Brainstorming - escolha de veiculo
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a ecocôsport é tipo haldex, sob demanda…só vai jogar tração pra traseira se a dianteira perder tração...
mais uma idéia que vai gastar uma fortuna pra chance quase 0 de resultado, anos com o carro parado na oficina e um bocado de aborrecimento
como o colega não quer reinventar a roda, não fez o cheat do dinheiro infinito e quer resultado, esse caminho de adaptar 4x4 de carro offroad pra andar no autódromo não é nem de longe a melhor saída...
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to entre o 147 e o passat….
o passat e 170 kg mais pesado (950 kg onde vi), contra 780 kg da fiola
22% a mais...
gostaria que cada cv empurrasse no maximo 3,5 kg...
supondo os dois com a mesma relacao peso/potencia, o 147 ainda leva vantagem na dirigibllidade ou isso e contornavel?
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creio que isso seja contornável.
não sei se vc já entrou em um, mas acho q vale pelo menos um test drive pra ver se vc se adapta a cada carro…tem gente q acha estranho aquele volante inclinadão...
pela relação peso/potência q vc pretende, vai ser turbo, né?
turbo dá pra chegar nos 250 cv no fiasinha 1.3 mesmo...daí adapta uma caixa 5 marchas dos fiasa mais novos (tranquilo de fazer, se bobear tem até tutorial na net), dá um grau na suspensão, reforça as soldas no monobloco e tá feita a cagada...
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entao, quarteto…esse e o peso deles montado...eu queria imaginar ate quanto da pra baixar o peso desses dois carros arrancando interior, vidros laterais e traseiro e fazendo capo, tampa do porta-malas e portas em fibra...alem da serra-copo, hehehe...
pensei em fazer aspirado pela entrega ser mais suave...mas em todo caso tenho uma laconzinha em algum lugar aqui da garagem...
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do passat dá pra baixr mais, pq tem mais coisa pra tirar tb, mas mesmo assim o fiat ainda vai levar vantagem…
aspro pra mais de 200 cv é coisa de gente grande, seja fiat ou vw
3,5 kg/cv, vamos supor que você consiga uns 700 kg no fiat montado, vai ter q ter um motor de 200 cv redondo....daí tem q partir pra 16v e cilindrada mesmo....de repente um 1.9 16v com um belo par de comandos, taxa, cabeçote bem feito e se pá e talz um set de itb de moto (ninja zx 14 tem 44mm de diâmetro e acha fácil e barato no ebay)
turbo não é tão linear, mas torna o objetivo menos complicado de atingir....aí é se preocupar em ter um bom intercooler, radiador de água e de óleo, pra não fritar tudo
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nem preciso comentar que eu ia de fiola ne…
o mais barato e leve de todos eles...
nada que um sevel ou mesmo um torque 16v já não cumpram o que voce quer. e mantendo o carro equilibrado.
ps: se for turbo oce acha pra comprar ja pronto essas fiola com fiasa 1.5 e caixa de 5 marcha de uno (ml tem), ae é só pendurar a turbina e a refrigeracao que ta pronto a mecanica.
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o 147 + sevel 1.6 + turbo ta parecendo mesmo ter o melhor custo beneficio…
a merda e nao conhecer nada de fiat...uhauauhhauhau
quanto esse motor gira original?? quanto o miolo original aguenta na pressao?
os cambios, tanto os de 4 como de 5 ,marchas aguentam esses teoricos 200 cvó?
mais uma vez obrigado ae, pessoal
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pra começar: cambio não quebra por potencia, e sim por torque. motor não quebra por pressão e sim por esforço.
cambio de fiasa e sevel são incompativeis.
depende da sua proposta, 200hp em um motor 1.6 com turbo de entrada repentina (grande) vai com certeza moer seu cambio rapido. 200hp em um aspirado 1.9 vai durar muito mais. por causa do torque aplicado ao cambio e suas partes.
o motor fiasa é muito limitado, pode-se extrair algo dele, mas é como um cht, não é lá essas coisas sem investimento ou turbo, motor pouco eficiente.
o sevel se é um motor bem mais indicado, alem do conhecido fator r/l muito bom e ter o projeto desenhado pelo engenheiro da ferrari, tem muita coisa no mercado para ele, na argentina é cultuado como o ap para nós, uma base bem mais interessante. o sevel gira sem problemas até 7k rpm originalmente.
com o que se tem no brasil de facil acesso, é possivel montar um sevel 1.9, com comando, cabeçote feito, escape, injetado…
se pensar em argentina, o ceu é o limite, tem muita coisa pra esse motor, lá eles giram 10, 11k rpm e rendem mais de 100hp por litro no sevel.
o motor torque é mais moderno, 16v, que preserva as qualidades do sevel em materia de preparação. bloco e cabeçotes diferentes, mas muitas partes internas são intercambiáveis e com muita coisa para se usar vinda da argentina.
o motor tem 3 variações, torque , hi-torque (step a) e corsa lunga (step . do torque para o hi-torque , pouca coisa muda, em suma, coletor de adm (metal no torque e plastico no hi-torque, tbm plastico no stepb) e o tamanho das câmaras de combustão (no torque a câmara tem volume maior: 37,5cm³ do torque contra 33,35cm³ do stepa e stepb). desses para o stepb corsa lunga muda o diâmetro e curso dos pistões, passando de 86,4 x 67,4 do torque e hi-torque stepa (mesma do sevel tbm) para 76,0 x 82,6 no step b corsa lunga , respectivamente.
unindo o curso do stepb com os pistões do stepa, torque ou sevel, alcança-se algo proximo de 1.8l de deslocamento, com pistões sobre medida, vai-se a quase 1.9l.
acho que é isso. depende do que vc vai querer do carro. turbo ou aspirado ja começa definindo o seu projeto, defina a potencia, veja os custos para chegar a ela nessas duas modalidades deixando o carro ardendo um dia inteiro na pista, com certeza um turbo não irá parecer tão simples e barato.
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falando em turbo, montar 1.9 em fiat 8v ou 16v é besteira para tirar só 250 cvs
sevel 8v ou torque 16v aguentam no máximo 1 bar de pressão com pistão original, o resto (vira e bielas) suportam sem problemas 350cvs…
se for partir pro 16v, somente pistão forjado, turbo com baixa pressão, alimentação e gerenciamento de injeção já chegam fácil nessa potência pretendida de 250cvs.
agora pra deixar a caixinha com os 3,5kg/cv (700kg/200cvs) com turbo vc vai ter um fiat com motor que não quebra nunca...
cambio de fiat só não aceita erro... em 7 anos de turbo com meu carro foram só 2 cambios sendo 1 deles o original (varão) e depois um de tipo tb original mas com acionamentos por cabo... mas eu tb moia o cambio sem miséria... somente arrancava de segunda marcha e cada arrancada era uma média de 25 a 40 puxadas. oque zoa no cambio é o pino do diferencial que se gasta e acaba fazendo as engrenagens da planetária quebrarem.
se for de sp fica mais fácil pq aqui temos um bom especialista em fiat e em motor sevel\torque...
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tenho encostada aqui uma borgwarner s2a 204, pulsativa.
a ideia inicial e realmente ficar nessa casa de 3.5 kg/cv, o que me deixaria em pe de igualdade (na teoria) com, por exemplo, um subaru sti montado (1420kg) com 400cv.
se eu conseguir um motor que empurre por exemplo 0,8 bar e consiga ir assim ate os 8k (uteis), acho que chego nesse patamar de potencia.
ou to viajando??
edit: sou de sp sim, zona norte…
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cambio de fiasa e sevel são incompativeis.
são não
o motor fiasa é muito limitado, pode-se extrair algo dele, mas é como um cht, não é lá essas coisas sem investimento ou turbo, motor pouco eficiente.
cê tá zuando comparar fiasa com cht né? fiasinha é girador dos infernos.
o sevel se é um motor bem mais indicado, alem do conhecido fator r/l muito bom e ter o projeto desenhado pelo engenheiro da ferrari, tem muita coisa no mercado para ele, na argentina é cultuado como o ap para nós, uma base bem mais interessante. o sevel gira sem problemas até 7k rpm originalmente.
fiasa também.
não sei porque desse preconceito do povo com o fiasa. as limitações dele pra mim seriam a dificuldade de componentes para preparação e limitação de cilindrada. motor muito bom, saudade que tenho dos meus
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eu iria de uno com motor 1.6 16v e pronto….sem invenção de moda, vai render e divertir...
penso a mesma coisa….
uno ficaria com ~800kg, faz ali um 1.9, com a mesma preparaçao que usam na marcas (1.6 com ~150cv) deve vir uns 170cv ou mais...
receita relativamente barata e que nao vai te incomodar tanto, vai incomodar somente os adversarios na pista... hehehe
abraços
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guari, a comparação com o cht foi pelo mesmo motivo que vc finalizou seu post.
o fiasa girador dos infernos, no maximo o 1.3, que sem os contrabalanços do vira, não fazem milagre nenhum. 7k rpm suado, não tem cabeçote pra render em altos giros… ja andei em uno de pista com motor fiasa, bem fraca, mas era um motor indestrutível. girar 10k rpm é uma coisa, render em 10k rpm é outra.
quanto ao cambio, sempre soube que eram incompatíveis.
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falando em turbo, montar 1.9 em fiat 8v ou 16v é besteira para tirar só 250 cvs
sevel 8v ou torque 16v aguentam no máximo 1 bar de pressão com pistão original, o resto (vira e bielas) suportam sem problemas 350cvs…
se for partir pro 16v, somente pistão forjado, turbo com baixa pressão, alimentação e gerenciamento de injeção já chegam fácil nessa potência pretendida de 250cvs.
agora pra deixar a caixinha com os 3,5kg/cv (700kg/200cvs) com turbo vc vai ter um fiat com motor que não quebra nunca...
cambio de fiat só não aceita erro... em 7 anos de turbo com meu carro foram só 2 cambios sendo 1 deles o original (varão) e depois um de tipo tb original mas com acionamentos por cabo... mas eu tb moia o cambio sem miséria... somente arrancava de segunda marcha e cada arrancada era uma média de 25 a 40 puxadas. oque zoa no cambio é o pino do diferencial que se gasta e acaba fazendo as engrenagens da planetária quebrarem.
se for de sp fica mais fácil pq aqui temos um bom especialista em fiat e em motor sevel\torque...
lembra que é um carro para track days tripazzzz, o uso é bem diferente de um carro de rua. seria interessante forjar e dar um up em alimentação e lubrificação. mesmo para usar com pressão/potencia baixos.
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bom pessoal…
pensei um pouco hoje e acho que vou seguir na direcao do turbo mesmo...
pode mudar alguma coisa, mas a principio acho que a base sera essa:
bloco sevel 1.6 cabecote 8v com retrabalho pra chegar nos 8k (estou exagerando?)
turbo bw s2a 204 (de acordo?)
pistoes forjados a escolher, pois ja vi que nao da pra escapar
vira e volante aliviados ate onde for possivel..
talvez um sistema de carter seco se nao for inviavel ($$$)...
nao quero, em hipotese alguma, abrir mao dos 3.5 kg/cv...e o minimo que espero...e a regra numero 1, heheh
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achei que voce queria coisa barata…. turbo em carro de corrida........ sei náo......... muita coisa pra dar errado.......
turbina, lubrificacao, pressurizacao, embreagem........( carter seco $$$$$ ?????) .......... é tanta coisa pra dar errado e ainda vai ter um carro temperamental......
cabeçote 16v só se comprasse um motor completo 16v ...........sei lá mas acho que as opinioes tao sendo muito complicadas mas disfarçadas de é moleza sacou ?
na pratica o buraco é beeem mais embaixo....
quer montar um carro bbb pra andar logo e se divertr? voyage com motor 2.0l 8v com preparação feita por quem entende de circuito/endurance rende 220cv pra dar porrete o dia todo sem nem esquentar.....usa cambio e homocineticas originais.....coisa linda de deus....
agora pra gastar com sevel, fiasa, 16v hi-bósta, sei la mais o que.....kkkkkkkk........ compra um 147 e picota ele até a alma. aproveita e faz um regime tambem. passa fome, se vira, mas vamo baixar o peso do conjunto.....uahuahuaaa......
ok.....tudo devidamente aliviado, vai atrás de alguma superbike batida, pt,
roubadadado baixa ou só o motor no desmanche pra vender e seja felizum motor 1300 de hayabusa num 147 de 600kg vai dar proximo de 3,0kg/cv girando 13000rpm o dia inteiro sem quebrar e com um barulho que te deixa de pau duro a subida da montanha inteira
dái modafóckas