Projeto mazda
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olá a todos.
sou novo por aqui e venho apresentar meu projeto a vocês (e principalmente pedir ajuda)
trata-se de um mazda mx-3 1.6 16v
comprei o carrinho por preço de banana e gostei bastante pelo conforto/visual, mas como nem tudo são flores.. falta motor (e muito) no brinquedinho.
a injeção original dele é uma mer** gigantesca, portanto logo de cara coloquei uma programável (megasquirt) e já tratei de tirar o distribuidor e colocar uma bobina "wasted spark".
antes do mazda eu tinha um voyage 1.6 89 com cabeçote "trabalhado" e injeção megasquirt… não era nenhum "canhão" mas já era bacana, até que um fidaput* me fechou com uma fiorino e eu lhe enfiei o voyage na traseira... :)
voltando ao mazda...
vou passar as especificações da geringonça pra vermos o que dá pra fazer com isso..
bielas (praticamente feitas de papel)
comprimento - 132,9mm
pino - 20mm
alojamento - 48mm
virabrequim
curso - 83,6mm
pistão
diâmetro - 78mm
altura de compressão - 32mm
portanto
r/l - 0,31 (shit!!)
logo de cara pensei em usar pistões do ap 1.8 81mm (no limite para abrir o bloco), o que ia elevar a cilindrada da 1598cc para 1723cc.
pensando melhor resolvi pesquisar algo para abaixar um pouco essa r/l, mas terminei olhando as bielas de fiat sevel (as famosas por aguentar o porrete), que tem o diâmetro do alojamento bem próximo, mas o comprimento delas é menor do que as minhas bielas..
alguém tem alguma ideia? algumas bielas com medidas do alojamento próximas só que mais longa??
(só não me venham falar pra colocar ap no mazdinha... hehehe)
abraço
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eu compraria as bielas e pistões corretos para o motor mesmo.
spec
inch
mm
rod length:
5.230
132.84
piston pin dia:
0.788
20
p.e. width:
0.860
21.84
b.e bore:
1.890
48
b.e. width:
0.860
21.84
material:
4340 steel
appr. weight:
648(g)
bolts (not included):
3/8"
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esqueci do detalhe principal…
minha intenção é faze-lo aspirado, não tenho intenção de turbinar..
já estive olhando o anúncio dessas bielas a um tempo atrás, mas minha ideia de inicio seria tentar diminuir a r/l (0,31) e aumentar a cilindrada o máximo possível..
abraço
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só não se esqueça que motor pequeno e r/l baixa vem poténcia a 10.000 rpm mas fica muito ruim de torque.
eu manteria r/l 0,31 mesmo e trabalharia no cabeçote para ele respirar bem de alta, pra compensar a queda de rendimento mecânico (perda por atrito pela maior componente lateral no pistão).
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e o que acha de colocar as bielas do fiat sevel (130mm), tem que abrir o colo de 47,13mm para 48mm. vai aumentar meu r/l em 0,006 (praticamente nada) e pistões forjados do ap 1.8 de cabeça reta com 32mm de altura (se não me engano a afp tem).
o pistão vai ficar 2,84mm abaixo do bloco, o que acredito que seja fácil de resolver para manter a taxa original (+/- 9,4:1)
no fim vou ficar com 1723cc, 0,32 r/l, não vou ter um custo tão alto e estará pronto para pendurar um caracol da alegria caso não goste da coisa
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usar peças fáceis de encontrar por aqui é uma boa, mas quase 3mm abaixo da altura de compressão original é bastante.
fatiar o bloco assim ainda mais de um motor difícil de achar como este é arriscado ao meu ver.
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em breve começo… só estou esperando ter tudo definido pra começar a mexer
também acho bem bacana o visual do carro (foi o principal motivo de ter comprado).
bom saber que mais alguém está com as mesmas idéias que eu... pelo menos da pra compartilhar as idéias...
tem o contato dele??
estive pensando e tive outras idéias...
como aspirado não vai vir muita potencia mesmo, deixar as bielas originais e usar pistões do ap 1.8 alcool "comuns" (tem a mesma altura de compressão). com a grana que eu economizo dos pistões/bielas invisto em outras coisas.
mando fazer um trabalho top no cabeçote, mando fazer comandos com a graduação que desejo, etc...
uma dúvida aos mais entendidos
as especificações dos comandos originais são:
admissão: 230 graus
escape: 245 graus
overlap: 60 graus
eu consigo colocar um comando de escape na admissão (já tenho aqui), deixando a duração da admissão com 245 graus também.
será que vale o trabalho, ou melhor investir em uns com mais duração?
ou quem vai fazer o cabeçote me da as melhores opçõesó (quem vai fazer tem bancada de fluxo)
desde já obrigado a todos
abraço
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amigao eu tenho um mazda aqui tbm eu tava pesquisando varias coisas e ja achei quem faz os comandos aqui no brasil so que como sao dois sai a r$1750 se eu nao me engando a graduação dos comandos nesse valor é 273 so que tem que trocar as molas das valvulas eu vi na supertech( importada ) que custa quase r$ 1000,00 ja com o frete e td o meu carro por enquanto so ta com o cabeçote rebaixado e com pistao 0,50 e eu vi tbm coletor de escape 4x2x1 sai a r$ 1000,00 ja com o frete e tem uma oficina la em sp que se levar o carro eles fazem o coletor o problema do mx3 é que as peças para ele de alta perfomance sao importadas e caras se pesquisares vais ver que tem td para deixar o carro forte so o problema é a pessoa que vai fazer o serviço que sabes mazda é meio complicado
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to quase abandonando o projeto inicial.
no fim depois de gastar com comando, coletor e tudo mais ainda não vai ficar com a potencia que desejo.
infelizmente no brasil é muito difícil de se realizar um projeto desses.
pra ficar um serviço bem feito tem que ter muita grana pra ficar importando coisas ou mandar fazer "sob medida", o que não é o meu caso..
dou a sorte que não tenho que pagar mão de obra pra ninguém… se não já teria desistido do carro faz tempo..
de onde vc é?
abraço
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amigao sou de belém do pará o meu carro ta la no mx3zone tbm to rafazendo ele completo eu ja vi varias opçoes para aumentar a potencia mas so tem um unico problema sao os preçps das peças que sao muito mas muito alto eu ate pensei em turbinar e deixar com 0,6 de pressao para nao forçar muito mas o problema tbm é o coletor que so fabricao para o mx3 e a porra da turbina fica para cima mas um bora ver ne como agent faz
so uma pergunta onde compraste esta tua tampa de valvulas ela é muito doida -
sempre vejo o tópico do seu carro lá, inclusive está ficando top!
estou tendo umas idéias pra dar uma melhorada nesse motor, mas a grana ultimamente está meio apertada..
a tampa de valvulas é a original mesmo, apenas cortei a lateral dela e pintei de preto.. além disso mandei fazer polias regulaveis de alumínio para os comandos.. abraço
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poise eu tava dando uma olha no teu o meu vai ficar esteticamente parecido com o seu pois vou pintar de branco fosco e vou pintar as minhas 17 de preto eu voltei a procurar os coletores turbo que são baratos lá fora eu vou ver se eu compro um só para testar que tem uns que a turbina fica para baixo
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ja tive um carro desse quando morei no eua la esse carro compartilhava muita peça da ford que e dona da mazda da uma olhada que pode ser um projeto próximo dos zetec
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ressucitando…..
milan.. É o tigra que compartilha peças com o corsa, aliás, a mecânica inteira é praticamente a mesma
vou mudar o rumo do meu projeto outra vez...
consegui uma turbina master power .42 .48 e vou enfiar ela no mazda. vou usar uns 0,5~0,6 de pressão com o miolo original e ver o que explode primeiro.. kkkkk
ainda tenho que fabricar um coletor tubular pra turbina, comprar todos os mangotes para fazer a pressurização, waste gate, etc...
pelos meus cálculos estou bem próximo dos 10 de taxa, será que vou perder muito rendimento (potencia/economia) se já começar a rodar no etanol com ele ainda aspirado e essa taxa?? lógico que com os devidos ajustes nos mapas de injeção/ignição.
É que o etanol por aqui está r$ 1,60/l e a gasolina r$ 2,90/l.
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sim o tigra é um corsa mas digo o mazda mx mesmo. tinha um cliente do meu tio com esse carro e passava uns sufocos com as peças, ai o mecanico fazia essa salada tb.
10 de taxa ta bom com alcool ….. o meu tem 8,5 kkkkkkkk........
mas tipo se puder escolher entre gasosa e alcool, mesmo com essa diferenca de preço a gasolina valerá mais apena (pela taxa pra comecar acredite).
ve qual a largura da biela..... se nao for fininha aguenta sim..... esses motores japoneses sao bons, porém bem aliviados