Defeito indecifravel
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tenho um cliente com um celta 2005 que turbinei, faz uns dois anos
bom, neste periodo, foram feitas várias manutenções, todas normais…
nesta ultima vinda do veiculo a oficina foi contatado uma falha que me
levou a retirar o cabeçote, verificando na bancada, percebi que as valvulas
estavam bem fundas na sede do cabeçote, optamos então pela troca do cabeçote
seu dono foi a concessionária e comprou um zerinho todo montado e com os tuchos
tbm...
aproveitando o motor aberto, trocamos tbm, os pistões, aneis e gaiola do comando,
todas peças compradas em concessionária, somente a junta que não tinha original na
época, e pegamos uma da marca taranto de ferro
todo o carro montado, entreguei com tudo funcionando bem, depois de dois dias seu
dono retorna a oficina dizendo que o carro está esquentando...
na hora em que fui verificar se tinha agua, minha surpresa, parecia um mingal, logo
pensamos na junta do cabeçote que não era original, desmontei limpei todo sistema de
arrefecimento, achamos a junta original e montei de volta, nada feito o problema persistiu
eis a qustão, sera defeito do cabeçote novo? alguem já pegou um problema desses?
espero que possam me ajudar, desde já fico agradecido, dicas favor mandar: [email protected]
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usou parafusos novos?
limpou os furos do bloco para torquear os parafusos corretamente?
depois que abriu o motor e montou com a junta original, deu passe no cabeçote?
limpou bem o carter e trocou o filtro de óleo???
e o mais trágico de tudo, olhou se não tem trinca no bloco????
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esse cabecote realmente é identico ao anterior, nao houve qq mudanca q ta indo ou voltando agua ou oleo em galerias q se invertem?
nao apostaria em algum defeito no cabecote, mas nao fica descartado….
agora o q o menegotto disse, é muito preocupante
nao recordo, mas na base do filtro de oleo, nao tem um cavalete por onde passa agua?
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usou parafusos novos?
limpou os furos do bloco para torquear os parafusos corretamente?
depois que abriu o motor e montou com a junta original, deu passe no cabeçote?
limpou bem o carter e trocou o filtro de óleo???
e o mais trágico de tudo, olhou se não tem trinca no bloco????
bom, os parafusos são todos novos e originais e todos os furos e roscas muito bem limpos
o cabeçote foi pra retifica e nem empenamento tinha…
não foi feito limpeza de carter, pois só na parte de arrefecimento é que há mistura do óleo
na parte de lubrificação carter e galerias estão todos normais, sem misturas
trinca de bloco, acho menos provavel pq o carro veio para a oficina com o defeito de falhas pq
tinha valvulas queimadas e o cabeçote já não tinha mais condições para um carro turbo
está dificil acreditar em um problema de cabeçote, mais foi depois da troca dele que começou
todo transtorno
o mais estranho é que, a agua em alta temperatura e pressão deveria passar para o óleo tbm e neste caso
é o óleo que passa para a agua somente
fora que o dono do carro está indignado,não comigo, mais pq colocou as peças originais, trocou o cabeçote por causa
da falha que tinha num dos cilindros e arrumamos outro defeito
agradeço a força abraços
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esse cabecote realmente é identico ao anterior, nao houve qq mudanca q ta indo ou voltando agua ou oleo em galerias q se invertem?
nao apostaria em algum defeito no cabecote, mas nao fica descartado….
agora o q o menegotto disse, é muito preocupante
nao recordo, mas na base do filtro de oleo, nao tem um cavalete por onde passa agua?
então, analizando os dois cabeçotes, antigo e o novo, não podemos ver nenhuma diferença
a não ser que há alguma galeria, principalmente aquelas perto do fluxo de óleo,estejam com
algum tipo de ligação, derrepente na hora da usinagem podem ter feito algum furo em que a
parede estivesse porosa, e então daria passagem de óleo para a agua
no caso do celta, ele não usa sistema de resfriamento de óleo no filtro, então fica descartado…
o carro veio para a oficina andando sem este defeito somente o de valvulas queimadas, trocamos o cabeçote
solucionamos um defeito e achamos outro
agradeço a força abraços
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ahhh bom o defeito veio depois da montagem… achei que esse fosse um dos defeitos antes da manutenção...
zica ein... o negocio é pegar um cabeçote de ferro velho e testar...
antes de desmontar tudo, experimenta fazer mais uma limpeza de arrefecimento... mas com máquina beleza, nada de mangueira de jardim fazendo correr agua... limpa tudo, abre radiador e limpa, tira as mangueiras, vt, limpa tudo e faz funcionar... se aparecer óleo, daí atira o cabeçote na loja e pede outro
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confere a planicidade do bloco, às vezes tá um pouquinho empenado e acontece isso aí.
blz, vou verificar sim, mais antes vou fazer o que nosso amigo menegotto disse…
vou mandar lavar todo o sistema de arrefecimento numa casa de radiadores com
maquina sob pressão, e ver no que dá
valeu a dica.
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ahhh bom o defeito veio depois da montagem… achei que esse fosse um dos defeitos antes da manutenção...
zica ein... o negocio é pegar um cabeçote de ferro velho e testar...
antes de desmontar tudo, experimenta fazer mais uma limpeza de arrefecimento... mas com máquina beleza, nada de mangueira de jardim fazendo correr agua... limpa tudo, abre radiador e limpa, tira as mangueiras, vt, limpa tudo e faz funcionar... se aparecer óleo, daí atira o cabeçote na loja e pede outro
e bota zica nisso kkkkkk, só rindo pra não chorar, em 28anos de mecânica é a 1° vez que tenho um defeito desses
vou seguir seu conselho, mais que estou desconfiado do cabeçote, isso eu estou
tudo bem que o cabeçote veio dentro da caixa da gm, mais quem me diz que é verdadeiramente original ou de alguma
outra empresa fornecedora de peças no mercado paralelo…
pq teve uma vez em que fui comprar um kit de comando para um vectra e só os tuchos vieram originais, devolvi tudo
bom, vou fazer esse procedimento de lavagem no sistema de arrefecimento e depois te falo o resultado
valeu a dica abraços