[ajuda] ap 2.0 8v mi aspirado light
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também não sei o que levou a substituição dos coletores efi pelos mi pela vw(talvés seja por uma questão de padronização), mas como tenho um santana 2.0 96 posso dizer sem medo de errar. o comportamento dele é bem mais arisco que os 2.0 mi, em baixa, média e em alta também. se o coletor é melhor ou pior não sei, mas o resultado final fica melhor com o coletor efi.
outra coisa que posso falar, sobre o comando 27.7, pois instalei no santana. a perda do torque é muito pequena e somente abaixo dos 2000rpm e em alta a diferença é estúpida, mas marchas baixas se cochilar passa dos 7000 rpm (o motor não tem limitador). mas em contra partida perdi 0,5 km/l
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
irmao,
seja bem vindo.
mas tu quer mesmo ganhar 22 pocotos aspirados na gasolina ???
na teoria seria menos complicado fazer isso no alcool (taxa por volta das seus 13 ~ 14:1) + ignicao + comando (ai tem que ver, pq vc so cogitou comandos originais - sendo que o 037 é para torque e o 027 pra giro , se nao me falha a memoria) + escape.
eu nao acredito em filtro de ar que da pocotos magicos.
resumindo.
nas condicoes que voce impos, eu acho inviavel.
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ande com gasolina podium que so ai vc ganha uns 8cv hehehe, sério.
aspirar na gasolina, sei lá cara, mas minha opinião é contra isso. vai gastar uma grana boa pra pouca coisa.
turbina e seja feliz. use kit padaria, pouca pressão e um bom acerto que vc consegue manter sua ie original e no máximo uns bicos maiores e vc tira facil seus 50cv a mais com economia.
falo pq tenho aspirado, ja tive desde aspro light e agora asprozão, e a brincadeira sai cara. estou tendo real divertimento na fase asprozão (leia-se, cabeçote top, 4 borboletas e fueltech). pq na aspro light, era pouca coisa de diversão, minimas diferenças.
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fiz meu carro aspro na gasolina: 12.3:1 de taxa com comando 286º mas rodo exclusivamente na podium.
para usar taxas altas assim, é obrigatório usar comando alto ( 280+ ) para aliviar um pouco a compressão em baixos rpm.
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guilherme,
usar gasolina seria impeditivo para ganhar 22 cavalinhosó não precisa ser comando original, sitei aqueles porque achei que eram os aconselhaveis para o meu objetivo e serem hidraulicos. queria um carro com mais força acima de 4 mil giros.
zorlac,
acompanhei toda a sua saga em outro post… li do começo ao fim. rsrsrs. parabens por sua persistencia.
eu não quero turbo, ja tive carro turbinado e realmente é bastante divertido. minha intenção no momento não é me divertir muito, mas sim ter um carro mais gostoso para dirigir. eu acho o 2.0 mi original com torque excessivo em baixa. gostaria de um carro que desenvolva melhor (apenas melhor, nada forte) todas as faixas de giro.
skyper,
seu carro é mi é a injecao deu conta do 286? me disseram que a injecao original fica perdida com comando maiores que 272, pois estes comandos atrapalham na leitura do vacuo e ai a regulagem se torna um desafio geralmente perdido.
seu carro ficou com marcha lenta normal?
resumo: queria que este ap 2.0 mi, tivesse um comportamento parecido com um carro 16v. um pouco menos torque e mais força acima de 4 mil giros e ganhando giros relativamente bem até os 6.000rpm. por isto imaginei que 22 cavalos (aproximadamente) e um deslocamento da força para giros maiores (com comando + chip + 4x1) poderiam me atender mesmo andando a gasolina.
valeu pela ajuda.
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guilherme,
usar gasolina seria impeditivo para ganhar 22 cavalinhosó não precisa ser comando original, sitei aqueles porque achei que eram os aconselhaveis para o meu objetivo e serem hidraulicos. queria um carro com mais força acima de 4 mil giros.
zorlac,
acompanhei toda a sua saga em outro post… li do começo ao fim. rsrsrs. parabens por sua persistencia.
eu não quero turbo, ja tive carro turbinado e realmente é bastante divertido. minha intenção no momento não é me divertir muito, mas sim ter um carro mais gostoso para dirigir. eu acho o 2.0 mi original com torque excessivo em baixa. gostaria de um carro que desenvolva melhor (apenas melhor, nada forte) todas as faixas de giro.
skyper,
seu carro é mi é a injecao deu conta do 286? me disseram que a injecao original fica perdida com comando maiores que 272, pois estes comandos atrapalham na leitura do vacuo e ai a regulagem se torna um desafio geralmente perdido.
seu carro ficou com marcha lenta normal?
resumo: queria que este ap 2.0 mi, tivesse um comportamento parecido com um carro 16v. um pouco menos torque e mais força acima de 4 mil giros e ganhando giros relativamente bem até os 6.000rpm. por isto imaginei que 22 cavalos (aproximadamente) e um deslocamento da força para giros maiores (com comando + chip + 4x1) poderiam me atender mesmo andando a gasolina.
valeu pela ajuda.
meu carro é weber 40, com distribuidor mecanico de avanço a vacuo e centrifugo. não sei como a mi se dá com comandos altos, acho que pelomenos, se for gasolina e bastante taxado vai precisar de trabalho na curva de avanco de ponto, mas tb não adianta socar taxa lá emcima sem comando adequado, sem cabeçote adequado, vc não ganha nada, até perde pelo atraso q vai ser obrigado a ter na curva de ignição. a lenta é pipocada e um pouco acima do normal.
ps: o 2.0 16v, além de ser um motor que gosta de giro ( pelas bielas longas ), precisou de mais taxa e um cabeçote que fluxa mto mais que os 8v. só para ganhar os quase 22cv ( no caso do 16v, 27cv ). não é tão facil tirar potencia dum motor aspro.
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caramba… li desde o primeiro tópico pois eu estava com a mesma duvida do amigo... quando li o ultimo post, fiquei mais confuso ainda.
eu não sei oq é mais confuso, determinar qual borboleta usar (mi ou gti) ou qual comando usar (aquela sopa de 027.7 027.2 037.7 026)... credo... quanta informação diferente.
acho que devemos esquecer um pouco os mitos e tentar determinar uma receitinha basica. tenho certeza que muitos precisam desta ajuda.
tenho uma parati 2001 2.0 mi. no manual diz 118 cavalos e realmente deixa a desejar se comparado aos antigos 2.0.
eu gostaria de uma preparação que chegasse aproximadamente a 140 cavalos ( 22 cavalos a mais) andando a gasolina.
o que imaginei que seria necessário: comando melhor + filtro de ar com tubo pegando ar lá na frente + aumentar um pouco a taxa + chip + 4x1 com escape original.
duvidas (considerando que quero chegar em 140 cavalos):
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qual comando? pensei no 027.x mas tem tanto mito que estou com medo. na pratica qual a diferença entre o 027 e 037?
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quanto tirar do cabeçote para andar na gasolina mesmo? precisa realmente de taxar um pouco?
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eu gostaria de usar o coletor e escape original, será que precisa mesmo do 4x1 é e se usar o 4x1 com o escape original?
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acerto, onde levar para acertar o carro e o chipo (sou de jundiai), pode ser sao paulo.
valeu galera.
meu carro é um pouco parecido com o seu , só o porta malas é menor…rsrs...
quando voce for mecher em um motor, voce tem algumas escolhas a fazer e alguns parametros a seguir...
o motor ap 2.0 mais potente já feito original de fabrica foi o dos gti 89/93 le jetronic na gasolina , e a alcool foi o 2.0 efi 94/96 dos pointer gti. os comando eram o 026g na gasolina, e o 027.7 no alcool, ambos raros de achar...
um meio termo muito bom é o 037.1. 026 é comando padronizado de ap mi desde 1.6 até 2.0, provavelmente esse é o seu original, e seu motor morre a partir dos 5.000 rpm, certo??
pelo que voce quer, não tem muito o que fazer, é taxa, como referencia, 1 mm no seu cabeçote, vai pra mais ou menos 11:1, uma boa ignição e um bom comando de valvulas, se optar por comandos paralelos, não use acima de 270°, levante maior que 11 mm , pois nessas condições pode pipocar um pouco em baixa com injeção mi. indeco e sobe (de jundiaí) tem esses comando pra vender na base de r$ 250,00 á r$ 350,00.
o único impeditivo do seu projeto é a gasolina, pois no alcool ando com 14,3:1 de taxa, comando 037.1, ignição cm plus e injeção totalmente original 1avp do 2.0 mi gasolina.
abraços e seja bem vindo.
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skyper,
realmente com uma weber fica mais facil. rsrsrs. imaginei que ganhar 22 cavalos nao seria tao dificil. logicamente que tenho noção da dificuldade, nao sou tao leito, mas dividindo 22 cvs em alguns detalhes achei que fosse possivel.
vasco,
como é o seu carro? tipo, o giro vai bem até 6 mil? (o orignal é foda… depois de 5 mil ele se arrasta e isso que perde um pouco o tesao pelo carro). ele baixa 200 relativamente facil? o torque foi mais pra cima? num hipotetico peguinha entre seu carro e um gti 16v, voce acha q fica muito pra tras?
eu realmente nao imaginava que a gasolina atrapalhava tanto para ganhar potencia. vamos ignorar a gasolina entao, pode ser alcool mesmo. (eu queria gasolina pq eu uso pouquissimo o carro e aqui em jundiai costuma fazer frio meio chato.. toda noite.. e ae como ando pouco, ia manter gasolina mesmo)
umas semanas atras eu liguei na funari para conversar sobre isso, o cara disse que seria possivel se aproximar de um gti (uns 150 cavalos) com: pequena equalizacao no cabeçote + taxa + comando 027 + 4x1 + filtro + chip e injecao original (andando alcool).
voces acham possivel?
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vasco,
como é o seu carro? (exelente) tipo, o giro vai bem até 6 mil? vai até o corte 6500, e muito forte (o orignal é foda… depois de 5 mil ele se arrasta e isso que perde um pouco o tesao pelo carro). realmente ele amarra, é seu comando que é pra torque em baixa. ele baixa 200 relativamente facil? o maximo que andei com ele foi 200 km, queria um carro rapido e não com velocidade final, se pegar o manual da parati 2.0 mi a 5° é mais longa o torque foi mais pra cima? sim, o comando original mede a 2750 e potencia a 5200, com o 037.1 voce desloca o torque pra 3.300 e a potencia pra 5.500. num hipotetico peguinha entre seu carro e um gti 16v, voce acha q fica muito pra trasó anda mais no 0-100 com certeza, desde que o gti 16v seja original.
um gti 16v faz 0-100 em 8,8 seg.
um gti 8v alcool faz os mesmo 0-100 em 8,9
ambos originais.
com mais taxa voce faz percursos rapidos e aceleraçoes mais rapido que um gti 16v só com taxa e comando.
eu realmente nao imaginava que a gasolina atrapalhava tanto para ganhar potencia. vamos ignorar a gasolina entao, pode ser alcool mesmo. (eu queria gasolina pq eu uso pouquissimo o carro e aqui em jundiai costuma fazer frio meio chato.. toda noite.. e ae como ando pouco, ia manter gasolina mesmo) não fica ruim, só limita a taxa de compressão, com 11:1 de taxa a pressão na camara não chega a 200 psi, com alcool e 14:1 para das 270 psi, e o que manda é pressão, quanto mais, mais forte a explosão.
umas semanas atras eu liguei na funari para conversar sobre isso, o cara disse que seria possivel se aproximar de um gti (uns 150 cavalos) com: pequena equalizacao no cabeçote + taxa + comando 027 + 4x1 + filtro + chip e injecao original (andando alcool). não mecheria em chip, muito menos escape e filtro, o ganho é minimo e normalmente fica ruim. o coletor de escape da parati tem dois tubos de 2 até embaixo, não precisa mais que isso.
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skyper,
realmente com uma weber fica mais facil. rsrsrs. imaginei que ganhar 22 cavalos nao seria tao dificil. logicamente que tenho noção da dificuldade, nao sou tao leito, mas dividindo 22 cvs em alguns detalhes achei que fosse possivel.
vasco,
como é o seu carro? tipo, o giro vai bem até 6 mil? (o orignal é foda… depois de 5 mil ele se arrasta e isso que perde um pouco o tesao pelo carro). ele baixa 200 relativamente facil? o torque foi mais pra cima? num hipotetico peguinha entre seu carro e um gti 16v, voce acha q fica muito pra tras?
eu realmente nao imaginava que a gasolina atrapalhava tanto para ganhar potencia. vamos ignorar a gasolina entao, pode ser alcool mesmo. (eu queria gasolina pq eu uso pouquissimo o carro e aqui em jundiai costuma fazer frio meio chato.. toda noite.. e ae como ando pouco, ia manter gasolina mesmo)
umas semanas atras eu liguei na funari para conversar sobre isso, o cara disse que seria possivel se aproximar de um gti (uns 150 cavalos) com: pequena equalizacao no cabeçote + taxa + comando 027 + 4x1 + filtro + chip e injecao original (andando alcool).
voces acham possivel?
sim é possivel, lembro bem que nos ap de marcas os caras tiravam proximo disso sem grandes alterações, por causa do regulamento, era mais remapeamento da ie, pistão reto pra e rodava no alcool, comando 027.
mas pra isso e mantendo gasolina, so com podium mesmo.
mas tente o seguinte, comece pelo comando 027, sem mexer em cabeçote, coloque um coletor 4x1 bom (indicaria da german, mas o pessoal da oficina está tendo problemas nos ultimos coletores dos caras, está literalmente uma merda). nisso já da uma melhoradinha, se possível use uma ignição mais forte, ajuda e muito.
se não ficar satisfeito, ai ai não tem como, é mexer no cabeçote, taxar e usar alcool.
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vasco,
legal cara, pela descrição seu carro esta do jeito que eu gostaria. só nao consigo entender, como só a troca do comando sem fazer o chip vai fazer com que o carro continue bem acertado. o ideal nao é fazer o chip para a nova demanda de potencia em curvas diferentesó
zorlac,
valeu pela dica, acho que vou para este lado mesmo. devo seguir a indicação do vasco visto que ele tem um carro exatamente igual o meu.
por enquanto ficou assim: andar a gasolina mesmo, tirar 1mm do cabeçote, comando 037.1, ignição melhor.
alias, eu nao conheço a cmplus.. quanto vou pagar mais ou menosó indicação de loja?
valeu galera.
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cara, cm vc so compra direto com ele, pelo site. já usei, enquanto funcionou foi excelente, mas não durou muito, talvez pela rispides do antigo preparador em não querer seguir a risca o que manda o manual. o novo preparador usa as caixinhas dele, so que ele faz umas modificações de ventilação, pq ela esquenta muito, e segue a risca a instalação e isolamento. tem carros rodando com ela a anos sem problema algum.
então é o seguinte, se instalar a cmplus, siga a risca o que ele manda e não terá problemas, realmente é muito forte. www.cmracing.com.br
so uma dica, o cara costuma ser mal educado, releve isso senão é confusão das boas.
eu tinha pago algo de r$450 com sedex incluso na época, isso tem uns 3 anos ja.
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vasco,
legal cara, pela descrição seu carro esta do jeito que eu gostaria. só nao consigo entender, como só a troca do comando sem fazer o chip vai fazer com que o carro continue bem acertado. o ideal nao é fazer o chip para a nova demanda de potencia em curvas diferentesó
comando 027.7, 037.1 ou 026g são comandos originais de fabrica, não precisa fazer chip. só pra seu conhecimento, o gol tsi 2.0 mi 98/99 (raro de achar) usa o mesmo modulo, mesmo programa do seu e do meu e vinha original com o 037.1. como manda o manual de bons mecanicos, a unica coisa que deve ser feita no caso da troca do comando, é dar um reset no modulo de injeção, desligando a bateria de um dia pro outro ou simplismente com um scanner.
zorlac,
valeu pela dica, acho que vou para este lado mesmo. devo seguir a indicação do vasco visto que ele tem um carro exatamente igual o meu.
por enquanto ficou assim: andar a gasolina mesmo, tirar 1mm do cabeçote, comando 037.1, ignição melhor. 1 mm é referencia, o certo é cubicar o motor e andar com no maximo 11:1 de taxa no caso de gasolina comum, em caso de usar podium pode abusar um pouco mais, 11,5:1 ou até 12:1, mas não sei se compensa pelo custo, mais de r$ 3,00 por litro e um alcool com 13:1 original passa por cima do seu na mesma configuração, só como exemplo.
alias, eu nao conheço a cmplus.. quanto vou pagar mais ou menosó indicação de loja? uma cm plus nova, voce paga pra uma bobina na faixa de 560,00 (confirmar no e-mail) nova na mão do cm, a pagina dele é www.cmracing.com.br , lá tem o e-mail dele onde voce pode esclarecer preços e outras coisa interessantes.
qualquer dúvida só dar um toque.
valeu galera.
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cara, cm vc so compra direto com ele, pelo site. já usei, enquanto funcionou foi excelente, mas não durou muito, talvez pela rispides do antigo preparador em não querer seguir a risca o que manda o manual. o novo preparador usa as caixinhas dele, so que ele faz umas modificações de ventilação, pq ela esquenta muito, e segue a risca a instalação e isolamento. tem carros rodando com ela a anos sem problema algum.
então é o seguinte, se instalar a cmplus, siga a risca o que ele manda e não terá problemas, realmente é muito forte. www.cmracing.com.br
so uma dica, o cara costuma ser mal educado, releve isso senão é confusão das boas.
eu tinha pago algo de r$450 com sedex incluso na época, isso tem uns 3 anos ja.
justamente na mesma epoca que comprei a minha , faz uns 3 anos, e está funcionando a todo vapor, ou melhor a toda faisca.
assino em baixo, as unicas dificuldades, ou melhor, trabalhos, é isolar tudo, pois com ela ligada, se não fizer direito ela dá bastante fuga nos cabos e uma ventilação apropriada, no resto se bem feito é só alegria.
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e cabos e velasó usa o mesmo? troca? quais?
cabos originais do seu carro, de preferencia ngk dentro de mangueiras cristal com 3 mm de parede, tira a chupeta metalica da ponta e reveste a ceramica de vela com fita alto fusão, só isso, lá na pagina mostra como é feito o trabalho. se voce usar ela (parati) original, sem mecher em nada, pode usar velas bpr5es , ou até bp5es, se taxar pra 11 acho melhor usar um grau mais fria, bp6es ou bpr6es. a cm plus funciona com velas sem resistencia, resistencia que limita muito a corrente na vela.
galera, desculpa ae a quantidade de perguntas.. é q disso ae eu nao manjo nada. eu li o site deles, achei meio milagroso e estranho. mas se a galera aí ja testou o bixo. rsrsrrs
ela funciona, o problema não é o produto, é sim o humor e a tolerancia que quem fez o produto, só isso.
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vasco, voce mexe com preparação? é de onde?
eu nao sabia da historia do tsi ter o 037 e usar exatamente a minha injecao e mapa. valeu muito pela informação.
ja estou com a receita praticamente pronta e generalizando: taxa + 037 + cm plus (com os detalhes do cabo).
alem disso, detalhes como: ponto do motor, bico (original?) , catalizador (tiro ou nao?), pressão de combustivel (original?).
valeeeu.
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vasco, voce mexe com preparação? não é de onde? são caetano do sul
eu nao sabia da historia do tsi ter o 037 e usar exatamente a minha injecao e mapa.pode pesquizar, só existe dois tipos de modulos iaw 1avp pra 2.0 mi e a unica diferença entre eles é que um gerencia air bag e o outro não. iaw 1avb tem dois pra gasolina e um original a alcool mas não é compativel ao seu. valeu muito pela informação.
ja estou com a receita praticamente pronta e generalizando: taxa + 037 + cm plus (com os detalhes do cabo). comando pode ser o 027.7 tambem,porem é raro de achar. um comando muito bom mas vai deixar voce confuso é o codigo 041.109.101.a dos gol 1.8 flex, é o 026be vendido no mercado livre.
esse assunto de comandos é complexo, existe um punhado de comandos disponiveis, e na verdade vai muito do gosto de cada um, como voce quer girar proximo a um 16v, o 027.7 vai melhor que o 037.1, mas tenha certeza que mesmo assim são muito bons os dois comando, a diferença de potencia entre os dois não chega a 4 cv.
alem disso, detalhes como: ponto do motor, bico (original?) - para andar com carro a gasolina com alcool deve se adiantar o ponto em até 6 graus original 9 graus anda com 15, e os bicos voce pode trabalhar os seus provavelmente iwp 024 com mais 35% de vazão ou comprar os iwp 043 vermelho do santana 2.0 mi alcool, com taxa de alcool use ponto original, com mais taxa que alcool original vai ter que atrazar um pouco, isso tudo é parametro, o certo é regular ele pronto, assim como a alimentação deve ser calibrada com multimetro na sonda lambda medindo a mistura em wot até o corte de giro. catalizador (tiro ou nao?) com a cm plus sim, pois como promove uma queima melhor reduz os poluentes, fiz duas inspeções veiculares em são paulo e passei nas duas com catalizador desmiolado, e é sabido desde 1991 por todos que ele rouba de 3 a 4 % da potencia de um motor pressão de combustivel (original?) original do seu carro(3 bar), se estiver danificado, compre outro igual e original.
troque o filtro de combustivel por um modelo alcool ou flex da linha vw. as bombas de combustiveis são preparadas para trabalahr com alcool, vide que temos no papel 25% de alcool na gasolina misturada, se queimar um dia vai ser por uso não porque colocou alcool.
da uma lida no manual de conversão pra alcool na pagina que te falei , explica muito mais detalhado como se faz.
abraços
valeeeu.
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identifiquei rapidamente 4 arquivos usados em motor ap2000 e isso olhando apenas em saveiro e parati, nem olhei gol e santana pra ver se tem mais algum diferente (e tenho certeza que tem)
marelli 1avp mpsf 5c02
marelli 1avp mpsf 9c03
marelli 1avp mpsf 9c04
marelli 1avp mpsf 5c05
todos eles tem acerto diferentes entre si… alguns privilegiam economia, alguns por se tratar de saveiro usam menos ponto (obviamente porque carrega mais peso e tem menos velocidade final), etc e tal...
observe que o codigo nÂo é o checksum (metodo normal de identificação de um arquivo, mas sim o codigo vw)
não vou nem dar sugestão do que deve ser feito porque vão me criticar dizendo que estou vendendo serviços.