Conselhos para acertar ap aspirado
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mano, a ft tem uma característica (ou defeito) de que conforme sobe a rotação ela vai diminuindo o avanço…
digamos que trave tudo em 30º, em 3000 rpm tem algo como 27 e 6000 algo como 25... o sushi fez um ensaio do tipo na pandoo, e snme deu coisa de 6-8 graus de diferença do mapa da injeção pro ponto real medido com pistola.
1º: conseguir uma pistola de ponto para fazer esta medição.
2º: essa variação de lâmbda 0,75-0,95 não é normal. pode ser uma oscilação na linha de combustível muito grande ou vela apagando... tem que analisar com carinho...
3º: pra acertar, precisa de outra pessoa. uma pra ir dirigindo e vc ir acertando. o ideal é estrada. segura uma rotação e acerta a ft nesse ponto do mapa... aumenta 500 rpm e faz de novo. é bem chato, porém vc não tem dinamometro e nem uma megasquirt que faria tudo isso quase que sozinha... então mãos a obra
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menegoto essa diferença do ponto da pra mais ou pra menos?
a linha de combustivel tqa oscilando mesmo, meu manometro é doidao, e colocando a mao na mangueira de combustivel da pra sentir o fluxo estranho.
minha bomba é do ap flex e tá com 3bar e sem a conexão do vacuo, por causa do comando alto nao daria diferença essa ligação do vacuo no dosador 1:1 de tempra t.
uma duvida, meus bicos trabalham com 60lb a 3bar, e o fluxo começa com 1.5ms, se eu diminuir no dosador pra 2,5bar, mantendo o 1.5ms, ele vai injetar menos combustivel correto? porem de forma linear ainda, correto?
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então, digamos que tropeçando muito, vc tem 60kpa de vácuo na lenta.
então, 3 bar na linha = 3,4 diferencial
usando 1,6 bar na linha, teria 2 bar diferencial. com 2 bar o leque dos siemens é aceitável.
com 2 bar, os 60lbs de vazão devem cair para uns 45… teria que ver o diagrama do bico... isso é 25% a menos de combustível, logo um ti de 2ms teria que ser corrigido para 2,5ms... ou o inverso...
o grande pulo do gato é que vc tem um ti na lenta de 1,5, e o dead time desses bicos é 1,1ms... ou seja só tem 0,4ms de injeção de combustível, e mesmo assim já da excesso... baixando a pressão da linha, de repente chegue a 2ms de lenta, que é um bom valor.
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eu acho que tem algum problema na linha de combustivel desse carro, não tem motivo pra ela ficar oscilando, tem que resolver isso, se não nunca vai ter mistura estavel.
e mete ponto nisso ai, começa com 20° e vai subindo até uns 30° ou mais de 500 em 500 rpm.
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não precisa aumentar o diâmetro da linha não. só que essa bomba é fraca para esses bicos.
via de regra, para manter a pressão estável em qualquer situação, a bomba precisa ter que ter vazão de pelo menos 30% acima da vazão máxima dos bicos. ou seja, no seu caso, o correto seria vc ter uma bomba de 3,3 l/min, e com certeza essa de ap flex não passa de 2 l/min de jeito nenhum.
então, 3 bar na linha = 3,4 diferencial
num tá errado isso não?
3 bar na linha com 60 kpa de vácuo = 2,4 de diferencial…
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opa ricardo, valeu demais por esse toque sobre a bomba. no caso a vazão maximo desses bicos fica em 85lb a 87psi de pressão.
ja estava pensando numa dessa walbro interna 255l/h
a entrada da linha, ta deboa, a variação sente é no retorno dela.
ja mexi um pouco na ft e o carro ta ficando bom hehehe. muito legal mexer nisso.
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opa ricardo, valeu demais por esse toque sobre a bomba. no caso a vazão maximo desses bicos fica em 85lb a 87psi de pressão.
ja estava pensando numa dessa walbro interna 255l/h
a entrada da linha, ta deboa, a variação sente é no retorno dela.
ja mexi um pouco na ft e o carro ta ficando bom hehehe. muito legal mexer nisso.
heheh mais um viciado
quanto custa essa walbro?
eu iri de gti dentro do copinho, a dinamica faz a bomba de gti adaptada pra usar dentro do copinho, e custa só 250 reais.
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60kpa de vácuo = -0,4 atm = -0,4 bar no coletor
se tem vácuo, o coletor suga o combustível do bico. logo a pressão diferencial aumenta…
a fórmula seria: pdif = plinha - pcoletor
pode ver os originais... usam 3 bar de diferencial... na lenta ficam com 2,3 bar na linha (coletor com 30kpa = -0,7 bar) e em wot ficam com 3 bar, pois o coletor fica em 101kpa, ou seja pressão atmosférica.
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isso ai, quando tava original o manometro marcava exatamente 2,3bar e acelerando wot ia pra 3.
viciei nessa ft aiaiai, é facil mexer po.
ja melhorei bastante a carga dela em baixa e média rotação, até 4000rpm que é aceitavel rodar no dia a dia na cidade. so que tem um porém, deixei com lambda entre 84 a 86 nessas faixas e o carro ainda deu cabeçadas, um leve engasgado, ai empobreci e subiu pra 0.95 a 1.05 e melhorou muuuuuuuuuuuito, sem cabeçadas e a temperatura do motor aumentou, coisa de 2º apenas, nem chega a 90º.
outro detalhe, quando atinge algo de 20% a 27% de tps aberto a sonda da uma empobrecida rapida tipo 1.15 a 1.20 mas logo em seguida volta pro padrão 0.95 a 1.05, acho que isso tem a ver com a rotação agora, to dando uns tapinhas.
o ponto comecei com 17º e acima de 3000rpm mandei tupo pra 25º, to indo bem de vagar.
rola deixar assim?
agora quero mexer na alta, mas ta faltando pista.
a walbro acha no ebay na faixa dos us$110,00 +frete + imposto se pagar. agora tem que ver se ela é universal ou especifica pra cada carro, pois na pesquisa aparece as marcas e nao achei de vw.
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eu achei essa walbro uma grande merda com m maiúsculo. a que a gente comprou, e que por sinal tava montada em um voyage com 4 bicos desses deka mesmo, abriu o bico com menos com 3 meses de uso…
não aguenta álcool, pode perguntar pro vendedor do e-bay...
vai de dinâmica interna q vc não se arrepende, a minha já tem mais de ano e ainda tá vivinha da silva.
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eu achei essa walbro uma grande merda com m maiúsculo. a que a gente comprou, e que por sinal tava montada em um voyage com 4 bicos desses deka mesmo, abriu o bico com menos com 3 meses de uso…
não aguenta álcool, pode perguntar pro vendedor do e-bay...
vai de dinâmica interna q vc não se arrepende, a minha já tem mais de ano e ainda tá vivinha da silva.
concordo, sempre usei bomba da dinamica e nunca tive problema, e se der eles trocam na hora.
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vou olhar essa da dinamica então, qual modelo?
galera, má notícia.
acabei de passar um apuro filho da puta.
estava na estrada perto do autodromo fazendo o acerto numa boa, estava a uns 80km/h, mantendo uns 3500rpm a 4000rpm pra ver se tinha mais algum buraco e eis a surpresa.
do nada a sonda deu erro, foi pro vermelho por falta e fez um puta barulho.
pensei. fudeu quebrei o motor. o que será que fiz de errado? passado esses segundos de pensamento o carro simplesmente pulou de lado e quase, quase perdi o controle, ele ainda deu uma rabiada na traseira e por sorte a pista estava livre e nao tinha mureta.
parei o carro, namorada saiu, abri o capo pra ver o estrago, e pronto pra chorar de raiva. quando derepente a namorada grita, veeeeeeeem cá, coooooooooore fui pra lateral do carro e vi a merda feita.
o escapamento soltou do coletor 4x1, a solda que unia eles não segurou, com isso a ponta do escape raspou no chão, deu um pinote (dobrou), com essa dobra deu o tranco que levantou o carro, e nisso minha sonda wideband foi-se pro espaço, o asfalto comeu ela todinha.
preju:
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sonda
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1 dos filtros marmita (ramflow) caiu devido ao tranco e se perdeu (procurei quase 1 horas e nada)
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escapamento
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arregaçou a capa de proteção do tunel do escape
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cambio nao engata nenhuma marcha.
tampa perdida
direto no 4x1
sonda wideband ja era
a ponta que soltou do coletor e dobrou
escape completo
pessoal, agora to muito puto. por causa do escapeiro que nao faz solda que presta deu toda essa merda.
agora, vou mandar o carro pra oficina, e a conta vou pedir pra mandar pro cara do escapamento, já que quem levou pra soldar o escape foi meu mecanico.
vamos ver a merda que isso vai dar ainda.
to com ódio no coração nesse exato momento.
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foda é pouco. hoje mesmo já pensei em voltar a ie original e vender o carro viu. é numa hora dessas que pensamos em desistir, maaaas como minha namorada me deu um grande apoio mocional, vou continuar esse projeto.
o foda agora é o tempo que vai ficar parado, denovo. vai 30 dias tranquilo. até chegar outra marmita da zuropa , até chegar o sensor da wideband, fora o escape, revisar toda parte debaixo pra ver se está em ordem… aff.
ne mole nao. enquanto isso da-lhe buzão e carrinho da mae pra roleta.
justo agora que eue stava tão empolgado em acertar o bicho e vendo o resultado melhorar a cada puxada. esperar, semana que vem tem mais sobre o resultado, quem irá pagar?