Partida a frio na fueltech
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cara, não deu pra entender direito, mas vc tá com problema só na partida e com o motor frio, depois de quente fica normal?
na fueltech tem a opção partida do motor em ajustes complementares, lá terá quantos ms o bico vai injetar na partida frio e quantos ms na quente. talvez o valor no frio esteja muito alto, diminua e vai testando. o meu fica na casa dos 8.04ms, antes estava em 13ms e ficava com excesso.
depois tem que mexer na correção de injeção por temperatura, ele fica na parte de injeção da ft. lá terá a correção começando em -20ºc até 180ºc eu acho. pegue na faixa de 0ºc, 20ºc, 50ºc e veja os valores, diminua nessa faixa onde o motor ainda tá frio.
ai é testando até firmar. no meu ainda to testando.
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cara, não deu pra entender direito, mas vc tá com problema só na partida e com o motor frio, depois de quente fica normal?
na fueltech tem a opção partida do motor em ajustes complementares, lá terá quantos ms o bico vai injetar na partida frio e quantos ms na quente. talvez o valor no frio esteja muito alto, diminua e vai testando. o meu fica na casa dos 8.04ms, antes estava em 13ms e ficava com excesso.
depois tem que mexer na correção de injeção por temperatura, ele fica na parte de injeção da ft. lá terá a correção começando em -20ºc até 180ºc eu acho. pegue na faixa de 0ºc, 20ºc, 50ºc e veja os valores, diminua nessa faixa onde o motor ainda tá frio.
ai é testando até firmar. no meu ainda to testando.
isoo mesmo zorlac.. so tenho problema em dar partida quando o motor ainda esta frio.. primeira partida do dia … depos que ele esquenta tudo funciona direitinho..
so nao para em lenta quando dou a primeira partida.. frio meu ms em partida frio ta em 6.4.. mas mesmo assim quando olho no dysplay da fueltech marca la 4.7~2.6ms. o que supostamente seria um valor auto para se ter lenta.. mesmo a frio acredito eu..
voce sitou na correcao por temperatuda na faixa de 0ºc, 20ºc, 50ºc diminuir os valores é teoricamente nao teria que aumentalos ja que a partida a frio necessita de mais combustivel é porem o mesmo se estiver engazopando.. tera que retirar.. boa zorlac vou fazer esse teste.. obrigado..
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abre mais o atuador, simples assim… atuador manual tem que deixar com uns 1200rpm quente pra ter boa lenta frio...
bom dia menegotto.. entao cara.. to tentando deixar com 1000 rpm mesmo.. mas se nao tiver jeito .. axo que vou voltar o atuador original do veiculo que ja fica na casa dos 1100~1300 rpm se nao me engano..
mas o maior problema na hora da partida a frio como dise o zorlac.. talvez seja mesmo a parte da injecao..
ele sitou a (-) negativar a injecao por temperatura na casa dos 0ºc, 20ºc, 50ºc.. vou tentar para ver o que vai dar..
muito obrigado pela atencao..
depos posto o resultado pra voces..
obrigado..
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gente consegui arrumar a lenta com a primeira partida ( a frio )
so que agora tem 1 outro problema..
quando a frio nao funcionava..
depos que o carro esquentava.. a lenta ficava pulsando em 2.60ms com -0.5bar
agora com o carro quente.. fica engazopando com 3.47ms e tbm em -0.5bar..
o qu eu faco ?
é correto diminuir a injecao na temperatura acima de 80º?
posso dar um corte de injecao em 1000rpm tirar uns 30% so pra estabilizar a lenta ?
nao entendi o porque da maldita ao invez de continuar pulsando 2.60… comeco a pulsar 3.47..
superestranho..
e isso so acontece quando o carro ta bem quente mesmo..
porque quando ele estava esquentando nao tava acontecendo..
obrigado a todos que tem colaborado com o enrriquecimento de informacoes
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porque a partida a frio na ft tem relação na marcha lenta quando o motor quer morrer ele injeta o valor da fria pra não morrer. senão me engano é isso mesmo, tenho que olhar no manual denovo.
eu disse pra diminuir caso fosse excesso e o motor afogasse na partida a frio.
a minha correção por temperatura em 60ºc tá +1 e acima disso tudo zerado. se em 80ºc tiver algum falor, tente zerar ele.
se mesmo assim nao der, vá no mapa principal de injeção e no map com -0.5 diminua um pouco o valor, tipo vai indo de toque em toque e veja o comportamento do motor.
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porque a partida a frio na ft tem relação na marcha lenta quando o motor quer morrer ele injeta o valor da fria pra não morrer. senão me engano é isso mesmo, tenho que olhar no manual denovo.
eu disse pra diminuir caso fosse excesso e o motor afogasse na partida a frio.
a minha correção por temperatura em 60ºc tá +1 e acima disso tudo zerado. se em 80ºc tiver algum falor, tente zerar ele.
entao zorlac ate que ta funcionando legal.. so as vezes ou depos de mtu quente que a lenta que deveria estar pulsando 2.60ms passa a pulsar 3.47 e nao tem nenhum ajuste para aumentar esse ms.. se eu diminuir o ms no mapa principal.. no caso onde ests marcando execo.. depos nao vai interferir na subida linear de pressao?? ou tem alguma correcao para mesma ?? obrigado
se mesmo assim nao der, vá no mapa principal de injeção e no map com -0.5 diminua um pouco o valor, tipo vai indo de toque em toque e veja o comportamento do motor.
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então, se antes tava bom, tente voltar o mapa anterior e olhar a porcentagem de abertura do bico (xx%) e não apenas o ms . depois vá onde vc sentiu que está dando o excesso, no caso em -0.50 map e coloque a porcentagem de antes, ou o ms de antes. faça o teste e veja o comportamento.
tem várias formas de diminuir isso, ou aumentar, pode ser direto no mapa principal, pode ser pela rotação, se em 1200rpm vc possui vácuo (map) com -0.50 e da esse excesso, vc diminui na rotação. pode ser algum ajuste de tensão de bateria, tipo quando arma a ventoinha a tensão tende a cair, caindo ela interfere na pulsação do bico, no caso diminuindo o pulso, mas dependendo da correção que esteja ela da excesso. pode ser pela temperatura do motor, depois de 60ºc pode deixar tudo zerado.
o lance da ft é ir cruzando as informações da injeção principal, depois com ajuste pela rotação, temperatura ar/motor. não é um bicho de 7 cabeças, quando pegar o jeito fica fácil. se puder ir num dinamometro de rolo com carga, melhor ainda.
o meu ainda não deixei fino porque é foda acertar na rua.
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então, se antes tava bom, tente voltar o mapa anterior e olhar a porcentagem de abertura do bico (xx%) e não apenas o ms . depois vá onde vc sentiu que está dando o excesso, no caso em -0.50 map e coloque a porcentagem de antes, ou o ms de antes. faça o teste e veja o comportamento.
tem várias formas de diminuir isso, ou aumentar, pode ser direto no mapa principal, pode ser pela rotação, se em 1200rpm vc possui vácuo (map) com -0.50 e da esse excesso, vc diminui na rotação. pode ser algum ajuste de tensão de bateria, tipo quando arma a ventoinha a tensão tende a cair, caindo ela interfere na pulsação do bico, no caso diminuindo o pulso, mas dependendo da correção que esteja ela da excesso. pode ser pela temperatura do motor, depois de 60ºc pode deixar tudo zerado.
o lance da ft é ir cruzando as informações da injeção principal, depois com ajuste pela rotação, temperatura ar/motor. não é um bicho de 7 cabeças, quando pegar o jeito fica fácil. se puder ir num dinamometro de rolo com carga, melhor ainda.
o meu ainda não deixei fino porque é foda acertar na rua.
issmo mesmo zorlacc voce falou tudoo
ir cruzando as informacoes e testando..
ainda nao tinha pretado atencao no fator quanto a bertura em porcentagem dos bicos..
vou testar tbm
quato a tensao da bateria ja percebi isso mesmo.. com tudo desligado no carro fica filézinho..
porem em fase de aquecimento quando ligo os farois a luz interna .. e logo em seguida atraca a ventoinha rapaizz tem que acelerar se nao nao rola..
tudo isso pode ser resolvido aumentaodo o tempo de injecao por tensao da bateria neh..
vou testar
so nao entendi ao bem o porque depos de bem quente ele da execo kkk
mas da pra arrumar com o tempo..
provalmente algum juste em falta.. por tempe-ar ou por tensao-bateria..
cara muito obrigado pela sua atencao..
deus que te abencoe ^^
alias a todos que ake derao situacoes e opinioes..
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vai postando os resultados.
tb tive alguns problemas em relação a acertos de ft, e graças aos membros do forum consegui sozinho fazer um bom acerto pra finalmente rodar na rua em paz.
leia o manual da ft sempre. o meu fica no carro e me acompanha, se quiser imprima a tabela deles e vai anotando alguns valores. se vc usa a ft200 ou a ft 300 é bem mais facil pois tem comunicação usb com o pc e o programa ecu manager que vc verá os valores em gráfico e ter uma bela idéia de como anda as curvas de injeção e ignição.
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vai postando os resultados.
tb tive alguns problemas em relação a acertos de ft, e graças aos membros do forum consegui sozinho fazer um bom acerto pra finalmente rodar na rua em paz.
leia o manual da ft sempre. o meu fica no carro e me acompanha, se quiser imprima a tabela deles e vai anotando alguns valores. se vc usa a ft200 ou a ft 300 é bem mais facil pois tem comunicação usb com o pc e o programa ecu manager que vc verá os valores em gráfico e ter uma bela idéia de como anda as curvas de injeção e ignição.
entao djow.. a coisa de vento em poupaa .
ta tudo funcional.. quase bom..
a fato da lenta estar sempre injetando a mais que o programado no map principal com o carro bem quente..
resolvi assim.. nao sei se esta correto..
diminiu a injecao no map de injecao por temperatura entre 80~90º a -20%
o que instabilizo a lenta, voltando a pulsar novamente em 2.60ms 5% dos bicos..
ta quase tudo certo..
agora tenho que acertar o ajuste do map em relacao a bateria.
pois quando ligo o os farois e os demais eletronicos.. da uma pesada grande no motor.. quando liga a ventoinha entao.. morre..
mas mesmo arrumando a partida fria do carro, nao fica uma rodada instavel sabe.. uma rotacao firme.. uma pegada firme..
sera que é ponto ?
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pode ser ponto, diminua ou aumente de grau em grau e vai sentindo o resultado.
o lance da bateria fica facil, coloque o computador de bordo da ft pra mostrar a tensão da bateria, liga o farol e tudo mais, veja pra quanto ela cai, depois volte pro cpu de bordo onde marca o map/pulsação do bico, veja o valor que caiu. vai no mapa principal e corrigi pela tensão da bateria
em 500rpm, vc pode usar mais ponto que em 1000rpm, porque quando o motor tender a morrer ele vai dar esse coice e a rotação sobe denovo.
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galera bom dia, seguinte..
tenho um motor 1.9 turbo..
etc..
uso a fueteltech para ignicao e injecao..
mas com um problema quanto a lenta com o motor a frio..
o carro roda o motor da uma pegada e nao para mais na lenta.
tem que ficar acelerado pra ele esquentar e funcionar..
estou usando atuador de marcha lenta manual.
pois o mesmo com o carro quente.. estabiliza em 1000 rpm..
a tabela de ponto so esta configurada pelo map principal de ponto..
os de mais por temperatura ou etc nao.. pois os mesmo ja testei tbm e nao mudo nada..
creio que esteja engazopando.. riquicimo
so que de diminuo a mistuda da falta.. e se engordo nao pega mesmo
porem se aumentar todo o map de injecao a uns 35%.. a lenta a frio estabiliza..
estranhaco.
alguemm ai pode me dar uma diga do que seja..
obrigado pela atencao..
bom eu montei um voyage 1.9 tbm turbo todo forjado cabeçote pf e com 8 bicos…4 para baixa e em alta mandam os 8
tive problemas com o carro frio tbm, solucionei colocando atuador mecânico pra estabilizar e troquei o sensor da injeção, que pela full tech me mostrava uma coisa, mais o sensor mandava outra em excesso quando o carro estava frio
pode até ser outro pau aí, mais vale a pena testar todas alternativas
abraços
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iso zorlac.. o lance da bateria eu ja acertei certinhoo foco joiaa.. o lance la de nao ter uma estabilidade em baixa realmente era ponto.. todos os problemas resolvidos.. obrigadaoo a todos que me ajudaraoo.. ow zorlac sabe como que e instalado bomba externa em tanque plastico??
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prostok o problema era pontoo e tbm o atuador de lenta muito fexado.. todos os problemas resolvidos.. obrigadooo pela dica.. mas vaii aii a prrgunta.. sabe como que e feita a instalacao de bomba de combustivel externa em tanque de combustivel plastico .. tenho que instalar duas . obrigadoo pela atencaoo
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essa parte de instalação já não sei lhe dizer. mas outros membros aqui saberão lhe explicar.
esse lance da fueltech aprendi tudo por aqui, lendo manual e aplicando no motor. tanto é que por causa das dores de cabeça que tive em montar esse carro, resolvi fazer um curso de mecanica no senai e depois ie nas férias agora. e se pintar um curso de ft por perto, fazer também.
ai poderei contribuir ainda mais com o forum.
e um lema que um membro me disse (anderson): compartilhe a informação com quem precisar.
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ola poderiam me passar a pinagem para ligar o atuador de marcha lenta na ft 300 estou usando a tbi monoponto do gol sendo instala num jeep 4 cil motor geogia ohc. agradeço a atençao