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Retifica de bloco e vira

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Rx7_Veilside
    escreveu em última edição por
    #1

    tardeeee

    galera, apesar de já fazer parte do fórum há um bom tempo, vou me apresentar denovo pois, como não sou muito de postar (apesar de ler bastante), acredito que boa parte dos colegas não me conheça e/ou se lembre de mim.

    sou de goiânia e já tive pra iniciar meu projeto um monte de vezes. cada vez é um problema que aparece e me faz atrasar/desistir. mas é aquela história do brasileiro que não desiste…

    tenho um gol i 96/97. é meu primeiro carro mas infelizmente, veio dotado de um econômico motorzim cht, que já foi 1.nada e agora é 1.quasenada (isso por que depois de uma retífica, foi colocado kit do cht 1.6).

    há um ano, num momento de loucura, troquei o som que tinha montado nesse carro, por um conjunto de ap (que era pra ser 1.8), câmbio e outras coisas como motor de partida, coletor de escape e admissão, alternador, flauta de combustível, distribuidor e mais umas tranqueiras…

    inicialmente, minha intenção era transplantar esse motor no lugar do cht e depois montar um turbo básico, pra aprender a andar com turbo e depois partir pra algo mais fortinho. infelizmente, por vários problemas, meus planos foram adiados e agora estou criando ânimo novamente para tocar em frente (e isso se deve e muito aos projetos que vejo aqui, como o do jakka - com aquele corsinha que deve ser infernal -, o zorlac - que agora tá com o canhão andando -, o piloto_de_fuga e o carro forte dele, bugalaws e tantos outros que eu passaria o resto do dia citando).

    mas vamos ao que interessa. o motor, contrariando o que eu esperava, não é 1.8 e sim 1.6. pude conferir isso após uma ajuda do amigo renato732, que mediu o curso do vira. então, já que eu queria uma coisa mais emocionante , decidi desmontar o motor inteiro (até por que sou curioso pra carai e se pudesse, faria tudo eu mesmo e essa foi uma boa maneira de ter um contato maior com as peças e ter uma melhor idéia de como funciona) pra mandar pra retífica. desmontei tudo e fiz uma boa limpeza na maioria das peças. fotos, logo abaixo.

    o projeto é o seguinte:

    • mandar abrir o bloco pra entrar os pistões de 2.0

    • comprar um vira de 1.8 e montar o famoso 1.9

    • não pretendo (e nem tenho condições) forjar nada por agora, então vou montar o miolo original e andar com 1kg

    • pensei em mandar o cabeçote pra retífica também e colocar valvulas 41/34. compensa?

    liguei numa retífica essa semana e me passaram o preço de r$ 146,00 pra fazer o serviço no bloco. é mais ou menos isso mesmo? tem alguma coisa especial que deva ser feita?

    a parte de injeção vai ficar por conta duma ms1 v2.2 que já está montada aqui há pelo menos 2 anos e nunca viu um carro na vida…

    o cobaia:

    assim que tiver mais atualizações posto aqui.

    sugestões, como sempre, serão muito bem vindas

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    • M Offline
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      menegotto
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      #2

      vai andar com esses pistões retos da foto????? 1 kg é tenso viu….

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        _PiLoTo_De_FugA_
        escreveu em última edição por
        #3

        ai fera gostei do seu projeto.. e fica tranquilo pq tbm ja tive q adiar meus projetos varias veses.. mais um dia td chega lá.. o importante eh ñ desisti.

        qt a opção de montar 1.9 axei interessate mais vc teria q fatiar o bloco pra ter uma taxa +/-

        qt ao cabeçote creio q de inicio. ñ faria tanta diferença assim.. seria uma coisa a ser feita mas para frente quando ñ tiver mais lugar pra tirar potencia. minha opinião

        agora tbm tem q ver qual estado q ele se encontra se for pra fazer ja faça dessa maneira.

        quanto ao preço da retifica do bloco cada lugar eh um preço aki na cidade gasta +/- na faixa de r$120

        fez uma otima escolha em relação a injeção tbm uso a ms1 com o codigo extra e num tenho do q reclamar soh alegria.

        boa sorte ai no projeto e qualquer duvida q estiver no meu alcance farei questão de ter ajudar.

        abçs: jonathan

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        • 1 Offline
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          16volts
          escreveu em última edição por
          #4

          ow, muito legal ir executando o projeto

          mas se por agora vc não vai forjar eu acho que manteria 1.6 mesmo, pois como o curso é pequeno as bielas reclamam menos.

          só não dá pra abusar muito do giro com os parafusos originais.

          1.6 ou 1.8 com 1kg vai te fazer muito feliz

          boa sorte ae

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lee
            escreveu em última edição por
            #5

            e ai parceiro, beleza.

            cara vc mesmo vai montar o motor e kit turbo? ie? conversa com o bruno la da motorscience, é do lado da sua casa po hehehe.

            seguinte, eu, deixaria o cabeçote original, no máximo um comando 49g (mecanico) ou 027 (se for hidráulico), nao mexeria com valvulas nem nada.

            o virabrequim é certeza que vc vai colocar do 1.8? se for, faça uma forcinha e tente colocar pistão forjado com pino deslocado pra montar 1.9 sem ter que fatiar o bloco, caso contrário coloque pistão do 1.8 mesmo.

            e o acerto da ms, já conhece alguém com experiência nela? porque vc viu meu drama com a ft, nego prometeu mundos e fundos e na hora h ferrou tudo, até eu achar o bruno.

            eu, por tudo que já passei e pela cidade onde moramos, não inventaria moda, ache uma ie do 1.6/.18/2.0 mi, bicos originais e use um gerenciador a parte pro bico extra. com isso vc consegue um carro original na fase aspirada (economia) e quando pressurizar o bico extra e gerenciador entram em ação. com um sistema assim, os carros que o bruno monta, quebra cambio facil facil com 0,.8 a 1kg de pressão, pq vem pressão forte, e não aquela pressão xoxa (destaxado).

            a idéia da ms é boa, mas vc conhece goiânia, é roça, já é difícil achar alguém pra mexer em ft, imagina numa ms. pense nisso. vá com calma. sua vantagem é que tem o motor extra pra ir mexendo sem preocupação e nao ficar com o carro parado.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
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              Rx7_Veilside
              escreveu em última edição por
              #6

              vai andar com esses pistões retos da foto????? 1 kg é tenso viu….

              menegotto, vai ficar bem taxado mas eu acho que consigo segurar o pé. eu não sei quanto esses pistões dão de taxa. tem uma idéia?

              ow, muito legal ir executando o projeto

              mas se por agora vc não vai forjar eu acho que manteria 1.6 mesmo, pois como o curso é pequeno as bielas reclamam menos.

              só não dá pra abusar muito do giro com os parafusos originais.

              1.6 ou 1.8 com 1kg vai te fazer muito feliz

              boa sorte ae

              ôpa daniel 1.6 desse jeito gira 7,5k sem perigo? o único problema que vejo no 1.6 é que terei um carro bem fraco de baixa, já que pretendo usar uma turbina maiorzinha. o que acha?

              e ai parceiro, beleza.

              cara vc mesmo vai montar o motor e kit turbo? ie? conversa com o bruno la da motorscience, é do lado da sua casa po hehehe.

              seguinte, eu, deixaria o cabeçote original, no máximo um comando 49g (mecanico) ou 027 (se for hidráulico), nao mexeria com valvulas nem nada.

              o virabrequim é certeza que vc vai colocar do 1.8? se for, faça uma forcinha e tente colocar pistão forjado com pino deslocado pra montar 1.9 sem ter que fatiar o bloco, caso contrário coloque pistão do 1.8 mesmo.

              e o acerto da ms, já conhece alguém com experiência nela? porque vc viu meu drama com a ft, nego prometeu mundos e fundos e na hora h ferrou tudo, até eu achar o bruno.

              eu, por tudo que já passei e pela cidade onde moramos, não inventaria moda, ache uma ie do 1.6/.18/2.0 mi, bicos originais e use um gerenciador a parte pro bico extra. com isso vc consegue um carro original na fase aspirada (economia) e quando pressurizar o bico extra e gerenciador entram em ação. com um sistema assim, os carros que o bruno monta, quebra cambio facil facil com 0,.8 a 1kg de pressão, pq vem pressão forte, e não aquela pressão xoxa (destaxado).

              a idéia da ms é boa, mas vc conhece goiânia, é roça, já é difícil achar alguém pra mexer em ft, imagina numa ms. pense nisso. vá com calma. sua vantagem é que tem o motor extra pra ir mexendo sem preocupação e nao ficar com o carro parado.

              aê zorlac, sabia que mais cedo ou mais tarde vc apareceria. cara, em relação a ms realmente é meio tenso o negócio, mas como é opensource tem muita coisa na net e daí já dá pra tirar bastante coisa. muita gente aqui no pp mesmo já a utiliza e acredito não ser esse o maior problema. como coloquei no post, o renato732 conhece bastante de ms e acredito poder me ajudar nisso, sem contar que, com o tempo, agente mesmo aprende a acertar ela. além dele, aqui em gyn tem outras pessoas adeptas ao homemade que sabem mecher, talvez mais até que aquele cidadão que pegou seu carro de começo dizia conhecer de ft.

              a próxima folguinha que eu tiver do trampo vou passar lá na motorscience e trocar uma idéia com o bruno. aquele voyage preto..

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              • L Offline
                L Offline
                Lee
                escreveu em última edição por
                #7

                com o pistão cabeça reta, cabeçote original, vc deve estar proximos dos 11,5 a 12;1 de taxa. é pra rodar com turbo forte, pressão forte, fica bom. ja que sua turbina será grande, creio que começe a encher na casa dos 3000 a 3500rpm, o que é bom pra rodar deboa na cidade sem pressurizar. dependendo da configuração da turbina e compressor vc gira 7500rpm com força, mas é bom ter um comando original esportivo, no mínimo (49g ou 027 dependendo do seu cabeçote).

                a é, o preço da retifica é nessa faixa mesmo, sua vantagemq ue o motor ta fora, não paga mão de obra hehehe, senão isso sobe pra uns 400 conto.

                bem, sei que tem um forum muito bom da ms (acho que o ricardo é dono dele) então muita gente poderá ajudar no mapa da ms.

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  megasquirt é covardia, só configurar a wideband nela e sair pra andar com o carro… e tcharan surge um mapa de combustível perfeito pra fase aspro... depois a turbo só acertar como faria com uma digipulse qualquer

                  tabela de ignição não tem mistério, tem uns 30 ap lá no forum msbr só copiar a tabela de alguém e rodar de boa...

                  zorlac se vc tivesse uma ms no seu carro, vc mesmo já tinha acertado a tempos e tava rodando liso e economico....

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                  • R Offline
                    R Offline
                    Rx7_Veilside
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    optando por não trocar as válvulas agora e deixar o cabeçote sem alterações, compensa mandar pra retífica pra dar uma limpada e uma revisão?

                    como viram, pelas fotos, as válvulas estão enferrujadas e o cabeçote me pareceu sujo . tem algum problema montar assim ou tem alguma coisa que eu possa fazer pra melhorar?

                    tô me segurando pra não usar esse cabeçotinho de cobaia e meter uma dremmel. quem sabe dá certo. qualquer coisa, se fuder com ele, aproveito e procuro um 2.0 ou quem sabe um 20v..

                    o que acham?

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                    • L Offline
                      L Offline
                      Lee
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      uai, nao sei se pode, mas taca diesel nele pra limpar hehehehe.

                      ta parado, limpa ele, descarboniza as valvulas.

                      dremmel nele não, so se tiver com bala no bolso pra gastar em outro hehe.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        cara, não arromba dutos nem nada… somente retiras as rebarbas da fundição e tira o caroço da guia de válvula. toca a dremel sem stress, até pq dremel não tem força pra comer cabeçote hehehehehe

                        manda pra retifica fazer assentamento de válvula e dar uma plaina de leve. essa ferrugem nas válvulas pode ter ferrado o assentamento ou até mesmo ter grudado uma válvula em algum guia

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Rx7_Veilside
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          uai, nao sei se pode, mas taca diesel nele pra limpar hehehehe.

                          ta parado, limpa ele, descarboniza as valvulas.

                          dremmel nele não, so se tiver com bala no bolso pra gastar em outro hehe.

                          então zorlac, quando eu desmontei o cabeçote, naturalmente ele tava todo cheio de óleo e graxa e eu usei foi diesel mesmo pra limpar ele. se ia zuar alguma coisa, agora já era.

                          o que eu queria saber é como faço pra fazer essa descarbonização… deixar ele brianu .

                          alguma idéia?

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #13

                            leva na retifica pra dar um banho quimico… vc comprar o produto vai gastar muito...

                            se mesmo assim for teimoso e queira fazer em casa, compre metacil... aplique ele puro no cabeçote, com um pincel... deixe agindo uns 30 min e retire com um lava jato... deixa o alumino zerado

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              #14

                              leva na retifica pra dar um banho quimico… vc comprar o produto vai gastar muito...

                              se mesmo assim for teimoso e queira fazer em casa, compre metacil... aplique ele puro no cabeçote, com um pincel... deixe agindo uns 30 min e retire com um lava jato... deixa o alumino zerado

                              exato, mande na retifica que eles tem os produtos proprios pra isso, sei que o cabeçote acaba sendo mergulhado numas 3 soluções diferentes e sai igual zero. vai gastar uns 90 reais no maximo do maximo jogando alto, so no banho quimico.

                              1 Resposta Última resposta

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