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Turbinando o sevel 1.9

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  • S Offline
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    svcglobal
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    #295

    jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.

    para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.

    se forem demais passo para o iwp119.

    bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.

    e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.

    marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.

    mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.

    o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.

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    • J Offline
      J Offline
      jonas_102
      escreveu em última edição por
      #296

      qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        marcossilvass
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        #297

        sua bomba tem quanto de vazão? acho que não vai dar conta mesmo usando gasolina.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #298

          uma bomba pra 8 bicosó acho pouco…

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          • M Offline
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            marcossilvass
            escreveu em última edição por
            #299

            jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.

            para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.

            se forem demais passo para o iwp119.

            bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.

            e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.

            marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.

            mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.

            o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.

            então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu

            em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.

            http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2057/category_id,251/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/itemid,1/vmcchk,1/

            essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.

            ou liga outra bomba em paralelo.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #300

              qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?

              jonas meu amigo, sr. é o escambau, sou velho mas só na idade. você é mais que adequado…

              diametro 32mm.

              é uma liga eutética onde se usa maçarico convencional.

              [já comentei isso neste tópico.](já comentei isso neste tópico.)

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #301

                então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu

                em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.

                http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2057/category_id,251/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/itemid,1/vmcchk,1/

                essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.

                ou liga outra bomba em paralelo.

                marcos, gostei da indicação da bomba da spa, obrigado. tenho uma extrema simpatia pelos produtos deles.

                mas uma vazão de 200 l/h que seria necessária para um vw ap de 690hp (indicação da própria spa) me parece exagerado

                uma bosch convencional de 3 bar e 130 l/h não seriam suficientes para 200hpo

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                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #302

                  aproveitando que o cárter está fora, tirei uma foto por baixo onde se vê a parte que deve ser retirada com uma retífica para a biela passar com o raio mais longo do vira 1.9.

                  e a outra foto é da flange spa cortada exatamente onde tem 3 x 2 ovalizados.

                  o tubo de inox de 2 1/2 foi ovalizado no torno, encaixou justo e será soldado amanhã.

                  com isso mais uma etapa do turbo foi feita.

                  ainda falta fazer um furo no topo da flange para receber o tubo de escape da wg.

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                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #303

                    então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu

                    em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.

                    http://www.spaturbo….mid,1/vmcchk,1/

                    essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.

                    ou liga outra bomba em paralelo.

                    marcos, gostei da indicação da bomba da spa, obrigado. tenho uma extrema simpatia pelos produtos deles.

                    mas uma vazão de 200 l/h que seria necessária para um vw ap de 690hp (indicação da própria spa) me parece exagerado

                    uma bosch convencional de 3 bar e 130 l/h não seriam suficientes para 200hpo

                    bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo…ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
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                      marcossilvass
                      escreveu em última edição por
                      #304

                      lancia faz assim, usa essa mesmo e vê se consegue alimentar se não alimentar ai você coloca outra em paralelo ou compra outra, essa que indiquei é muito boa e com preço bem atrativo.

                      sua bomba de 3bar mais está usando quanto de pressão para esses bicosó não é 3bar ai não sobra pressão para o retorno do combustivel, carros com pressão de linha a 3bar tem que ter uma bomba de no mínimo 5bar para sobrar para o retorno, exemplo bomba 3bar para pressão de linha de 1bar (bico monoponto).

                      overspeed bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo...ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...

                      a sua bomba era de qual tipo 1.6 ou 2.0 16vó porque a minha não alimentou nem 130cv no alcool

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #305

                        pois é overspeed, a bomba atual é uma bosch submergível de 130 l/h, já medi mais de 5 bar em circuito fechado (momentaneamente) e sempre me pareceu mais que suficiente mesmo para este projeto turbo.

                        o sistema está com 3 bar mantidos por um regulador original de tempra e creio que irá fornecer combustível para 200hp com folga, mesmo empurrando 8 bicos.

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                          escreveu em última edição por
                          #306

                          lancia faz assim, usa essa mesmo e vê se consegue alimentar se não alimentar ai você coloca outra em paralelo ou compra outra, essa que indiquei é muito boa e com preço bem atrativo.

                          sua bomba de 3bar mais está usando quanto de pressão para esses bicosó não é 3bar ai não sobra pressão para o retorno do combustivel, carros com pressão de linha a 3bar tem que ter uma bomba de no mínimo 5bar para sobrar para o retorno, exemplo bomba 3bar para pressão de linha de 1bar (bico monoponto).

                          overspeed bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo...ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...

                          a sua bomba era de qual tipo 1.6 ou 2.0 16vó porque a minha não alimentou nem 130cv no alcool

                          boa pergunta… foi o pessoal da dinâmica que disse que éra de tipo, mas nem perguntei de que modelo... sei que dava 4bar x 2,3l/min... qdo eu subi pra 1~1,1bar chegava nos 5.500 a pressão começava a cair ...qdo usava 0,7bar (278cv) num caia

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            #307

                            pois é overspeed, a bomba atual é uma bosch submergível de 130 l/h, já medi mais de 5 bar em circuito fechado (momentaneamente) e sempre me pareceu mais que suficiente mesmo para este projeto turbo.

                            o sistema está com 3 bar mantidos por um regulador original de tempra e creio que irá fornecer combustível para 200hp com folga, mesmo empurrando 8 bicos.

                            200cv são cerca de 0,14~0,15kg/s de ar

                            com 12,5 de afr são 0,012kg/s = 0,72kg/min.

                            a densidade da gasolina é de cerca de 0,75kg/l… ou seja 1 litro por minuto à pressão de trabalho (no caso se for mesmo 0,6bar seriam 3+0,6 = 3,6bar)

                            ou seja bomba é a menor das preocupações...

                            outro jeito de pensar é, some a vazão de todos os bicos porque com dc de 100% é o que vai fluir, e vc num pode usar mais de 100% de dc mesmo (impossivel)

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #308

                              pois é overspeed, a bomba atual é uma bosch submergível de 130 l/h, já medi mais de 5 bar em circuito fechado (momentaneamente) e sempre me pareceu mais que suficiente mesmo para este projeto turbo.

                              o sistema está com 3 bar mantidos por um regulador original de tempra e creio que irá fornecer combustível para 200hp com folga, mesmo empurrando 8 bicos.

                              200cv são cerca de 0,14~0,15kg/s de ar

                              com 12,5 de afr são 0,012kg/s = 0,72kg/min.

                              a densidade da gasolina é de cerca de 0,75kg/l… ou seja 1 litro por minuto à pressão de trabalho (no caso se for mesmo 0,6bar seriam 3+0,6 = 3,6bar)

                              ou seja bomba é a menor das preocupações...

                              outro jeito de pensar é, some a vazão de todos os bicos porque com dc de 100% é o que vai fluir, e vc num pode usar mais de 100% de dc mesmo (impossivel)

                              corretíssimo, portanto 1 litro por minuto são 60 litro hora que seriam menos da metade declarada para esta bomba pela bosch.

                              espero não encontrar esta condição de bicos em dc porém, se acontecer, provavelmente a solução será por outros de maior capacidade.

                              como você bem disse, a bomba no momento é a menor preocupação.

                              estou tomando uma surra pela tampa do cárter. comprei uma nova paralela para ir soldando o retorno de óleo e manter o tipo andando.

                              ontem removi a tampa original e hoje comecei a apontar a nova. e quem disse que entra?

                              caraca, nem copiar direito um treco estúpido como esse a nossa querida indústria paralela consegue.

                              o corpo da bomba de óleo assim como a peneira batem na divisão interna anti-marola e tive um trabalhão para recortar um bom pedaço com a retífica.

                              da próxima vez compro em desmanche, coisa que sempre evito por razões óbvias.

                              vamos ver se amanhã acabo com isso para começar a desmontar o cabeçote, apontar o novo já com a turbina e iniciar os testes do tubo de saída de 2 1/2 .

                              isso vai me dar um trabalho do cacete, põe, tira, mede, marca, leva para dobrar, volta e mede de novo, se deu certo solda senão recomeça tudo de novo.

                              estou ansioso para ver se os 3cm de espaço entre o downpipe e o alternador serão uma realidade. virtualmente dá, na prática não sei.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                marcossilvass
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                                #309

                                lancia faz assim, usa essa mesmo e vê se consegue alimentar se não alimentar ai você coloca outra em paralelo ou compra outra, essa que indiquei é muito boa e com preço bem atrativo.

                                sua bomba de 3bar mais está usando quanto de pressão para esses bicosó não é 3bar ai não sobra pressão para o retorno do combustivel, carros com pressão de linha a 3bar tem que ter uma bomba de no mínimo 5bar para sobrar para o retorno, exemplo bomba 3bar para pressão de linha de 1bar (bico monoponto).

                                overspeed bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo...ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...

                                a sua bomba era de qual tipo 1.6 ou 2.0 16vó porque a minha não alimentou nem 130cv no alcool

                                boa pergunta… foi o pessoal da dinâmica que disse que éra de tipo, mas nem perguntei de que modelo... sei que dava 4bar x 2,3l/min... qdo eu subi pra 1~1,1bar chegava nos 5.500 a pressão começava a cair ...qdo usava 0,7bar (278cv) num caia

                                pode ser que venderam a do tipo 2.0 16v, tenho a vazão dela aqui em casa em algum lugar que não me lembro, a minha dava 5bar estanqueda e não supriu com bicos de 54 lbs/h, porque será?

                                bom sendo assim se suprir ótimo se não suprir depois troca ou coloca outra.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  marcossilvass
                                  escreveu em última edição por
                                  #310

                                  lancia, você pode montar o carter lubrificação e deixar o carro andando sem o escapamento e levar as peças para a loja de escapamentos ai os caras fazem as curvas do jeito que você quer e na hora ja direto no carro.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #311

                                    hi marcos, eu sou muito chato, quase perfeccionista.

                                    eu vou levar sim mas com tudo na medida só faltando soldar as flanges de conexão do escape bem junto do local da antiga malha flexível.

                                    ninguém vai meter a mão na turbina e adjacências, só o papai aqui.

                                    o cárter já subiu, colei ele com silicone preto da loctite próprio para tampas de cárter.

                                    aproveitei que estava por baixo, prendi a infeliz da massa centrífuga que estava meia solta e troquei o filtro de óleo.

                                    tenho que agora serrar o escape na junção do novo com o velho para remover a saída 4x2x1 antiga e começar a apontar a nova.

                                    e para isso estou indo comprar um disco de corte de 3 para a serra pneumática pois o que tenho não alcança essa medida.

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                                    • M Offline
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                                      marcossilvass
                                      escreveu em última edição por
                                      #312

                                      vixi perfeccionista mesmo…kkkk

                                      quando falei do site www.menil.com.br pedi para o mecânico amigo meu comprar o jogo de parafusos mais infelismente não tinha como você verificou. vcoê achou ai perto da sua casa né, pode comprar um jogo pra mim te mando a grana, se puder me fazer esse favor me fala quanto fica os parafusos, frete, seu tempo e combustivel.

                                      [] s

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                                      • S Offline
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                                        #313

                                        marcos, claro que sim. amanhã de manhã já passo lá e compro o jogo.

                                        custou r$30,00 que é mixaria para um jogo de parafusos deste tipo.

                                        me passe seu endereço via mp, ok?

                                        já cortei a descarga e foi um parto daqueles. ô tubo duro, sô.

                                        tive que serrar na parte 2x1 porque mesmo a serra de 3 não conseguia cortar o cano único ao lado da sonda lambda.

                                        abaixo a defunta vestida com uma saia justa de termotape e deitada ao lado do futuro cano.

                                        peguei a admissão que estava com um amigo meu que tem uma indústria metalúrgica.

                                        pintamos com tinta epóxi pó e ficou decente e não parece mais alambique…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          marcossilvass
                                          escreveu em última edição por
                                          #314

                                          esses canos dão um trampo para cortar…eheheh ficou bonito esse azul heim.

                                          muito obrigado lancia por comprar os parafusos pra mim se quiser deixar para comprar na quinta, pois vou conseguir depositar a grana na quinta, vou te mandar uma mp ok.

                                          ][ s

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