Sensor de detonação no multimetro
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sensor de detonação pra ver no multimetro pré-ignição?????
batida de pino, detonaçao
ahh, vc entendeu .. deixa de ser detalhista
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caramba… o forum anda arisco hein?
cara, no multimetro nao dá pq o sensor capta som mesmo... como um microfone...
ja a sonda manda voltagem...
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hunn, interessante .. mas so de saber q dá pra fazer através de um amplificador .. ja é uma ideia que pode ser posta pra frente ..
talvez de pra fazer um esquema de leds ligados num amplificador daqueles de caixinha de som de computador .. rsrs … ja fiz isso de brincadeira .. mas nesse caso, teria q desenvolver legal.
mas meio q entendi a brincadeira .. a corrente alternada enviada por ele entao nao vai se alterar .. vai dar sempre mesma voltagem , mas vai variar os hz dela (distancia das ondas).
é meio complicado .. eu estou fazendo essas perguntas porq conheço uma pessoa q está desenvolvendo um aparelho com leds para a leitura desses sensor .. parece realmente ser complicado
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dava pra captar isso no ociloscopio .. mas acho que nao e necessario isso…
acho que dava pra fazer tbm com modulo de som, queles mais antigos do tipo booster, que liga o canal das saidas para os falantes nele...
flw abraço..
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bom, aproveitando o tópico, o meu gol quando forçava a partir de quarta marcha, parecia que haviam pedrinhas batendo embaixo do carro…. pensei até q tivesse algo frouxo batendo na estrutura do carro, mas notei que isso acontecia geralmente em wot e quando o carro não ia mais... atrasei um pouco o ponto do distribuidor e o barulho não acontece mais. não parece com barulho de pré-detonação...
alguém tem alguma dica?
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como disseram, no multimetro nao da porque o multimetro te da uma media da tensao e o que voce quer ler no sensor de detonação sao picos…
ou osciloscopio ou no fone de ouvido mesmo (com um aplificador como ja disseram).
a detonação no osciloscopio sao valores que mudam muito de repente, destoando do que é captado como ruido de fundo. no fone de ouvido é mais facil de perceber porque é como se tivessem martelando o bloco do motor
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a ideia disso seria fazer a curva de avanço do carro , sem o risco de quebra por ponto adiantado
e parece q é possível e fácil de dar certo
=)
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achei mais coisa sobre detonação e pre ignição.. no manual de reparações do celta e prisma ..
pré ignição e aquela centelha iniciada pela vela muito antes ne? detonação e o combustivel com baixo teor de octanagem entrando em ignição antes ou carvão no cilindro etc.. estou correto? :/
ta ai.. entendi mais ou menos :/
detonação
este fenômeno acontece quando a mistura é
queimada pela centelha da vela e a combustão se
processa normalmente até que a frente de chama
comprime e superaquece os gases ainda não
queimados. surge então uma chama não controlada
que provoca algo semelhante a uma explosão na
câmara. essa explosão avança com velocidade
supersônica no interior do cilindro do motor, criando
uma onda de choque, com ruído característico de
“batida metálica”, que ressoa sobre as paredes e as
superfícies da câmara.
muitos conhecem este fenômeno como batida de
pino, ou motor “grilando”.
as principais causas são:
– combustível adulterado, por solvente ou com teor de álcool baixo, sempre com baixo índice de octanas;
– taxa de compressão muito alta, acima da determinada em projeto;
– ignição muito avançada;
– pontos quentes na câmara de combustão, provenientes de depósitos de carvão nos pistões ou no cabeçote, ou ainda velas com
grau térmico inadequado (mais “quentes” que as recomendadas).
– utilização do veículo em marcha inadequada (muito longa), principalmente em aclives, fazendo o motor trabalhar em regime de
rotação muito baixo e a plena carga (acelerando fundo).
– falha no sistema de arrefecimento, fazendo o motor trabalhar em temperaturas superiores às normais de funcionamento.
pré-ignição:
é a combustão espontânea da mistura ar
combustível que acontece antes do aparecimento
da centelha da vela, ao contrário da detonação, que
ocorre depois.
a pré-ignição pode destruir o motor em minutos.
ela provoca uma reação muito rápida da mistura
ar/combustível, atingindo pressões e temperaturas
muito acima das determinadas em projeto. este
fenômeno ocorre sem provocar nenhum barulho
característico, e tem como sintoma o aquecimento
excessivo do motor com o sistema de arrefecimento
funcionando perfeitamente.
as principais causas são:
– depósitos de carvão que permanecem incandescentes;
– velas do tipo excessivamente quentes para o motor;
– detonação e suas causas;
– combustível inadequado (veículo a álcool funcionando com gasolina, por exemplo).
comparativo: pré-ignição x detonação: