Tempra turbo
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galera,
enfim desmontei o tempra, a conclusão foi pra lá de simples. a tampa do reservatório não estava vedando corretamente, e quando o carro atingia temperatura de trabalho, vazava fluído por todos os cantos, então o nível ficou baixo, o motor superaqueceu, o proprietário não viu (ainda não ligamos o painel depois de ter instalado a megasquirt), e a junta abriu as pernas. ficou bem claro isso ao desmontar o cabeçote, a junta estava bem queimada no quarto cilindro. sobre a demora p/ vir pressão, acredito que tenha sido cabeçada minha, a saída da turbina que estamos usando é para v-band e eu montei com mangueira + abraçadeira, com o tempo o ressalto p/ v-band detonou a mangueira e a deixou vazando pressão, conferi também a junta do coletor de escapamento, a solda da adaptação feita p/ uso de wg externa e a junta entre o coletor e a turbina e estava tudo estanque, seguem as fotos:
onde a junta queimou:
reservatório e tampa novos:
reparem na saída de pressão da turbina:
mangueira da turbina, olhem a marca do ressalto:
a barca, agora com rodas de marea turbo:
valeu pessoal
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hanks, me desculpe dizer isso pois é resultado da minha formação e idade, mas, cacete, não invente
andar turbinado sem as lampadas espia? wow
não tem a peça ainda? então não monta. acabas assim gastando mais dinheiro à toa e pondo em risco a integridade do motor.
faça tudo só de acordo com as normas técnicas e verifique tudo duas vezes.
até eu errei um mês atrás ao não medir o comprimento dos parafusos do cabeçote após ter feito rebaixos nele e no bloco mas veja que no meu caso, foi uma arapuca quase impossível de se detectar.
desculpe a bronca paterna, mas se não simpatizasse muito contigo não teria dito nada.
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cara, vc tá dizendo que o cabeçote foi rebaixado 1mm, é isso? seu motor pode estar bem fora de ponto por conta disso
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lancia, você tem toda razão, isso é coisa de moleque, de querer ver o carro andando logo… mas já será resolvido.
menegotto, sem querer contrariar, mas no fórum brasileiro do tempra (tbr)só recomendam a taranto, eu tinha as duas em mãos e não pude deixar de notar que as taranto são bem mais reforçadas.
pellegrino, o cabeçote está 0.5mm mais baixo, será que fica tão fora de ponto assim?
amanha prossigo com a montagem do motor e volto com mais novidades
valeu pessoal.
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alô galera,
então, vamos às novidades, trocamos a junta do cabeçote e refizemos parte da pressurização do temprão, o retorno de óleo da turbina foi refeito, agora no cárter, colocamos uma blow off hks dessas chinesas (funciona incrivelmente bem), foi feita a troca do reservatório de água e adicionado fluído, o que eu posso dizer é que o carro ficou uma maravilha, enche pressão com vontade, só tenho a agradecer a todos vocês, especialmente ao amigo lancia e ao amigo menegotto, que tem ajudado bastante. vamos às fotos:
turbina com a saída modificada (cortei metade do cano depois dessa foto):
pressurização antiga x pressurização nova:
abraçadeira de tucho no tbi (a foto ficou péssima):
blow off:
pressurização montada:
montando tudo:
valeu pessoal
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ficou bonita a pressurização nova mas, é ou a correia dentada está muito fina?
manteve 8vó lembro de alguém que queria trocar o cabeçote de um tempra turbo por um 16v, hehe
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lancia, já está tudo ligado e funcionando nos conformes, a hks não é original, mas funciona perfeitamente, não fica aberta na marcha lenta, não vaza pressão, e alivia tranquilo, pellegrino, é a correia original, nunca vi arrebentar, mas essa aí é nova, trocamos quando tirei o cabeçote
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galera,
venho com mais notícias do tempra, como eu já imaginava, a junta do cabeçote realmente não aguenta a nova cavalaria do carro, vamos ter que colocar uma de aço mesmo. ontem estavamos em meio aos amigos, e um conhecido que tem um civic si ficou botando lenha pra acelerar com o tempra, depois de alguma insistencia da parte do hondeiro, o bruno, dono do tempra resolveu topar, os dois carros alinharam na pista, ambos no pré corte, e foi dada a largada, como não tinhamos acertado o pré corte do tempra, ele saiu com 5.000rpm s e destracionou a primeira inteira, e o honda abriu um carro de distancia, segunda engatada e colamos na traseira do honda, terceira engatada e passamos como se o civic estivesse com o freio de mão puxado, uma bela puxada, porém logo em seguida a junta do cabeçote novamente abriu o bico, mas valeu a acelerada, estavam todos comentando sobre o tempra, o motorista do honda disse que na terceira o tempra passou muito rápido e abriu 3 carros de distancia, forte mesmo
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e aí pessoal,
desmontamos o motor do tempra agora e eu pude comparar algumas das peças do turbo com as dos aspirados, não consegui ver a menor diferença nas bielas e no vira são iguais mesmo? alguem saberia confirmar quais são as diferenças do motor turbo pro aspirado?
abraços