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Turbinando o sevel 1.9

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    G u s t a v o
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    #460

    será que não vale a pena levantar o capo em uns 4cms na base dele? pra funcionar tipo uma cowl induction dos v8 permitindo escoar o ar quente. igual os aps fazem.

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      marcossilvass
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      #461

      lancia eu estou sofrendo com ressecamento nas mangueiras do ar quente que ficam próximas ao turbo e com o regulador de tensão do alternador… já se foram dois agora coloquei um bosch e veremos se era peça paralela maldita ou o calor do turbo mesmo.

      os chicotes passei tudo por cima, na parede corta fogo abaixo da caixa de relés original, não tive problemas de derretimento porém a fita-pano que emenda os conduítes não aguenta nada

      a pressurização pintei com preto alta-temperatura, porém ao desligar o carro se raspar uma chave tira a tinta molenga, como se tivesse sido pintada a 1 minuto...

      e pra terminar a lambança, tenho um problema muito chato no meu carro... se esquento muito o motor (ando uns 10km), paro o carro... se for dar arranque uns 10 ou 15minutos depois é briga de cego no escuro com facão... precisa uns 4 arranque pra pegar e quando pega fica quase 1 minuto falhando cilindro... desconfio de percolação na flauta

      no mais é isso... a unica maneira de aliviar o calor seria colocar calços no capo, ao melhor estilo racing... mas aí desfigura meu carro que é todo original por fora exceto as rodas 15

      menegotto, o motor de arranque gira pesado e não pega, como se a bateria estive arriada? eu sofri muito com isso cheguei a pensar em vender o carro, passei por todos auto-elétricos e nenhum descobriu o defeito e só grana foi embora, por fim quando desmontei a parte decima do motor descobri que era o positivo do alternador com as malhas abertas, a capa de plástico que envolve o cabo estava ressecada e quebrou a capa ai a malha abriu ficando longe um fio do outro, resultado resistência altíssima, revise todos os cabos, trocou quase todos por cabo de 25mm² nunca mais fiquei com a partida pesada, agora a falhação pode ser o que você falou, já verificou na megasquirt se está resetando o módulo quando acontece isso?

      ah lancia, cara ficou muito lindo esse motor, muito caprichoso.

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        menegotto
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        #462

        marcos, o arranque vira soltinho… é como se faltasse combustível...

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        • P Offline
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          Pellegrino
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          #463

          menegotto, não seria o caso de fazer uma flauta mais gordinha? querendo ou não, vc terá uma maior estabilidade de combustível na cara dos bicos qdo for ligar.

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            _NandoO_
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            #464

            menegotto, o motor de arranque gira pesado e não pega, como se a bateria estive arriada? eu sofri muito com isso cheguei a pensar em vender o carro, passei por todos auto-elétricos e nenhum descobriu o defeito e só grana foi embora, por fim quando desmontei a parte decima do motor descobri que era o positivo do alternador com as malhas abertas, a capa de plástico que envolve o cabo estava ressecada e quebrou a capa ai a malha abriu ficando longe um fio do outro, resultado resistência altíssima, revise todos os cabos, trocou quase todos por cabo de 25mm² nunca mais fiquei com a partida pesada, agora a falhação pode ser o que você falou, já verificou na megasquirt se está resetando o módulo quando acontece isso?

            ah lancia, cara ficou muito lindo esse motor, muito caprichoso.

            o que seria essas malhas abertasó o meu palio fiasa tem o meeeesmo problema principalmente quando caceto ele a mais de 5000 rpm por vários minutos, daí só pega no empurrão ou quando esfria.

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            • S Offline
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              svcglobal
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              #465

              lancia eu estou sofrendo com ressecamento nas mangueiras do ar quente que ficam próximas ao turbo e com o regulador de tensão do alternador… já se foram dois agora coloquei um bosch e veremos se era peça paralela maldita ou o calor do turbo mesmo.

              os chicotes passei tudo por cima, na parede corta fogo abaixo da caixa de relés original, não tive problemas de derretimento porém a fita-pano que emenda os conduítes não aguenta nada

              a pressurização pintei com preto alta-temperatura, porém ao desligar o carro se raspar uma chave tira a tinta molenga, como se tivesse sido pintada a 1 minuto...

              e pra terminar a lambança, tenho um problema muito chato no meu carro... se esquento muito o motor (ando uns 10km), paro o carro... se for dar arranque uns 10 ou 15minutos depois é briga de cego no escuro com facão... precisa uns 4 arranque pra pegar e quando pega fica quase 1 minuto falhando cilindro... desconfio de percolação na flauta

              no mais é isso... a unica maneira de aliviar o calor seria colocar calços no capo, ao melhor estilo racing... mas aí desfigura meu carro que é todo original por fora exceto as rodas 15

              é soda mesmo… ainda não tive problemas no alternador e aparentemente está isolado desta caloria toda pelo dissipador da sonda em alumínio e pela chapa de teflon de 5 x 5 .

              vamos ver ao longo do tempo o que irá acontecer.

              tinta nesta área só a de base epóxi e olhe lá. se bem que neste prazo de tempo curtíssimo de dois dias o azul está aguentando firme mas sinceramente não esperava tanta caloria.

              pelo que entendi, os gases tem velocidade reduzida ao passar pelo caracol quente e ficando mais tempo no local acabam dissipando mais calor.

              o meu amigo da mwm disse que se andar mais rápido e enchendo a turbina este efeito desaparece mas, andar mais rápido na cidade?? como???

              pensei em fazer uma abertura no capo estilo 147 rallye pois deve ser a única coisa que poderia abaixar uns 100°c naquele local mas cadê coragem?

              eu também tenho problemas de arranque mais em frio do que quando quente.

              com o manômetro na linha de combustível no motor eu percebi que ao se desligar o motor a pressão desce instantaneamente.

              portanto ao se ligar o motor na primeira vez, a tentativa fracassa justamente porque a bomba precisa ser ligada várias vezes para colocar a pressão adequada na flauta.

              então antes de ligar o arranque, ligo e desligo a ignição três vezes subindo a pressão e aí sim giro o motor de arranque.

              são três em frio em uma em quente e consigo driblar a falha.

              pensei em até aumentar o tempo de 4 s que a bomba fica ligada mas receio de desabilitar esta segurança.

              e olhem que a bomba é bosch original trocada um ano atrás assim como o regulador de pressão original de tempra.

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              • S Offline
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                svcglobal
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                #466

                ahhh, ficou nota 10 a sua montagem lancia melhor que 90% dos preparadores que temos brasil a fora

                dá uma atenção no cabo positivo da bateria. pela foto parece que está encostado na pressurização… na estrada segurando o pé chega a 100º fácil no tubo... pode derreter e causar um curto

                tens toda a razão, o cabo está encostado sim mas será necessário só desapertar o conector e girá-lo uns 45°.

                considere feito.

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                  escreveu em última edição por
                  #467

                  e pra terminar a lambança, tenho um problema muito chato no meu carro… se esquento muito o motor (ando uns 10km), paro o carro... se for dar arranque uns 10 ou 15minutos depois é briga de cego no escuro com facão... precisa uns 4 arranque pra pegar e quando pega fica quase 1 minuto falhando cilindro... desconfio de percolação na flauta

                  no mais é isso... a unica maneira de aliviar o calor seria colocar calços no capo, ao melhor estilo racing... mas aí desfigura meu carro que é todo original por fora exceto as rodas 15

                  tenho um problema parecido também. quando o carro está quente fica um pouco mais difícil pegar.

                  antes andava com o capo levantado também… mas acho estranho, e estou procurando uma solução para isso também.

                  biriba, tente isso que já expliquei. faça a bomba funcionar de maneira a encher a flauta com a pressão adequada.

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                  • S Offline
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                    #468

                    que serviço limpo

                    lancia, a spa está comercializando uma fita adesiva gringa defletora de calor, talvez possa ajudar muito no seu caso. converse com seus contatos lá e se possível nos mantenha informado, estou pensando, já que vou tirar o coletor para o reparo no turbo já compro logo dela e encapo o coletor de admissão e caixa fria.

                    jonas, já andei dando uma olhada por lá na spa mas os preços deles são caros para cacete.

                    vou ver se trago alguma coisa de fora. com imposto e tudo fica pela metade do preço.

                    capa da turbina por exemplo consigo por us$60,00 frete incluido e na spa r$460,00, é mole?

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                    • S Offline
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                      #469

                      parabéns, realmente um trabalho digno de admiração

                      será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?

                      obrigado, amigo.

                      sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.

                      uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.

                      ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).

                      temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.

                      mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.

                      já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.

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                        menegotto
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                        #470

                        lancia, quanto a pressão de óleo:

                        • motor com retifica nas medidas estipuladas pela fiat

                        • bomba de óleo schadek

                        • calço de 0,5mm na mola da válvula

                        • retrabalho na valvula de alivio da bomba (a placa de aço temperado que fica entre o corpo e a tampa é retificada. a válvula de alivio, na face de vedação com a placa é torneada bruto ou seja tem os riscos de usinagem bem aparentes. eu fiz um polimento na face da válvula onde veda na placa, com lixa 320 e wd40)

                        • óleo elf 10w40

                        • filtro de óleo mann

                        está feito 7 bar frio, 1,5bar na lenta com motor em 100º e 7bar em 3000 rpm

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
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                          G u s t a v o
                          escreveu em última edição por
                          #471

                          eu faria isso no capo, deve dissipar bem o calor.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
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                            #472

                            lancia, quanto a pressão de óleo:

                            • motor com retifica nas medidas estipuladas pela fiat

                            • bomba de óleo schadek

                            • calço de 0,5mm na mola da válvula

                            • retrabalho na valvula de alivio da bomba (a placa de aço temperado que fica entre o corpo e a tampa é retificada. a válvula de alivio, na face de vedação com a placa é torneada bruto ou seja tem os riscos de usinagem bem aparentes. eu fiz um polimento na face da válvula onde veda na placa, com lixa 320 e wd40)

                            • Óleo elf 10w40

                            • filtro de óleo mann

                            está feito 7 bar frio, 1,5bar na lenta com motor em 100º e 7bar em 3000 rpm

                            haha polimento na válvula perfeito, excelente dica.

                            assim que o cárter começar a melar pela junta eu aproveito tiro ela fora e dou polimento na base da bomba.

                            1 Resposta Última resposta
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                              #473

                              eu faria isso no capo, deve dissipar bem o calor.

                              sim com certeza, como você já disse, é o que fazem nos ap.

                              se eu conseguir um sistema que abra e feche pela cabine ficaria aceitável.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                #474

                                menegotto, o motor de arranque gira pesado e não pega, como se a bateria estive arriada? eu sofri muito com isso cheguei a pensar em vender o carro, passei por todos auto-elétricos e nenhum descobriu o defeito e só grana foi embora, por fim quando desmontei a parte decima do motor descobri que era o positivo do alternador com as malhas abertas, a capa de plástico que envolve o cabo estava ressecada e quebrou a capa ai a malha abriu ficando longe um fio do outro, resultado resistência altíssima, revise todos os cabos, trocou quase todos por cabo de 25mm² nunca mais fiquei com a partida pesada, agora a falhação pode ser o que você falou, já verificou na megasquirt se está resetando o módulo quando acontece isso?

                                ah lancia, cara ficou muito lindo esse motor, muito caprichoso.

                                o que seria essas malhas abertasó o meu palio fiasa tem o meeeesmo problema principalmente quando caceto ele a mais de 5000 rpm por vários minutos, daí só pega no empurrão ou quando esfria.

                                decapa a capa do fio ai fica aparente os fios fininhos de cobre certo? então esse cabo é grosso com bastante fios fininhos de cobre ai você imagina esse monte de fio sem a capa para segura eles deixando juntos assim passando a corrente com a resistência adequada ou seja bem pouquinho.

                                galera tem imagens de como estava o cabo positivo que alimenta o alternador, tem o cabo novo que coloquei e tem a imagem de como ficou depois com a manta termica ao lado do alternador.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  #475

                                  jakka, esse recurso resolveria todos os problemas… mas aí desfigura o carro né... meu carro é todo original por fora exceto as rodas 15 e a leve rebaixada... passo tranquilo ao lado de viaturas, blitz e etc... essa semana mesmo fui parado numa blitz e não levantou suspeita alguma...

                                  se eu levantar o capo desse jeito, lacrar no insufilm preto e pintar as rodas de grafite, em uma semana vai pro pátio heheheheheheheheheheheheeh

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #476

                                    menegotto, homologa o turbo. já vi muita gente fazendo. claro que cu$ta mas vale a pena o sossego que dá.

                                    marcos, esse maldito cabo que liga o alternador até os bornes principais é dificil de se ver que está deteriorado pois na montagem fizeram questão de colocar ele encapado com espaguete. ai ele se torra, derrete e se desintegra e ninguém fica sabendo até que o proprietário fica na rua enguiçado.

                                    já troquei o meu em 2001 ao desconfiar da pouca carga na bateria.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #477

                                      jakka, esse recurso resolveria todos os problemas… mas aí desfigura o carro né... meu carro é todo original por fora exceto as rodas 15 e a leve rebaixada... passo tranquilo ao lado de viaturas, blitz e etc... essa semana mesmo fui parado numa blitz e não levantou suspeita alguma...

                                      se eu levantar o capo desse jeito, lacrar no insufilm preto e pintar as rodas de grafite, em uma semana vai pro pátio heheheheheheheheheheheheeh

                                      **verdade menegotto, soube que aí no sul a fiscalização é terrível.

                                      mas qual outra alternativa fácil existiria?**

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        menegotto
                                        escreveu em última edição por
                                        #478

                                        não tem muito o que fazer além de levantar o capo ou abrir scoop em cima.

                                        colocar turbo nos documentos aqui no rs nem com o papa, lula ou qualquer outra entidade

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                                        • M Offline
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                                          marcossilvass
                                          escreveu em última edição por
                                          #479

                                          menegotto, homologa o turbo. já vi muita gente fazendo. claro que cu$ta mas vale a pena o sossego que dá.

                                          marcos, esse maldito cabo que liga o alternador até os bornes principais é dificil de se ver que está deteriorado pois na montagem fizeram questão de colocar ele encapado com espaguete. ai ele se torra, derrete e se desintegra e ninguém fica sabendo até que o proprietário fica na rua enguiçado.

                                          já troquei o meu em 2001 ao desconfiar da pouca carga na bateria.

                                          pois é lancia e ainda por cima esse maledeto fica atrás da manta corta fogo.

                                          mais me fala como está sendo pisar nesse tipo turbo heim? ….heheheh mesmo que não está deixando subir muito a rotação.

                                          1 Resposta Última resposta

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