[em progresso] corsa econoflex
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se eu não me engano, o prisioneiro dos ap é 11mm e dos corsa é 10mm. se você puder por favor tentar com ver com ele como ele fez, me ajudaria bastante
ps: pesquisei melhor aqui agora e os 20v de golf/a3 são parafusos de 10mm. vou verificar mais a fundo se dá certo.
o que achou da pegada da .50 com este motor?
abraço
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se eu não me engano, o prisioneiro dos ap é 11mm e dos corsa é 10mm. se você puder por favor tentar com ver com ele como ele fez, me ajudaria bastante
ps: pesquisei melhor aqui agora e os 20v de golf/a3 são parafusos de 10mm. vou verificar mais a fundo se dá certo.
o que achou da pegada da .50 com este motor?
abraço
hmm ele é cheio de segredo, fala q esse é o ganha pão dele e tals, se sair contando como faz ele fecha as portas, em certa parte eu até entendo.
mas eu acho q 1mm atravessa no cabeçote e trampa de valvulas, não? se atravessar é só a rosca mesmo.
a .50 ficou muito boa, eu gosto de pegada bem cedo, achei q não ia curtir e tals, mas ficou legal, 4k ja tinha 1bar 4500 ja vinha 1.8bar.
o seu ta com quanto de pressão? mais q 0.8 e acima de 5000rpm no meu flutuava valvula, dai ele pipocava e ficava exarcado +/- uns 20 segundos, trocou as molas pelas do zetec e zerou.
ai os graficos, com booster e sem booster, 1bar e se não me engano 1.8bar.
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acho que o profissional bom se destaca por outros aspectos. mas cada um cada um, não vou julgar o andré rs.
os prisioneiros do honda d16y tem exatamente as mesmas medidas dos parafusos dos gm família 1: m10x1.25x140
http://arp-bolts.com…porecordid=1266
hoje ando com 1.2 bar, era para ser menos mas assim ficou depois que montei o motor novamente, e a calibração está boa para esta pressão, ficou assim.
com esta pressão devo estar na meta de 300cvs no motor, e não pretendo por enquanto mais.
primeiro por que a k16 está meio no limite já para manter a durabilidade, segundo por que meu coletor de admissão é plástico.
por isso estava pensando aqui, não vou gastar grana com arp agora, os parafusos originais estão fazendo seu trabalho :)style= font-size: 9pt; >
ah, sobre as molas de cabeçote tive o mesmo problema e resolvi com a mesma solução que você rs.
meu camarada tem um celtinha 1.4 econo.flex turbo girando 7500 com estas molas aí também, cabeçote original.
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**qual turbo vc está usando?
edit: já li.
a kkk16 gera 300cv no motor? como está o consumo? quanto de lâmbda está andando?**
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pelo jeito que o prisioneiro quebrou, tá com toda cara de torque excessivo e mal aplicado mesmo (não sei se nesse motor tem aquela coisa de aplicar o torque em etapas, mas, sendo gm, deve ter).
mas foi exatamente isso o que aconteceu.
eu pedi para apertar com 8~9kg, não fui eu quem apertou…
depois do motor montado no carro eu perguntei e foi apertado na verdade com torque angular, os parâmetros da fábrica. (errado)
não vou explicar aqui agora, mas mesmo sem muita teoria e bla bla bla, sabemos que parafuso projetado para torque angular sofre deformação plástica, foi feito para isto.
se pegar um parafuso/prisioneiro projetado para outro tipo de aperto, o torque (e consequente força de aperto) vai ser absurdo de alto se tentar apertar da mesma forma.
mas já era. e ainda fui cobrado de novo por um erro de montagem, e o que gastei nos prisioneiros que foram apertados erroneamente, e nos parafusos/junta novos não vai ser ressarcido.
fica a dica, se alguém ainda não sabia que não pode apertar da mesma forma, agora sabe.
extremamente anti-profissional o cara ein?
sempre que cometo um erro assim, eu arco com o custo da peça e a mão de obra.
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**qual turbo vc está usando?
edit: já li.
a kkk16 gera 300cv no motor? como está o consumo? quanto de lâmbda está andando?**
hahaha, falai jakka.
historicamente a k16 empurra até 320-340cv no motor.
preciso passar no dinamômetro pra fazer a calibração fina e medir, mas pelo que costuma vir neste motor, e pelo bundometro, eu realmente acredito que tenha ~300cvs.
sobre o consumo com 1 bar:
tem feito 7.0 km/l acelerando bem em uso misto predominante rodoviário, e 5.5~5.9 acelerando bem em uso urbano. não consegui de forma alguma fazer menos que 5.0 km/l ainda.
de 0.9 a 1.2 bar o lambda está em 0,82-0.81.
com 0,6 bar lambda de ~0.85.
com 0.3 bar lambda de ~0.90 e assim vai.
com 1.2 bar fiz um tanque até agora, mas parece que caiu de ~7.0 km/l para ~6.5 km/l. preciso de mais tanques para fazer uma média.
como não tenho preocupação com nox já que não é inspecionado no brasil (e não uso catalizador no dia a dia), e meu carro no meio de 2 milhões é insignificante, carga parcial e lenta uso lambda de 1.02-1.04, toda economia é válida
pelo jeito que o prisioneiro quebrou, tá com toda cara de torque excessivo e mal aplicado mesmo (não sei se nesse motor tem aquela coisa de aplicar o torque em etapas, mas, sendo gm, deve ter).
mas foi exatamente isso o que aconteceu.
eu pedi para apertar com 8~9kg, não fui eu quem apertou…
depois do motor montado no carro eu perguntei e foi apertado na verdade com torque angular, os parâmetros da fábrica. (errado)
não vou explicar aqui agora, mas mesmo sem muita teoria e bla bla bla, sabemos que parafuso projetado para torque angular sofre deformação plástica, foi feito para isto.
se pegar um parafuso/prisioneiro projetado para outro tipo de aperto, o torque (e consequente força de aperto) vai ser absurdo de alto se tentar apertar da mesma forma.
mas já era. e ainda fui cobrado de novo por um erro de montagem, e o que gastei nos prisioneiros que foram apertados erroneamente, e nos parafusos/junta novos não vai ser ressarcido.
fica a dica, se alguém ainda não sabia que não pode apertar da mesma forma, agora sabe.
extremamente anti-profissional o cara ein?
sempre que cometo um erro assim, eu arco com o custo da peça e a mão de obra.
eu não costumo discutir muito, sou da opinião de que nunca se sabe o dia de amanhã. minha forma de resolver isso é fazer de outra forma, outro lugar, etc.
mas quando comentei sobre o torque excessivo houve uma justificativa que não justifica, sacou? rs. preferi não ficar pesando muito no assunto até porque estava com pressa para montar o carro logo de novo, nem almocei neste dia, 10 horas de trabalho non-stop rs.
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claro, imagino. ver o brinquedo de coração aberto é foda, rs…
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parabéns pelo projeto hein!!
muito bom, acho muito top esse visual sleeper.
valeu!
videozinho novo.
alterei um pouco o enquadramento do comando, rende um pouco mais em alta.
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final de semana de manutenção (de novo).
-trocar os transdutores de pressão da china por outros da injepro (que também são da china, mas outro modelo rs);
-trocar discos de freio;
-refazer chicote do transdutor de pressão de óleo;
-verificar vazamento de gases pelo coletor de escape;
-montar manta da turbina (não fiz).transdutor da injepro:
manta da turbina que veio da china também, saiu r$75,00. aqui no br o pessoal compra da china e vende por r$350,00.
antes e depois hehehe:
o vazamento era no tampão da wastegate (o coletor tem 2 possibilidades de montar a wg). o parafuso quebrado deu trabalho :(
eu:
o teste depois hihi:
http://www.youtube.com/watch?v=e-xv8hc5upo
de brinde, 147 1.5 mpi turbo:
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ficou lgl parabens plo carro,ficou mto fera e esse fiat aew dve ser um canhaozin, quem leva a melhor o corsa ou o fiaté heim heim heim??? :d :d :d
posta umas fotos o do fiatao tbm,tamo acompamhamdo aew!!!
abraço
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estes dias o junior, conhecido como overspeed ou simplesmente biba-loca descobriu o endereço do limitador dos corsa/celta/meriva/montana com acelerador eletrônico.
como este motor implorar para girar mais, e como vai ser turbo (novamente, sim já foi turbo antes) decidimos alterar o corte para 7200 rpm. claro que para aproveitar o over deu 5 graus de avanço na curva todo e enriqueceu um pouco o mapa:
o mestre dos magos abaixo:
não passei no dinamômetro ainda, e não tive tempo de fazer um vídeo longo, mas o que tem está abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=nppm_atlc-8
ahh, já ia esquecendo. o carro está com escapamento de 2,5", usando um coletor de ferro fundido dos motores antigos para eliminar o catalisador abafador final de zafira modificado para 2,5" também:
recomendo o over para fazer qualquer alteração nas ecus de vocês. manja simplesmente de tudo sobre isso.
abraços e vou postando conforme as coisas forem acontecendo.
boa noite,
tenho um corsa 1.4 econoflex e to precisando dar um tapa na ecu´s, pretendo montar aspirado mesmo e quero aumentar o corte de giro e eliminar o maldito atraso do acelerador eletrônico, quem você indica?
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boa noite,
tenho um corsa 1.4 econoflex e to precisando dar um tapa na ecu´s, pretendo montar aspirado mesmo e quero aumentar o corte de giro e eliminar o maldito atraso do acelerador eletrônico, quem você indica?
conversa com o junior overspeed.
já adianto que com as molas de válvulas originais vai haver flutuação se elevar o limitador.
abraço
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ficou lgl parabens plo carro,ficou mto fera e esse fiat aew dve ser um canhaozin, quem leva a melhor o corsa ou o fiaté heim heim heim??? :d :d :d
posta umas fotos o do fiatao tbm,tamo acompamhamdo aew!!!
abraço
segue videozinho do 147 :)
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show 147 raphael quanto de pressão nessa criança e a injeção?
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raphael, o 1.4 quebrou biela, certo? os pistões dele aguentam bem ou quebraram também?
maurício, beleza?
depois de muito pensar e analisar os fatos, cheguei a conclusão que o motor quebrou não pela potência ou rotação, mas sim por falha de calibração.
após cerca de 0,8 bar de pressão de turbo, o carro dava umas cabeçadas fortes, e em uma destas cabeçadas que o motor quebrou.
só que: clamper que o piggyback tinha não estava ligado, e analisando o carro atual em que meu piggyback está, com uma injeção muito parecida com a minha, ocorria um problema parecido se não ativasse o clamper do map.
a conclusão que cheguei é que a ecu original enchergava anomalia no map, fechava um pouco a borboleta (vi depois pelos logs da ecu original) e como não surtia o efeito que ela esperava, fazia alguma outra coisa que eu não sei exatamente o que é, só sei que causava umas cabeçadas fortes, como se fosse mesmo calço hidráulico.
acredito realmente que este foi o motivo de quebra do motor.
respondendo à sua pergunta: os pistões estavam zero, cilindros zero, bronzinas zero…mesmo com 100.000kms no odômetro. e olha que eu seguro o pé mesmo. nem sinal de problemas nos pistões.
só para reforçar minha opinião sobre a quebra do meu motor, seguem vídeos de um celta com motor 1.4 econo.flex, usando o meu piggyback com 0.8-0.9 bar. limitador @ 7500rpm:
aos 50 segundos:
http://www.youtube.com/watch?v=l9yg_fqnmue
"burnout" @ 7500rpm
http://www.youtube.com/watch?v=worazdagauq
show 147 raphael quanto de pressão nessa criança e a injeção?
fala renan. está rodando com 0.9 bar e usando injeção original + his e bico de monza.
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boa noite,
tenho um corsa 1.4 econoflex e to precisando dar um tapa na ecu´s, pretendo montar aspirado mesmo e quero aumentar o corte de giro e eliminar o maldito atraso do acelerador eletrônico, quem você indica?
conversa com o junior overspeed.
já adianto que com as molas de válvulas originais vai haver flutuação se elevar o limitador.
abraço
valeu pela dica, e você recomenda trocar as molas por qual?
estava pensando em montar a parte de baixo 1.8 com o cabeçote original preparado, oque me aconselha ja que fez o mesmo com o seu ?
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boa noite,
tenho um corsa 1.4 econoflex e to precisando dar um tapa na ecu´s, pretendo montar aspirado mesmo e quero aumentar o corte de giro e eliminar o maldito atraso do acelerador eletrônico, quem você indica?
conversa com o junior overspeed.
já adianto que com as molas de válvulas originais vai haver flutuação se elevar o limitador.
abraço
valeu pela dica, e você recomenda trocar as molas por qual?
estava pensando em montar a parte de baixo 1.8 com o cabeçote original preparado, oque me aconselha ja que fez o mesmo com o seu ?
eu nem pensaria em nada aspirado neste motor com este cabeçote.
o cabeçote 8v família 1 é horrível de fluxo. no máximo do máximo para andar na rua com certo conforto você consegue 140-150cvs (potência do 2.0 do astra flex original hehehe) se montar 1.8 com cabeçote feito, comandão, coletor de escape bem dimensionado (que você não acha por aí, não é qualquer lixo soldado que vendem por aí que vem potência) e um chip bem feito.
e não é um motor girador, vibra muito etc..
um cara do rio de janeiro chamado tio américa pelos fóruns a fora conseguiu 200cvs do 1.6 16v. só que tinha motor forjado aliviado, cabeçote preparado, comando, molas, valvulas, pratinhos importados da sdb, injeção programável mbe, itbs, coletor de escape bem tunado para o motor e girava 8200rpm. ou seja, pouco torque pois vinham 200cvs no corte. bom pra cacete num carro de 800kg de pista, menos interessante num de 1100kg que vai andar na cidade.
não sei se você já teve um carro assim, mas é muito diferente de guiar em modo civil do que um 2.0 turbo de 200cvs. no dia a dia é cansativo, chato, marcha lenta alta, cheiro de álcool, difícil de ligar no frio, etc.
se montar 1.8 como pensa, vai ficar bem parecido com um corsa 1.8 original. pode vir um pouco (pouco mesmo) mais de torque pela taxa de compressão e trabalho nos dutos, mas r/l muito alto…mais torque em média, menos potência em alta...nada muito diferente de um motor com r/l alto e cabeçote pequeno.
eu não faria este motor aspirado. muita grana investida para pouco retorno.
perdão pelo balde de água fria, mas pediu minha opinião :d
edit: se tiver mesmo empolgadão em gastar bastante grana para 200cvs, fica mais ou menos assim num corsa b:
http://www.youtube.com/watch?v=etu8ds0lcbu
com motor 1.6 original, cabeçote 16v trabalhado e um acerto muito bem feito fica assim:
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raphael, o 1.4 quebrou biela, certo? os pistões dele aguentam bem ou quebraram também?
maurício, beleza?
depois de muito pensar e analisar os fatos, cheguei a conclusão que o motor quebrou não pela potência ou rotação, mas sim por falha de calibração.
após cerca de 0,8 bar de pressão de turbo, o carro dava umas cabeçadas fortes, e em uma destas cabeçadas que o motor quebrou.
só que: clamper que o piggyback tinha não estava ligado, e analisando o carro atual em que meu piggyback está, com uma injeção muito parecida com a minha, ocorria um problema parecido se não ativasse o clamper do map.
a conclusão que cheguei é que a ecu original enchergava anomalia no map, fechava um pouco a borboleta (vi depois pelos logs da ecu original) e como não surtia o efeito que ela esperava, fazia alguma outra coisa que eu não sei exatamente o que é, só sei que causava umas cabeçadas fortes, como se fosse mesmo calço hidráulico.
acredito realmente que este foi o motivo de quebra do motor.
respondendo à sua pergunta: os pistões estavam zero, cilindros zero, bronzinas zero…mesmo com 100.000kms no odômetro. e olha que eu seguro o pé mesmo. nem sinal de problemas nos pistões.
só para reforçar minha opinião sobre a quebra do meu motor, seguem vídeos de um celta com motor 1.4 econo.flex, usando o meu piggyback com 0.8-0.9 bar. limitador @ 7500rpm:
pô engenheiro... fala isso naum !!! como que vai dar calço hidraulico num motor girando a 7.000rpm !!! nem se usasse bicos de 120lbs heheheh... muito antes de dar o calço o motor falha por misfiring... é nitido o barulho nessa situação.
o video do celta ai, ele ja estava com as "novas" molas de valvulas que não deixam flutuar é porque valula flutuando tbm fica parecido com isso ai...
a ecu pode até fechar a borboleta, tirar ponto, enriquecer a mistura (é justamente o que as me7 de golf fazem qdo entra em redução de torque qdo o chip não é feito corretamente) mas isso jamais causaria aumento de torque a ponto de quebrar uma biela...
além do mais lembro de vc ter falado que a membrana da wastegate estava rasgada, isso sim faz a pressão subir e o que aumenta torque e leva a quebra de bielas