Galera que manja de rodas, uma ajuda.
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hoje fui ver as rodas para colocar no celta, decidi colocar 14 mesmo pois o preão de um pneu descente para aro 15 está muito caro, e também por alguns outros motivos nem tanto relevantes.
então vendo as rodas me deparei com uma coisa que não tinha pensado ainda. das diversas rodas que vê, a que eu realmente gostaria de colocar está muito difácil encontrar, que era a roda do astra sport antigo. como não achei e já cansei de ver celta e corsa com a roda do astra gsi, resolvi ver como fica a mythus da mangels e até gostei, é uma das poucas rodas que mesmo pequena não fica tão estranha.
mas até aqui nada vem ao caso, o que fiquei pensando é que quando pedi para o cara medir a tala da roda, ele mediu tala 7 achei coisa demais para uma aro 14 e fiquei pensando em que medida de pneu ficaria legal nela. desde o principio pensei nos pirelli p7000 185/60/14, e pensava em uma roda com tala 6,5. agora a galera que manja de offset e essas coisas complicadas, pode me dar uma ajuda?
? realmente isso ou será que o cara mediu errado a tala da roda? as 17 que eu tenho são tala 7 e uso 225/45, por isso achei estranho no site da mangels diz que a mythus 14 é tala 6
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mais um na dúvida….
eu uso 185/60r13..numa roda 5j (original do palhoso, et 38)...toyo 600 f3
todo mundo diz q preciso de pelo menos 5,5 pra usar 185.....
encarei assim mesmo..mas o pneu parece bal?o na roda...vai pegar na guia antes da roda...
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mais um na dúvida….
eu uso 185/60r13..numa roda 5j (original do palhoso, et 38)...toyo 600 f3
todo mundo diz q preciso de pelo menos 5,5 pra usar 185.....
encarei assim mesmo..mas o pneu parece bal?o na roda...vai pegar na guia antes da roda...
meu tio tem no palio as rodas do stilo, 14 da big (não conheão muito bem essa marca) e a tala é 5,5. o pneu ficou quase rente com a roda, pouca coisa bal?o acho que tala 6 fica bom com 185/60 .. mas agora 7 eu nem imagino como fica
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hoje fui ver as rodas para colocar no celta, decidi colocar 14 mesmo pois o preão de um pneu descente para aro 15 está muito caro, e também por alguns outros motivos nem tanto relevantes.
então vendo as rodas me deparei com uma coisa que não tinha pensado ainda. das diversas rodas que vê, a que eu realmente gostaria de colocar está muito difácil encontrar, que era a roda do astra sport antigo. como não achei e já cansei de ver celta e corsa com a roda do astra gsi, resolvi ver como fica a mythus da mangels e até gostei, é uma das poucas rodas que mesmo pequena não fica tão estranha.
mas até aqui nada vem ao caso, o que fiquei pensando é que quando pedi para o cara medir a tala da roda, ele mediu tala 7 achei coisa demais para uma aro 14 e fiquei pensando em que medida de pneu ficaria legal nela. desde o principio pensei nos pirelli p7000 185/60/14, e pensava em uma roda com tala 6,5. agora a galera que manja de offset e essas coisas complicadas, pode me dar uma ajuda?
? realmente isso ou será que o cara mediu errado a tala da roda? as 17 que eu tenho são tala 7 e uso 225/45, por isso achei estranho no site da mangels diz que a mythus 14 é tala 6
bom, seu não entendi direito o que vc quer saber, então vou dar o discurso b?sico, dos meus tempos que trabalhava com venda de rodas:
para essa linha gm, o offset não deve ser muito baixo e nem devem ser usadas rodas largas demais, pois principalmente a linha corsa (celta é igual) sofre muito qdo as rodas estão fora de offset, gastando mais, andando menos, estragando muito mais rapidamente a suspensão (e descalibrando-a) fazendo pesar o volante e eventualmente causando problemas de trepidação em frenagens.
fique com algo da linha original, com offset no mínimo acima de 40, já que o original é 49. se a roda for estreita como são as originais, o ideal é que o offset fique na casa dos 49 mesmo.
no meu kadett uso 17x7 com offset 40, e no monza, rodas de vectra gs1 15x6 com offset 49.
qquer dúvida, dá um toque
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bom, seu não entendi direito o que vc quer saber, então vou dar o discurso b?sico, dos meus tempos que trabalhava com venda de rodas:
para essa linha gm, o offset não deve ser muito baixo e nem devem ser usadas rodas largas demais, pois principalmente a linha corsa (celta é igual) sofre muito qdo as rodas estão fora de offset, gastando mais, andando menos, estragando muito mais rapidamente a suspensão (e descalibrando-a) fazendo pesar o volante e eventualmente causando problemas de trepidação em frenagens.
fique com algo da linha original, com offset no mínimo acima de 40, já que o original é 49. se a roda for estreita como são as originais, o ideal é que o offset fique na casa dos 49 mesmo.
no meu kadett uso 17x7 com offset 40, e no monza, rodas de vectra gs1 15x6 com offset 49.
qquer dúvida, dá um toque
ops, então minha escolha não foi legal, segundo o site da mangels, esse modelo de roda em aro 14 é 14x6 com offset 38 na furação 4-100/108. essa que eu vê era multifuro, servia nos gm mas segundo o cara da loja e a regua dele, a tala era 7 eu achei muito para uma 14 e ainda vê no site que não existe, aí fiquei desconfiado. mas agora entrou o problema do offset também. fiquei na dúvida agora
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ops, então minha escolha não foi legal, segundo o site da mangels, esse modelo de roda em aro 14 é 14x6 com offset 38 na furação 4-100/108. essa que eu vê era multifuro, servia nos gm mas segundo o cara da loja e a regua dele, a tala era 7 eu achei muito para uma 14 e ainda vê no site que não existe, aí fiquei desconfiado. mas agora entrou o problema do offset também. fiquei na dúvida agora
é um problema que deve ser considerado, faz diferença
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tala 7 realmente é algo ex?tico, em se tratando de uma roda 14 nacional. isso é tala de roda 16 pra cima.
a grande maioria das rodas nacionais tinha tala 7… mesmo em aro 14. e o pior, com offset 25.
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ja tive roda q era 16 tala 7,5..
a muito tempo atras eu tive uma 14 q era tala 6,5
mas axo q a grande maioria deve ser tala 6.
o pior é que na época em que trabalh?vamos com isso, o que tinha mais mesmo eram rodas de 7 polegadas, e offset 25, com algumas apenas de offset 35. isso era um problema, pois essas rodas não servem direito em carro nenhum, somente em santana. ocorria pq para ter a tala 7 em offset menor e aro 14, as rodas raspacam por dentro, na suspensão. e por incrável que pareça, o mercado rejeitava os modelos de roda mais estreitos, pq estava na moda as bordas grandes .
a? agente tinha que se virar para fazer essas rodas caberem nos carros. rodas clássicas das antigas eram quase todas assim, como a 3 pontas a momo fabricada pella jolly, a bbs , a mangels pogasus e muitas rodas da antiga rodão e scorro.
com o tempo, foram surgindo mais carros em que simplesmente não serviam mesmo essas rodas malucas e os modelos mais estreitos foram surgindo. apareceram também as rodas maiores, pois naquela época, o maior que existia eram as rodas 15, e eram raras. assim quem colocava rodas 15, já não queria aquele visual, e esse pessoal partiu pra rodas grandes de verdade.
hoje em dia certamente não é mais assim e muitas das rodas vendidas são clones de modelos originais. mas ainda existem rodas meio fora de esquadro para vender por aí.
abraço
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hammer man, vc q é o entendido do assunto… qual seria o offset ideal de uma roda 17x7 pra colocar numa saveiro g3 socadinha e a mesma pra um gol bola socadinho tbm, lembrando q o pneu seria 205/40.
qual o offset legal pra ela entrar de boa e não ficar nem pra fora e nem muito pra dentro, senão rasparia na suspensão? um offset q já ajudasse e claro com uma levóssima funilaria no paralama.
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vou procurar outra roda então, esse offset de 38 é pouco para o celta então pior é aquela com tala 7, que nem imagino qual seja o offset
não é que não caiba… é apenas que não fica bom.
ab
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não é que não caiba… é apenas que não fica bom.
ab?
rodei 2 horas para encontrar uma roda descente e fiquei na mesma. impressionante mas parece que está ficando difácil encontrar rodas 14 e 15 descentes. rodas big tem de monte, sempre os mesmos modelos imitação da original. as únicas duas que encontrei com offset 49 foram as rodas do astra gsi e do astra gls, todas elas big. fora isso, nenhuma outra, e então descobri porque vejo milhares de celtas e corsas com a mesma roda desencanei, o celta vai continuar de rodas pretas mesmo, 13 e 165/70. quando comprei as 17 do golf foi bem mais fácil
ah, um único vendedor disse que com offset 38 ficaria 1cm para fora a roda, os outros nem mencionaram nada e disseram que ficaria muito bom
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rodei 2 horas para encontrar uma roda descente e fiquei na mesma. impressionante mas parece que está ficando difácil encontrar rodas 14 e 15 descentes. rodas big tem de monte, sempre os mesmos modelos imitação da original. as únicas duas que encontrei com offset 49 foram as rodas do astra gsi e do astra gls, todas elas big. fora isso, nenhuma outra, e então descobri porque vejo milhares de celtas e corsas com a mesma roda desencanei, o celta vai continuar de rodas pretas mesmo, 13 e 165/70. quando comprei as 17 do golf foi bem mais fácil
ah, um único vendedor disse que com offset 38 ficaria 1cm para fora a roda, os outros nem mencionaram nada e disseram que ficaria muito bom
bom, ao menos alguém falou a verdade
mas o bom, aqui do fórum, é que quando a pessoa está disposta é trocar info de verdade, pode conseguir boas refer?ncias com a ajuda do pessoal.
se vc comprar agora, depois ou mesmo nunca comprar rodas pro celtinha, o legal é que ao menos vc já tem uma idéia mais ou menos do que deve e não deve comprar, inclusive, com a info adquirida, pode buscar mais conhecimento sobre o assunto por conta própria
ab?
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hammer man, vc q é o entendido do assunto… qual seria o offset ideal de uma roda 17x7 pra colocar numa saveiro g3 socadinha e a mesma pra um gol bola socadinho tbm, lembrando q o pneu seria 205/40.
qual o offset legal pra ela entrar de boa e não ficar nem pra fora e nem muito pra dentro, senão rasparia na suspensão? um offset q já ajudasse e claro com uma levóssima funilaria no paralama.
a pergunta foi para o vicente, mas vou tomar a ousadia.
tala 7 é o limite para um pneu 205. alguns modelos não ficarão bem montados, pois a roda é mais larga do que o pneu, o que não é bom. o adequado é tala 6.5.
não sei nem o offset nem a tala originais da saveiro, mas tenho uma conta simples para te ajudar. como offset é a dist?ncia entre a face interna do miolo e o eixo que passa pelo meio da tala, você só precisa calcular a dist?ncia entre a face interna do miolo e o fim da tala. essa dist?ncia pode até mudar, mas é bom não arriscar. a conta fica assim:
d(.) = tala( ) x 2,54(.) / 2 + offset(mm)x10
para saber o offset adequado de uma roda 17x7, se a original for 16x6.5x42:
d = 6,5 x 2,54 / 2 + 42x10 = 12,46cm
12,46 = 7 x 2,54 / 2 + offset => offset = 12,46 - 8,89 = 3,57cm =~ 36mm
esse exemplo foi do caso do meu carro. eu tinha rodas 16x6,5x42 e comprei rodas 17x7x39. no caso do golf, 3mm não foi nada para a caixa de roda e suspensão.
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huuuum legal isso ai lcs, tá anotado aqui o calculo eu entendi direitinho.
no caso essa roda q tenho em mente ela possui offset 40, e eu acho q tem 45.
agora eu tbm não sei o offset original do gol bola e nem da saveiro g3, mas creio eu q seja na faixa dos 40.
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huuuum legal isso ai lcs, tá anotado aqui o calculo eu entendi direitinho.
no caso essa roda q tenho em mente ela possui offset 40, e eu acho q tem 45.
agora eu tbm não sei o offset original do gol bola e nem da saveiro g3, mas creio eu q seja na faixa dos 40.
o gol tem offset 38, todos.
acho que não vai caber rodas com offset 40, mas isso depende muito do que foi feito na sua suspensão. existe possibilidade de não caber, pq deve ter uma canela mas baixa. o pessoal as vezes altera o ?ngulo dos bra?os de direção um pouco mais para dentro, esmerilha os bra?os, inverte os pivós de cima para baixo… tudo vai depender do que tem aí no teu carro.
mas se a roda é larga e tem offset acima de 40, existe grande possibilidade de não dar certo.
ab
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valeu hammer man… irei olhar certinho esse offset da roda.
pq as rodas q tenho em mente uma é a oz supeleggera racer e a outra é a momo gtr.
nesse caso se o offset for menor q 38 a roda ficaria mais pra dentro? e nisso facilitaria na hora de rebaixar.
não, a roda fica mais pra fora e mais pra dentro em relação é original…
mas sim, mais para dentro em relação é uma igual, com menos offset.
ab