer. como falei, aqui nao tem dino, então tem que acertar na rua, e rua aqui ta pior que sp de carro, então sobra so a pista do autodromo que sera feito denovo, mas nao agora.
na época o acerto foi feito num tempo quente e umido, agora o tempo ta super quente e seco.
agora eu mesmo quero ir mexendo, por isso peço a ajuda de vocês, e vou cruzando todas as informações, pq sou leigo no assunto, mas nao bobo, justamente pra eu nao ter que ficar indo toda hora na oficina pedindo pra fazer isso ou aquilo sendo que essas pequenas coisas eu mesmo posso fazer.
pra quem futrica em computador, celular, som, ft jaja pego o macete.
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mano, a ft tem uma característica (ou defeito) de que conforme sobe a rotação ela vai diminuindo o avanço…
digamos que trave tudo em 30º, em 3000 rpm tem algo como 27 e 6000 algo como 25... o sushi fez um ensaio do tipo na pandoo, e snme deu coisa de 6-8 graus de diferença do mapa da injeção pro ponto real medido com pistola.
1º: conseguir uma pistola de ponto para fazer esta medição.
2º: essa variação de lâmbda 0,75-0,95 não é normal. pode ser uma oscilação na linha de combustível muito grande ou vela apagando... tem que analisar com carinho...
3º: pra acertar, precisa de outra pessoa. uma pra ir dirigindo e vc ir acertando. o ideal é estrada. segura uma rotação e acerta a ft nesse ponto do mapa... aumenta 500 rpm e faz de novo. é bem chato, porém vc não tem dinamometro e nem uma megasquirt que faria tudo isso quase que sozinha... então mãos a obra
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menegoto essa diferença do ponto da pra mais ou pra menos?
a linha de combustivel tqa oscilando mesmo, meu manometro é doidao, e colocando a mao na mangueira de combustivel da pra sentir o fluxo estranho.
minha bomba é do ap flex e tá com 3bar e sem a conexão do vacuo, por causa do comando alto nao daria diferença essa ligação do vacuo no dosador 1:1 de tempra t.
uma duvida, meus bicos trabalham com 60lb a 3bar, e o fluxo começa com 1.5ms, se eu diminuir no dosador pra 2,5bar, mantendo o 1.5ms, ele vai injetar menos combustivel correto? porem de forma linear ainda, correto?
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então, digamos que tropeçando muito, vc tem 60kpa de vácuo na lenta.
então, 3 bar na linha = 3,4 diferencial
usando 1,6 bar na linha, teria 2 bar diferencial. com 2 bar o leque dos siemens é aceitável.
com 2 bar, os 60lbs de vazão devem cair para uns 45… teria que ver o diagrama do bico... isso é 25% a menos de combustível, logo um ti de 2ms teria que ser corrigido para 2,5ms... ou o inverso...
o grande pulo do gato é que vc tem um ti na lenta de 1,5, e o dead time desses bicos é 1,1ms... ou seja só tem 0,4ms de injeção de combustível, e mesmo assim já da excesso... baixando a pressão da linha, de repente chegue a 2ms de lenta, que é um bom valor.
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eu acho que tem algum problema na linha de combustivel desse carro, não tem motivo pra ela ficar oscilando, tem que resolver isso, se não nunca vai ter mistura estavel.
e mete ponto nisso ai, começa com 20° e vai subindo até uns 30° ou mais de 500 em 500 rpm.
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não precisa aumentar o diâmetro da linha não. só que essa bomba é fraca para esses bicos.
via de regra, para manter a pressão estável em qualquer situação, a bomba precisa ter que ter vazão de pelo menos 30% acima da vazão máxima dos bicos. ou seja, no seu caso, o correto seria vc ter uma bomba de 3,3 l/min, e com certeza essa de ap flex não passa de 2 l/min de jeito nenhum.
então, 3 bar na linha = 3,4 diferencial
num tá errado isso não?
3 bar na linha com 60 kpa de vácuo = 2,4 de diferencial…
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opa ricardo, valeu demais por esse toque sobre a bomba. no caso a vazão maximo desses bicos fica em 85lb a 87psi de pressão.
ja estava pensando numa dessa walbro interna 255l/h
a entrada da linha, ta deboa, a variação sente é no retorno dela.
ja mexi um pouco na ft e o carro ta ficando bom hehehe. muito legal mexer nisso.
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opa ricardo, valeu demais por esse toque sobre a bomba. no caso a vazão maximo desses bicos fica em 85lb a 87psi de pressão.
ja estava pensando numa dessa walbro interna 255l/h
a entrada da linha, ta deboa, a variação sente é no retorno dela.
ja mexi um pouco na ft e o carro ta ficando bom hehehe. muito legal mexer nisso.
heheh mais um viciado
quanto custa essa walbro?
eu iri de gti dentro do copinho, a dinamica faz a bomba de gti adaptada pra usar dentro do copinho, e custa só 250 reais.
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60kpa de vácuo = -0,4 atm = -0,4 bar no coletor
se tem vácuo, o coletor suga o combustível do bico. logo a pressão diferencial aumenta…
a fórmula seria: pdif = plinha - pcoletor
pode ver os originais... usam 3 bar de diferencial... na lenta ficam com 2,3 bar na linha (coletor com 30kpa = -0,7 bar) e em wot ficam com 3 bar, pois o coletor fica em 101kpa, ou seja pressão atmosférica.
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isso ai, quando tava original o manometro marcava exatamente 2,3bar e acelerando wot ia pra 3.
viciei nessa ft aiaiai, é facil mexer po.
ja melhorei bastante a carga dela em baixa e média rotação, até 4000rpm que é aceitavel rodar no dia a dia na cidade. so que tem um porém, deixei com lambda entre 84 a 86 nessas faixas e o carro ainda deu cabeçadas, um leve engasgado, ai empobreci e subiu pra 0.95 a 1.05 e melhorou muuuuuuuuuuuito, sem cabeçadas e a temperatura do motor aumentou, coisa de 2º apenas, nem chega a 90º.
outro detalhe, quando atinge algo de 20% a 27% de tps aberto a sonda da uma empobrecida rapida tipo 1.15 a 1.20 mas logo em seguida volta pro padrão 0.95 a 1.05, acho que isso tem a ver com a rotação agora, to dando uns tapinhas.
o ponto comecei com 17º e acima de 3000rpm mandei tupo pra 25º, to indo bem de vagar.
rola deixar assim?
agora quero mexer na alta, mas ta faltando pista.
a walbro acha no ebay na faixa dos us$110,00 +frete + imposto se pagar. agora tem que ver se ela é universal ou especifica pra cada carro, pois na pesquisa aparece as marcas e nao achei de vw.