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Shift-light

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    *Felipe*
    escreveu em última edição por
    #33

    ah soh…

    grande piu

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    • G Offline
      G Offline
      gardenal
      escreveu em última edição por
      #34

      err… q complica?ao...

      monta um ai q eu testo na saverex... :humpft:

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      • * Offline
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        *Felipe*
        escreveu em última edição por
        #35

        pode deixar…

        1 Resposta Última resposta
        • K Offline
          K Offline
          Ktulu
          escreveu em última edição por
          #36

          montei aqui no protoboard e testei

          o circuito funcionou, só que tive que tirar o capacitor da entrada da bobina (c6). e a lampada antes de acender fica piscando…. ai eu coloquei um pequeno capacitor com um lado na junção de d1 e r2 e o outro lado pro terra. usei o capacitor c6 que tava na mao. desse jeito a lampada parou de piscar antes de acender, porem ela acende e mesmo depois que o giro cai ainda fica acesa por um tempinho. (menos de 1 segundo). o capacitor tá segurando a lampada acesa. mas é só colocar um capacitor de valor mais baixo pra corrigir isso.

          e outra coisa, na pagina tem 2 desenhos de placa. o primeiro desenho tá faltando a ligação do pino do meio do regulador pro terra. no segundo desenho isso já tá corrigido.

          outra coisa que nao gostei é que o potenciometro tá muito sensável, voce regula o giro numa pequena faixa (uns 20? do potenciometro). qualquer hora eu calculo o valor da resistencia pra colocar junto pra aproveitar todo o potenciometro na faixa de rotacao do carro, assim conseguindo um ajuste mais preciso.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            Stefan
            escreveu em última edição por
            #37

            valeu ktulu

            vou ver se desenho o circuito já com as tuas sugestáes…

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              APz
              escreveu em última edição por
              #38

              o limitador de giros q todas fabricas usam atualmente é cortar a injeção, pq não joga combustivel não queimado pro escape, o q vai danificando o catalizador com o tempo. isso não vai causar detonação de jeito algum, pois o motor só vai aspirar ar, como na condição de freio motor (cut-off).

              injeções mais antigas, sem catalizador as vezes cortavam a ignição, o caso da le-jetronic. é uma forma pior de limitar o giro, pois tem um pequeno desperd?cio. mas na f1 é muito comum os sistemas de controle de tração cortarem a ignição quando é necessária uma rápida e violenta redução de potência gerada pelo motor. esses sistemas tb podem cortar injeção, fechar a entrada de ar, além de controlar o acoplamento da embreagem na hora da largada. cada equipe desenvolve seus programas q calculam o q fazer com esses artif?cios para as rodas não destracionarem e cada artif?cio tem um efeito diferente.

              1 Resposta Última resposta
              • I Offline
                I Offline
                Inssurection
                escreveu em última edição por
                #39

                orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

                tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  Snake
                  escreveu em última edição por
                  #40

                  orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

                  tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

                  só tentando mesmo, tem o desenho da placa no link do primeiro post.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fernando-GTi
                    escreveu em última edição por
                    #41

                    eu to doidinho pra fazer esse shift ai e pelo q tava vendo eh bem facil de fazer, no caso do regulador q tá muito sensivel depois do um olhadinha aki e como ktulo disse eh só botar um resistor lah mas ainda naum sei o valor, apesar disso eu tenhu uma cruel dúvida, quero ligar o shift na fiorino 94 ie que tenho, mas é o seguinte tem 2 bobinas(uma pra duas velas) da? qro saber se tem algum problema se eu ligar em uma só, ou devo fazer um chicote e ligar com o outro negativo da outra? bom aguardo respostas estou precisando dessa resposta urgente pois qro vender alguns, to precisando de grana aki q tah fod#$#%@%^$a.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fernando-GTi
                      escreveu em última edição por
                      #42

                      ai galera, fiz o shift-light, mas ainda naum testei, e otra achei um erro no p2 q falta o terra mas na verdade se repararem na foto onde está pronto a plaquinha vcs irão ver q tah certo, está ligado no terra, ainda não testei pq minha fiola eh uma 94 ie, o baguio tem duas bobinas, e cada uma tem dois fios, um vermelho e um otro vermelho com uma faxa preta, suponho q essa com a faixa seja o negativo, estava dando uma olhada na net e achei um otro forum q fala do shift tb inclusive v q conseguiram ligar esse feito do site argentino, mas não usaram o 2917 usaram outro pq naum acendia com esse e colocaram dois diodos e tiraram um capacitor ceramico, bom, alguem pode me ajudar???? alguem aki fez e deu certo?

                      alguem tem outra forma de fazer esse shift sem usar os programaveis( gravados pelos pics)

                      me ajudemmmmmmm por favor….. :( :p

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
                        * Offline
                        *Felipe*
                        escreveu em última edição por
                        #43

                        eh… um circuito mais facil seria uma boa ideia...

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #44

                          pessoal vi vcs comentando como fazer o limitador de giro….

                          outro dia um invento eu atropelei esse corte nativo da injecao do corsa....

                          acabei com o corte, meu medo é usar essa droga ja q o comando desses carrinhos sao uma beleza pra comer original sem lubrificacao.....

                          até qnts rpms acham q da pra segurar um motir 1.0 familia 1 da gm? 7k? ou vou pelo meter qnd comecar a cair a mistura é hora

                          o problema desse shift nao achei onde ligar no corsa, sou meio burrao pra ligacao..sei la...olhei olhei...achei melhor deixar queto do q estragar alguma coisa mais seria...

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fernando-GTi
                            escreveu em última edição por
                            #45

                            tah me irritei, hj mesmo vo fazer o 3? agora acho que vai, vo faze identico ao desenho, vo colocar rele e td, fiz 2 vezes uma com rele, que num sabia usar. agora sei kkkk, e outra sem o rele, usando led e resistor no lugar, baum testei o meu tl e tah beleza, testei meu regulador de 9v tah beleza, agora vo faze um e tem q funcionar poxa vendo um monte de hallmeter e ainda num consegui fazer o shift agora arrumei tempo, se alguem aki q fez der alguma dica agrade?o

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              Beakman
                              escreveu em última edição por
                              #46

                              legal alguem sabe quanto dee grrana se gasta em média pra fazer isso??

                              e uma duvida… carro 6 cilindros dá pra por do mesmo jeito , certo??

                              teoricamente sim né pq ele pega os pulsos da bobina pra contar , a minha duvida eh se a regulagem do potenciometro vai dar suficiente pra eu usar com o 6 bocas , pq a contagem do giro deve ter numero de pulsos diferentes da bobina né .

                              ou seja, isso rola do 6z?o?? :ninja:

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                alxqueiroz
                                escreveu em última edição por
                                #47

                                show este tópico, pena que acabei de comprar um shift…

                                se não ia fazer este ai, ele é muito simples.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Marcelo
                                  escreveu em última edição por
                                  #48

                                  pelo que entendi so a parte da direita que é a shift light?

                                  bom.. se for olhem o esquema

                                  agora uma pergunta... como fica o d1 ? ?

                                  e onde entra o sinal do negativo da bobina nesse esquema? ?

                                  muito obrigado

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Marcelo
                                    escreveu em última edição por
                                    #49

                                    o fernando-gti me falou que nesse caso é so puxar o sinal de rpm direto do modulo de injecao

                                    entao…

                                    onde que liga esse sinal nesse esquema?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      *Felipe*
                                      escreveu em última edição por
                                      #50

                                      não é o sinal que faz a parte do positivo?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • K Offline
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                                        Ktulu
                                        escreveu em última edição por
                                        #51

                                        pelo que entendi so a parte da direita que é a shift light?

                                        bom.. se for olhem o esquema

                                        agora uma pergunta... como fica o d1 ? ?

                                        e onde entra o sinal do negativo da bobina nesse esquema? ?

                                        muito obrigado

                                        isso aí é so metade do circuito…

                                        a outra parte faz a conversao de frequencia pra tensao.

                                        essa parte compara a tensao com a que voce regula no trimpot, e se for maior acende o shift.

                                        a rotacao do motor é uma frequencia, dois pulsos pra cada rotacao do motor. a primeira parte do circuito transforma essa frequencia em uma tensão, que varia conforme a rotacao.

                                        a segunda parte fica vendo se essa tensao, que é proporcional a rotacao, é maior que a desejada, e quando for, é porque ultrapassou a rotacao e acende a luz.

                                        entao pra funcionar tem que ter a primeira parte... ou entao usar algum outro esquema no lugar da primeira parte pra converter frequencia e tensao.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
                                          S Offline
                                          stefano
                                          escreveu em última edição por
                                          #52

                                          ou se muda totalmente o aproach da solução e se utiliza um microcontrolador para contar os pulsos do sinal rpm vindo da ecu e, quando atingir a rotação desejada, liga a shift light.

                                          1 Resposta Última resposta

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