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Turbinando o sevel 1.9

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  • S Offline
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    svcglobal
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    #287

    branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim

    menegotto, já está longe, fique tranquilo. vou usar a de aço mantendo a adequada atenção para não expelir bielas pela estrada…

    bom, como já tenho todas as peças para juntar neste quebra-cabeças, comecei ontem encaixando no lugar os coletores no cabeçote recém chegado da retífica.

    aparentemente está tudo dando certo como se vê nas fotos.

    a wg que inventei de colocá-la diretamente sobre o coletor de escapamento não colidiu com os tubos da admissão.

    a saída dela será ligada no topo do downpipe da spa. este se vê em primeiro plano na primeira foto.

    é só furar o downpipe por cima e soldar o cano da wg curvo que aparece só apontado na foto.

    como este downpipe tem saída para 3 irei cortá-lo gradativamente até caber justo um tubo inox de 2 1/2 . depois o encaixo e soldo tig.

    e este downpipe faz o milagre de só crescer 70mm para o lado do alternador.

    como este espaço é de aproximadamente 100mm sobram 30mm dando uma boa folga para o alternador.

    agora que o peso pendurado gerado pela turbina é grande, isso é.

    provavelmente é devido a isso que coletores tenham trincado.

    imagino uns 40 kg total com saída de escape e tudo. antes de montá-lo definitivamente vou passar uma balança para satisfazer a curiosidade.

    no cabeçote aspirado se consegue colocá-lo com as mãos, já este novo conjunto só com guincho e removendo-se o capô.

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    • F Offline
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      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #288

      essa tranqueira vai entrar no cofre?

      no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

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      • M Offline
        M Offline
        marcossilvass
        escreveu em última edição por
        #289

        esse corpo de borboleta é de qual carro?

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        • B Offline
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          biriba
          escreveu em última edição por
          #290

          tá com cara de ser de palio 16v

          esse corpo de borboleta é de qual carro?

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          • S Offline
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            svcglobal
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            #291

            essa tranqueira vai entrar no cofre?

            no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

            flávio, sinceramente? não sei rsrsrs, na hora tento por uma vaselina…

            a turbina fica na parte de trás no tipo. tanto o escapamento como a admissão ficam entre o motor e a parede corta-fogo.

            vai ser que nem lata de sardinha mas deve entrar sim.

            o motor foi projetado assim de modo a colocá-lo no cofre do fiat 128 bem encostado no para-choque dianteiro e assim permitir colocar-se o pneu step por trás e dentro do cofre também, que nem nos fiat 147. maluquices comerciais da fiat, vai entender.

            eu teria preferido um cabeçote cross-flow e um step na mala, que nem os outros 99.9% dos fabricantes.

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            • S Offline
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              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #292

              esse corpo de borboleta é de qual carro?

              marcos, é de tempra 2.0 16v (a mesma da injeção g7).

              ele tem borboleta com abertura parcial em curva exponencial.

              ou seja abre pouco nos primeiros 45° e depois disso abre proporcional até os 90°.

              reduz muito o consumo e cria mais dirigibilidade.

              outra vantagem é a boca de 3 (76,2mm).

              sem falar no custo, r$100,00 em qualquer desmanche.

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              • M Offline
                M Offline
                marcossilvass
                escreveu em última edição por
                #293

                imaginei que fosse do tempra…ehehe 3 é bruto essa entrada heim...kkkk para a fase turbo fica exelente e como tem esse esquema de abertura parcial você acaba tendo um torque bom em baixa né, a borboleta do fiat tipo 1.6 mpi também é assim? analizando o dispositivo de abertura da borboleta aquela roldana meio ovalizada.

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                • J Offline
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                  jonas_102
                  escreveu em última edição por
                  #294

                  lancia,

                  e quanto a alimentação? salvo engano não lembro de ter falado nada sobre bicos, bombas, linha de combustivel, etc.

                  já está definido?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
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                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #295

                    jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.

                    para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.

                    se forem demais passo para o iwp119.

                    bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.

                    e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.

                    marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.

                    mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.

                    o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.

                    1 Resposta Última resposta
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                      jonas_102
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                      #296

                      qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        marcossilvass
                        escreveu em última edição por
                        #297

                        sua bomba tem quanto de vazão? acho que não vai dar conta mesmo usando gasolina.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #298

                          uma bomba pra 8 bicosó acho pouco…

                          1 Resposta Última resposta
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                            marcossilvass
                            escreveu em última edição por
                            #299

                            jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.

                            para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.

                            se forem demais passo para o iwp119.

                            bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.

                            e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.

                            marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.

                            mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.

                            o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.

                            então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu

                            em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.

                            http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2057/category_id,251/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/itemid,1/vmcchk,1/

                            essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.

                            ou liga outra bomba em paralelo.

                            1 Resposta Última resposta
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                              #300

                              qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?

                              jonas meu amigo, sr. é o escambau, sou velho mas só na idade. você é mais que adequado…

                              diametro 32mm.

                              é uma liga eutética onde se usa maçarico convencional.

                              [já comentei isso neste tópico.](já comentei isso neste tópico.)

                              1 Resposta Última resposta
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                                #301

                                então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu

                                em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.

                                http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2057/category_id,251/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/itemid,1/vmcchk,1/

                                essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.

                                ou liga outra bomba em paralelo.

                                marcos, gostei da indicação da bomba da spa, obrigado. tenho uma extrema simpatia pelos produtos deles.

                                mas uma vazão de 200 l/h que seria necessária para um vw ap de 690hp (indicação da própria spa) me parece exagerado

                                uma bosch convencional de 3 bar e 130 l/h não seriam suficientes para 200hpo

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  #302

                                  aproveitando que o cárter está fora, tirei uma foto por baixo onde se vê a parte que deve ser retirada com uma retífica para a biela passar com o raio mais longo do vira 1.9.

                                  e a outra foto é da flange spa cortada exatamente onde tem 3 x 2 ovalizados.

                                  o tubo de inox de 2 1/2 foi ovalizado no torno, encaixou justo e será soldado amanhã.

                                  com isso mais uma etapa do turbo foi feita.

                                  ainda falta fazer um furo no topo da flange para receber o tubo de escape da wg.

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                                    #303

                                    então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu

                                    em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.

                                    http://www.spaturbo….mid,1/vmcchk,1/

                                    essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.

                                    ou liga outra bomba em paralelo.

                                    marcos, gostei da indicação da bomba da spa, obrigado. tenho uma extrema simpatia pelos produtos deles.

                                    mas uma vazão de 200 l/h que seria necessária para um vw ap de 690hp (indicação da própria spa) me parece exagerado

                                    uma bosch convencional de 3 bar e 130 l/h não seriam suficientes para 200hpo

                                    bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo…ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #304

                                      lancia faz assim, usa essa mesmo e vê se consegue alimentar se não alimentar ai você coloca outra em paralelo ou compra outra, essa que indiquei é muito boa e com preço bem atrativo.

                                      sua bomba de 3bar mais está usando quanto de pressão para esses bicosó não é 3bar ai não sobra pressão para o retorno do combustivel, carros com pressão de linha a 3bar tem que ter uma bomba de no mínimo 5bar para sobrar para o retorno, exemplo bomba 3bar para pressão de linha de 1bar (bico monoponto).

                                      overspeed bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo...ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...

                                      a sua bomba era de qual tipo 1.6 ou 2.0 16vó porque a minha não alimentou nem 130cv no alcool

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                                        #305

                                        pois é overspeed, a bomba atual é uma bosch submergível de 130 l/h, já medi mais de 5 bar em circuito fechado (momentaneamente) e sempre me pareceu mais que suficiente mesmo para este projeto turbo.

                                        o sistema está com 3 bar mantidos por um regulador original de tempra e creio que irá fornecer combustível para 200hp com folga, mesmo empurrando 8 bicos.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #306

                                          lancia faz assim, usa essa mesmo e vê se consegue alimentar se não alimentar ai você coloca outra em paralelo ou compra outra, essa que indiquei é muito boa e com preço bem atrativo.

                                          sua bomba de 3bar mais está usando quanto de pressão para esses bicosó não é 3bar ai não sobra pressão para o retorno do combustivel, carros com pressão de linha a 3bar tem que ter uma bomba de no mínimo 5bar para sobrar para o retorno, exemplo bomba 3bar para pressão de linha de 1bar (bico monoponto).

                                          overspeed bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo...ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...

                                          a sua bomba era de qual tipo 1.6 ou 2.0 16vó porque a minha não alimentou nem 130cv no alcool

                                          boa pergunta… foi o pessoal da dinâmica que disse que éra de tipo, mas nem perguntei de que modelo... sei que dava 4bar x 2,3l/min... qdo eu subi pra 1~1,1bar chegava nos 5.500 a pressão começava a cair ...qdo usava 0,7bar (278cv) num caia

                                          1 Resposta Última resposta

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