Analise o comando
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bom dia guys.gostaria de contar com a experiência dos colégas do pp,mais uma vez.e por isto resolvi abrir o referido tópico.penso em colocar no meu ap 1.6,um comando fabricado pela sam cams.cujo perfil de levante e lobe center,se assemelham muito com o 049 do gol gts.Únicas coisas que mudam no comando,é grau de permanencia e o overlap(aparentemente,claro).daí,gostaria que os colégas experts no assunto,analisassem por gentileza,o referido comando.e dissessem se o seu uso e aplicação a um motor ap 1.6 de rua,seria viável.e se bem acertado,quanto em média poderia me trazer de potencia extra ao motor.e em termos de marcha lenta,como ficaria um comando destes,fazendo uso um de um bura 2e,para alimentar o referido motor.e quanto de taxa este comando exigiria.desde já,agradeço aos colégas que participarem,dividindo conosco seus conhecimentos.então,segue os dados do comando para análise:
caracteristicas do comando 280°
lob- c levante overlap
110° , 10,8mm , 20°
medidas parado
adm.abert adm. fech esc. abert esc. fech
10° , 50° , 50° , 10°
medidas em funcionamento
adm.abert adm. fech esc. abert esc. fech
30° , 70° , 70° , 30°
obs:esta tabelinha foi tirada deste site:http://www.aerotetic.com/comando_esportivo_aspirado_aspro_motor_vw_ap_595.aspocodigo_produto=595&codigo_categoria=25
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to achando esse overlap estranho.
existem 2 maneiras de calcular o overlap
uma delas é somando os graus de abertura das válvulas de admissão e fechamento das de escape, porém, para realizar este cálculo, é preciso saber a duração de abertura e fechamento das válvulas a 1,27mm (.050 ). nos dados que você passou só tem medidas parado e medidas em funcionamento .
levando em consideração as medidas parado , temos 20 graus de overlap, mas se for ver as medidas em funcionamento , temos 60 graus de overlap
a outra maneira é usando o seguinte procedimento:
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somar a graduação da admissão e escape
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divide o resultado (1) por 4
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subtrai do resultado (2) o lobe center
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multiplica o resultado (3) por 2
daí temos o seguinte cálculo:
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280+280 = 560
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560/4 = 140
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140-110 = 30
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30*2 = 60
ou seja, na verdade o overlap é de 60 graus, e não 20….o que é mais condizente com um comando pra performance...20 graus de overlap é muito pouco e tá mais pra motor de caminhão do que de carro...hehehehe...nem o 49g tem 20 graus de overlap
é viável o uso desse comando pra rua, mas se for pra manter aspirado eu pensaria em aumentar a taxa de compressão junto com esse comando
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to achando esse overlap estranho.
existem 2 maneiras de calcular o overlap
uma delas é somando os graus de abertura das válvulas de admissão e fechamento das de escape, porém, para realizar este cálculo, é preciso saber a duração de abertura e fechamento das válvulas a 1,27mm (.050 ). nos dados que você passou só tem medidas parado e medidas em funcionamento .
levando em consideração as medidas parado , temos 20 graus de overlap, mas se for ver as medidas em funcionamento , temos 60 graus de overlap
a outra maneira é usando o seguinte procedimento:
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somar a graduação da admissão e escape
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divide o resultado (1) por 4
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subtrai do resultado (2) o lobe center
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multiplica o resultado (3) por 2
daí temos o seguinte cálculo:
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280+280 = 560
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560/4 = 140
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140-110 = 30
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30*2 = 60
ou seja, na verdade o overlap é de 60 graus, e não 20….o que é mais condizente com um comando pra performance...20 graus de overlap é muito pouco e tá mais pra motor de caminhão do que de carro...hehehehe...nem o 49g tem 20 graus de overlap
é viável o uso desse comando pra rua, mas se for pra manter aspirado eu pensaria em aumentar a taxa de compressão junto com esse comando
grande camarada quarteto,obrigado pela presença.vc sempre trazendo informação bacana pra galera.então,que tú acha do comando?é muita coisa,vai enbaralhar demais,a ponto de torrar a paciência no transito ou vai legal?quanto de taxa vc acha que ficaria bacana pra ele?forte abraço e valeu pela força aí
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depende, 20º é um bom valor de overlap para motor turbo…
achei muito fraquinho esse comando, melhor usar um 49g mesmo
camarada menegotto,obrigado pela presença.ow louco,tú acha ele mais fraco que o 49g?poxa,nem estes 280 graus dele não irá interferir em nada,tipo ganhar algo mais que um 049g?
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então,pelo visto,este 280 seria mais manso que este 276? qual deles se sairia melhor então?
caracteristicas do comando 276°
lob- c levante overlap
109° , 11,2 mm , 18°
medidas parado
adm.abert adm. fech esc. abert esc. fech
8° , 48° , 48° , 8°
medidas em funcionamento
adm.abert adm. fech esc. abert esc. fech
28° , 68° , 68° , 28°
tabelinha também deste site:http://www.aerotetic.com/comando_valvulas_schirick_276_vw_ap_aspirado_407.aspocodigo_produto=407&codigo_categoria=25
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esse daí, pelas contas, tem 58 graus de overlap, ainda algo usável pro dia a dia
eu iria nessa 2a opção, até pq esse comando é cópia de schrick…
bacana quarteto,então pelas minhas suspeitas,este 276 teria um melhor perfil do que este 280,né?me pareceu até mais agressívo sei que o certo mesmo,numa preparação aspirada,é sempre bacana elevar um pouco a taxa.mas no caso de um 276 destes,o que seria bacana usar de taxa?uma vez que o motor e 1.6 e usando gasolina. no caso vai ter um dimensionadinho 4x1 também.
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veja bem, não disse que é mais fraco que o 49g, mas sim que no geral é um comando bem fraco… pouca coisa além de um original, não valendo o investimento...
pra min comando tem que ser forte ou nem compensa usar, pois o preço de um comando se faz outras coisas que rendem mais.
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veja bem, não disse que é mais fraco que o 49g, mas sim que no geral é um comando bem fraco… pouca coisa além de um original, não valendo o investimento...
pra min comando tem que ser forte ou nem compensa usar, pois o preço de um comando se faz outras coisas que rendem mais.
exato, ainda mais se tratando de um comando eixo bruto da sams, é paulada pra uns r$500,00, enquanto um 49g vc acha novo na faixa de 200 e usado na faixa de 150.
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veja bem, não disse que é mais fraco que o 49g, mas sim que no geral é um comando bem fraco… pouca coisa além de um original, não valendo o investimento...
pra min comando tem que ser forte ou nem compensa usar, pois o preço de um comando se faz outras coisas que rendem mais.
veja bem, não disse que é mais fraco que o 49g, mas sim que no geral é um comando bem fraco… pouca coisa além de um original, não valendo o investimento...
pra min comando tem que ser forte ou nem compensa usar, pois o preço de um comando se faz outras coisas que rendem mais.
exato, ainda mais se tratando de um comando eixo bruto da sams, é paulada pra uns r$500,00, enquanto um 49g vc acha novo na faixa de 200 e usado na faixa de 150.
verdade rapazes,também andei pensando nisto.não é à tôa que a gente fica numa tremenda sinuca de bico ,entre turbinar ou aspirar.turbo, pendura-se o kit e vem potência de montão(gastando pouco em peças em relação a um aspirado).já no aspirado tem estes inconveniêntes de comando.que além de ser caro(se tratando de uma peça bem feita e boa),ainda tem que ter uma graduação agressíva.para que a coisa venha render a contento e se extrair uma boa dose de potência.e neste,a marcha lenta e a condução civilizada do carro,vai pro saco.foda achar um meio termo na coisa,né?
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se quiser um aspirado leve, vai de 49g mesmo. tive muitas alegrias com esse tipo de setup.
te falo por experiencia propria, não vale a pena montar ap asprozão pra uso diário. com o transito infernal da cidade, isso é coisa pra maluco e eu nao sou mais maluco aiaiaiai.
por isso até desisti de vender minha ie mi e cabeçote com 49g, porque se me der na doida, é so tirar o cabeçote, borboletas, coletor e reinstalar o mi com um kit turbo e 0,8kg.
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se quiser um aspirado leve, vai de 49g mesmo. tive muitas alegrias com esse tipo de setup.
te falo por experiencia propria, não vale a pena montar ap asprozão pra uso diário. com o transito infernal da cidade, isso é coisa pra maluco e eu nao sou mais maluco aiaiaiai.
por isso até desisti de vender minha ie mi e cabeçote com 49g, porque se me der na doida, é so tirar o cabeçote, borboletas, coletor e reinstalar o mi com um kit turbo e 0,8kg.
podes crêr,acho mesmo que estou mais propenso ao 049g,mesmo,4x1,taxinha e tals.ou estão se achar um comando da sam cams com preço mais no jeito(lembro da época em que os comandos deles eram mais em conta).pois foi como vc e o camarada menegotto reportaram outrora,gastar 500 mangos só de comando,pra render pouca coisa (em termos de custo benefício,falando),não rola mesmo.no lance da ie,por vezes tenho um tiquinho de inveja da galera que domina legal as ie s.pois não manjo nada delas.e para não ficar refém de terceiros para mexer no carro,tenho que me manter no buradorzão,mesmo(onde perco nos benefícios e na economia).É froid.
edit-montei tempos atrás,um setup(bem manjado),mas legal, pro meu corôa.para ele usar na paratí bola 1.8 mi,dele.cabeçote de 2.0 e 049g.ficou tesão o carro só não ficou melhor,por conta de ele se recusar lançar 4x1 e nem polia regulável de comando.por que se não,tinha ficado mais tesão ainda.É que jeito que está,deu uma boa diferênça no carro.daí ele achou que não precisava mexer mais…hehehe cabeça dura que só ele
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cara, pelo lixo que é andar de carro aspro forte no trânsito do dia-a-dia e pela encrenca que está para legalizar kit turbo, vejo 2 alternativas viáveis:
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fazer um aspro com qualquer motor com comando variável e injeção programavel.
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fazer um aspro basicão + kit nitro
eu to seriamente tentado a pegar a fortuna que vou gastar pra por turbo nos doc e pegar uma garrafa azul…
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guy, não sei se vc acompanhou minha evolução no motor do meu gol.
mas antes eu usei esse set up, motor 1.8mi gasolina:
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cabeçote ap 2.0 tucho mecanico + 49g std (não tive problema de knock sensor como alguns dizem)
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módulo flex (flextek) rodando 100% alcool com taxa de gasolina
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ignição de raios do cm
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coletor 4x1
rapaz, so nao ficou melhor porque a parte de baixo do motor já estava pedindo arrego, mas era bem divertido. ai refitifiquei a parte de baixo e montei o asprozão de hoje.
todo dia que ando é um tapinha na fueltech. depois de quase 2 anos, agora que estou curtindo o carro, bem na hora que o alcool sobe de preço
mas é foda viu, agora tenho horário pra sair e chegar hehehe, tudo isso pra pegar o mínimo de transito possível.
vai de receita básica mesma no 3e ou 2e bem acertadinho que fica show.
meu nitro ainda ta dormindo na minha cama meda de instalar. se nem o acerto do motor tá 100%, imagina com nitro, pra mandar tudo embora é daqui pra ali.
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cara, pelo lixo que é andar de carro aspro forte no trânsito do dia-a-dia e pela encrenca que está para legalizar kit turbo, vejo 2 alternativas viáveis:
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fazer um aspro com qualquer motor com comando variável e injeção programavel.
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fazer um aspro basicão + kit nitro
eu to seriamente tentado a pegar a fortuna que vou gastar pra por turbo nos doc e pegar uma garrafa azul…
podes crêr,um kit nitro não seria nada mal,mesmo queria aprender ligar um encrenca destas no motor….hehehehee foda legalizar este lance de turbo.os caras exigem tanta coisa,que já é para o cara não regularizar.cara,pior que se a gente for ver,a gente não deveria aceitar isto não,né?pois veja,já pagamos fortuna de impóstos,ipva caro para andar em asfalto ferrado,ainda estes félas, querem controlar o que se põe nos carros?geral não deveria aceitar isso não.deveria todo mundo era andar só com a nota fiscal do kit no porta luvas e ninguém legalizar porra nenhuma.
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guy, não sei se vc acompanhou minha evolução no motor do meu gol.
mas antes eu usei esse set up, motor 1.8mi gasolina:
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cabeçote ap 2.0 tucho mecanico + 49g std (não tive problema de knock sensor como alguns dizem)
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módulo flex (flextek) rodando 100% alcool com taxa de gasolina
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ignição de raios do cm
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coletor 4x1
rapaz, so nao ficou melhor porque a parte de baixo do motor já estava pedindo arrego, mas era bem divertido. ai refitifiquei a parte de baixo e montei o asprozão de hoje.
todo dia que ando é um tapinha na fueltech. depois de quase 2 anos, agora que estou curtindo o carro, bem na hora que o alcool sobe de preço
mas é foda viu, agora tenho horário pra sair e chegar hehehe, tudo isso pra pegar o mínimo de transito possível.
vai de receita básica mesma no 3e ou 2e bem acertadinho que fica show.
meu nitro ainda ta dormindo na minha cama meda de instalar. se nem o acerto do motor tá 100%, imagina com nitro, pra mandar tudo embora é daqui pra ali.
podes crêr,massa mesmo.tú tem que ver o que a paratí do velho ficou massa.e não teve nenhum pepino de enjeção,não.só não ficou melho,por conta do que falei.faltou 4x1 e polia de comando regulável.nitrão é foda heim…..pena que não tenho as manhas de ligar um treco destes hehehe..........
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aspro maneiro indomável na rua pra mim é bobagem
olha esse post do meu amigo guswrc de 2007
ele tá meio sumidão mas se mandarem mp ele responde
buddy guy: não vai nessa de ou monta com 49g ou monta turbo de vez ….se vc quer fazer um aspirado que não seja com comandão monstro e 2 deitadas, dá pra fazer e ser muito feliz, sem gastar horrores com peças ou com consumo elevado