[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
-
vamos falar de metodo kettering x metodo autotransformador.
alguem ja deve ter levado um choquinho naqueles falsos livros de mulher pelada onde dentro tinha um transformadorzinho e uma pilha, e ao abrir pra ver as supostas beldades levava-se um sopapo…. tinham livros que tinha 2 pilhas pequenas, outros mais potentes usavam uma bateria de 9v... mas como tomar choque com miseras pilhas?
esse fenomeno do livro usa a mesma filosofia das bobinas de ignição. as bobinas são alimentadas com 12v, uma tensão baixa, até comparavel com a tensão da bateria de 9v. com o dealhe que a bobina de ignição do carro solicita maior corrente.
ao ser energizada com 12v, a corrente eletrica percorre o enrolamento primario da bobina e carrega o seu nucleo com um intenso campo magnetico. esse campo fica armazenado enquanto a bobina estiver sendo alimentada. por falar nisso, alguem ja esqueceu a ignição ligada e foi na bobina e ela estava pegando fogo? eu explico esse principio mais na frente.
bom, enquanto a bobina estiver alimentada, o campo magnetico está lá. ao se desalimentar a bobina, esse campo magnetico muda pra zero muito mais bruscamente do que foi criado. quando ele muda rapido, essa variação produz uma intensa indução no enrolamento secundario ao ponto de produzir uma elevada tensão, que é o que vai pras velas.
esse funcionamento chama-se metodo kettering, e usa a auto indução na bobina como meio de se elevar a tensão. porem, existem limitações na energia disponibiizada, pq ela é limitada pelo campo magnetico criado. mesmo que se aumente o tempo de carga, a bobina satura e começa a dissipar calor, e mesmo que permaneça energizada por horas, nao armazenando mais do que certo limite e depois dele, somente esquenta, como muitos ja devem ter percebido.
hoje, o tempo de carga de uma bobina fica na cada dos 3 a 5ms. apos passados esses 3ms, os 12v da bobina são desligados e ela produz o surto no secundário, de cerca de 30 a 35mil volts e alguns microssegundos de duração, da ordem de 10 a 50us a depender do dwell e da bobina.
outro problema do calor é que, como ele aumenta a vibração da eletrosfera dos atomos, pode fazer eletrons saltarem de um atomo pra outro. é quando se diz que perfurou a isolação . por isso o calor é um grande inimigo da bobina.
como diminuir o aquecimento e transferir mais energia usando a bobina como meio de transporte? uma solução simples pra conseguir isso e contornar os problemas mencionados é justamente armazenar a energia em outro lugar. podendo ser num capacitor.
pra gerar alta tensão necessária, o que eu preciso não é de um campo magnetico estatico, mas sim, da variação desse campo, pois a variação é que produz o surto de tensão no secundário da bobina que vai pras velas. então, ao inves de carregar as linhas de campo na bobina, eu carrego de eletrons um capacitor. com isso eu resolvo o problema de saturação e dissipação de calor na bobina, e ao inves de utiliza-la como bobina kettering, eu a utilizo como autotransformador elevador. a bobina por sua vez, ao inves de carregar-se com um campo magnetico, transfere a energia que foi carregada em outro dispositivo. como a duração da utilização da bobina por ciclo da de 3ms pra 200us pois o tempo de dwell deixa de existir.
a ignição capacitiva fornece uma tensão elevada, entre 400 e 600v. supondo-se os 400v (que já são de bom tamanho), já é entregue a bobina o nivel de tensao que ela teria de produzir sozinha a partir dos 12v pela autoindução, entao o trabalho da bobina resume-se a elevar os 400v pra os 40mil volts em alguns microssegundos, tipicamente 100 a 200us.
-
[media]http://www.youtube.com/watch?v=frzedmnfb-k[/media]
pulem direto para 3:54
-
eu tb gosto de um off topic de vez em quando, é legal pq sempre é bom rir um pouco. gostei dos cacos das telhas, deve ser do rio grande do norte, lá as telhas são excelentes….
e aos 6:01 manda aguardar pq vem o primeiro clube de engenharia de preparação automotiva. que maravilha
tem muita interferencia, é bom pedir autorização ao ministro das comunicações
-
me perdoem o engano. quando vi as imagens da apresentação do sr. joao alvarez no forum, elas ficaram minusculas e ilegiveis, com uma imensa area branca em volta. recortei a area branca e aumentei o tamanho.
uploaded with imageshack.us
uploaded with imageshack.us
uploaded with imageshack.us
uploaded with imageshack.us
uploaded with imageshack.us
-
todas essas dúvidas que voces tem, eu tambem tive e sinceramente da até medo de lêr o depoimento de alguns. parece que o cm é um marginal,
só parece ou foi e é? já deu uma olhada na fac.
gostei que não comentou nada sobre esta parte do post. e claramente ela foi proposital, e espero que depois deste comentário você não venha com desculpas esfarrapadas…...
quer um teste em dinamometro, que tipo de teste voce quer??
teste científico, controlado, com pessoas capacitadas na área e com o mínimo de variáveis possíveis, você entende muito bem o que falo, seria mais ou menos um como o eng. bruno goulart fez porem com um motor atual e com um sistema de ignição atual, será que seria mantido o ganho de 6%?????
já relatei aqui , dando exemplos de ganhos tanto em economia como em desempenho , com a msd que usei em um ap 2.0 alcool efi original, e o atual 2.0 mi gasolina taxado andando com alcool e cm plus.
voce não vai fazer escrever tudo novamente, vai??
vasco não precisa escrever novamente, tenho memória e lembro bem o que você escreveu, mas não irei escrever os motivos pelos quais contesto todos os seus testes e você sabe muito bem, eles não são válidos.
já viu um amarrado ap 2.0 com comando original passar batido pelos 6.500 rpm??
já vi sim e tinha um 1.8.
já viu um motor gasolina totalmente original andar com alcool puro no tanque, sem falhas??
vasco novamente como seu habito de deturpar as coisas, isto em nada tem com a discussão, veja que ninguém aqui é contra a centelha queimar misturas pobres e todos concordamos com isto, quando você aumenta o gap esta adiantando o ponto e com a maior energia consegue melhorar a queima da mistura pobre, porem em um carro original e com o combustível correto este aumento da energia é apenas desperdiçado em alto giro resultando em economia em baixos giros pelo motivo de diminuir a quantidade de falhas do sistema original, mas ganho de potência real mesmo de 1 cv você quer discutir isso mesmo? pelo custo e aborrecimento? este 1 cv não vale nem o tempo que perdemos aqui escrevendo. com menos dinheiro e menos aborrecimento você consegue benefícios melhores e ganhos maiores. lembre que você esta alterando as características originais e fazendo o motor trabalhar fora das suas especificações e ai sim a ignição entrou para cobrir um defeito propositadamente criado por você.
já viu um motor movido a gnv/gasolina, não perder desempenho usando gnvó?
jamais será igual a um a gasolina perfeito, não force a barra amigo.
esses beneficios são obtidos por diversas ignições de alta potencia, já viu a ignição do sergio da motorspice??
andei em um palio 1.5 com o booster desse fabricante, adianta ponto e amplifica ignição. não sei quanto a durabilidade, mas o carro anda muito bem com gnv.
sim conheço o sergio, mas como disse antes o seu teste é válido cientificamente?
vamos deixar de lado as magoas e frustrações e realmente fazer justiça a um produto que funciona e muito bem.
tem algum teste valido que comprove esta sua impressão?
mas arrematando com disse antes e repito aqui novamente…....
tem algum teste científico valido que comprove esta sua impressão?
-
todas essas dúvidas que voces tem, eu tambem tive e sinceramente da até medo de lêr o depoimento de alguns. parece que o cm é um marginal,
só parece ou foi e é? já deu uma olhada na fac.
gostei que não comentou nada sobre esta parte do post. e claramente ela foi proposital, e espero que depois deste comentário você não venha com desculpas esfarrapadas…...
dark, já disse aqui que não estou aqui e repito novamente pois sua dificuldade de entendimento é muito grande. eu não estou aqui pra julgar ninguem, esse ninguem é abrangente, diria todos, voce e o cesar marques se te servem como exemplo. entendeu ou tem que desenhar?? voce é só acusações , que magoa é essa amigo??
quer um teste em dinamometro, que tipo de teste voce quer??
teste científico, controlado, com pessoas capacitadas na área e com o mínimo de variáveis possíveis, você entende muito bem o que falo, seria mais ou menos um como o eng. bruno goulart fez porem com um motor atual e com um sistema de ignição atual, será que seria mantido o ganho de 6%?????
nunca passei meu carro em um dinamometro, muito menos um teste como o feito pelo bruno goulart, porem existem algumas variaveis que voce pode utilizar.
no caso do golzinho, usava ele original e só fiz o teste questionado de andar com alcool puro em um motor original a gasolina para ver se realmente o que o produto prometia era cumprido. na verdade não temos que ficar discutindo isso, pois fiz tudo como manda o manual e deu certo, e sabemos os problemas que podem ser criados por andar com motor fora da mistura ideal, com uma mistura muito pobre. meu objetivo era outro, e o uso da ignição era pelo motor precisar, ou a vela solicitar maior energia com um aumento de 10:1 para 14:1 na taxa e a troca de gasolina para alcool que sabidamente é muito mais dieletrica que a gasolina. esse é o assunto.
voce é de são paulo? capital??
com o motor gasolina totalmente original subia a av. são gualter no alto de pinheiros com o pé socado e chegava no final dela a 110 km/h.
só com a instalação da cm plus e gasolina cheguei ao final dela a 120 km/h.
dia ensolarados, verão, ou seja, não tenho condições de dizer umidade relativa do ar e outras variantes. outra coisa, parti de um ponto onde tem um radar de 40km/h no inicio da subida, portanto foi o mesmo motorista, mesmo carro, e mesmo motor, somente com a instalação da ignição. isso não foi um grande feito, pois o 2.0 efi taxado fazia até mais rapido com a msd instalada.
já relatei aqui , dando exemplos de ganhos tanto em economia como em desempenho , com a msd que usei em um ap 2.0 alcool efi original, e o atual 2.0 mi gasolina taxado andando com alcool e cm plus.
voce não vai fazer escrever tudo novamente, vai??
vasco não precisa escrever novamente, tenho memória e lembro bem o que você escreveu, mas não irei escrever os motivos pelos quais contesto todos os seus testes e você sabe muito bem, eles não são válidos.
já viu um amarrado ap 2.0 com comando original passar batido pelos 6.500 rpm??
já vi sim e tinha um 1.8.
são motores diferentes, o 1.8 gira bem mais, mesmo com os 026 da vida, o 2.0 mi é manco de tudo, é motor de torque em baixa pra santana mi que escapou e equipou uma meia duzia de gol e parati g3. saudades dos ap 2.0 le jetronic com o 026g e dos 2.0 efi com 037.1 e 027.7.
já viu um motor gasolina totalmente original andar com alcool puro no tanque, sem falhas??
vasco novamente como seu habito de deturpar as coisas, isto em nada tem com a discussão, veja que ninguém aqui é contra a centelha queimar misturas pobres e todos concordamos com isto, quando você aumenta o gap esta adiantando o ponto e com a maior energia consegue melhorar a queima da mistura pobre, porem em um carro original e com o combustível correto este aumento da energia é apenas desperdiçado em alto giro resultando em economia em baixos giros pelo motivo de diminuir a quantidade de falhas do sistema original, mas ganho de potência real mesmo de 1 cv você quer discutir isso mesmo? pelo custo e aborrecimento? este 1 cv não vale nem o tempo que perdemos aqui escrevendo. com menos dinheiro e menos aborrecimento você consegue benefícios melhores e ganhos maiores. lembre que você esta alterando as características originais e fazendo o motor trabalhar fora das suas especificações e ai sim a ignição entrou para cobrir um defeito propositadamente criado por você.
pauta em questão.
qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
com ele é possível andar com misturas mais pobres, ao ponto de usar alcool puro em motor gasolina, o que tem de deturpação nisso??
quando fala em custo ou aborrecimentos fala por voce , e não posso julgar o porque, pois voce resiste em esconder qual é sua magoa.
um motor com ignição de alta potencia gira mais, e como é calculada a potencia de um carro??
pelo que sei é torque x rotação , isso é principio basico de tecnico em mecanica , isso voce consegue trocando comando, abrindo valvulas, aumentando taxa e porque não usando uma ignição mais eficiente??
a sua magoa pelo sr. cesar marques é tão grande, que cai sobre seus olhos como um cabresto e tira sua atenção sobre o que realmente está em pauta.
já viu um motor movido a gnv/gasolina, não perder desempenho usando gnvó?
jamais será igual a um a gasolina perfeito, não force a barra amigo.
não afirmei nada, só perguntei, guarde as pedras e as perolas, voce atira as pedras nas pessoas erradas e joga as perolas ao porcos…...
esses beneficios são obtidos por diversas ignições de alta potencia, já viu a ignição do sergio da motorspice??
andei em um palio 1.5 com o booster desse fabricante, adianta ponto e amplifica ignição. não sei quanto a durabilidade, mas o carro anda muito bem com gnv.
sim conheço o sergio, mas como disse antes o seu teste é válido cientificamente?
o desempenho do motorspice é excelente com gnv, agora porque conhece o sergio e não teve problemas com ele o sistema é muito parecido com a cm plus e funciona??
voce transformou as informações daqui em carater pessoal, resolva seus problemas com que interessa.
vamos deixar de lado as magoas e frustrações e realmente fazer justiça a um produto que funciona e muito bem.
tem algum teste valido que comprove esta sua impressão?
mas arrematando com disse antes e repito aqui novamente…....
tem algum teste científico valido que comprove esta sua impressão?
inumeros testes foram apresentados mostrando os beneficios da utilização de um sistema de ignição de alta potencia. sinceramente, em um motor original de fabrica, dificilmente instalaria qualquer ignição, pois acredito que hoje em dia as montadoras estão com sistemas muito mais eficientes, tudo que já foi escrito aqui.
alem do gol ( brinquedo) tenho um vectra 2010 que esta com pouco mais de 30.000 km e é perfeito de fabrica, não falha, não é gastão, anda muito bem para o tamanho dele, então penso que em time que está ganhando não se meche. agora se um dia der vontade, que acredito bem pouco resolva turbinar ou taxar bastante ele pode ter certeza que vou utilizar o mesmo recurso.
-
no vectraclube eu li ha alguns anos que alguns usuarios abriram as velas de 0,7 pra 1,1mm e comentaram ter gostado do resultado. tinha um usuário chamado edulimao que colocou no vectra dele apos um remapeamento pra alcool. segundo o edulimao, o carro ficou com alguns buracos no torque, se nao me engano na fase fria. ele se dispos a colocar uma techrace no vectra, a de 175mj e abriu a folga das velas pra 1,6mm pelo q eu me lembre. segundo ele, os buracos no torque desapareceram e o consumo melhorou sensivelmente, pelo que eu me lembre foi de 1 a 1,5km/l no alcool.
no astra de meu cunhado eu abri as velas de 0,7 pra 1,2mm e o cb saiu de 1,9l/h pra 1,4l/h na marcha lenta.
-
mais material de leitura. links do site.
http://www.sukys.com.br/teoria/teo022.html
-
[media]http://www.youtube.com/watch?v=frzedmnfb-k[/media]
pulem direto para 3:54
cara sério to chorando de rir aqui
o hora que ele mostrou o gap da vela eu dei gargalhadas
e quando ele ligou na bateria então, o negócio parecia um sabre de luz esse cara é um gênio
-
dark, o que me levou a testar o cm plus, foi um comentário de um amigo que tem um vectra 2.2 com gnv.
ele disse que depois da ignição o carro no gnv passou a andar praticamente o mesmo que na gasolina, sendo que antes a perda de potência era enorme.
vc fala que ela não cumpre o que promete. prá dizer a verdade nunca me preocupei com isso.
quando comprei a mallory, tambem não procurei saber se existe algum benefício anunciado pelo fabricante.
para isolar os meus cabos com autofusão, gastei 15 reais e perdi 1 hora.
ignição de alta potência exige um isolamento perfeito para poder funcionar, porque ela vai disparar, independente de onde vai sair a faísca(sairá no local que oferecer menor resistência). no meu carro, para não me estressar com o isolamento, mantive o gap em 0,5 mm.
meu irmão usa a plus no gol turbo dele, e também mantem os 0,5mm sem maiores problemas. e o relato dele ao instalar a ignição foi bem interessante. a pegada da turbina foi antecipada e o hallmeter que na marcha lenta ficava no terceiro led amarelo (mistura rica), passou para o quarto led verde (mistura perto do ideal). isso sem alterar mais nada no carro.
-
[media]http://www.youtube.com/watch?v=frzedmnfb-k[/media]
pulem direto para 3:54
cara sério to chorando de rir aqui
o hora que ele mostrou o gap da vela eu dei gargalhadas
e quando ele ligou na bateria então, o negócio parecia um sabre de luz esse cara é um gênio
-
dark, o que me levou a testar o cm plus, foi um comentário de um amigo que tem um vectra 2.2 com gnv.
ele disse que depois da ignição o carro no gnv passou a andar praticamente o mesmo que na gasolina, sendo que antes a perda de potência era enorme.
vc fala que ela não cumpre o que promete. prá dizer a verdade nunca me preocupei com isso.
quando comprei a mallory, tambem não procurei saber se existe algum benefício anunciado pelo fabricante.
para isolar os meus cabos com autofusão, gastei 15 reais e perdi 1 hora.
ignição de alta potência exige um isolamento perfeito para poder funcionar, porque ela vai disparar, independente de onde vai sair a faísca(sairá no local que oferecer menor resistência). no meu carro, para não me estressar com o isolamento, mantive o gap em 0,5 mm.
meu irmão usa a plus no gol turbo dele, e também mantem os 0,5mm sem maiores problemas. e o relato dele ao instalar a ignição foi bem interessante. a pegada da turbina foi antecipada e o hallmeter que na marcha lenta ficava no terceiro led amarelo (mistura rica), passou para o quarto led verde (mistura perto do ideal). isso sem alterar mais nada no carro.
mais tarde eu posto um video que upei no youtube do meu celta 1.4 abastecido com gasolina e ignição.
a combustao ideal é hc + o2 = co2 + h2o. a equação nao está balanceada, mas se desejarem eu copio de um dos trabalhos que tenho.
com o carro original nao pingava água no escape, possivelmente produzia menos agua. apos instalar a ignição começou a pingar numa quantidade apreciavel, semelhante ao alcool.
-
dark, o que me levou a testar o cm plus, foi um comentário de um amigo que tem um vectra 2.2 com gnv.
ele disse que depois da ignição o carro no gnv passou a andar praticamente o mesmo que na gasolina, sendo que antes a perda de potência era enorme.
vc fala que ela não cumpre o que promete. prá dizer a verdade nunca me preocupei com isso.
quando comprei a mallory, tambem não procurei saber se existe algum benefício anunciado pelo fabricante.
para isolar os meus cabos com autofusão, gastei 15 reais e perdi 1 hora.
ignição de alta potência exige um isolamento perfeito para poder funcionar, porque ela vai disparar, independente de onde vai sair a faísca(sairá no local que oferecer menor resistência). no meu carro, para não me estressar com o isolamento, mantive o gap em 0,5 mm.
meu irmão usa a plus no gol turbo dele, e também mantem os 0,5mm sem maiores problemas. e o relato dele ao instalar a ignição foi bem interessante. a pegada da turbina foi antecipada e o hallmeter que na marcha lenta ficava no terceiro led amarelo (mistura rica), passou para o quarto led verde (mistura perto do ideal). isso sem alterar mais nada no carro.
que velas está usando??
com as iridiun resistivas grau 7 e taxa igual ao seu uso 0,9 mm de gap, com isolamento do rotor.
com as diretas grau 8, consigo usar no maximo 0,8 mm de gap.
a diferença é boa, principalmente em retomadas e em alta.
-
no começo todo mundo desconfia… em agosto de 2005, antes de colocar no celta, eu andei numa ecosport 1.6 de um casal, donos de uma preparadora aqui em recife, a eco era de ums sra chamada margarida, não me lembro do nome do marido dela, mas me lembro que ele era bem simpatico e tinha um problema nas pernas, talvez quem seja de recife conheça... saimos 1º com a ignição desligada, uma volta de uns 4km ali pelo arruda, foi ali onde conheci pela 1ª vez a eco. teve umas esticadas de 2ª e 3ª e ele pediu pra engrenar a 5ª a 40km/h, pra sentir a retomada. sem força nenhuma, e eco pedindo pra reduzir e evoluindo de forma sofrivel, nao adiantava pe em cima ou embaixo, na 5ª a 40 a eco só chorava.
voltamos pra oficina, ele ligou a ignição, as velas abertas pra 1,4mm e os cabos, q já estavam isolados. sai de novo, na 1ª acelerada já senti a diferença, como a eco ficou espertinha. andei o mesmo trecho e fiz as mesmas esticadas e a mesma retomada. como melhorou, bacana mesmo. depois a retomada de 5ª, ela retomou e foi embora embalando, rapidinho foi pra 50km/h e foi subindo, subindo, fiquei empolgado.
quando voltamos pra oficina eu já quis instalar no celta, mas lá era caro, ele pediu r$1mil. dai fui atras de fazer por minha propria conta, e uso até hoje. e hoje depois desses 6 anos, adquiri um bocado de experiencia.
infelizmente, nesses 6 anos, ando de forum em forum e não conheci ninguem ainda que tenha feito tanta coisa quanto eu pra batermos um bom papo, em termos de km, tipos de velas, gaps, marcas diferentes, carros diferentes. e hoje digo: como foi proveitoso o aprendizado pratico ao longo desses mais de 100mil km e as horas de leitura, dos livros de motores lá na faculdade, e dos trabalhos academicos que alguns amigos me enviaram. já li um bocado de coisa, e posso resumir numa frase: tudo se encaixa direito e minha experiencia pratica comprovou.
-
dark, o que me levou a testar o cm plus, foi um comentário de um amigo que tem um vectra 2.2 com gnv.
ele disse que depois da ignição o carro no gnv passou a andar praticamente o mesmo que na gasolina, sendo que antes a perda de potência era enorme.
vc fala que ela não cumpre o que promete. prá dizer a verdade nunca me preocupei com isso.
quando comprei a mallory, tambem não procurei saber se existe algum benefício anunciado pelo fabricante.
em carro gnv que anda notoriamente pobe (pelo acerto voltado pra economia que as instaladoras fazem) eu acho que deve melhorar bem mesmo
para isolar os meus cabos com autofusão, gastei 15 reais e perdi 1 hora.
só um adendo, em sampa o controlar considera cabos isolados com um defeito e nem faz a inspeção (relato de gente do celta clube)
meu irmão usa a plus no gol turbo dele, e também mantem os 0,5mm sem maiores problemas. e o relato dele ao instalar a ignição foi bem interessante. a pegada da turbina foi antecipada e o hallmeter que na marcha lenta ficava no terceiro led amarelo (mistura rica), passou para o quarto led verde (mistura perto do ideal). isso sem alterar mais nada no carro.
a alteração no hallmeter se deve mais a mudança da temperatura no escape que qualquer outra coisa
-
dark, o que me levou a testar o cm plus, foi um comentário de um amigo que tem um vectra 2.2 com gnv.
ele disse que depois da ignição o carro no gnv passou a andar praticamente o mesmo que na gasolina, sendo que antes a perda de potência era enorme.
vc fala que ela não cumpre o que promete. prá dizer a verdade nunca me preocupei com isso.
quando comprei a mallory, tambem não procurei saber se existe algum benefício anunciado pelo fabricante.
em carro gnv que anda notoriamente pobe (pelo acerto voltado pra economia que as instaladoras fazem) eu acho que deve melhorar bem mesmo
para isolar os meus cabos com autofusão, gastei 15 reais e perdi 1 hora.
só um adendo, em sampa o controlar considera cabos isolados com um defeito e nem faz a inspeção (relato de gente do celta clube)
meu irmão usa a plus no gol turbo dele, e também mantem os 0,5mm sem maiores problemas. e o relato dele ao instalar a ignição foi bem interessante. a pegada da turbina foi antecipada e o hallmeter que na marcha lenta ficava no terceiro led amarelo (mistura rica), passou para o quarto led verde (mistura perto do ideal). isso sem alterar mais nada no carro.
a alteração no hallmeter se deve mais a mudança da temperatura no escape que qualquer outra coisa
ouver… nem perde tempo... o cara é um alienado.... ou são do clã do cm ou ex-baba ovo dele.. depois de estragados pelas teorias do cm num tem mais como corrigir... pode esquecer que nem tratamento de choque adianta....ahhhhh pera, pode tentar com a super mega bobina com aerolitosssss quem sabe o choque mais potente do mundo funcione e eles voltem ao normal.... uhauhauha
abraços jumentiosssss
-
ze chedid, como e porque chama-lo de alienado, ou baba-ovo? só porque usou e gostou?.
lembre-se, ele usa fueltech, não usa meg. comprou a ignição cm plus, como poderia ter comprado outra ignição capacitiva, sendo um usuário de outro sistema, como pode ser ele taxado de seguidor do cm ?, já pensou que ele pode ser um usuário satisfeito?. como pode ter tanta certeza do que fala, se nunca usou, ao contrário do andersonbastos?
pior não é o conceito que faz, mas o pré-conceito que tem
qualquer conceito favorável é refutado, quando e emitido como uma opinião, acusam que é feita por um xiita alienado, quando é feita com algum embasamento, falam que é uma teoria inútil.
comentar sobre vantagens da ignição capacitiva é infrutífero (se for ignição msd vá lá, se for cm…)
em tempo:
o vídeo foi muito bem editado, ficou engraçado