Projeto vectra a 8v turbo
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mais um engenheirozinho aqui (eletronica em enfase em sistemas computacionais = ecu) e que mexe a uns aninhos com preparação…
sem entrar no mérito das coisas, mas alguns paradigmas são foda de se aturar hoje em dia por exemplo:
- ap é foda, vc mete pressão e num quebra...
num quebra... mas tbm num rende... cabeçote sideflow (entrada e saida pelo mesmo lado) da torque em baixa (permite usar uma turbina maior pois gera mais fluxo em giros baixos) mas restringe demais em alta... nego fala isso porque nas provas de arrancada 95% dos carros usam motor ap,mas mais pela facilidade em achar peça do que pelo rendimento em sí... vai procurar peças prontas pra um x20xe ou um fivetech...simplesmente não acha... carro num é feito apenas de biela e pistão forjado
um ap800 com 1,2bar tira lá uns 240cv... um x18xe (motor 1.8 de astra com 110cv originais) tira mais que isso com 1bar e assim vai.
que é robusto ninguem duvida... mas num rende o mesmo que um motor mais moderno com a mesma pressão e ponto... simple like that
- o que é bom pra arrancada é bom pra rua
carro de arrancada malemal fica 15s com potencia máxima... depois volta pianinho pro box... neste caso as vezes perder 20kg de peso (intercooler e diferença de pressurização) faz mais diferença do que o que perde em potencia por não usar..
além do mais, na rua vc segura uma quarta...tira o pé...enfia de novo...jga terceira, não são só 15s.
3)com pressão baixa num precisa de intercooler
se vc ta montando kit mortadela, pra acelerar de 1ª a 3ª ou no máximo enfiar 4ª e tirar o pé...beleza... tem gente com 1,2bar com taxa baixinha (tchau economia, tchau resposta ao acelerador em giro baixo, tchau torque em giro baixo) que faz isso e num quebra... mas pede pra segurar num dia de hoje (37°c) de quarta ou quinta e pé no fundo como acabo de fazer com uma marea turbo usando upta e 1,6bar... vai quebrar canaleta e sem a menor duvida.
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medi num a3 com k16... temperatura de admissão vinha 85~90°c conforme foi abaixando temperatura (jogando agua no intercooler e esperando uns 10 minutos entre as puxadas chegava a ganhar mais de 20cv no motor qdo chegava a uns 65°c e a a3 tirava ponto com a temperatura sim...
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se num usa intercooler é só diminuir o avanço...
muita gente confunde essa... a egt (temperatura de escape) com a ect (engine chamber temperature)...qdo vc diminui o ponto num motor turbocomprimido vc faz a mistura sair ainda queimando (ou seja sem transformar energia térmica em mecãnica atraves da expansão) o que fará vc fritar as valvulas de escape ou a turbina (sim a egt vai aumentar)... e turbinas ciclo diesel como as que o rapaz quer usar são dimensionandas pra 850°c...valor facilmente alcançavel com mistura rica e ponto atrasado no escape...
- quem ta na faculdade de engenharia nem engenheiro é...precisa se formar primeiro, e ai que vai aprender...e muito com os erros e acertos...
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ah…esqueci item 4) se vc pesquisar em qualquer forum ou site de preparação ou mesmo fabricantes sérios vai ver que a temperatura de admissão máxima desejável é de cerca de 50°c...acima disso as injeções originais de carros turbo tiram ponto (até certo valor se não ocorre o que falei acima de derreter valvulas de escape) e pressão ou carga desejada...
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show
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show
show mesmo, overspeed sempre dando suas aulas.
concordo em tdo, e como ele mesmo falou, essa estratégia de tirar ponto com temperatura de ar é feita pelas centrais orige. claro que ngm vai usar 5º de ponto pois frita tudo mesmo.
se montasse sem intercooler estaria ciente de não ficar minutos dando final, isso eh claro.
tenho andado no álcool aspirado com 9,5 de taxa (tava pq agora tá desmontado haha), claro que não eh a melhor coisa do mundo, mas o carro tá bem gostoso de dirigir.
sobre o motor ap, como o over falou respeito por ser um motor barato de se preparar, tem tudo no brasil e tal e tá ai até hoje em massa nas arrancadas. mas que é limitado em vários aspectos isso é fato.
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nossa descobri pq gosto tanto de vw aushausha . e muito parecido comigo
sem frescura, com pouco investimento da um retorno animal e pra variar todo mundo fala mal
isso aquilo e outro mais sempre no angulo q eu possa ver do retrovisor. mais como meu avo sempre dizia (sevel mijn kleinzoon en audi die reden worden ze niet meche duurder en niet in de zak van ingenieur) traduz ai quarteto e afins. hsuahushaushua
olha temos um descendente de holandês no tópico… parabéns
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eu montei este aqui que [comprei no ebay.](comprei no ebay.)
é com ele que medi o diferencial de temperatura que já mencionei.
com as dimensões dele (que estão em polegada) dá para se ter noção de desempenho dos ic similares que se encontram por ai.
veja que belezinha pra ser montado em carro com motor longitudinal e cabeçote fluxo cruzado (ex: ap aehauehuaehaeuaheuehauheheu)
![](http://i.ebayimg.com/t/universal-full-aluminum-turbo-31-x12-x3-fmic-front-mount-intercooler-kit-black-/00/s/nzawwdcwma==/$(kgrhqv, g8e-5kncr1qbqdyz,cgq ~~60_3.jpg)
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opa… ó um mais baratim... rsssss
ue9s3wco,3bqj woby1w~~60_3.jpg)
já está na lista do to-do há
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opa… ó um mais baratim... rsssss
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já está na lista do to-do há
ae flávio, legal os coolers, só fica atento numa questão. fiquei pesquisando bastante sobre ic e o que vi é que esses com a entrada e saída no mesmo lado são bem mais restritivos que os normais, coisa de 30% até. mas se for um gigante como esses acredito que não tenha problema hehehe.
tava olhando o espaço no meu carro, e putz, pra colocar o ic não irá mais ser um carro de ir pra missa , se orige eu já não deixava na rua agora então… pior que é meu único carro e ficar pedindo o dos coroas emprestado eh tenso, fora ter que ir buscar. além de mesmo legalizando vou me encomodar bastante com os homi , pq sem o ic passando na boa eh mto menos suspeito né eauheahu. mas vamos lá, o que vou ter que fazer é isso, sem dó do parachoque original rsrs.
carro do theripper
é pra chegar as colméias amanha, a de 85cm já descartei rsrs.
abraço
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tenta ver se não cabe esse ic por trás do para-choque
de repente vc vai precisar cortar ele por dentro, mas por fora permanece com o aspecto original….esses modelos que são compridos e com pouca altura costumam ser relativamente tranquilos de adaptar
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tenta ver se não cabe esse ic por trás do para-choque
de repente vc vai precisar cortar ele por dentro, mas por fora permanece com o aspecto original….esses modelos que são compridos e com pouca altura costumam ser relativamente tranquilos de adaptar
cara por trás do parachoque nao tem espaço pra nada, infelizmente. mas vou tentar de qqr forma colocar ele por trás.
se chegarem amanha as colméias bato umas fotos pro pessoal dar uma olhada
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faz como o lancia, compra ele preto… não sei quanto a eficiancia, mais que fica bem mais discreto, fica.
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faz como o lancia, compra ele preto… não sei quanto a eficiancia, mais que fica bem mais discreto, fica.
o que fiquei pensando eh que tinta eh um isolante térmico né, mas acredito que faça pouquíssima diferença.
se ficar na frente vou pintar sim, tenho compressor, pistola e uma lata de preto fosco guardados hehehe.
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faz como o lancia, compra ele preto… não sei quanto a eficiancia, mais que fica bem mais discreto, fica.
o que fiquei pensando eh que tinta eh um isolante térmico né, mas acredito que faça pouquíssima diferença.
se ficar na frente vou pintar sim, tenho compressor, pistola e uma lata de preto fosco guardados hehehe.
hum… eu acho que ele já é aluminio anodizado preto não?
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faz como o lancia, compra ele preto… não sei quanto a eficiancia, mais que fica bem mais discreto, fica.
o que fiquei pensando eh que tinta eh um isolante térmico né, mas acredito que faça pouquíssima diferença.
se ficar na frente vou pintar sim, tenho compressor, pistola e uma lata de preto fosco guardados hehehe.
hum… eu acho que ele já é aluminio anodizado preto não?
bah, certeza que é rsrs.
o jeito vai ser fazer um milagre e ajeitar ele dentro do parachoque
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a tinta preta aumenta a transferência do calor para o ar devida a maior emissão de infravermelhos.
não é a toa que todos os dissipadores que usamos em eletrônica são sempre pretos.
portanto, num ic, favorece ainda mais a eficiência, se bem que o ganho é na ordem de 0,2%, praticamente desprezível.
mas é claramente favorável, sendo preto me pareceu mais estético e então não prejudicial.
não sei se o tipo possui mais espaço do que o vectra a para instalação de um ic frontal e seus dutos mas consegui escamoteá-lo totalmente sem grandes problemas.
segue a foto já postada em outro tópico.
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lancia, se no fim de semana for espirrar pelas bandas de giz de fora me avise, estarei por lá
amigão, iria com muito prazer. para mim é só pegar a 040 em itaipava mais três horas de viagem.
o problema é que estou com um sério problema doméstico e não posso me ausentar por muito tempo aqui de casa.
mas não faltará oportunidade no futuro, tenho certeza.
se quiser fazer o caminho inverso, te receberia com prazer aqui em casa.
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lancia, se no fim de semana for espirrar pelas bandas de giz de fora me avise, estarei por lá
amigão, iria com muito prazer. para mim é só pegar a 040 em itaipava mais três horas de viagem.
o problema é que estou com um sério problema doméstico e não posso me ausentar por muito tempo aqui de casa.
mas não faltará oportunidade no futuro, tenho certeza.
se quiser fazer o caminho inverso, te receberia com prazer aqui em casa.
tudo bem, irei a trabalho e não poderei me ausentar por muito tempo também.
com certeza surgirá outra oportunidade.
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a tinta preta aumenta a transferência do calor para o ar devida a maior emissão de infravermelhos.
não sei se o tipo possui mais espaço do que o vectra a para instalação de um ic frontal e seus dutos mas consegui escamoteá-lo totalmente sem grandes problemas.
valeu lancia, achei que por a tinta ser isolante térmico acabaria prejudicando a troca de calor.
no vectra a não tem espaço mesmo, qm dera tivesse o espaço do teu carro.
espero que as colméias cheguem amanha.
obrigado