Duvida: difusores x venturis
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bom aproveitando o tópico, queria saber se eu usando o venturi do 2e a alcool num carro rodando a gasolina tem alguma influência? haja visto q o venturi do a gasolina são x100 e x110 e o a alcool são b100 e b110… usando os venturis do alcool meu carro beberia mais e não renderia o tanto q poderia, pq no caso a mistura estaria errada? se falei besteira me corrijam....
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a relação estequiométrica (ar x combustivel) da gasolina é diferente da do alcool.
no alcool, vc precisa de mais partes de combustivel do que se fosse a gasolina, e com isso,os difusores de carburador a gasolina são maiores e os gigles geralmente são menores.
o q vc tem ai, é um motor teoricamente mais alimentado, porém, com rendimento estrangulado pelo difusor menor do que o correto.
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aumentando os venturis, a velocidade de fluxo ali vai ser diminuida. o q vc pode fazer é aumentar as borboletas tb.
qdo tem venturi aumentado, logo de cara se tem q aumentar a giglagem, mudar canetas e tal.
certo, então a proporção do tamanho entre borboletas e venturis tem que ser sempre a mesma? a borboleta sempre maior que os venturis.
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sim. senão vc não tem fluxo adequado pra puxar o combustivel da cuba nem com gigles enormes pra facilitar…
ok, agora por exemplo meu 3e vw tem borboletas 30/34 e difusores 23/27.
o 3e gm que tem as mesmas borboletas 30/34 mas difusores 25/29 apresentaria maior desempenho a custo de uma maior giclagem ?
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ok, agora por exemplo meu 3e vw tem borboletas 30/34 e difusores 23/27.
o 3e gm que tem as mesmas borboletas 30/34 mas difusores 25/29 apresentaria maior desempenho a custo de uma maior giclagem ?
pode crer q tem diferenças nos difusores secundários, canetas e gigles.
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a relação estequiométrica (ar x combustivel) da gasolina é diferente da do alcool.
no alcool, vc precisa de mais partes de combustivel do que se fosse a gasolina, e com isso, os difusores de carburador a gasolina são maiores e os gigles geralmente são menores.
o q vc tem ai, é um motor teoricamente mais alimentado, porem, com rendimento estrangulado pelo difusor menor do que o correto.
e caso fosse o contrario, vc teria que dar mais alimentação para puxar o alcool necessário pelo volume de ar correto? agora, isso quer dizer que um carburador a gasolina rodando com alcool desde que bem acertado, teoricamente teria um desempenho superior que um alcool original devido a maior entrada de ar?
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só pra dar um exemplo prático: meu carro usa carburadores com borboletas 40, no alcool e possuia os venturis originais weber (34). acontecia q depois dos 5500rpm o motor começava a ficar preguiçoso. mudei o escape e não resolveu. não acreditava q pudesse ser venturi pequeno, pq era o tamanho pra gasolina. resolvi tirar todos eles pra fazer um teste, ou seja, teria teoricamente um venturi do tamanho do corpo (40). aconteceu q o carro em baixa ficou muito ruim (falta de combusta no circuito da lenta), mas passava dos 8000rpm com facilidade. como era só um teste, isso nem me incomodou. então mandei abrir os venturis originais o máximo q dava, e ficou com 37,5 de medida. com isso o carro passou a trabalhar a 7500rpm em todas as marchas sem preguiça e só precisou aumentar os gicles de lenta em 10 pts, de 60 pra 70.
achei q perderia torque em baixa, mas isso tb não aconteceu.
abraço.
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e ai gus, tranquilo? vc acredita que trabalhar os venturis do meu 3e para algo parecido com os 3e gm (25/29) deixará o motor melhor em alta? eu acho que a diferença dos venturis do meu 3e para o 2e muito pequena, 23/27, 21/25, respectivamente.
ka, o que vc acha ?
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gus: vc precisou de venturis 37 pra girar 7500?
poxa, eu com 1 weber 40 com venturis 28 num ap 1.8 aspro virava 8500 até 4ª marcha…
pelo que to vendo ai a relação de diametro do venturi para a borboleta é entre 70 - 80%
o ka andando com weber 40 e venturis 28 tava em 70%
no caso do meu 3e borboletas 30/34 e venturis 23/27 é 76% e 79% respectivamente.
bom, no fim das contas, to vendo que o negocio não é só arrombar as entradas, pois o ka com percentual menor tava girando mais até que o passat do gus
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a relação estequiométrica (ar x combustivel) da gasolina é diferente da do alcool.
no alcool, vc precisa de mais partes de combustivel do que se fosse a gasolina, e com isso, os difusores de carburador a gasolina são maiores e os gigles geralmente são menores.
o q vc tem ai, é um motor teoricamente mais alimentado, porem, com rendimento estrangulado pelo difusor menor do que o correto.[/quote~]
quer dizer então q meu carro ta andando afogado?
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gus: vc precisou de venturis 37 pra girar 7500?
poxa,eu com 1 weber 40 com venturis 28 num ap 1.8 aspro virava 8500 até 4ª marcha…
pois é… mas o meu comando é um engle 288, q opera nessa faixa mesmo, 7500 a 8000. já dei umas giradas a mais, mas como rendia melhor até os 7500rpm, preferia nem forçar mais.
agora tá vindo um 306, cabeçote maior e mais umas traquetanas.
provavelmente deve operar a 8000 com uma margem de segurança. assim q amaciar vem injeção com corpos de 40mm, q tb já vai ajudar a girar um pouco mais. to louco pra terminar logo e ver no q vai dar
abraço.