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5.5 bar de combustivel

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  • M Offline
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    Milan
    escreveu em última edição por
    #2

    boa noite ppessoal… supomos que eu queira colocar 5.5 bar de pressao final de combustivel no meu palio.

    como esse eh meu primeiro injetado, ai vem a pergunta: bomba e linha suportam trabalhar nessa pressao?

    a pressao inicial sera de 2,5 a 3 bar e sei q estarei operando no limite do bico.

    skyper... o bico que vc usa trabalha com 5.5 bar de pressao??? precisa mesmo aumentar?

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #3

      eh o iwp 043, mas eh 5 bar com 0.5 de contrapressao do turbo. veja os dados do bico:

      http://www.competitionsystems.co.uk/uploads/mediacentre/20100609104412-iwp043_weber%20pico%20injector_v02.pdf

      com 5 bar de diferencial provavelmente consigo alimentar 153cv no alcool.

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      • R Offline
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        rbsmontemor
        escreveu em última edição por
        #4

        os bicos de astra 140cv, os bosch amarelos final 086 tem a vazão muito próxima a estes iwp do datasheet.

        a 3 bar tem 28lbs e alimentam aproximadamente 150cvs antes de saturar.

        a 5 bar estes iwp tem 4,8g/s, aproximadamente 38lbs, alimentam 150cvs com certeza.

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        • T Offline
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          ts78
          escreveu em última edição por
          #5

          amigo, uso os iwp043 também e esses dias eu tirei eles e passei na máquina. coloquei até 5 bar de pressão neles e permaneceram estancados. não coloquei mais pressão do que isso, lembrando que meus bicos são originais(não retrabalhados), acredito que é melhor você retrabalhar eles, manda pro dalton, pouca coisa não vai nem alterar o leque e você tem margem de potência.

          abraço

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          • F Offline
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            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #6

            5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

            na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

            acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

            nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

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            • T Offline
              T Offline
              ts78
              escreveu em última edição por
              #7

              5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

              na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

              acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

              nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

              independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                rbsmontemor
                escreveu em última edição por
                #8

                amigo, uso os iwp043 também e esses dias eu tirei eles e passei na máquina. coloquei até 5 bar de pressão neles e permaneceram estancados. não coloquei mais pressão do que isso, lembrando que meus bicos são originais(não retrabalhados), acredito que é melhor você retrabalhar eles, manda pro dalton, pouca coisa não vai nem alterar o leque e você tem margem de potência.

                abraço

                fora algumas raras excessões, os bicos vão sempre permanecer fechados quando aumenta-se a pressão de combustível. pela forma de construção deles, o que acontece quando aumenta-se a pressão de combustível é que o tempo morto (dead time) vai aumentando até o ponto onde os bicos não abrirão mais.

                existem alguns bicos de competição que a construção interna deles é invertida, de forma que quanto mais pressão é colocada, menor é o deadtime e a tendência é que eles comecem a gotejar se a pressão for muito alta (coisa de mais de 10 bar).

                5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

                na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

                acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

                nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

                independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

                na verdade o regulador só vai conseguir realmente "regular" a pressão se a bomba tiver uma curva de vazão x pressão que consiga suprir o consumo dos bicos.

                a 2 bar de pressão pode ser que a bomba original tenha vazão para suprir os 160cvs. a 5 bar de pressão é possível que não tenha vazão o suficiente, e quando o consumo chegar no limite de vazão da bomba (a 5 bar por exemplo), a pressão vai começar a cair.

                curva típica de uma bomba de combustível:

                gsl392-fuel-pump-flow-chart.jpg

                note que a pressão cai conforme aumenta a vazão e vice versa.

                se fosse utilizada esta bomba, a 5bar (~70psi) a vazão seria no máximo entre 55 e 60 galões por hora (gph) @ 13.5v. se o consumo de combustível pelos bicos for maior que esta vazão (hipoteticamente, nem sei que bomba é esta do gráfico), a pressão vai começar a cair.

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                • F Offline
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                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

                  na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

                  acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

                  nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

                  independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

                  desculpe nao vi sua resposta!

                  tem 10,4:1

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                    Nando Moura
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    exatamente como o raphael falou, mas em outras palavras sua bomba original de pico chega a 6 bar,mas alimentando o carro em alta não da 5 bar nem a pau, se marcar nem os 3,5 que pede na tabela, o certo era um retrabalho da vazão dos bicos, ou substituição da bomba e linha.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      pois eh, o carro ainda está montando mas, fazendo umas contas aqui, acho que nao vai precisar de tanto nao, pois:

                      o carro usa bico de 200cc/min ( original )

                      com a conversão para alcool, os bicos pediriam 270cc/min

                      • os 40% a mais de vazão para a pressão do turbo, seria necessário 378cc/min

                      o iwp 043 a 3 bar tem 329cc

                      já a 4 bar, a vazao é de 377cc/min

                      com 4.4 bar é para alimentar ( 4bar + diferencial ).

                      no máximo coloco uma resistencia no sensor de temperatura para enganar a injeção e aumentar o ti.

                      1 Resposta Última resposta
                      • N Offline
                        N Offline
                        Nando Moura
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        skiper, não por nada mas só na conversão de gasolina pro alcool vc ja teria que usar 30% mais vazão dos bicos,oque pode até ser compensado com pressão de combustivel, e quando a sonda detectar falta a proprio sistema aumenta o tempo de injeção sem nessecidade de resistencia, mas não creio que os bicos consigam alimentar sem retrabalho, por mais que a teoria te diga isso!!!!

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          usei 35% de aumento na conversão ali… acho que só testando mesmo, porque está no limite!

                          todas as formas que calculo dá 150cv certinho e tá meio que certo mesmo pq segundo a própria marelli esses bicos alimentam até 50cv por cilindro, isso na gasolina, no alcool com 35% de aumento de injeção esse valor cai para 37,5cv - de novo dá 150cv os 4 bicos.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            Milan
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            po, n é bom trabalhar c uma margem nisso nao?¿ mesmo que pequena?¿

                            pq ficar no limite o tempo todo, se um nao bater o limite pode ser preju.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              o caso eh q nos vamos ficar discutindo ate amanha rs

                              esse motor vai ter potencia, potencia especifica, taxa dinamica e ponto bem antes do limite. mal vai ter 100cv/l.

                              nao eh qquer faltinha q vai fzer o estrago q faz um 1.6 com 300cv.

                              mesmo o ponto, onde a maioria so troca combustivel e taca pressao sem mexer, eu vou tirar 1,5 ou 2 graus cada 0,1kg.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #16

                                a vazao nao é aumentada proporcionalmente ao aumento de pressao, bem longe disso….

                                seja a potencia q for e a cc a falta com turbo vai dar quebra

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  #17

                                  a vazão aumenta de acordo com a raiz da razão de elevação / redução.

                                  por exemplo, de 3 para 4 bar seria: raiz(4/3) que resulta em 1,1547, ou 15,47% de aumento de vazão.

                                  entra em jogo a elevação do tempo morto e outros fatores…mas a grosso modo aumenta 15%.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • N Offline
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                                    #18

                                    que calculo loco é esse,passa pra nós mastigadinho raphael!

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      #19

                                      É o resultado da raiz quadrada da divisao das pressões.

                                      pressão nova dividida pela pressão antiga. depois tira a raiz quadrada disso e pronto!

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        escreveu em última edição por
                                        #20

                                        que da hr veleu!!!

                                        1 Resposta Última resposta

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