[em progresso] corsa econoflex
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não sei se você já tem, mas a polia regulável faz muita diferença na curva de torque.
uns 4 - 5 graus atrasado neste comando deixa o comportamento em alta bem melhor.
quando o meu era 1.4 eu girava 7200 tbm mas sentia que ainda tinha folego…mesmo com o comando na posição original.
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eu sei, ainda tem mt coisa pra melhorar, mas por enqt to feliz com o carro com essa configuração.
dps penso em mudar mais coisa, valeu pela dica da polia :)
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finalmente a r474 vai pro lugar da k16 :)
essa semana vai ficar fazendo intercooler novo, pressurização, etc.
k16 guerreira:
intercooler atual vai ser usado como base para o novo.
.50 no lugar, ficou apertado mas coube:
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rapha, vc teve algum problema com a k16, de ter que colocar redutor de vazão?
minha k16 tava fumando direto, coloquei o redutor de vazão, mas ainda não consegui acompanhar se parou :/
me arrependi um pouco de não ter comprado a masterpower r4449 …
dps conta como ficou dps da troca da turbina e intercooler...
a princípio, vai trocar o intercooler pq?
abração
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rapha, vc teve algum problema com a k16, de ter que colocar redutor de vazão?
minha k16 tava fumando direto, coloquei o redutor de vazão, mas ainda não consegui acompanhar se parou :/
me arrependi um pouco de não ter comprado a masterpower r4449 …
dps conta como ficou dps da troca da turbina e intercooler...
a princípio, vai trocar o intercooler pq?
abração
a k16 precisa sim de um redutor de vazão em torno de 1.5mm.
mas existe outra particularidade. quanto essa turbina é utilizada em motor otto, como os nossos carros, o fluxo de gás que passa por ela durante marcha lenta não é suficiente para que ela tenha a rotação necessária impedindo que o óleo seja expulso do eixo por força centrífuga.
desta forma elas costumam queimar óleo em marcha lenta.
existe uma solução que pela minha experiência poucos conhecem (quando fui comprar a k16 conversei com vários vendedores/recuperadores de turbos) que é modificar um duto de lubrificação no conjunto central de forma com que esse problema seja reduzido quase a zero.
já peguei uma k16 para uso há 5 anos atrás que não veio com essa modificação e fumava as vezes em lenta mesmo com o restritor, era original para uso em diesel.
a k16 que uso hoje é comprada já modificada para uso em motor otto e não fuma nada, usando o restritor para 1.3mm no meu caso, já que minha bomba de óleo mesmo sem calço empurrava 2.5 bar em lenta.
só tome cuidado para não usar um restritor menor que 1mm, pois eu já vi dois casos em que foi usado em torno de 0.7mm e por impurezas do óleo o restritor acabou obstruído, dando pt na turbina.
a k16 é ótima para até 300cvs, pega cedo, rende bem...estou trocando por que realmente está pequena para o fluxo do meu motor (1800cc) e para a potência que quero.
o intercooler vai ser refeito na verdade, trocando as caixas laterais e locais / diâmetros de entrada e saída. hoje ele fica numa posição em que não recebe nenhum fluxo de ar, quase inútil.
e mais importante que o intercooler, vai ser feita uma pressurização sem restrições em inox, para tirar o lixo de pressurização que eu estava usando até hoje.
final da semana que vem acredito já estar com o carro novamente e conto como ficou :)
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show rapha,
vc me tirou uma preocupação com essa explicação da k16 agora.
eu ainda preciso fazer mt coisa no carro, uma delas é o pipe de 2,5", pra poder colocar mais pressão, rsrsrs
andar com 1.1 só é triste, kkkkkkk
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e ae, bom….
muito massa mudanças para melhorar e aumentar potência.... o que pensa agora em cavalaria? ainda quero mudar também a turbina do palinho.... boa sorte e que venha muitos pocotos.......
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show rapha,
vc me tirou uma preocupação com essa explicação da k16 agora.
eu ainda preciso fazer mt coisa no carro, uma delas é o pipe de 2,5", pra poder colocar mais pressão, rsrsrs
andar com 1.1 só é triste, kkkkkkk
hahaha, vai com calma, quando enjoar de andar com 1.1 bar você vê o que faz. certeza que com 1.1 bar deve estar gostoso de andar.
e ae, bom….
muito massa mudanças para melhorar e aumentar potência.... o que pensa agora em cavalaria? ainda quero mudar também a turbina do palinho.... boa sorte e que venha muitos pocotos.......
com essas alterações eu nem penso tanto em potência. um dos problemas que quero resolver é o ar aquecer muito mesmo com vento de 240km/h na cara, e o outro é reduzir a perda de torque depois de 5800rpm.
claro que se mantiver a curva de torque alta em rotação mais alta significa mais potência, mas não sei quanto virá pois de qualquer forma estou limitado ao coletor de admissão plástico.
abraço!
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show de bola acompanhando o topico ;d
mas soh quero ver quando o clayton vai dar uma puxada comigo kkkkkkkkkkk
esses apzeiros são mt maldosos né??? milinove com treskilimeio e querem puxar com meu humilde celta 1.4 com 1bar, hahahahahahaha
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show rapha,
vc me tirou uma preocupação com essa explicação da k16 agora.
eu ainda preciso fazer mt coisa no carro, uma delas é o pipe de 2,5", pra poder colocar mais pressão, rsrsrs
andar com 1.1 só é triste, kkkkkkk
hahaha, vai com calma, quando enjoar de andar com 1.1 bar você vê o que faz. certeza que com 1.1 bar deve estar gostoso de andar.
e ae, bom….
muito massa mudanças para melhorar e aumentar potência.... o que pensa agora em cavalaria? ainda quero mudar também a turbina do palinho.... boa sorte e que venha muitos pocotos.......
com essas alterações eu nem penso tanto em potência. um dos problemas que quero resolver é o ar aquecer muito mesmo com vento de 240km/h na cara, e o outro é reduzir a perda de torque depois de 5800rpm.
claro que se mantiver a curva de torque alta em rotação mais alta significa mais potência, mas não sei quanto virá pois de qualquer forma estou limitado ao coletor de admissão plástico.
abraço!
só uma dúvida... com um projeto massa desse por que ainda não veio um coletor diferenciado ou mais simples de alumínio como dos corsas antigos... é o que uso no meu e foi só tirar um e colocar o outro, sem contar que é fácil de achar e barato de comprar. valeu.
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há alguns anos atrás em uma conversa com um amigo e antigo usuário do preparados, o rafones, ele me contou que o preparador dele (zezão de brasília) estava desenvolvendo um coletor de admissão com maior fluxo para estes motores quando a gm saiu com estes motores econo.flex e seus coletores de plástico.
diz ele que testando em bancada de fluxo, estes coletores plásticos eram ainda melhores que os que ele estava desenvolvendo, e muito superiores aos de alumínio antigos. esta é a principal razão para eu não usar um coletor de alumínio destes.
o que penso em fazer mais adiante é usar um coletor destes de alumínio como base para fabricar uma cópia do coletor plástico, em alumínio…vamos ver quando vai dar para fazer ($$$).
abração.
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não sei rs.
o meu já viu pico de 1.7 bar, e 1.5 bar direto e está aí firme.
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não sei rs.
o meu já viu pico de 1.7 bar, e 1.5 bar direto e está aí firme.
1.5bar, meu sonho de consumo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ainda vou meter 1.8 no pé, se tudo der certo ainda esse ano, rsrsrs
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não sei rs.
o meu já viu pico de 1.7 bar, e 1.5 bar direto e está aí firme.
realmente não sei a real diferença que faz, sei que ando com 2 bar direto no pé e acelerando toda hora então não quiz arriscar, mas gostaria de saber se faria diferença o de plástico no meu carro acho que vou ficar por saber. kkkkkk
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não sei rs.
o meu já viu pico de 1.7 bar, e 1.5 bar direto e está aí firme.
realmente não sei a real diferença que faz, sei que ando com 2 bar direto no pé e acelerando toda hora então não quiz arriscar, mas gostaria de saber se faria diferença o de plástico no meu carro acho que vou ficar por saber. kkkkkk
lucas, desculpa a conversa "cruzada", vc tem 1.4 ou 1.8? anda com 2bar direto no pé tranquilo?
andei pensando em fazer isso tb, mas fiquei com medo, dentre outras coisas, de roer minha caixa rápido demais, rsrsrsrs
abração
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não sei rs.
o meu já viu pico de 1.7 bar, e 1.5 bar direto e está aí firme.
realmente não sei a real diferença que faz, sei que ando com 2 bar direto no pé e acelerando toda hora então não quiz arriscar, mas gostaria de saber se faria diferença o de plástico no meu carro acho que vou ficar por saber. kkkkkk
lucas, desculpa a conversa "cruzada", vc tem 1.4 ou 1.8? anda com 2bar direto no pé tranquilo?
andei pensando em fazer isso tb, mas fiquei com medo, dentre outras coisas, de roer minha caixa rápido demais, rsrsrsrs
abração
cara o meu carro é 1.8 um palio r, e 2 bar ando de boa sem preocupar o carro me passa muita confiança e quanto a caixa está aguentando direitinho pelo menos até agora a fiat é muito boa em cambios, assim acho.
abraço