5.5 bar de combustivel
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5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.
na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.
acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.
nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.
independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?
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amigo, uso os iwp043 também e esses dias eu tirei eles e passei na máquina. coloquei até 5 bar de pressão neles e permaneceram estancados. não coloquei mais pressão do que isso, lembrando que meus bicos são originais(não retrabalhados), acredito que é melhor você retrabalhar eles, manda pro dalton, pouca coisa não vai nem alterar o leque e você tem margem de potência.
abraço
fora algumas raras excessões, os bicos vão sempre permanecer fechados quando aumenta-se a pressão de combustível. pela forma de construção deles, o que acontece quando aumenta-se a pressão de combustível é que o tempo morto (dead time) vai aumentando até o ponto onde os bicos não abrirão mais.
existem alguns bicos de competição que a construção interna deles é invertida, de forma que quanto mais pressão é colocada, menor é o deadtime e a tendência é que eles comecem a gotejar se a pressão for muito alta (coisa de mais de 10 bar).
5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.
na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.
acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.
nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.
independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?
na verdade o regulador só vai conseguir realmente "regular" a pressão se a bomba tiver uma curva de vazão x pressão que consiga suprir o consumo dos bicos.
a 2 bar de pressão pode ser que a bomba original tenha vazão para suprir os 160cvs. a 5 bar de pressão é possível que não tenha vazão o suficiente, e quando o consumo chegar no limite de vazão da bomba (a 5 bar por exemplo), a pressão vai começar a cair.
curva típica de uma bomba de combustível:
note que a pressão cai conforme aumenta a vazão e vice versa.
se fosse utilizada esta bomba, a 5bar (~70psi) a vazão seria no máximo entre 55 e 60 galões por hora (gph) @ 13.5v. se o consumo de combustível pelos bicos for maior que esta vazão (hipoteticamente, nem sei que bomba é esta do gráfico), a pressão vai começar a cair.
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5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.
na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.
acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.
nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.
independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?
desculpe nao vi sua resposta!
tem 10,4:1
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exatamente como o raphael falou, mas em outras palavras sua bomba original de pico chega a 6 bar,mas alimentando o carro em alta não da 5 bar nem a pau, se marcar nem os 3,5 que pede na tabela, o certo era um retrabalho da vazão dos bicos, ou substituição da bomba e linha.
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pois eh, o carro ainda está montando mas, fazendo umas contas aqui, acho que nao vai precisar de tanto nao, pois:
o carro usa bico de 200cc/min ( original )
com a conversão para alcool, os bicos pediriam 270cc/min
- os 40% a mais de vazão para a pressão do turbo, seria necessário 378cc/min
o iwp 043 a 3 bar tem 329cc
já a 4 bar, a vazao é de 377cc/min
com 4.4 bar é para alimentar ( 4bar + diferencial ).
no máximo coloco uma resistencia no sensor de temperatura para enganar a injeção e aumentar o ti.
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skiper, não por nada mas só na conversão de gasolina pro alcool vc ja teria que usar 30% mais vazão dos bicos,oque pode até ser compensado com pressão de combustivel, e quando a sonda detectar falta a proprio sistema aumenta o tempo de injeção sem nessecidade de resistencia, mas não creio que os bicos consigam alimentar sem retrabalho, por mais que a teoria te diga isso!!!!
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usei 35% de aumento na conversão ali… acho que só testando mesmo, porque está no limite!
todas as formas que calculo dá 150cv certinho e tá meio que certo mesmo pq segundo a própria marelli esses bicos alimentam até 50cv por cilindro, isso na gasolina, no alcool com 35% de aumento de injeção esse valor cai para 37,5cv - de novo dá 150cv os 4 bicos.
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o caso eh q nos vamos ficar discutindo ate amanha rs
esse motor vai ter potencia, potencia especifica, taxa dinamica e ponto bem antes do limite. mal vai ter 100cv/l.
nao eh qquer faltinha q vai fzer o estrago q faz um 1.6 com 300cv.
mesmo o ponto, onde a maioria so troca combustivel e taca pressao sem mexer, eu vou tirar 1,5 ou 2 graus cada 0,1kg.
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a vazao nao é aumentada proporcionalmente ao aumento de pressao, bem longe disso….
seja a potencia q for e a cc a falta com turbo vai dar quebra
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a vazão aumenta de acordo com a raiz da razão de elevação / redução.
por exemplo, de 3 para 4 bar seria: raiz(4/3) que resulta em 1,1547, ou 15,47% de aumento de vazão.
entra em jogo a elevação do tempo morto e outros fatores…mas a grosso modo aumenta 15%.
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que calculo loco é esse,passa pra nós mastigadinho raphael!
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É o resultado da raiz quadrada da divisao das pressões.
pressão nova dividida pela pressão antiga. depois tira a raiz quadrada disso e pronto!
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que da hr veleu!!!