Turbinando o sevel 1.9
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jonas, eu sou adepto ao keep it simple , interfacear este sistema com o meu de descarga capacitiva vai ser bem complicado.
não uso interface convencional que permita ao 3step funcionar condignamente.
muito mais simples é receber o alarme (só um fio) da ecu, digital, que interromperá o meu conversor dc-dc na rotação correta e que será 6500rpm.
não flávio, eu me confundi. não interrompe bicos e sim a ignição, como você pôde ter lido acima.
gustavo, sim o intake (ou admissão) é meu projeto.
já uso um mpi mas o novo, para o turbo será diferente pois as variáveis da admissão mudam muito de aspirado para comprimido.
você pode vê-lo nas primeiras duas fotos aqui [sevel 1.9](sevel 1.9)
além do mais serão oito bicos, os quatro da g7 e mais quatro do his.
assim que terminar este novo eu posto as fotos.
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lancia o his é meio burrinho … pq ela interpola os valores.
ou seja, se a ie corta em 6500 os bicos, na his vc coloca 70% em 6500 e 0% em 7000... acontece que dos 6500 ao 7000 ela interpola, dando 35% digamos em 6750rpm.
não chega a ser um problema grave que necessite solução, mas quem dirigir o carro nessas condições tem que estar ciente
entendido quanto ao his, obrigado.
como já disse no post acima vou parar o conversor dc-dc de 400v da ignição assim que a g7 alarmar em 6500.
acho que assim fecha a equação, não? stop imediato.
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hehehehe e eu que sou tímido, reservado e andando com carro que dando tiros pelo escape…. eu mereço hehehehehehe.
comecei a testar os componentes do turbo, mais especificamente uma válvula de prioridade da beep turbo (com bambolê redutor de espirro) que comprei na marcelinho.
liguei ela numa bomba de vácuo manual que uso na sangria de freios e percebi que ela não segurava vácuo nem por um cacete.
desmontei a bicha e achei por onde acontece o vazamento: é pela rosca do parafuso de ajuste.
tem um o-ring embaixo da porca da frenagem mas só consegui estanqueidade colocando fita teflon na rosca na proximidade de onde eu acho que o ajuste irá ficar.
ela é assim mesmo ou fui eu que dei azar?
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infelizmente é assim… os produtos brasucas de performance são via de regra de qualidade muito inferior aos importados... salvo algumas poucas peças que são de qualidade...
ainda bem que a turbina vem de fora.
o meu amigo (que já chegou) me contou barbaridades com as turbinas que a mwm tentou comprar no brasil.
isso é uma pena pois capacidade este país tem e muita, muita gente com nível de instrução igual ou melhor que a estrangeira.
mas é o amadorismo que por enquanto impera devido a ganância, a necessidade de se por para fora o produto de qualquer maneira justificado pelo lucro imediato.
fazer o que, né?
mudando de assunto, chegou o coletor da spa t3. veio corretíssimo, completamente dentro das especificações e com acabamento de fábrica automotica.
como já disse antes, a spa é uma das poucas que tem a tal gente gabaritada que comentei o parágrafo anterior.
overspeed, foi você que comentou do recozimento do coletor, correto? você saberia dizer a que temperatura e por quanto tempo recozer?
para refacear as entradas dela eu já consegui uma boa retífica, aliás é a mesma que instalou os pistões gm nas bielas fiat.
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infelizmente é assim… os produtos brasucas de performance são via de regra de qualidade muito inferior aos importados... salvo algumas poucas peças que são de qualidade...
ainda bem que a turbina vem de fora.
o meu amigo (que já chegou) me contou barbaridades com as turbinas que a mwm tentou comprar no brasil.
isso é uma pena pois capacidade este país tem e muita, muita gente com nível de instrução igual ou melhor que a estrangeira.
mas é o amadorismo que por enquanto impera devido a ganância, a necessidade de se por para fora o produto de qualquer maneira justificado pelo lucro imediato.
fazer o que, né?
mudando de assunto, chegou o coletor da spa t3. veio corretíssimo, completamente dentro das especificações e com acabamento de fábrica automotica.
como já disse antes, a spa é uma das poucas que tem a tal gente gabaritada que comentei o parágrafo anterior.
overspeed, foi você que comentou do recozimento do coletor, correto? você saberia dizer a que temperatura e por quanto tempo recozer?
para refacear as entradas dela eu já consegui uma boa retífica, aliás é a mesma que instalou os pistões gm nas bielas fiat.
fato
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referente ao assunto dos suplementares funcionarem depois do corte, tenho uma sugestão… (não sei se vai funcionar).
vc pode pegar o sinal do negativo dos injetores ao invés de pegar da bobina.... o único porém é q vc vai precisar ligar os 4 bicos na entrada do módulo, e vai precisar colocar um diodo no caminho pra não dar retorno nos outros bicos.
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referente ao assunto dos suplementares funcionarem depois do corte, tenho uma sugestão… (não sei se vai funcionar).
vc pode pegar o sinal do negativo dos injetores ao invés de pegar da bobina…. o único porém é q vc vai precisar ligar os 4 bicos na entrada do módulo, e vai precisar colocar um diodo no caminho pra não dar retorno nos outros bicos.
ricardo, estou sempre aberto a sugestões mas não entendi a parte onde você diz pegar da bobina .
eu uso quatro bobinas acionadas sequencialmente e disparadas por descarga capacitiva por isso é que mencionei ai acima de usar o sinal da ecu g7 (que eu sei onde pegar) para parar o conversor dc-dc da ignição.
ainda não recebi o his efic-turbo portanto ainda não tive tempo de fazer uma engenharia reversa no bicho de modo a sincronizá-lo com a g7.
comprei ele na spa e creio que neste fim de semana irei começar os testes de bancada com ele.
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seguinte, esse módulo pega o sinal de rotação no negativo da bobina. digipulse eu tenho certeza q tem até 2 fios de entrada pra qdo monta em motor que é wasted spark, já o his eu não lembro de cabeça. mas isso é o de menos.
se vc pegar o sinal de rotação pela bobina (que é o indicado no manual do his) e se o corte desse módulo é só de bicos injetores, então o q vai acontecer é q mesmo qdo cortar os bicos principais o suplementar vai continuar pulsando… ao passo que se vc pegar o sinal do bicos injetores, aí sim corta junto e funciona direito.
num sei se consegui deixar claro
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entendi a sua ideia e também o porque do uso de diodos. faz muito sentido. perfeito.
ontem tive a ideia de usar uma onda quadrada entre 0 e 12v fornecida pela g7 e aparentemente deve funcionar no his como sinal rpm.
é mais fácil trabalhar com um sinal destes limpo que um cheio de spikes da bobina.
esta onda quadrada usada no medidor de rpm do painel cessa ao entrar a ecu em limitação de giro (acabei de ver no software e testei em bancada).
se o his parar de pulsar os bicos auxiliares assim que parar este sinal de rpm da g7 eu acho que fecha a equação, não?
só me falta ter o his em mãos para testar.
se esta minha ideia não der certo por algum motivo pegarei o sinal nos bicos, conforme sugerido.
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o turbo da turbonetics chegou (como já disse em outro tópico)e percebi imediatamente que não ia dar certo pois é muito, muito grande.
fiz uma troca com um amigo que estava interessado e que tem um motor v6 de 3,5 litros.
na troca ele comprou para mim então, nova, uma turbina 300 / t3 da spa com caixa quente .48 eixo 49 da serie tornado.
mais todas as tringueletas de porcas, prisioneiros, flanges, parafusos, uma válvula de alívio mcsi sr2 para booster, adaptador saída de óleo e saída de óleo para o carter.
e ainda queria retornar mais r$500,00 que dispensei - eu quero turbina e não dinheiro.
mas se a caixa quente .48 se apresentar curta , pegando cedo demais, aí ele compra outra caixa quente .63.
agora falta ainda eu terminar a admissão que está me dando um trabalho insano devido aos oito bicos.
habemos turbo
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ow… manda entao esses 500 pra mim aew
posta fotos do turbo por favor (se possivel dus dois...)
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lancia vai entrar nem cedo e nem tarde no seu setup, no meu aqui que é 1.6l mais com borboleta aberta para diâmetro de 42mm tenho uma 47/48 eixo 49 e pressuriza 1bar com 3,5k
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lancia vai entrar nem cedo e nem tarde no seu setup, no meu aqui que é 1.6l mais com borboleta aberta para diâmetro de 42mm tenho uma 47/48 eixo 49 e pressuriza 1bar com 3,5k
legal, marcos. é isso mesmo que eu quero
outra coisa meu amigo, num post destes você me disse que o coletor spa turbo mais a admissão fica difícil de encaixar no cabeçote.
foi isso mesmo ou estarei imaginando coisas?
já tenho o coletor em mãos e não me pareceu brigar muito com a admissão não.
só se o problema ocorreria nos encaixes dos estojos do cabeçote, seria isso?
flávio, fico lhe devendo as fotos. a turbonetics já se foi e a spa ainda nem saiu de lá.
o amigo pagou por boleto e vai levar um bocado de tempo pois temos os quatro (ou mais) dias de carnaval (quando então o brasil começa efetivamente o ano 2012)…