Óleo especifico para amaciamento.
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putz, nem sei como está o meu, se assentou ou não. já rodei uns 1500km em 1 ano e já fiz 1 troca de óleo e filtros (a cada 6 meses ou 3000km).
pois é, lee, putz ao quadrado. realmente nunca havia aberto um motor retificado após 1000 km rodados e ter as paredes dos cilindros no mesmo estado em que chegaram da retífica.
eu estou assumindo que os cilindros foram protegidos em excesso devido a ter usado óleo que imaginei que fosse fraco e que permitisse que os anéis se esfolassem assentando-se e, ao mesmo tempo, os cilindros ficassem com a porosidade normal sumindo as estrias.
mas se seu consumo de óleo está normal, dentro do previsto para o seu motor, não se preocupe. um mau assentamento de anéis provoca consumo excessivo, coisa de um litro por 500km ou até pior.
o único parâmetro errado nessa equação, me corrijam se estiver errado, é o óleo que deveria ser especifico para o uso nesta etapa inicial do motor.
menegotto, o brunimento foi fino pois eu é que forneci as pedras.
quanto a deixar sem brunimento acho que seria melhor daquilo que o motor já passou.
os anéis se assentariam, logicamente mais lentamente, mas ao fim de um determinado período, que deve ser longo sem dúvida, anéis e cilindros teriam forçosamente que se acomodar.
já imaginou ter cilindros arranhados do jeito que se vê nos meus cilindros por, digamos, mais 10000km? o consumo de óleo ficaria altíssimo mo mesmo jeito pois óleo nenhum depositado nas paredes seria raspado de volta para o cárter.
sem falar na compressão de titica que isso ocasiona.
boa dica de usar a marcha-lenta mantendo as paredes mais secas.
farei isso assim que tiver fechado todas as pontas da transformação para 1.9. tá um porre achar torneiro por aqui que entenda de como embuchar bielas
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gente.. to acompanhando o topico de vcs e to meio que apavorado recentemente meu motor foi pra retifica e axo que o mecanico nao bruniu as camisas do meu carro. tambem nao disse que precisaria amaciar.. o que foi feito:
retifica completa do cabeçote
anéis..
andei sentando a lenha depois da retifica.. e em 1 mes o motor fundiu em baixo. girou uma bronzina. é um xsara 1.8
agora o motor voltou para a garantia. ele disse que nao axa que foi bomba de óleo.. eu desconfio que ela tenha cavitado. 1 bronzina colou e as outras azularam. isso foi depois de uns 1000 1300 km. como devo amaciar agora esse motor? vai ser trocado o virabrequim, as bronzinas, ele vai mandar arrumar a biela, nao vai trocar a bomba de óleo… o que deverei fazer?
vai por mim, se afetou a biela, troque.
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nao vai trocar bomba de oleo… tem manometro?
pior é que nao tenho manometro nao… :/
diz o mecanico que se falta pressao no óleo o carro acusa no painel... será?
quando acusar… já era
não é bem assim flavio, no caso desse motor (xu7jp4) tem uma luz no centro do painel (stop) bem grande que acende em vermelho sempre que algo de muito errado acontece com o motor, mas não necessariamente que isso seja um adeus queda de pressão de oleo, bico com funcionamento irregular, ate uma ventuinha que gira mais fraco (aconteceu no meu 306) ele avisa logo com a luz de stop, no xsara tambem tem essa luz, quando acende, uma coisa é certa, pare o carro, desligue o motor e chame um guincho, pois se insistir é certo de perder o motor.
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oxe… agora que lí...
vai trocar o vira, bronzinas e nao vai trocar a bomba de oleo?
tu gosta de descer a lenha nessse motor, e nao vai trocar nem a biela nem a bomba de oleo?
so tem louco nesse mundo
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maas nao sou eeeeeu é garantia do mecanicooo <o>aposkdpoaskdpoadkpasd
por mim trocava todas as bielas e a bomba de óleo, mas o cara nao quer fazer se der pau denovo, vou voltar pra garantia denovo.. assim vai mas óbvio que assim que eu tiver meros 600 reais eu vou comprar uma bomba de óleo nova (lembrado que o meu carro infelizmente nao é barato como é ap )</o>
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maas nao sou eeeeeu é garantia do mecanicooo <o>aposkdpoaskdpoadkpasdpor mim trocava todas as bielas e a bomba de óleo, mas o cara nao quer fazer se der pau denovo, vou voltar pra garantia denovo.. assim vai mas óbvio que assim que eu tiver meros 600 reais eu vou comprar uma bomba de óleo nova (lembrado que o meu carro infelizmente nao é barato como é ap )</o>
mas meu querido, não deixe ele montar errado senão serão dois malucos
independente ou não da garantia do jeito que o mecânico doido quer não vai dar certo.
afinal o carro é seu e exija seus direitos.
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poisé… fiquei preocupado agora... vou dizer que se ele nao quer pagar a biela, que deixe o carro desmontado ate eu poder dar uma biela nova pra ele e uma bomba de óleo
alem do mais, ele se irritou com o meu motor e disse que nao vai ficar dando garantia de motor por que eu dou pau... se estragar denovo é pra eu deixar o carro na garagem pode?
ah vai se fuder... ¬¬
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vou começar a montagem de um motor retificado em breve e a questão do óleo me preocupa.
alguém sabe qual foi o desfecho da história do lancia?
folgas originaisó oleo original.
só que tem que trocar em muito menso tempo. ex uma com 500km outra 1000 e depois ja passa para 3000 (ex)
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tenho um uno 87 motor fiasa 1.3 a álcool, fiz uma retifica completa usando somente peças de marca original, fiz limpeza química das peças, coloquei o bujão do cárter com ima, usei o óleo móbil super protection 15w40 api sm (o óleo recomendado de fabrica era 20w50) com 1.000km fiz flush e troquei o filtro e óleo 15w40 novamente. na próxima troca do filtro e óleo gostaria de usar um óleo 100% sintético 10w40, 5w40 ou 5w30 de boa marca(achei aqui por um preço tentador 18r$ o litro). dou uma partida a frio pela manha rodo 6 km e outra partida novamente a frio no final da tarde e rodo mais 6 km de volta, isto todos os dias incluído o domingo quando vou para a igreja e mais algumas voltas chegando a no máximo 500 km total por mês, algumas viagens pequenas no transcorrer do ano coisa de 200 a 250 km no total entre ida e volta e uma viagem grande nas férias de 2.000km no total ida e volta.
antes da retifica minha rotina era mesma e já usava o óleo 15w40( mudei a viscosidade para 20w50 e depois para 25w60 mas o consumo de óleo continuava alto voltei para 15w40 api sm sempre fazendo a troca no período certo e completando quando necessário)
na época em que o meu uno foi produzido a fiat recomendava o óleo 20w50, não existia os sintéticos de bixa viscosidade, mas o ultimo motor fiasa produzido foi em 2004 ou 2005 que foi o fiasa m.p.i álcool 1.0 e 1.5 e a fiat no manual descrevia o óleo 15w40 e 10w40
diante disto gostaria da sua opinião se posso baixar a viscosidade do óleo(pelo menos a frio).
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vc vai baixar muito a viscosidade do oleo e vai comprometer o filme… nao tem beneficio nenhum em afinar o oleo mais que o necessário. semi-sintetico ja é o suficiente para esse motor, usar um sintetico 5 30 pra que?
meu motor rodou literalmente até acabar, no final eu ja tava com aquele castrol alta viscosidade 40~60 acho (o mais grosso que tem)... e sempre no coro e em viagens. quando abriu só os cilindros tinham folga mesmo, o restante foi feito retifica 0,25 só pra garantir pois nem precisava de nada.
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oleo sempre da discussão. uns nem ligam para trocar, outros trocam demais kkk
oleo 5w30 a menos de r$35,00 o litro esquece.
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quando tinha turbo usava sempre o final w50.
oleo 5w30 é so para os motores mais modernos, a usinagem é diferente também. veja os topicos anteriores recomendando a troca de oleo nos primeiros 1000km. meu palio usa 5w30 original ( 1.0 evo ), pensa que a primeira troca de oleo foi nos 15000km, depois nos 30000 e agora falta pouco para a troca dos 45000. consome oleo? nenhuma gota.