Projeto - classe a turbo
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amigos,
o motor que possuo em meu carro (m166.960) tem as seguintes specs:
potência máxima: 102hp a 5.250rpm (corte de giro ocorrendo as 6.000rpm)
torque máximo: 15,3kgmf.m a 4.000rpm
r/l: 0,257
vmp: 13.913 m/s
levando-se em conta que eu desejo um funcionamento semelhante a um carro turbo de fábrica e, uma potência por volta dos 220cv, fazer o motor 1.6l atingir tal meta, sem trancos na troca da fase aspirada para a turbina seria complicado, certo? ou consigo resolver isso de forma a usar uma turbina pequena que começe a pessurizar desde cedo? mas teria que continuar pressurizando até as 6.000rpm…
para aumentar a potência na fase aspirada e, já me aproximar mais do meu objetivo final, posso lançar mão do aumento da litragem, que já existe.
specs do m166.990 (1.9):
potência máxima: 125hp a 5.500rpm (corte de giro a 6.500rpm)
torque máximo: 18.4kgfm a 4.000rpm
r/l: 0,277
vmp: 15.693 m/s
o que acham?
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amigos,
estou mudando de ideia e partindo para um supercharger ao invés de turbo, visto que solucionaria boa parte dos meus problemas.
o que acham?
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supercharger num muda nada dos seus problemas… pelo contrário, supercharger, a menos que seja um kit bem testado e desenvolvido é mais caro e mais dificil de se adaptar num motor que turbocompressor...
220cv de um motor de 125cv ainda é um objetivo bem perto de ser alcançável (com cerca de 0,8bar se obtem algo nessa ordem de grandeza)... ja de um de 102 irá requerer uma pressão de trabalho bem maior (ordem de grandeza de uns 1,2bar pelo menos o que aquece muito o ar)
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overspeed,
fazer o 1.6 chegar aos 125cv não é difícil, já vi retrabalhos de cabeçotes por pessoas qualificadas tirarem de 20 a 25% mais de potência. isso sem levar em conta novos coletores de admissão/escape, que de qualquer forma, seriam necessários.
ao meu ver, as grande vantagem do superchager é que não produz o calor que o turbo produz e temos linearidade na curva de torque/potência.
com 0,8bar já se faz necessário o uso de intercooler e já vi que o espaço que tenho para isso é bem pequeno.
lembrando também que faço questão do uso da ie original…
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cara…......
quando vier pressão, essa ecu vai gravar tanto código de falha que vai sair uma pica giratória de dentro do painél gritando tá fudido
ninguém no brasil tem know-how nessas ecu s... esperei 3 meses um cara que conserta ecu de porsche, audi e bmw tentar arrumar uma de classe a e não rolou por falta de peça de reposição... isso que o que ele não acha aqui importa de fora...
pra resumir, de longe vc quer mecher no pior carro disponível para preparação no brasil... não que o carro seja ruim, mas para preparar esquece
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eu tinha parado de postar por aqui, pois ninguém estava participando…
bom, se outras ecu aceitam a pressão do turbo, o que faz a do classe a não aceitar?
by the way, aboli a ideia do turbo, será supercharger.
as classe as produzidas após 2003 usam sistema map (siemens vdo msm 2.0), estou estudando a viabilidade de fazer meu carro usar esse sistema.
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ah, bota um hpi e bicos abertos que funciona… não da pra esperar aquela perfeição, mas funcionar funciona...
se for querer fazer o maf ler alguma coisa pra tentar ajustar com chip e tal, teria que fazer o ar passar pelo maf antes do compressor, ou seja, na aspiração do compressor...
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tem que funcionar perfeito, por isso vou manter a ie original.
a leitura será feita antes do compressor sim…
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então, mas perfeito com a i.e. original, só se o resto todo for original. mantendo a i.e. original e colocando sobrealimentação, não vai ficar perfeito, mas funciona… também conforme acusar erros na i.e. original, você vai tando um jeito de enganá-la, para cada erro uma nova solução, e vai que vai...
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cara, a moral é a seguinte…
com bico extra, o alcool vai lavar o maf (tem que ficar no local original, junto do corpo eletronico e do modulo) e consequentemente escorrer pra dentro da ecu corroendo ela em alguns dias...
trocar bicos, vai alterar o sinal da sonda que vai gravar falha na ecu deixando ela em emergência, o que irá deixar o carro uma bosta em tempo integral.
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cara…......
quando vier pressão, essa ecu vai gravar tanto código de falha que vai sair uma pica giratória de dentro do painél gritando tá fudido
ninguém no brasil tem know-how nessas ecu s... esperei 3 meses um cara que conserta ecu de porsche, audi e bmw tentar arrumar uma de classe a e não rolou por falta de peça de reposição... isso que o que ele não acha aqui importa de fora...
pra resumir, de longe vc quer mecher no pior carro disponível para preparação no brasil... não que o carro seja ruim, mas para preparar esquece
pica giratória foi o termo mais engraçado que já li nos últimos anos…kkkk
e meu amigo, se essa turma já esta desencorajando você, ouca-os antes de gastar dinheiro com prancha de surf feita de papel toalha...kkk
não e uma opniao negativa, mas realista
tem muita coisa diferente para se aventurar... forca e perseverança nas empreitadas
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não me lembro exatamente o ano, mas existem classe a sem maf, ele usa map ai é colocar um clamper e deu, mas ai teria que trocar a injeção do carro
essa seria uma solução para continuar com a sopa de letrinha eletronica